quinta-feira, 26 de março de 2015

Chuva forte deixa 450 famílias desabrigadas em Araripina


Apenas no bairro Zé Martins, 250 pessoas precisaram sair de suas casas / Foto: Reprodução/Blog Carlos Britto

Apenas no bairro Zé Martins, 250 pessoas precisaram sair de suas casas

Foto: Reprodução/Blog Carlos Britto


A chuva forte que atingiu o município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, entre a terça (24) e a quarta-feira (25), alcançou o maior índice pluviométrico de todo o Estado, chegando a 88 mm, quase metade do esperado para todo o mês de março, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Valor é quase metade do índice esperado para todo o mês de março. Com o aguaceiro vieram os alagamentos, que deixaram 450 famílias desalojadas. Todos foram abrigados em escolas e no ginásio do município.

Equipes da prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além das polícias Militar e Civil trabalham para reduzir os prejuízos causados pelas chuvas. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Ordem Pública do município, apenas no bairro Zé Martins, 250 pessoas precisaram sair de suas casas. No bairro Universitário, quatro residências desabaram e várias ruas apresentaram rachaduras. Os bairros Cavalete I e II e José Martins também foram alagados. Muitas áreas e  instituições como a Agência do Trabalho sofreram com a interrupção do fornecimento de energia, causada pela queda de postes.

Os grupamentos do Corpo de Bombeiros dos municípios de Ouricuri e Salgueiro, também no Sertão, foram deslocar para Araripina, para ajudar nos atendimentos à população. A prefeitura avalia a possibilidade de decretar estado de calamidade por causa da chuva.


Por: JC Online
BLOG DE TONY XAVIER

Presos fazem protesto em presídio do Sertão da Paraíba pedindo melhorias


Presos estenderam lençóis reivindicando melhorias (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Presos estenderam lençóis reivindicando melhorias (Fotos:
Reprodução/TV Paraíba)

Detentos da Colônia Penal Agrícola da cidade de Sousa, Sertão paraibano, realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (26) reivindicando melhorias nas condições de vida dentro do local. Eles estenderam lençóis onde estavam escritos os pedidos e subiram nos pavilhões para protestar.

De acordo com a direção do presídio, eles pedem mais assistência médica, odontológica, alimentar e jurídica, porém a administração da Colônia diz que todos os cuidados em relação às condições de vida dos presos são tomados e documentados para quaisquer esclarecimentos.
Ainda conforme a direção, apesar da manifestação ser pacífica e sem danos patrimoniais, foi montado um esquema para a segurança dos próprios presos durante a manifestação. Corpo de Bombeiros, ambulâncias e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foram acionados.
Manifestação foi pacífica, segundo a direção do presídio (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Manifestação foi pacífica segundo a direção do Presídio (Fotos: Reprodução/TV Paraíba)


Por G1 Paraíba

BLOG DE TONY XAVIER

Ator Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, morre ao 89 anos no Rio


Jorge Loredo (em 400) - 1925-2015 (Foto: Ana Ottoni/Folhapress/Arquivo)
Jorge Loredo morreu na zona sul do Rio (Foto:
Ana Ottoni/Folhapress/Arquivo)

O ator Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, de 89 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26). Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 3 de fevereiro na Unidade de Terapia Intensiva.
Em nota, a assessoria de imprensa do hospital informou que Loredo estava internado no hospital desde o dia 3 de fevereiro e que a partir do dia 13 foi mantido na Unidade Cardio Intensiva. "Loredo lutava há anos contra uma Doença Pulmunar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave e um Efisema Pulmunar", disse o texto. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Apesar da idade, até dois anos atrás o humorista continuava trabalhando e usando as redes sociais para falar com os fãs e divulgar sua agenda de shows.
"Zé Bonitinho", o perigote das mulheres, como o personagem de Loredo se apresentava nos esquetes de humorísticos, fez parte do enredo "Beleza pura?" da escola de samba União da Ilha, que teve como enredo a beleza em suas várias interpretações. "Zé Bonitinho" se achava um galã irresistível, sempre ajeitando a cabeleira com um pente enorme, tão grande quanto seus óculos escuros.
Jorge Loredo nasceu em 7 de maio de 1925 (completa 90 anos em 2015) foi criado em  Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A infância e a juventude foram marcadas por doenças graves para a época: aos 12 anos, com com osteomielite na perna, sofria de dores constantes. Aos 20 anos, com  tuberculose, foi internado num sanatório, situação que acabou por lhe abrir as portas para a carreira. Incentivado pelos médicos, participou de um grupo teatral no hospital e descobriu sua vocação para os palcos. 

O personagem “Zé Bonitinho” foi criado por Loredo, inspirado num colega que se achava um grande galã. Loredo costumava imitá-lo nas festas, arrancando gargalhadas. “Zé Bonitinho” estreou na televisão em 1960 no programa “Noites Cariocas”, exibido pela extinta TV Rio, com os primeiros textos roteirizados por Chico Anysio.

Em 2010, ano em que completou 50 anos, “Zé Bonitinho” continuava na TV, no humorístico “A praça é nossa”. O irresistível "Zé Bonitinho" tinha bordões inesquecíveis, que Loredo repetiua com a voz impostada de um conquistador: "Câmera, close; microfone, please", ou "Garotas do meu Brasil varonil: vou dar a vocês um tostão da minha voz!".
No final dos anos 50, Loredo já era famoso com o mendigo filósofo que interpretava na TV Rio no programa “Rio cinco para as cinco’ e depois na “A praça é nossa”, com Manoel de Nóbrega a quem o mendigo se apresentava com o bordão "Como vai, meu nobre colega?". O personagem usava fraque e cartola, bem esfarrapados, monóculo e luvas. O figurino, segundo contava Loredo, foi tirado de um filme de Charles Laugthon que fazia o papel de um mendigo aristocrata.
O personagem surgiu por ideia de sua mãe, que na infância conhecera um mendigo elegante que ia à sua casa pedir comida, mas queria uma mesa montada na garagem com toalha de renda e tudo.
O mendigo filósofo fez tanto sucesso que Loredo teve como padrinho de casamento o ex-presidente Juscelino Kubistcheck. O que lhe valeu um bordão famoso. Ele terminava o quadro do mendigo dizendo: “Agora vou encontrar com aquele menino, o Juscelino...”.
Criou outros tipos: um italiano que não podia ver televisão porque queria quebrá-la, o profeta Saravabatana que andava com uma cobra que dava consultas a mulheres, e o professor de português que tinha a voz do Ary Barroso.
Por: G1 Rio
BLOG DE TONY XAVIER

Congresso nunca julgou contas dos governos de Lula e Dilma, diz colunista



Desde 2002, último ano do governo FHC, o Congresso não cumpre a obrigação constitucional de julgar as contas do governo, de acordo com informações do colunista Lauro Jardim. O julgamento é feito a partir dos relatórios anuais do Tribunal de Contas da União (TCU), e governante com contas rejeitadas fica inelegível por 8 anos. O tema é tão irrelevante para os presidentes da Câmara e Senado que, confrontados, ontem, ambos não tinham o que dizer a esse respeito.
 
Ainda segundo a coluna, estes 13 anos sem o Congresso julgar as contas dos governos foram marcados por escândalos de corrupção, como o mensalão da era Lula.
 
Indagado no Salão Verde sobre o julgamento das contas dos governos Lula e Dilma, Renan Calheiros fez que não ouviu e apertou o passo. Na presidência da Câmara dos Deputados, informa-se que “não há discussão” sobre o exame de contas dos governos petistas. O Congresso pode aprovar as contas, rejeitá-las ou aprová-las “com ressalvas”, ou seja, desde que sejam feitas correções recomendadas.


Por: Redação Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Mandado determina desocupação de 183 casas de residencial em Petrolina


Residencial Monsenhor Bernardino em Petrolina (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)
Residencial Monsenhor Bernardino em Petrolina (Foto:
Reprodução/TV Grande Rio)

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi expedido um mandado de reintegração de posse para desocupação de 183 casas do Residencial Monsenhor Bernardino. As casas que seriam destinadas a contemplados do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, foram invadidas antes que os beneficiários legais tomassem posse dos imóveis.
O pedido de reintegração de posse partiu da Caixa Econômica Federal e na última segunda-feira (23) foi atendido através do mandado, expedido pelo juiz federal Arthur Napoleão Teixeira Filho.
De acordo com o processo Nº 0800156-56.2015.4.05.8308, os invasores terão o prazo de 15 dias para deixar as residências. Se houver o descumprimento será aplicada uma multa diária de R$1.000 por imóvel e até utilizada força policial.
Antes da invasão, os 183 imóveis estavam vazios e aguardavam definição dos ocupantes, sendo que 13 eram voltados a pessoas com deficiência.

Por: G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Salgueiro perde para o Ceará e se complica no Nordestão


Carcará vai ter que vencer por dois gols de diferença, no jogo da volta, em Fortaleza, no domingo / Foto: Vandinho Dias/ Supramax Comunicação

Carcará vai ter que vencer por dois gols de diferença, no jogo da volta, em Fortaleza, no domingo

Foto: Vandinho Dias/ Supramax Comunicação


Tropeçando na falta de ofensividade, o Salgueiro sucumbiu por 2x0 para o Ceará, nesta quarta-feira (25), no Cornélio de Barros, e se complicou nas quartas de final da Copa do Nordeste. Sem conseguir dar um chute na barra alvinegra, o Carcará vai ter que vencer por dois gols de diferença, no jogo da volta, em Fortaleza, no próximo sábado (28), para avançar às semifinais do Nordestão.

O JOGO
Adotando uma postura defensiva, o Salgueiro teve uma perda fundamental no primeiro tempo. Logo aos cinco minutos, o atacante Anderson Lessa, artilheiro da equipe no Nordestão, com três gols, sentiu uma lesão e foi substituído. Com a perda, o Carcará não teve força ofensiva na etapa inicial, abusando dos chutões.

Pelo Ceará, a paciência para fugir da forte marcação dos pernambucanos surgiu efeito aos 25 minutos. Em jogada de ex-atletas dos clubes pernambucanos, Magno Alves (ex-Sport) passou para Wescley (ex-Santa Cruz) rolar na esquerda para Fernandinho. Bem posicionado, o lateral acertou um chutaço, no ângulo esquerdo de 
Luciano, e abriu o placar no Cornélio de Barros.
Na segunda etapa, apesar de pressionar no início, o Salgueiro não conseguiu ameaçar a meta de Luís Carlos, e ainda viu o Ceará ampliar. Aos 15 minutos, Samuel Xavier tocou para Ricardinho. Com espaço, o meia ajeitou a bola e chutou no ângulo direito do goleiro pernambucano, decretando o 2x0 no placar.

(0) Salgueiro
Luciano; Marcos Tamandaré, Ranieri, Marlon e Rogério; Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Vitor Caicó e Valdeir; Kanu (Clebinho) e Anderson Lessa (Cicinho) (Júlio Estevão). Técnico: Sérgio China.

(2) Ceará
Luís Carlos; Samuel Xavier, Gilvan, Charles e Fernandinho; Sandro Manoel, Ricardinho (Tiago Cametá), Uilian Corrêa e Wescley (Marcos Aurélio); Assisinho e Magno Alves (William). Técnico: Silas.
LocalCornélio de Barros. Árbitro: José Laranjeira (AL). Assistentes: Pedro Araújo e Rondinelle Tavares (ambos de AL). Gols: Fernandinho (aos 25 min do 1ºT) e Ricardinho (aos 15 min do 2ºT). Cartões amarelosWescley e Samuel Xavier (C). Público: 8.089

Por: Diego Toscano/JC Online
BLOG DE TONY XAVIER

Sport perde para o Fortaleza por 1x0 na Arena Castelão


Com o resultado, o Sport precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na partida de volta, domingo, às 16h, na Ilha do Retiro / Foto: Edimar Soares/O Povo

Com o resultado, o Sport precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na partida de volta, domingo, às 16h, na Ilha do Retiro

Foto: Edimar Soares/O Povo


O Sport largou em desvantagem na corrida por uma vaga nas semifinais da Copa do Nordeste. Na partida de ida do primeiro mata-mata, nesta quarta-feira (25), na Arena Castelão (CE), os rubro-negros foram derrotados por 1x0 pelo Fortaleza. O prejuízo só não foi maior graças a uma atuação destacada do goleiro Magrão, que defendeu um pênalti no 2º tempo e ainda fez, ao menos, outras duas defesas salvadoras.

Com o resultado, o Sport precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na partida de volta, domingo, na Ilha do Retiro, para se classificar às semifinais. Caso os rubro-negros devolvam o 1x0, a vaga será decidida nos pênaltis. Qualquer outro placar representará a eliminação do atual campeão da Copa do Nordeste.


A partida iniciou com o Fortaleza fazendo valer seu mando de campo. Empurrado pela torcida, os cearenses adiantaram a marcação, trocaram passes em velocidade pelos lados do campo e causaram sérios problemas para o sistema defensivo do Sport. A pressão inicial quase resultou em gol aos 2 minutos, quando Durval errou um passe em frente à área e a bola se ofereceu para Pio. O volante chutou cruzado, obrigando Magrão a uma grande defesa.

Até cerca de 20 minutos, o Fortaleza manteve a correria e dominou a partida, enquanto a bola “queimava” nos pés dos rubro-negros, que abusavam dos passes errados no meio-campo. Só na segunda metade da etapa inicial, o Sport conseguiu equilibrar o confronto e começou a criar lances de perigo. O primeiro aos 27, quando Diego Souza aproveitou rebote do goleiro Deola para chutar na trave esquerda.

Daí em diante, o Sport esteve melhor. Foram ao menos mais dois lances dignos de registro, ambos com o atacante Mike, aos 36 e 37 minutos. O primeiro foi um chute da entrada da área que saiu rente à trave esquerda. O outro um arremate defendido pelo goleiro Deola. O Fortaleza, por sua, explorava os contra-ataques em velocidade, mas não conseguia finalizar com perigo.

O segundo tempo iniciou da mesma forma do primeiro: com pressão dos donos da casa. Os cearenses obrigaram Magrão a uma grande defesa logo aos 6 minutos, em uma cabeçada do atacante Lúcio Maranhão, aproveitando um cruzamento da direita. Só que, aos 19, o camisa 1 rubro-negro foi vencido por um chute de Everton de fora da área. Fortaleza, 1x0.

Apesar da vantagem, os cearenses continuaram pressionado e poderiam ter ampliado aos 34 minutos, quando o árbitro Charles Hebert errou ao marcar um pênalti contra o Sport – não houve a intenção do zagueiro Durval de cortar com a mão o cruzamento de Uilliam. Só que na cobrança de Lúcio Maranhão, brilhou a estrela do goleiro Magrão, que defendeu o chute no cantinho esquerdo.

Aos 43, o último lance digno de registro da partida, mais um a favor do Fortaleza. Depois de um cruzamento da direita, o atacante Cássio cabeceou no travessão rubro-negro. O segundo tempo terminou sem um chute sequer do Sport ao gol do Tricolor do Pici.

Por: Alexandre Arditti/JC Online
BLOG DE TONY XAVIER

Sem vitrine, em baixa planos dos irmãos Gomes



Desde a semana passada, aliados do agora ex-ministro Cid Gomes embalaram discursos em favor de uma candidatura presidencial em 2018. Dizem enxergar na cena do ex-governador do Ceará com o dedo em riste na direção do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), uma peça de propaganda de primeira linha para associar Cid ao sentimento de cansaço em relação ao governo do PT. Na prática, entretanto, a saída de Cid do Ministério da Educação jogou água numa peça fundamental da estratégia política da família Gomes: a de garantir uma vitrine com projeção nacional para o clã até que se aproxime a disputa presidencial.

Meses atrás, mesmo quando já se especulava sobre a possibilidade de Cid virar ministro, a família Gomes ainda trabalhava com o nome do irmão Ciro, veterano em eleições, como opção para 2018. O próprio Ciro não escondia nos bastidores o desejo de concorrer. Dizia que não se deixaria abater pelo desgaste de seu grupo e a decisão de aderir ao PROS, deixando o PSB de Eduardo Campos. E que trabalharia até onde fosse necessário para dar “sobrevivência” ao seu projeto eleitoral.
Quando a indicação de Cid para o ministério se concretizou, o grupo político dos Gomes passou a trabalhar com seu nome como candidato para a corrida  de 2018. Ciro, como contou ao Poder Online na época, buscou uma alternativa no setor setor privado. Acabou aceitando um convite da CSN.
O desafio agora, admitem pessoas próximas aos irmãos Gomes, é buscar um novo projeto capaz de dar visibilidade a Cid e a Ciro. Não se sabe, por exemplo, até que ponto o PROS poderia abrigar a empreitada, já que o partido foi criado com o dedo do Palácio do Planalto, como parte da estratégia para a corrida presidencial do ano passado.

Blog Poder Online - Clarissa Oliveira
BLOG DE TONY XAVIER