sábado, 16 de maio de 2015

Ator Elias Gleizer morre aos 81 anos


O ator Elias Gleiser (Foto: Divulgação/TV Globo)O ator da Rede Globo Elias Gleizer morreu aos 81 anos neste sábado (16), no Rio.
Ele estava internado no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, desde 6 de maio e morreu por falência circulatória em decorrência de um trauma. Ele sofreu uma queda e o quadro se agravou.

Não há informações sobre o velório. Uma irmã do ator que mora em São Paulo está a caminho do Rio para acertar os detalhes. Ele nunca casou nem teve filhos.

Elias nasceu em 4 de janeiro de 1934, em São Paulo, filho de imigrantes judeus poloneses, de pai sapateiro e mãe dona de casa.

Aliás, Elias não; para dizer seu nome de batismo, geralmente ele precisa repetir a mesma historinha de sempre: “Quando estou numa repartição pública, na hora da entrega do documento, eles começam: ‘Pedro de Oliveira, Antonio de Souza, Joaquim Gonçalves...’ Quando percebo uma pausa de dois minutos, falo: ‘Sou eu’. Meu nome é Ilicz. Costumo dizer que houve só três Ilicz no mundo: Ilyich Lênin e Ilicz Gleizer.” (leia o perfil completo no site Memória Globo
Ele trabalhou no teatro e no cinema, mas consagrou-se na televisão. A carreira de ator começou no fim dos anos 1950, na extinta TV Tupi. O papel mais recente de Elias Gleizer em novelas foi em "Boogie Oogie", de 2014. O ator também esteve em dezenas de produções, incluindo as novelas "Tempos Modernos", "Caminho das Índias", "Pé na Jaca", "Sinha Moça", "Sonho Meu", entre outras.

Bruno Gagliasso, que contracenou com Gleizer em "Caminho das Índias", interpretando seu neto na novela, publicou uma homenagem ao ator e escreveu: "Meu avô querido..... Chegou a hora de descansar!"

Do G1 Em São Paulo
Foto: Divulgação/TV Gobo
BLOG DE TONY XAVIER

Petrolândia - PE: nossa terra, nosso amor, nossa eterna paixão

O brilho do sol nas águas do velho chico - Isso faz parte das maravilhas de Petrolândia, cidade Pernambucana no Sertão Nordestino.

Foto
Agricultura de primeira qualidade - Isso faz parte das maravilhas de Petrolândia, cidade Pernambucana no Sertão Nordestino.
Foto
Animais que passeiam nas margens do grande Lago de Itaparica - Isso faz parte das maravilhas de Petrolândia, cidade Pernambucana no Sertão  Nordestino.Foto
O Grande lago de Itaparica nas proximidades da Orla Fluvial - Isso faz parte das maravilhas de Petrolândia, cidade Pernambucana no Sertão Nordestino.

Fotos: Arquivo Tony Xavier
BLOG DE TONY XAVIER

O verdadeiro nordestino, não abandona o Sertão. Literatura de Cordel

Foto 
A seca se aproxima
Mas o sertanejo é forte
A Deus ele pede sorte
Para tudo melhorar.
Se a chuva não chegar 
Vai faltar milho e feijão
Mas deixar o seu torrão
Não quer nem ouvir falar.
Foto
Mora dentro do roçado
Sem reclamar do sol quente
A enxada sempre a frente
Mas não pára de lutar.
Seu instinto é batalhar
Pra se manter no sertão
Mas deixar o seu torrão
Não quer nem ouvir falar.
Foto
Cria sempre uma vaquinha
E um cavalo bom de gado
Ás vezes preocupado
Nem para pra descansar.
Não quer ver nada faltar
Trabalha de pés no chão
Mas deixar o seu torrão
Não quer nem ouvir falar.
Foto
Sai cedinho pra o roçado
Andando nas madrugadas
Calça e camisa rasgadas
É assim que sempre está.
Só a tarde vai voltar
Sem ter alimentação
Mas deixar o seu torrão
Não quer nem ouvir falar.
Foto
Não há riqueza no mundo
Que lhe tire desta terra
Vive nesse pé de serra
É ali, que sempre está.
O canto do Sabiá
Faz parte desta paixão
Mas deixar o seu torrão
Não quer nem ouvir falar.
Foto
Cria Porco, cria Bode
Tem o Pato e a Galinha
Quando é de manhãzinha
Escuta o galo cantar.
É hora de levantar
Pra cumprir dura missão
Mas deixar o seu torrão
Não quer nem ouvir falar.

Fotos: Tony Xavier
Texto do Poeta: Tony Xavier
BLOG DE TONI XAVIER

Petrolândia, PE; um mundo de coisas lindas ao seu redor

As belas paisagens que engrandecem e valorizam a cidade de Petrolândia no Sertão pernambucano, faz com que a cada dia que se  passa novos visitantes venham a conhece-la.  

Com á construção da Hidrelétrica Luiz Gonzaga e o surgimento do grande Lago de Itaparica, novos pontos turísticos e lindas paisagens apareceram deixando o nosso município ainda mais valorizado.

Vejam aqui, algumas das muitas belezas da nossa região:

Alto do Cruzeiro de Teófilo - Povoado da Agrovila 1 bl. 1 - Petrolândia - PE
Uma bela montanha. O Ninho dos Pássaros - Povoado da Agrovila 1 bl 1 - Petrolândia - PE
Uma imagem que mostra a beleza do grande Lago de Itaparica. Ao fundo, á Igreja do Povoado de Barreiras, submersa ás águas do grande lago. Petrolândia - PE
Vaquejada: uma das mais tradicionais festas do sertão nordestino. Aqui. na Agrovila 2 bl. 1 - Petrolândia - PE

Fotos: Arquivo de Tony Xavier

BLOG DE TONY XAVIER

Ex-presidente do Egito Mohamed Morsi é condenado à morte

Mohammed Morsi em 13 de julio del 2012 (Foto: Maya Alleruzzo/AP)O presidente deposto do Egito Mohamed Morsi foi condenado à morte neste sábado (16). A sentença é pela acusação da fuga da prisão, em 2011, durante a revolução que derrubou o então líder Hosni Mubarak.

A defesa de Morsi poderá recorrer da senteça, que ainda deve ser submetida ao mufti, autoridade máxima religiosa do país. A decisão definitiva deve sair no dia 2 de junho.

O ex-líder, que já havia sido condenado a 20 anos de prisão por incidentes violentos e mortes nas imediações do palácio presidencial de Itihadiya em dezembro de 2012, foi deposto pelos militares em julho de 2013.

Deposto em 2013
Esta é a segunda condenação de Morsi, deposto em julho de 2013 em um golpe militar liderado pelo então chefe do Exército e atual presidente, Abdul Fatah al Sisi, depois de vários dias de grandes protestos nas ruas do país.


Em abril, o ex-líder e vários integrantes da Irmandade Muçulmana, entre eles Essam al Arian, vice-presidente do Partido Liberdade e Justiça (PLJ) - braço político da Irmandade -, e o membro do comitê executivo da legenda, Mohammed Beltagui, foram sentenciados a 20 anos de prisão, de acordo com a decisão judicial.

Mursi enfrenta outras acusações, entre elas insultar o judiciário e entregar informações confidenciais a países e organizações estrangeiros.

Desde a queda de Morsi, as autoridades vêm perseguindo os simpatizantes, integrantes e líderes da Irmandade Muçulmana, declarada como grupo terrorista pelo país em dezembro de 2013.

Do G1 São Paulo
Foto Maya Alleruzzo/AP
BLOG DE TONY XAVIER

Bate boca deixa clima tenso durante votação do Comcar

Enquanto se definiam os trâmites legais para votação do Comcar na tarde desta sexta (15), no Centro de Convenções da Bahia, um bate boca entre o presidente e candidato à reeleição Pedro Costa e o representante da Associação Baiana de Empresas de Sonorização e Iluminação (Abesi), Valmir Elpídio, deixou o clima tenso no auditório.

Elpídio interrompeu a assembleia e tentou mostrar documentos da ação que moveu na Justiça pedindo a impugnação da candidatura de Costa, que rebateu explicando que o processo fora indeferido e não discutiria o assunto naquela ocasião.

A troca de acusações incendiou alguns insatisfeitos com a atual gestão, mas logo foi cessada pela turma do deixa disso.

Ao Bocão News, Valmir Elpídio explicou que a ação judicial questiona a legitimidade da liderança de Pedro Costa, já que ele atua no setor turístico, e não em entidades que produzem a festa diretamente.

Por: Eliezer Santos/Fotos: Juarez Matias
Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Futebol:Edu: todos atletas corintianos estão no mercado

Edu Gaspar afirmou que clube não esperava queda na Libertadores - Mauro Horita/Agif/Folhapress Com a eliminação nas oitavas de final na Libertadores, crescem os rumores de uma reformulação no elenco do Corinthians. O gerente de futebol do clube, Edu Gaspar, afirmou que o elenco alvinegro deve sofrer mudanças para o segundo semestre da temporada. O cartola inclusive admitiu que não há atleta inegociável no Timão.

“Todos os atletas estão no mercado desde o começo do ano. Todo clube está aberto a receber propostas, mas não mudou nada. Especulações são naturais. Clubes e empresários ligam, mas estamos com a cabeça bastante tranquila. Vamos planejar o quanto antes nosso segundo semestre", disse Edu, que confirmou que o clube foi pego de surpresa com a queda na Libertadores. Até por isso, algumas renovações contratuais não foram levadas adiante.

"Não contávamos com essa eliminação. Fizemos uma ótima primeira fase, então esperávamos ir um pouco mais longe. Já tive uma conversa bastante clara com o Roberto de Andrade e o Andrés Sanchez, mas ainda estamos vendo o que fazer. Temos um jogo de retomada amanhã (contra a Chapecoense), então não houve tempo hábil para tratar dos casos de Guerrero, Emerson e outros", afirmou.
 Sobre as mudanças no elenco, o dirigente admitiu que o Corinthians tem pouco tempo para tomar decisões.
"O pessoal vem falando bastante em reformulação, estamos conversando sobre isso desde o começo do ano. Está tudo claro sobre renovações, valores. A eliminação evidenciou um pouco mais essas coisas. Temos de tomar decisões a curtíssimo prazo, mas continuamos conversando e com as mesmas ideias do começo do ano", revelou.
Vagner Love, Cristian e Edu Dracena foram as contratações de maior peso para a temporada, mas nenhum deles conseguiu se firmar como titular com Tite. Edu Gaspar explicou as razões destas incorporações
"Foram oportunidades que coincidiram com necessidades. O Ralf não tinha um substituto, veio Cristian. O Edu Dracena veio suprir a saída de um zagueiro, o Love veio ser alternativa ao Guerrero, não havia ninguém pronto na base. Claro que estamos muito atentos à base. No dia exato e na hora exata, vamos colocar esses atletas, como o Malcom", esclareceu.

Da redação com Bradesco Esportes FM
Esportes@band.com.br/Foto: Mauro Horita/Agif/FolhaPress
BLOG DE TONY XAVIER

Futebol: Santa Cruz joga bem e goleia o Paraná por 4x1, no Arruda


Criando várias chances durante toda a partida, o Santa Cruz compensou a ?seca? com uma goleada / Foto: Diego Nigro/JC ImagemO filme de perder inúmeros gols e deixar a vitória escapar parecia que se repetiria. Só que desta vez, a bola, que teimou não entrar na estreia da Série B, foi muito generosa com o Santa Cruz. Criando várias chances durante toda a partida, o Santa Cruz compensou a “seca” com uma goleada por 4x1 sob o Paraná, nesta sexta-feira (15), pela abertura da segunda rodada da Série B.

Os gols foram marcados por Rodrigo (contra), Nathan e Anderson Aquino (2). Os paranistas fizeram com Rodrigo. Com o resultado, o tricolor “dorme” provisoriamente na quarta colocação, com três pontos. No sábado, com o complemento da rodada, ele perderá algumas posições. O Santa Cruz volta a campo no dia 23, quando enfrentará o América-MG, em Minas Gerais.

O JOGO
Com um desfalque de última hora - Tiago Costa não acertou a renovação e foi sacado da concentração pela manhã -, o técnico Ricardinho teve que escalar Renatinho na lateral. Nem por isso a equipe tricolor perdeu a ofensividade pelo lado esquerdo. As melhores jogadas do Santa Cruz foram originadas por aquela faixa do campo. Tanto que o gol saiu por lá, mas não graças à qualidade das finalizações dos tricolores.
Aos seis minutos, após cobrança de falta do meia João Paulo, a bola cruzou toda a área e só foi entrar para o fundo das redes porque o zagueiro Rodrigo, do Paraná, jogou contra o patrimônio.

O gol de nada adiantou para dar mais confiança e melhorar a qualidade das finalizações. Mesmo com maior posse de bola, as chances eram desperdiçadas aos montes, assim como havia acontecido na estreia, contra o Macaé-RJ.
Aos nove, Anderson Aquino entrou na área em ótima condição, mas chutou muito para fora. Aos 18, foi a vez de João Paulo mandar por cima do gol, após belo passe de Aquino. Quatro minutos depois, Bruno Mineiro cabeceou bem mas, assim como das vezes anteriores, a bola foi para fora.

Depois dessa jogada, o Santa Cruz recuou muito e deixou o Paraná gostar da partida. O primeira bola defendida pelo goleiro Fred veio acontecer aos 26, através de um chute de Rafael de fora da área. Após insistir, veio o empate. Aos 39, numa jogada bem parecida de bola alçada na área, Rodrigo, que havia feito contra, agora jogou a favor e, de cabeça, igualou tudo: 1x1.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Santa Cruz reencontrou o bom futebol da primeira etapa, principalmente depois da saída de Bruno Mineiro, visivelmente cansado, para a entrada de Nathan, que deu novo gás à equipe. Os quatro primeiros lances de perigo tiveram participação do jovem atacante, seja concluindo ao gol ou dando assistências, como aos seis, quando deixou Aquino em reais condições de gol. 

Aos nove, depois de muita pressão, veio o desempate do Santa Cruz. Após João Paulo evitar a saída da bola pela linha de fundo com muita raça, ele tocou de calcanhar para Renatinho cruzar na área. Completando a bela jogada, Nathan apareceu de trás e cabeceou para os fundos da rede: 2x1.

Dessa vez, ao invés de recuar após ficar na vantagem do placar, o Santa Cruz continuou atacando na tentativa de “matar” a partida e não sofrer um novo empate. Conseguiu marcar o terceiro gol aos 27, numa jogada trabalhada agora pelo lado direito. Após cruzamento de Bileu, Anderson Aquino se antecipou à marcação para aumentar a vantagem coral: 3x1. No fim do jogo, aos 37, o Santinha ainda fez o quarto gol. Nininho puxou o contra-ataque e lançou Anderson Aquino, que saiu de cara com o goleiro. O atacante só teve o trabalho de tocar na saída de Marcos para dar números finais ao jogo: 4x1.

Foto: Diego Nigro/JC Imagens
BLOG DE TONY XAVIER

Empreiteiro: doação a filho de Renan foi propina

O empresário Ricardo Pessoa, dono das empreiteiras UTC e Constran, disse aos procuradores da Operação Lava Jato que as doações que fez à campanha do governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), no ano passado eram parte da propina paga para manter seus contratos na Petrobras. Filho do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o governador recebeu R$ 1 milhão da UTC. A empreiteira repassou o dinheiro para o diretório estadual do PMDB em duas parcelas, em agosto e setembro.
Apontado como líder do cartel de empresas associado ao esquema de corrupção descoberto na Petrobras, Pessoa fechou na quarta-feira (13) acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, comprometendo-se a contar o que sabe para obter pena menor.

O empreiteiro apresentou uma relação com cerca de 30 episódios que promete detalhar em seus depoimentos nos próximos dias, e entregou também vários documentos que, segundo ele, poderão ser úteis para as investigações.
A Procuradoria-Geral da República conduz investigações sobre 48 políticos suspeitos de envolvimento com a corrupção na Petrobras, entre eles o próprio Renan.
Segundo o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que também fez acordo para confessar seus crimes e passou a colaborar com as investigações, Renan e outros líderes do PMDB garantiram o apoio político necessário à sua permanência na estatal e receberam parte dos recursos desviados pelo esquema.
O presidente do Senado nega qualquer tipo de envolvimento com corrupção. Por meio de sua assessoria, Renan Filho disse que as doações recebidas por sua campanha em Alagoas foram feitas conforme a legislação.
Ele disse que tratou das contribuições com o tesoureiro da campanha, Edinho Silva, hoje ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Pessoa afirmou que procurou Edinho a pedido do então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, hoje afastado do partido e preso em Curitiba.
Da Folha de S.Paulo – Estelita Hass Carazzai e Flávio Ferreira
BLOG DE TONY XAVIER

Professores invadem ato a procura de Alckmin


Os professores da rede estadual de São Paulo decidiram, em assembleia na tarde desta sexta-feira (15), manter a greve iniciada em 13 de março deste ano. Eles se concentraram no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, e foram até a Sé, no Centro. No início da noite, um grupo de manifestantes invadiu um evento na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, onde acreditavam que estaria o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Eles entraram em uma sala onde ocorria solenidade em comemoração ao centenário de nascimento do professor emérito Goffredo da Silva Telles Júnior. No local, estava o prefeito Fernando Haddad (PT), que saiu do recinto assim que os professores entraram. O Palácio dos Bandeirantes informou que o governador não teve eventos públicos nesta noite.
Os manifestantes impediram discursos durante a solenidade. O professor Flávio Flores da Cunha Bierrenbach foi interrompido, mas reagiu bem ao episódio. "O Largo de São Francisco é um palco habitual de manifestações, então foi bem-vinda, foi muito bom", afirmou. Bierrenbach diz que Goffredo foi seu paraninfo, seu amigo, e lutou contra a ditadura.
A Polícia Militar diz que cerca de 1,8 milprofessores participaram da manifestação dos professores, que começou na Avenida Paulista à tarde. O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) fala em 45 mil manifestantes.
Do Portal G1
BLOG DE TONY XAVIER