segunda-feira, 30 de março de 2015

Atendimento médico no povoado nesta terça-feira no PSF


Enfermeira Nathália

Nesta terça-feira (31), haverá atendimento médico no PSF do Povoado da Agrovila 01 do bloco 01 no Município de Petrolândia no Sertão de Pernambuco.
Á médica, Dra. Daniela e a Enfermeira,  Rafaela Lucena, farão o atendimento que terá inicio ás 7:00hs, da manhã.

Vale lembrar, que o horário de funcionamento do PSF será modificado a partir desta terça-feira .(31)
O novo horário será das 7:00 hs. da manhã, estendido até as 13:00 hs da tarde quando encerra-se o expediente.


Foto: Tony Xavier
BLOG DE TONY XAVIER



Colisão frontal na RN-118 deixa dois mortos e quatro feridos


Acidente aconteceu próximo a Alto do Rodrigues na noite deste domingo (29) (Foto: Francisco de Assis de Souza Martins/ Blog Falando Irreverente)
Acidente aconteceu próximo ao alto do Rodrigues na noite do domingo(29) (Foto: Francisco de 
Assis de Souza/Blog Falando Irreverente)

Um acidente envolvendo dois veículos na RN-118 na cidade de Alto do Rodrigues, região Oeste potiguar, acabou em duas mortes neste domingo (29). Segundo a Polícia Militar, os veículos colidiram frontalmente nas proximidades da estação “R” da Petrobras no Rio Grande do Norte.

O acidente ocorreu por volta das 19h. Os veículos envolvidos no acidente foram uma Hilux e um Corsa. Dois passageiros do Corsa morreram e três ficaram feridos. Um homem morreu no local e outro morreu durante o socorro. O condutor da Hilux foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

As vítimas foram identificados como Fabiano Madson e Ronaldo Adriano. Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual esteve no local. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, também na região Oeste do estado. Os mortos foram levadas para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).


Por: G1 RN
BLOG DE TONY XAVIER

Governo decreta calamidade em 153 municípios do RN por causa da seca


Açude Dourado, em Currais Novos, deve secar nos próximos dias (Foto: Fred Carvalho/G1)
Seca causou prejuízos financeiros de R$ 3,8 bilhões no RN em
2014 (Foto: Fred Carvalho/G1)

O governo do Rio Grande do Norte decretou calamidade pública em 153 municípios potiguares por causa da seca. O decreto foi publicado no Diário Oficial de sábado (28) e tem validade de 180 dias. Segundo o documento, as chuvas ocorridas no segundo semestre de 2014 e neste início de 2015 no RN foram insuficientes para a formação de estoques de água potável nos reservatórios que atendem parte da zona rural.
De acordo com a publicação, para decretar calamidade o governo considerou a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) de chuvas abaixo da média histórica para 2015 e ainda que os prejuízos financeiros ocasionados pela escassez hídrica verificada no ano de 2014, em todo o território do estado do Rio Grande do Norte, chegam a R$ 3.8 bilhões de reais.
Ainda segundo informações do governo, dos 167 municípios do estado, 120 são abastecidos por carros-pipa atualmente, o que corresponde a 260 mil pessoas abastecidas por carros-pipa.
O decreto permite que os municípios contratem com dispensa de licitação "as obras e os serviços que se mostrarem aptos a mitigar as consequências provocadas pela estiagem".

Dentre os municípios incluídos no decreto estão Mossoró, Apodi, Nova Cruz, Currais Novos, Caicó e São Miguel do Gostoso. Confira aqui todos os municípios incluídos no decreto.


Por: G1 RN
BLOG DE TONY XAVIER


Adolescente baleado em tentativa de assalto morre em Fortaleza


Adolescente foi baleado ao reagir a tentativa de assalto em Fortaleza (Foto: Arquivo Pessoal)
Adolescente foi baleado ao reagir tentativa de assalto em 
Fortaleza (Foto: Arquivo Pessoal)

Um adolescente de 16 anos foi baleado na cabeça ao reagir a uma tentativa de assalto no Bairro Messejana, em Fortaleza, morreu no início da noite de domingo (29). Ele foi baleado ao tentar defender a mãe.
De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 12h30 de domingo, quando a mãe do adolescente chamado Diego Tertuliano Lima saía com o carro da garagem de casa quando um homem armado abordou a mulher. O adolescente, que ia fechar o portão, viu a tentativa de assalto e reagiu para defender a mãe. O assaltante disparou contra o jovem e fugiu em seguida.
Uma testemunha que não quis se identificar afirma que a mulher saía para comprar o almoço da família e que o assaltante disparou mais de uma vez. "Foi no horário de almoço. A gente escutou três disparos. Infelizmente, quando a gente saiu, um inocente estava baleado".
Com o ferimento na cabeça, Diego foi socorrido pelos parentes e levado para o Hospital Instituto Dr. José Frota, no Centro. Segundo familiares, Diego estava sedado. A polícia realiza buscas para localizar o assaltante que disparou contra o adolescente.

Por: G1 Ceará
BLOG DE TONY XAVIER


Cinco crianças são vítimas de espancamento pelo pai em Petrolina

Uma das vítimas é enteada do agressor.
Conselho Tutelar informou que uma das crianças estava muito debilitada.


Cinco crianças entre 4 e 9 anos de idade foram levadas para o Hospital Universitário de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, neste domingo (29). Elas foram vítimas de espancamento e o suspeito é o próprio pai. O crime aconteceu na Vila 12, na Zona Rural.
Uma das vítimas é enteada do agressor, de 33 anos. Ele foi algemado para a Delegacia de Polícia Civil pela denúncia de maus tratos. A prisão ocorreu no final da tarde.
Segundo o Conselho Tutelar, as crianças estavam assustadas e machucadas. “Uma delas, a mais velha, está muito debilitada, porque ele bateu muito na cabeça dela com uma cadeira de ferro, pelo que ela informou”, afirmou a conselheira, Talita Andrade.
As vítimas foram levadas para o Instituto Médico Legal (IML) para realização de exame traumatológico. “Elas serão acolhidas em uma casa de apoio até fazermos uma busca da mãe ou da avó, pois inicialmente não temos nenhuma informação sobre familiares das crianças”, disse.

Por: G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Baianas, cantores e capoeirista encerram Festival da Cidade



Encerram nesse domingo as movimentações do Festival da Cidade com shows de artistas locais e renomados. A concentração aconteceu no início da tarde na Praça Castro Alves. Antes da apresentação do padre Fábio de Melo, foi palco de um espetáculo que reuniu os três principais símbolos da capital: capoeiristas, baianas e percussionistas. 
 
Intitulado, “Salvador: 466 anos de paz”, a apresentação foi dirigida pelo ator e diretor Ricardo Bittencourt e contou com 466 integrantes de cada grupo que, juntos, promoveram o simbólico abraço na primeira capital do país, que está completando 466 anos de história.
 
Após cantarem o “parabéns para você”, uma nova queima de fogos, semelhante a que aconteceu no sábado no Farol da Barram aconteceu iluminando todo largo que também fica em frente de um famoso ponto cultural soteropolitano, o cinema Glauber Rocha. 


A Guarda Municipal e a Polícia Militar garantiram a segurança do local, que também contou o apoio da Transalvador na condução do tráfego de trânsito. Os médicos do Samu também estiveram de prontidão para qualquer emergência.
 
O padre Lázaro Muniz, pároco da Catedral, elogiou a condução do evento e a logística do local. “Salvador com todos seus ritmos, suas religiões, se encontraram hoje. Um evento belo com essa pluralidade que nos marca. Louvo a Deus por isso e a todos os envolvidos pela condução desse espetáculo”, elogiou.
 
Mãe e filha, ambas professoras moradoras do Centro, Márcia Barreto e Gisele Barreto, gostaram a localização dos palco e os locais onde aconteceram as demais apresentações. “Fico feliz em poder chegar até aqui para festejar o aniversário da cidade. Foi muito bom e tudo bem organizado”, afirmaram. 


Por: Victor Pinto/Fotos: Juarez Matias
Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Lulinha brilha, e Palmeiras perde em Campinas


Lulinha comemora gol marcado contra o Palmeiras neste domingo - Rodrigo Villalba/Futura Press/Folhapress
Lulinha comemora gol marcado contra o Palmeiras neste
domingo (Foto Rodrigo Villalba/Fututa Press/Folhapress

Depois da grande atuação no clássico contra o São Paulo, o Palmeiras decepcionou e perdeu para o Red Bull Brasil por 2 a 0, no Moisés Lucarelli, pela 13ª rodada do Campeonato Paulista. Lulinha, revelado pelo Corinthians, foi o nome do jogo com um gol e uma assistência.

Com a mesma escalação da partida da última quarta, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira desta vez não conseguiu apresentar um bom futebol e sofreu a quarta derrota no torneio.


Aos 19 minutos do primeiro, Everton Silva puxou contra-ataque e passou para Lulinha, que invadiu a área e bateu de primeira no canto direito de Fernando Prass. Já aos 33, Lulinha cruzou na medida para o zagueiro Fabiano Eller, ex-Palmeiras, completar o resultado.

Na segunda etapa, o Verdão ainda perdeu Zé Roberto, que deixou o campo sentindo uma lesão muscular.

Com o resultado, o Red Bull segue na segunda posição do grupo A com 21 pontos e hoje estaria classificado para enfrentar o São Paulo nas quartas de final. Já o Palmeiras é líder do grupo C com 27 pontos, mas agora tem apenas a quarta melhor campanha do geral, já que o São Paulo derrotou o Linense neste domingo.

Na penúltima rodada da primeira fase, o Palmeiras recebe o Mogi Mirim no próximo sábado. No mesmo dia, o Red Bull pega a Portuguesa.

Da Redaçãoesportes@band.com.br
BLOG DE TONY XAVIER

Vasco e Botafogo empatam, e Fla agradece

Gilberto abriu o placar do clássico, mas Roger Carvalho decretou o empate - Marcelo Sadio/vasco.com.br
Gilberto abriu o placar do clássico, mas Róger Carvalho 
Carvalho decretou o empate (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.
br

Em um Maracanã com pouco mais de 25 mil torcedores, Vasco e Botafogo empataram por 1 a 1 no clássico da 13ª rodada do Campeonato Carioca. As duas equipes desperdiçaram a chance de colar no líder Flamengo, que venceu o Bonsucesso no sábado e segue isolado na ponta.


O Botafogo teve as melhores chances para abrir o placar no primeiro tempo, mas quem saiu na frente foi o Vasco. Aos 43, após lindo passe de Madson, Gilberto entrou livre na área e tocou na saída de Renan. Foi o quinto gol do atacante em 7 jogos com a camisa vascaína.

O empate do Glorioso saiu aos 7 minutos do segundo tempo na bola parada. Após cobrança de escanteio na segunda trave, Roger Carvalho cabeceou e deixou tudo igual no Macaranã.

Com o resultado, o Botafogo segue na vice-liderança, com os mesmos 30 pontos do Vasco, quarto colocado. O Flamengo lidera com 32 pontos.

Na próxima rodada, o Botafogo faz novo duelo dentro do G4 contra o Madureira, terceiro colocado. Já o Gigante da Colina visita o Friburguense.

Da Redaçãoesportes@band.com.br
BLOG DE TONY XAVIER

Sport vence o Fortaleza e avança para as semifinais do Nordestão


Magrão pegou um dos pênaltis para garantir a vaga / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Magrão pegou um dos pênaltis para garantir a vaga

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem


O Sport se classificou para as semifinais da Copa do Nordeste ao eliminar o Fortaleza na disputa por pênaltis, por 4x2, após vitória por 1x0 no tempo normal, neste domingo, na Ilha do Retiro. Com Magrão pegando uma cobrança. No jogo de ida, o rubro-negro havia perdido pelo mesmo placar.

O time pernambucano vai decidir uma vaga na final da competição contra o Bahia, que no sábado passou pelo Campinense. Os duelos estão marcados para os dias 8 e 12 de abril.

Diferentemente dos últimos jogos, o Leão entrou em campo com disposição. Mais agressivo na marcação e menos omisso nas jogadas pelos lados do campo. Por isso teve mais posse de bola que o adversário. E mais finalizações.
O problema é que a atitude dos jogadores compensou apenas em parte a limitação técnica. Tornando o time amarrado, sem velocidade e, consequentemente, sem criatividade. O que se espelhou na qualidade das finalizações. A maioria em chutes de longa distância. Ou em cabeçadas sem muito perigo.

No primeiro tempo, a chance mais clara foi logo aos nove minutos, com Diego Souza se esticando e não alcançando bom passe de Mike, quando estava em frente ao gol. Outra foi em cabeçada de fora da área de Wendel, por cobertura, com o zagueiro Lima salvando. A terceira, com Elber chutando mal, após cruzamento de Mike. As demais investidas ou esbarravam na bem postada defensiva do Fortaleza ou acabavam em passes errados. Expondo mais uma vez a limitação ofensiva do rubro-negro. Especialmente dos atacantes Mike e Joelinton.

Já o Fortaleza, que jogou fechadinho, tentou esfriar a partida o tempo todo, limitando-se a chutes de longa distância. Sem assustar o goleiro Magrão.

Na segunda etapa, O Sport voltou com Samuel no lugar de Mike, aumentando a presença de área. E logo aos seis minutos, o atacante emprestado pelo Fluminense abriu o placar. Ele recebeu lançamento de Diego Souza, foi mais esperto que Deola, dando toque de cabeça e tirando o goleiro da jogada. Aí só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Dois minutos depois, Samuel quase vira. Tentou cruzar, a bola desviou em Lima e foi no travessão. Acordando a Ilha do Retiro.

Mesmo com o gol, o time cearense não mudou sua postura, mantendo-se fechado na defesa e sem conseguir contra-atacar até os 20 minutos, quando passou a se soltar. Aproveitando-se do cansaço leonino. Aos 34, Daniel cruzou e Lúcio Maranhão desperdiçou a chance de empatar, chutando por cima, na entrada da pequena área. No lance, Páscoa se machucou e passou a jogar no ataque, fazendo mera figuração. O Fortaleza teve ainda dois jogadores expulsos no final. O Sport ainda teve uma chance, com Diego Souza batendo falta. Mas não conseguiu evitar a disputa por pênaltis.

Nas penalidades, Diego Souza, Samuel, Elber e Vítor marcaram para o Sport. Enquanto que Cassiano e Corrêa perderam para o Fortaleza. Lima e Everton converteram.


Por: JC Online
BLOG DE TONY XAVIER

A responsabilidade da presidente Dilma

Apenas no Império, se estivesse no poder, Dilma Rousseff  escaparia de perdê-lo, porque o artigo 99 da Constituição de 1824 determinava que “a Pessoa do Imperador é  inviolável e sagrada. Não está sujeita a responsabilidade alguma”.
Com a República, Madame começaria a  ter problemas. O capitulo V da Constituição de 1891, “Da Responsabilidade do Presidente”, dispunha que o próprio seria submetido a julgamento perante o Senado por uma série de crimes de responsabilidade, entre eles os  referidos em sexto e sétimo lugares, se atentasse contra “a probidade da administração” ou contra “a guarda e emprego constitucional de dinheiros públicos”.
Já a Constituição de 1934 estabelecia  a mesma coisa, no artigo 57, letras “f” e “g”:   era crime de responsabilidade o atentado contra “a probidade da administração” e “a guarda ou emprego legal dos dinheiros públicos”.
Até a  Constituição fascista de 1937 não perdoava. No artigo 85, “Da Responsabilidade do Presidente da República” lia-se  na letra “d” que o personagem seria submetido a processo perante o Conselho Federal se atentasse contra “a probidade administrativa e a guarda e emprego dos dinheiros públicos”.
Restabelecida a democracia com a Constituição de 1946  e com a volta do Senado para julgar o Presidente da República,   o conceito permaneceu, acrescido da suspensão das suas funções caso declarada a procedência da acusação por crime de responsabilidade. O  artigo 89 autorizava o processo, entre outras situações, nos números “V” e “VII”, se incurso o Presidente contra “a probidade na administração” e “a guarda  e o legal emprego dos dinheiros públicos”.
O modelo continuou  no regime militar, pois a  Constituição de 1967, Seção III do Capítulo VII, artigo 84,  rezava ser crime de responsabilidade do Presidente da República atentar contra “a probidade administrativa”, ainda que ocultando a referência ao mau uso dos dinheiros públicos.
Manteve-se o texto na Constituição de 1969, denominada Emenda Constitucional,  na mesma Seção III, Capítulo VII, “Do Poder Executivo”,  artigo 82, ainda cabendo ao Senado julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade.
Chegamos à atual Constituição, de 1988, que tanto inovou em termos de direitos humanos mas preservou a teoria da primeira carta da República, 

Carlos Chagas
BLOG DE TONY XAVIER

Mercadante transmite a Levy irritação de Dilma



Dilma Rousseff irritou-se ao saber que Joaquim Levy dissera que ela nem sempre age da forma mais simples e eficaz. Abespinhou-se tanto que determinou ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que transmitisse sua contrariedade ao colega. O recado da presidente foi repassado por Mercadnate a Levy por telefone, no sábado —dia em que a notícia sobre o sincericídio de Levy veio à luz.
Deve-se aos repórteres Ricardo Della Coletta e Fábio Brandt a informação sobre a reação de Dilma. O comentário que desagradou a presidente escorregou dos lábios de Levy na terça-feira da semana passada. Deu-se a portas fechadas, numa conversa com ex-alunos da Universidade de Chicago.
Expressando-se em língua inglesa, Levy disse: “Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil… Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno''. Para infortúnio do ministro, suas palavras foram gravadas. E a repórter Joana Cunha fez soar o áudio no site da Folha.
Após conversar com Mercadante, Levy tentou, sem muito sucesso, reposicionar-se em cena. Mandou divulgar uma nota. No miolo do texto, anotou:
“O ministro sublinha que os elementos dessa fala são os seguintes: aqueles que têm a honra de encontrarem-se ministros sabem que a orientação da política do governo é genuína, reconhecem que o cumprimento de seus deveres exige ações difíceis, inclusive da Exma Sra. Presidente, Dilma Rousseff, e eles têm a humildade de reconhecer que nem todas as medidas tomadas têm a efetividade esperada”.
O receio do governo é o de que a crítica mal explicada sirva de munição para opositores e governistas rebelados que conspiram no Congresso contra o ajuste fiscal do governo. Um risco que Dilma preferia não correr numa semana em que o Senado ameaça aprovar proposta que obriga o governo a tirar do papel, em 30 dias, a lei que renegocia as dívidas de Estados e municípios com índices menores de correção.
O ruído provocado pela revelação da frase de Levy ecoa às vésperas do comparecimento do ministro à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Conforme compromisso que assumira na semana passada, Levy vai expor aos senadores, nesta terça-feira, os planos econômicos do governo.
Levy espera que suas palavras inspirem o presidente do Senado, Renan Calheiros, e seus pares a retirar de pauta de votações do Senado a proposta que dá um refresco anual de R$ 3 bilhões a Estados e municípios endividados até a raiz dos cabelos dos contribuintes. A hipótese de isso ocorrer parece, por ora, remota.
Para complicar, argumenta-se no Planalto, os comentários de Levy levaram água para o moinho dos contrários. Ora, se nem o ministro da Fazenda considera eficazes as ações de sua chefe, por que os congressistas deveriam dar crédito ao governo?
A despeito da alegada irritação, Dilma optou por não divulgar uma reprimenda pública a Levy. Cogita tratar do assunto quando for provocada por repórteres, numa de suas aparições públicas. Mas parece ter optado pela contemporização. Natural. A eventual saída de Levy criaria dificuldades bem maiores que os sapos que Dilma vê-se obrigada a engolir. Melhor dissolver um Alkaseltzer e reduzir tudo a uma tempestade em copo d'água.
Por: Blog de Josias de Souza
BLOG DE TONY XAVIER