quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

680 toneladas de lixo foram recolhidas no Rio após Réveillon

Cerca de 1.2 mil garis recolhem o lixo na orla de Copacabana após festa de Réveillon (Foto: Divulgação/ Comlurb)
Cerca de 1.2 mil garis recolhem o lixo na orla de Copacabana após festa de Réveillon (Foto: Divulgação/ ComComlurb)

Garis recolheram na manhã desta quinta-feira (1º), após a tradicional festa de Réveillon do Rio, 680 toneladas de lixo, valor 4,36% inferior ao registrado na festa do ano anterior, de acordo com a Comlurb. Apenas na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio, local onde houve a maior concentração de pessoas, os garis encontraram muito trabalho: foram recolhidas cerca de 370 toneladas de lixo. Na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, foram 89 toneladas. Já no Piscinão de Ramos, os trabalhadores recolheram 13 toneladas.

Cerca de 3,2 mil garis participaram do serviço de limpeza das ruas do Rio, dos quais 1,2 mil apenas em Copacabana. O trabalho contou com o auxílio de 2,4 mil containers e 371 veículos, entre eles: caminhões-pipa, varredeiras, tratores e sopradores, uma novidade para facilitar o recolhimento do lixo. Ainda segundo a Comlurb, às 9h50 toda a extensão da Avenida Atlântica estava limpa e lavada.
Várias carteiras e documentos tinham sido encontrados durante o trabalho de limpeza da orla. Todo material foi encaminhado à 12º DP (Copacabana)
Trabalho começou por volta das 6h desta quinta (1°)  (Foto: Divulgação/ Comlurb)
 Trabalho começou por volta das 6h desta quinta (1°) (Foto: Divulgação/ Comlurb)
Sopradores facilitam o trabalho dos garis no recolhimento do lixo (Foto: Divulgação/ Comlurb)
Sopradores facilitam o trabalho dos Garis no recolhimento do Lixo(Foto: Divulgação/Conmlurb)
Por G1 Rio
BLOG DE TONY XAVIER



Motorista tenta desviar de gato em rua de Brasília, bate em árvore e morre

Marcas de freagem ficaram no asfalto e meio-fio; gato morreu atropelado.
Bombeiros ainda tentaram reanimar jovem de 28 anos, mas ele não resistiu

Carro acidentado após motorista tentar desviar de gato em avenida de Brasília nesta quarta (31) (Foto: Natalia Godoy/G1)

Carro acidentado após motorista tentar desviar de gato em avenida de Brasília nesta quarta (31) (Foto: Natalia Godoy/G1)
Um motorista de 28 anos morreu na manhã desta quarta-feira (31) após tentar desviar de um gato e colidir com uma árvore em frente ao conjunto residencial Colina, da Universidade de Brasília. Os bombeiros ainda tentaram reanimar o rapaz, identificado como Gabriel Rocha, mas ele não resistiu. O gato morreu atropelado.
De acordo com a Polícia Civil, as marcas da freada ficaram registradas no asfalto e no meio-fio. A 2ª Delegacia de Polícia investiga as circunstâncias do acidente. Às 9h30, duas faixas da da via continuavam interditadas pelo Detran no sentido Asa Sul.
O segurança de uma faculdade que fica às margens da L3 disse que escutou o barulho do acidente e chamou socorro. "Eu liguei às 7h55. Ainda demorou, primeiro chegou o Samu, umas 8h15. Chegou a vir helicóptero. Ele devia estar a uns 100, 120 km/h. Ele estava vivo ainda, mas depois morreu. O barulho foi muito forte", disse Jailton de Souza.
Por G1 DF
BLOG DE TONY XAVIER

Mãos à obra: Paulo Câmara já vai ao Sertão domingo



Há poucas horas de assumir o comando do Estado, o governador eleito, Paulo Câmara (PSB), anunciou seu primeiro ato administrativo. Ele irá, no próximo domingo, ao município de Sertânia para assinar ordem de serviço da retomada das obras da estrada do Rio da Barra. O socialista também irá visitar as cidades de Afogados da Ingazeira, Tabira e São José do Egito, e nessa última ele assiste à missa em homenagem ao centenário de nascimento do poeta e repentista Lourival Batista, o Louro do Pajeú, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos em 6 de janeiro.

NA MISSA:
 
O governador João Lyra Neto (PSB) fez um rápido e emocionado discurso, afirmando que ele e o ex-governador Eduardo Campos cumpriram o que foi prometido ao povo de Pernambuco. Também participaram da missa o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o senador eleito Fernando Bezerra Coelho, a viúva de Eduardo Campos, Renata Campos, além de secretários e deputados.

Por: Blog Chico Ferreira
BLOG DE TONY XAVIER

"Serei governador de todos os baianos", ressalta Rui em discurso


O governador empossado Rui Costa (PT) relembrou seus momentos de infância no bairro da Liberdade  logo no início do seu discurso. Agradeceu ao povo baiano pelo apoio recebido nos municípios que visitou durante a campanha e afirmou que governará para todos. "Jamais serei um governador de poucos, serei sempre o governador de todos os baianos”, afirmou. Descontraído, Rui Costa plagiou música do Psirico. "Sou filho da Liberdade. Nasci na encosta de desse bairro negro da nossa Salvador" (Ê xuá xuá, Ê xuá xuá!!!!).
Em seu discurso, disse que sua gestão será baseada na inclusão social e no desenvolvimento do estado com inclusão na economia nacional e mundial.
Para ele, Jaques Wagner foi o melhor governador da Bahia tendo realizado uma "revolução silenciosa e democrática". Rui ainda revisitou o discurso do se padrinho ao dizer que "o Nordeste tem que ser um exemplo de justiça social para a nação". Também ressaltou a geração de empregos, interiorização do desenvolvimento, melhorias na educação.

Ainda disse que o governo anterior levou segurança "para os que mais precisam", e defendeu uma polícia mais cidadã para superar as dificuldades.
Ressaltou a inclusão de jovens, negros e a participação dos movimentos sociais.
Defendeu o avanço na infraestrutura do Estado e uma reforma administrativa que se adapte ao momento econômico.

Ao final Rui citou Nelson Mandela: "O que realmente conta na vida não é apenas o fato de termos vivido; é a diferença que fizemos nas vidas dos outros que determina importância em nossas vidas".
Concluiu assumindo compromisso com sua história de vida, com suas origens e trabalho.

Por: Juliana Nobre
Fotos: Gilberto Júnior
BLOG DE TONY XAVIER

Zagueiro Bressan será emprestado ao Fla


Saída do jogador cria problema para Felipão na zaga do tricolor gaúcho

Nos próximos dias a transferência do zagueiro Bressan para o Flamengo será selada. O defensor de 22 anos foi um pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo, com quem trabalhou no Grêmio.

O clube gaúcho conseguiu prorrogar o vínculo do zagueiro até o fim de 2017 e ele irá por empréstimo para o clube carioca, que terá o direito de comprá-lo em definitivo quando o acordo terminar. 

O empresário do atleta, Marcelo Lipatin, disse que o acordo com o clube carioca está praticamente acertado e que Bressan se apresentará no dia 5 de janeiro.

Zagueiro Bressan tem 22 anos e defenderá o Flamengo na próxima temporada / Divulgação Grêmio
Zagueiro Bressan tem 22 anos e defenderá o Flamengo na próxima temporada. Divulgação Grêmio

A saída do atleta deixa Luiz Felipe Scolari com poucas opções para a zaga.

Além dele, Saimon também está deixando o clube. Pedro Geromel e Gabriel estão machucados. Com isso, as únicas opções no momento são Rhodolfo e Werley.

Por outro lado, a direção segue se movimentando para reduzir a folha salarial do elenco. O atacante Fernandinho, contratado na metade do ano e com rendimento abaixo das expectativas, está sendo sondado por clubes do exterior.

A situação do atacante Kleber segue indefinida. O Tricolor não pretende ficar com o jogador, um dos salários mais altos do elenco.

Porém, está difícil encaixar o atleta no mercado. O elenco gremista se reapresenta na quinta-feira, dia 8


Da Redação, com jornal Metro Porto Alegre
BLOG DE TONY XAVIER

Mulher tenta se jogar na frente de carro com bebê de cinco meses no colo




Um bebê de cinco meses foi resgatado em situação de risco na tarde desta terça- feira (30), no km 879 da BR-101, trecho de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), populares informaram que havia uma mulher sob efeito de bebida alcoólica tentando se jogar contra os veículos com o bebê no colo.
 
Ainda segundo a PRF, ao chegar no local, os policiais abordaram a mulher, de 22 anos, e a retiraram com a criança da rodovia. O bebê foi entregue ao pai e a avó. O resgate da mãe e da criança foi realizada por PRFs e policiais militares. A ocorrência foi encaminhada para Delegacia de Polícia Judiciária local.

Fonte: R7 Bahia
BLOG DE TONY XAVIER

Dilma toma posse nesta 5ª com mais 26 governadores 





A presidente Dilma Rousseff, reeleita para o cargo, e os governadores de 25 estados do país e do Distrito Federal tomam posse nesta quinta-feira (1º). Apenas Tião Viana (PT), reeleito governador do Acre, já foi empossado, em cerimônia realizada às 23h45 (horário local) desta quarta (31).
 
Em Brasília, a cerimônia presidencial contará com passeio em carro aberto, salvas de canhão e pronunciamento no parlatório do Palácio do Planalto. Dilma receberá cumprimentos de chefes de Estado e nomeará os ministros que irão compor sua equipe de governo para o segundo mandato. O evento terá início por volta das 14h45 e será encerrado com uma recepção no Palácio do Itamaraty, às 18h30. No caso dos governadores, há cerimônias marcadas durante todo o dia.

Por: Redação Bocão News
Fotos: Gilberto Júnior

BLOG DE TONY XAVIER

Carnaíba: Prefeito decreta luto oficial pela morte do maestro Toinho Barbosa


Em razão do falecimento do Senhor, Antônio Leandro Barbosa, conhecido por Popiá, o Prefeito do Município de Carnaíba, Zé Mário Cassiano, decretou Luto Oficial de 3 (três) dias em todo o território carnaibano.
 “Seu Toinho Barbosa foi um mestre em todos os sentidos: pela pessoa que foi, pela maestria com que exerceu e vivenciou a arte da música, pela coragem e persistência em manter viva a música em Carnaíba, e pelo belíssimo trabalho que realizou, e que deverá ser lembrado por gerações", frisou Zé Mário.
MORTE
O maestro Toinho Barbosa ou Poiá como era conhecido na região, faleceu esta manhã (31/12), aos 87 anos de idade. Ele estava internado no hospital Otávio Freitas, em Recife, onde teve falência de múltiplos órgãos.

Toinho foi um dos pioneiros da música na terra de Zédantas, regendo por 50 anos a Banda Filarmônica Santo Antônio, existente há 99 anos.
Era com a senhora Maria José e pai de Gorete, Lola, Vicente, Betha e Pollyana Mendes.  O corpo do mesmo deverá chegar à Carnaíba pela madrugada e será velado em sua residência, na Praça Nossa Senhora de Lourdes, nº 88
Por: Blog de Ariel Aquino
BLOG DE TONY XAVIER

Feriados podem prejudicar indústria em 2015

Das nove datas nacionais, apenas um cairá em um final de semana e produção pode ser atingida
2015 será recheado de folgas prolongadas / Shutterstock

O ano de 2015 será um prato cheio pra quem fica de olho no calendário planejando folgas prolongadas. Dos nove feriados nacionais, apenas uma cairá em um fim de semana. Para o comércio e a indústria, tantos dias de descanso significam prejuízo.

A Proclamação da República, em 15 de novembro, será o único feriado a cair em um final de semana. Serão três feriados na segunda-feira e outros três na sexta. Isso sem contar o Carnaval e Corpus Christi, que não são considerados feriados nacionais, mas a maioria das empresas dá ponto facultativo.

O setor hoteleiro de cidades turísticas como Salvador, comemora. O dólar valorizado em relação ao real também deve promover mais viagens para destinos nacionais.

Se o número maior de feriados em dias úteis é um alívio para quem trabalha duro o ano inteiro, o tempo parado, com o comércio e indústrias de portas fechadas, pode ter um impacto significativo na economia como um todo.

No Rio de Janeiro, por exemplo, um estudo constatou que a quantidade maior de feriados deve gerar perdas de R$ 7,2 bilhões ao comércio varejista carioca.

BLOG DE TONY XAVIER
Na despedida de 2014, uma homenagem a Eduardo

O ano de 2014 foi tenebroso para Pernambuco. A perda do ex-governador Eduardo Campos (PSB) representou um tremendo choque. Deus levou precocemente um dos maiores líderes políticos dos últimos anos, deixando um vácuo que certamente será muito difícil preencher. Um Estado quando perde uma liderança de peso, densidade e respeito no seu comando, com o invejável trânsito nacional que Eduardo tinha, fica esvaziado e sem referências.

A saída repentina de Eduardo do nosso convívio abre, por outro lado, um extremo risco de o Estado sofrer um retrocesso nos avanços que vinha alcançando. Eduardo se forjou ao longo de mais de 30 anos em lutas, relacionamentos profundos e intensos com grandes mestres brasileiros da arte da política dos últimos 60 anos.
Lideranças mitológicas, cada qual com seu legado próprio, como Miguel Arraes, Tancredo Neves, Leonel Brizola, Ulisses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Jarbas Vasconcelos, Pelópidas da Silveira e Luiz Inácio Lula da Silva, dentre muitos outros.
Eduardo trazia na sua alma uma inquietação única, carregava o espírito de verdadeiro líder destemido e sagaz, disposto tanto para o confronto quanto para o entendimento, seguindo os preceitos táticos e estratégicos de Maquiavel e de Sun Tzu.
Mais do que isso, Eduardo carregava no corpo uma energia incomum de trabalhar obsessivamente, de estar todo dia e a toda hora dedicado a enfrentar desafios crescentes, tanto nos pequenos detalhes da província quanto nos amplos espaços nacionais.
Apesar de ter desentendimentos ao longo de tantos anos de convivência com Eduardo, num deles tendo ficado mais de dois anos sem dar um bom dia a ele, não posso deixar de reconhecer suas grandes virtudes.

Todos os seus amigos com os quais conversei para prestar esta homenagem ao final do ano em que ele partiu para a eternidade dizem que Eduardo era amigo dos amigos, sedutor, fiel, leal, solidário, dedicado, generoso, disponível, presente, explícito, sincero, afetuoso, carinhoso, apaixonado, mesmo que muitas vezes abrasivo, agressivo, duro, autoritário, explosivo, sempre intenso e pronto para a reciprocidade.
Eduardo também era valente com o inimigos e adversários, porém respeitoso, digno e aberto à conciliação, como fez com Jarbas Vasconcelos, Joaquim Francisco, Roberto Magalhães e tantos outros que no passado estiveram em lados opostos.
Eduardo era pragmático, fazia o jogo do mais leve ao mais pesado, dentro das regras dominantes, lidando assim com empresas e empresários, que tanto usufruíram do seu governo em Pernambuco e do seu prestígio nacional.
Eduardo era um político de visão, soube aproveitar as bases recebidas do Governo Jarbas Vasconcelos e lançou o Estado rumo a uma onda poderosa de industrialização enquanto o resto do Brasil estava se desindustrializando de forma acelerada.
Eduardo era um líder que conseguia unificar as mais diferentes correntes, como foi o caso de juntar 21 partidos para apoiar Paulo Câmara, algo inédito na história do Brasil. Não foi por acaso que Eduardo recebeu a confiança extrema com 83% dos votos dos pernambucanos em 2010, algo também inédito na história do Brasil, porque ele representava uma força humana raríssima em qualquer lugar do planeta.
Por isso que, como pernambucano, termino 2014 com esta profunda tristeza: perder Eduardo foi mais do que uma tragédia, representa uma ameaça para a prosperidade futura do Estado. Em nome da memória futura de Eduardo, tenho certeza que ele diria, com todas as letras: 'Paulo Câmara, honre o meu legado, não para simplesmente seguir quaisquer dos meus passos passados como um autômato e ser controlado seja por que grupo for, mas sim firmando sua autoridade conquistada com os 68% dos votos'.
Paulo Câmara não pode deixar que o desaparecimento de Eduardo se transforme em outro prolongado desastre trágico, caso fique dominado e refém dos grupos remanescentes dos destroços do eduardismo.
Para tanto, Câmara deve demonstrar autoridade e coragem, garantindo não apenas a eficiência da máquina estatal bem como um alto nível de honestidade no trato da coisa pública, além de trazer novos projetos e investimentos estruturadores que honrarão a memória de Eduardo.
Um feliz 2015!
Blog de Mágno martins
BLOG DE TONY XAVIER

Balsa na Praia do Leme, no Rio, pega fogo durante queima de fogos


Balsa pega fogo em Copa (Foto: gnews)
Balsa pega fogo em Copa (Foto: gnews)
A quarta balsa da Praia do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, pegou fogo durante a queima de fogos do Réveillon. O incêndio, que durou cerca de 15 minutos, não deixou feridos, segundo o secretário de turismo Antônio Pedro Figueiredo.
Ainda de acordo com o secretário, havia funcionários da empresa responsável pelo show de pirotecnia dentro da balsa. Anteriormente, a assessoria de imprensa do evento havia informado que não havia pessoas na balsa.
"A balsa número 4 houve princípio de incêndio e foi rapidamente controlado. A célula de segurança (contêiner) que fica dentro da balsa abrigou os funcionários como deve ser. Você tem o operador de fogos que fica dentro da célula de segurança. O esquema de segurança funcionou a contento", disse o secretário, que não soube precisar o número de pessoas na balsa. "Era uma ou duas".
Balsa pega fogo durante queima de fogos na Praia de Copabana. (Foto: Reprodução / GloboNews)
Balsa pega fogo durante queima de fogos na Praia
do Leme (Foto: Reprodução / GloboNews)
De acordo com a assessoria do evento, o incêndio começou por volta do décimo minuto da queima de fogos. Os funcionários ficaram dentro do contêiner até que o fogo fosse controlado e a balsa foi rebocada por uma lancha da Capitania dos Portos.
Arrastão
O secretário de turismo do Rio, Antonio Pedro Figueiredo, confirmou ainda que houve casos de arrastão em pontos isolados da orla de Copacabana. "Essa questão da segurança é sempre com a Polícia Militar. Estamos com um efetivo maior esse ano. Ouvi falar que em alguns pontos houve problemas. Mas nenhum problema maior".

Por Priscilla Souza e Marcelo Elizardo
Do G1 Rio
BLOG DE TONY XAVIER