quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dono de copiadora na Univasf é autuado por violação de direito autoral


Materiais apreendidos na copiadora (Foto: Amanda Franco/ G1)Nesta quarta-feira (13), um dos donos de uma copiadora localizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, no Sertão pernambucano, recebeu voz de prisão após ser flagrado comercializando apostilas para estudantes do curso de Medicina que querem prestar Residência. A reprodução feita pela copiadora é de uma editora de outra cidade autorizada a comercializar o produto.

A denúncia chegou até a Polícia Civil de Petrolina pela editora na terça-feira (12). “Constatamos que tinham alguns materiais impressos e alguns arquivos em mídia para a reprodução. O responsável estava lá, recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante pelo crime de violação de direito autoral”, explicou o delegado responsável pela 214ª Circunscricional de Polícia Civil, Daniel Moreira de Souza. O crime prevê pena de dois a quatro anos de reclusão, mas cabe pagamento de fiança. Para este caso o valor estabelecido é de um salário mínimo. “Caso ele não pague, será encaminhado para a Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes”, disse.

À PC, o homem disse que o material é levado pelos estudantes para a cópia. Ao G1, o responsável pela copiadora afirmou que não sabia que a reprodução de parte deste tipo de produto estava prevista no Código de Direito Penal. “Eu pensei que se tirasse só parte não estava cometendo um crime”, comentou o dono da empresa de cópia.

“Apesar de ser uma prática muito comum, principalmente no ambiente acadêmico, tanto quem fornece quanto quem adquire pode ser autuado pelo crime. Quem faz sabe que é proibido e caso a polícia receba mais denúncias, irá investigar”, destacou o delegado.

Amanda Franco
Do G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Assaltos, ônibus sujos e agora sem combustível: retrato da Progresso


onibus1-800x450Passageiros da região do Pajeú, que sofrem com assaltos nas estradas pernambucanas estão reféns da empresa Auto Viação Progresso em todos os sentidos. São relatos de sujeira e baratas nos ônibus, desrespeito e agora falta de combustível nos veículos.

Segundo um pai de uma passageira ao Blog do Finfa, no último domingo (10), o ônibus, Placa NTK 4119, saiu de Afogados da Ingazeira com destino a Recife, às 16hs, só andou cinco quilômetros.

O motorista não teve outro caminho, a não ser encostar o veículo e pedir ajuda à empresa. Pelos danos financeiros e morais mais que configurados, fica a indicação para ações na justiça contra a famigerada empresa. É causa ganha…

Por: Nill Júnior
Blog do Aryel Aquino
BLOG DE TONY XAVIER

Petrolândia: Câmara de Vereadores reúne-se nesta quarta-feira (13)



Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Petrolândia 
(Foto: Assis Ramalho)

A Câmara de Vereadores de Petrolândia realiza reunião ordinária nesta quarta-feira, 13 de maio de 2015, a partir da 19h00. 

Serviço
Câmara de Vereadores de Petrolândia
Praça dos Três Poderes, 187 - Centro
Petrolândia (PE) CEP 56460-000
Telefone: (87) 3851-1268

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia


BLOG DE TONY XAVIER

Dnit diz que vai parar obras em estradas porque não tem dinheiro


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão ligado ao Ministério dos Transportes e responsável por mais de 55 mil quilômetros de estradas no país, diz que "está na iminência de ter suas obras paralisadas".

A observação consta em documento enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) ao qual a reportagem da Folha de S. Paulo. O próprio ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues , já havia dito em audiência no Senado que as obras no país iriam parar por falta de verbas. O Dnit aponta que empresas responsáveis por construção ou manutenção de estradas estão sem receber pelo menos R$ 1,7 bilhão.

Por Redação Bocão News
Fotos: Gilberto Júnior/Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

História de Petrolândia-PE: Igreja do Sagrado Coração De Jesus


O maior simbolo da força e da história do povo petrolandense, essa igreja localizava-se na Ruinha em Barreiras, na área rural Petrolândia Velha, há 27 anos submersa pelo Lago de Itaparica, que se deu através da construção da Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga, na Nova Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica. 
O tempo, á água  e a má ação do homem tem destruído aos poucos esse patrimônio arquitetônico, que se tornou importante, não só para simbolizar a força desse povo sertanejo, mas se tornou um grande ponto turístico, que já foi matéria de muitas emissoras de TV, Revistas, Programas Jornalísticos, Livros.
E mostra o quanto é indispensável a existência desse monumento para a história e a cultura do povo do sertão nordestino. 


Por: Blog Cultura de Petrolândia
Foto: Alexandre Sertão
Poeta petrolandense
BLOG DE TONY XAVIER

As intrigas de Renan


Senadores da base e da oposição relataram que Renan Calheiros (PMDB-AL) passou a fazer gestos mais ostensivos contra a aprovação de Luiz Edson Fachin para o Supremo. O presidente do Senado teria argumentado em conversas reservadas que a indicação era temerária e que a escolha de Dilma Rousseff não respeitava a Casa. A informação chegou à presidente e ao Palácio do Planalto, o que contrariou Renan. Ele passou a classificar os relatos como uma história "plantada" pelo governo.

O Planalto fazia contas de que Fachin teria 61 votos no plenário do Senado --20 a mais que os 41 necessários. Com as movimentações de Renan, admite que pode ter que refazer as contas.

Parlamentares ficaram incomodados com duas visitas feitas à sabatina pelo secretário-geral da mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello --braço-direito de Renan. Bandeira conversou com Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que declarou voto contra Fachin. 

Vera Magalhães – Folha de S.Paulo
BLOG DE TONY XAVIER

Fernandinho Beira Mar enfrenta novo júri popular nesta quarta-feira no Rio


Em julgamento iniciado por volta das 14h desta terça-feira (12), com uma hora de atraso, no Tribunal de Justiça, no Centro do Rio, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, negou que tenha orquestrado a morte de três homens.  (Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo)Condenado a cerca de 200 anos de prisão por crimes diversos, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar, volta ao banco dos réus nesta quarta-feira (13). Ele enfrentará o júri popular, acusado de ter liderado uma guerra de facções dentro do presídio de segurança máxima Bangu I, em 2002. O julgamento está previsto para começar às 13h, no 1º Tribunal do Júri, Centro do Rio.

Beira Mar será julgado por homicídios qualificados durante a rebelião no presídio de Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, em 2001, quando pelo menos quatro traficantes de facções rivais foram mortos a mando dele.

A última vez que Beira Mar se viu diante de um júri popular foi em 2013, quando foi condenado a 80 anos de prisão pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio, antes do julgamento, as condenações de Beira-Mar apenas no Rio somavam 69 anos e meio de prisão. No total, considerando também as condenações em outros estados, eram 120 anos. Com o veredito do julgamento de 2013, a soma vai a 200 anos.

O traficante está preso desde 2002. Ele foi transferido frequentemente de unidade de segurança máxima até chegar a Catanduvas, no Paraná, onde está preso atualmente.

No júri desta quarta-feira, ele será julgado pelo assassinato do traficante Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, e outros três presos de uma facção rival. As mortes aconteceram dentro da Galeria D do presídio de Bangu 1, considerado de segurança máxima, onde estavam 10 detentos. Beira-Mar conseguiu abrir caminho dentro do presídio e invadir as galerias onde ficavam as facções rivais. Outros 19 criminosos participaram da ação junto com Beira-Mar.

Dinâmica do julgamento
Na abertura da sessão, serão sorteado sete entre 25 jurados. Não podem participar do mesmo conselho de sentença marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e sogra, genro e nora, cunhados, tio e sobrinho, padrasto, madrasta e enteado, bem como o jurado que for parente até 3º grau do juiz, do representante do Ministério Público e do defensor público. O MP tem direito a três recusas no sorteio de jurados.

Terminadas as formalidades para início do julgamento, é lido o relatório do processo e, em seguida, tem-se início a inquirição das testemunhas de acusação e de defesa. Logo depois, o réu é interrogado e, depois, inicia-se o debate entre acusação e defesa.

Defensor e promotor têm, cada um, uma hora e meia para apresentar suas teses aos jurados. Depois, cada um tem mais uma hora para réplica e tréplica. Depois do debate, os jurados são levados para uma sala secreta para dar os votos para cada um dos quesitos que são apresentados pelo juiz.

Com o resultado da votação dos jurados, o magistrado irá realizar a dosimetria da pena, caso o júri condene o réu, e, em seguida, fará a leitura da sentença em plenário.

Por: G1 Rio
Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo
BLOG DE TONY XAVIER

Odacy Amorim vai buscar recursos da União para projetos de irrigação do Vale do São Francisco


Em discurso na Reunião Plenária da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), nesta terça (12), o deputado Odacy Amorim (PT) anunciou viagem a Brasília para defender a liberação de recursos para projetos de irrigação no Vale do São Francisco. O parlamentar argumentou que verbas federais podem prevenir uma crise na fruticultura na região.

“A ameaça de um colapso no abastecimento de água exige envolvimento de todos. No Vale do São Francisco geramos mais empregos que no ABC Paulista”, salientou. O petista justificou, em razão da viagem, ausência em reunião da Comissão de Saúde e Assistência Social nesta quarta (13). O colegiado, presidido por Odacy Amorim, discute, na ocasião, o atendimento materno-infantil em Pernambuco.

Alep
Blog de Assis Ramalho
BLOG DE TONY XAVIER

Caso G Barbosa: funcionários de empresa investigados por agredir morador de rua


Funcionários da Max Forte, empresa de segurança que presta serviço à rede G Barbosa, serão investigados pela 9ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro da Boca do Rio, em Salvador, após serem flagrados maltratando um morador de rua, em condições degradantes e humilhantes. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso, de acordo com ofício de resposta entregue nesta terça-feira (12) ao vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que encaminhou a denúncia ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). “Esse fato viola os direitos humanos e os funcionários cometeram um crime à dignidade de um homem que não oferecia resistência alguma para os procedimentos daqueles vigilantes”, declara o edil.

A situação veio a público quando um vídeo gravado por um cidadão que passava pelo local e registrou a ação. “A cena é lamentável, imagino a situação de uma pessoa ser submetida à tortura, sem poder se defender, mesmo que ele tenha cometido algum ato ilícito, isso é inadmissível. Procedimento de segurança empresarial nenhum é maior que a dignidade da pessoa humana, principalmente quando um indivíduo não oferece risco iminente para aqueles que o abordam”, frisa Suíca.

Ainda de acordo com o edil petista, o morador de rua teve sua saúde exposta por funcionários irresponsáveis. “Não só fisicamente, o homem torturado também pode ter a saúde comprometida, já que foi mergulhado em água imunda de um córrego, como também, a saúde psicológica desse rapaz pode está dilacerada com as sequelas morais que a brutalidade daqueles seguranças deixaram”, lamenta Suíca. O vereador aponta ainda para a atuação do MP-BA e diz que apresentou o caso à Justiça “para representar interesses da sociedade e evitar que casos como este se repitam”.

 Por Redação: Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Polícia Rodoviária Federal apreende 2kg crack dentro de pacote de salgadinho


O Grupo de Policiamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta terça-feira (12), cerca de 2 kg de crack. O flagrante ocorreu no KM 530 da BR 116, trecho de Vitória da Conquista, localizado no centro-sul da Bahia.
Durante abordagem a um ônibus, que seguia de São Paulo para Fortaleza, os policiais encontraram cerca de 2 kg de substância análoga a crack. O entorpecente estava escondido dentro de pacotes de salgadinho de queijo, no interior da mochila de um dos passageiros.
Questionado, o indivíduo informou que entregaria a droga em um município localizado antes de Barbalha/CE, o qual não lembrava o nome, e receberia determinada quantia pelo transporte.
O homem de 22 anos foi detido e encaminhado com o entorpecente para a Delegacia da Polícia Civil de Vitória da Conquista. Conforme nota do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (Nucom / PRF).
Por Redação: Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Por conta da viúva




Bem antes de ser presidente da CPI da Petrobras,Hugo Motta já tinha uma relação muito próxima com o mundo dos combustíveis. Desde o seu mandato passado, todo mês o Posto Carreteiro, em Patos (PB), emite uma nota fiscal com valor em torno de 4 000 reais de gastos do deputado com gasolina. Inclusive em dezembro e janeiro.
A Câmara, sempre generosa, paga.
A propósito, o posto Carreteiro tem bandeira Petrobras.
iEnquanto isso, os cortes de gastos pegaram de jeito o Ministério da Educação. Renato Janine Ribeiro determinou que as luzes de seu gabinete devem ficar apagadas todo o dia, até 19h. Depois, quando necessário, ele acende um abajur.
A propósito, Janine Ribeiro tem chamado a atenção dos servidores por ter o hábito de meditar no gabinete.

Lauro Jardim – Veja
BLOG DE TONY XAVIER