sábado, 23 de maio de 2015

Prefeito de Camaçari é excluído de posse e dispara: a disputa é grande

O prefeito da cidade polo industrial e economicamente mais importante da Bahia, Ademar Delgado, ficou de fora da cerimônia de posse do novo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, realizado na manhã desta sexta-feira (22), na sede da Procuradoria Geral do Estado, no CAB, em Salvador.

O prefeito de Camaçari até tentou compor a mesa, mas foi ignorado. Como mirou o palco, teve que voltar para a plateia. A reportagem acompanhou os passos do gestor petista, que para não dar muito na pinta, o cerimonial improvisou uma cadeira na ponta esquerda da primeira fila. O seu padrinho, o deputado federal e ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, chegou cedo ao evento e sentou na primeira fila, bem no centro.

Caetano rompeu com Ademar e ameaça disputar as eleições contra o afilhado nas eleições do ano que vem. Questionado pela reportagem se ficou zangado, Ademar disse que é normal. "A disputa é grande", resumiu. Na disputa, pelo menos no quesito busca por holofote, Caetano saiu na frente.

Por: David Mendes
Fotos: GilbertoJr./Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Adolescente fica presa em ferragens após carro cair em barranco, no AM


Após capotar, veículo caiu em barranco na Avenida do Turismo  (Foto: Sérgio Rodrigues/ G1 AM)Um carro caiu em um barranco na Avenida do Turismo, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, na tarde deste sábado (23). Segundo a família do motorista, o acidente ocorreu após o condutor perder o controle do veículo, modelo Fiat Idea. De acordo com a Polícia Militar, a colisão deixou três pessoas feridas, entre elas uma adolescente de 17 anos, que ficou presa às ferragens do carro.

Segundo o pai do motorista envolvido no acidente, o professor Edivaldo Lima, de 50 anos, o filho contou que o carro saiu da pista e capotou após passar por uma poça d'água. "Não pude falar muito com ele, pois ele ainda estava muito abalado com o acidente. Ele disse que estava vindo em velocidade normal e depois de passar pela poça perdeu o controle", informou.

Ainda de acordo com o pai, Rafael lima, de 19 anos, estava indo deixar a namorada de 17 anos e a irmã dela, de 14 anos, na Ponta Negra. A namorada chegou a ficar presa nas ferragens e precisou ser retirada pelo Corpo de Bombeiros. "Ela bateu a cabeça durante o acidente e não se lembrava muito do que havia acontecido, mas não foi grave", disse Edivaldo lima.

Carro teria saído da pista após passar em uma poça na Avenida do Turismo (Foto: Sérgio Rodrigues/ G1 AM)De acordo com informações da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), as três vítimas foram encaminhadas ao Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul da capital. De acordo com Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), a família deve providenciar a retirada do carro do área onde o acidente aconteceu ainda na tarde deste sábado

Por: Sérgio Rodrigues
Do G1 AM
Fotos: Sérgio Rogdrigues/G1 AM
BLOG DE TONY XAVIER

Caso antigo: Flamengo tenta o retorno de Elias, do Corinthians


O Flamengo namorou com Petros, flertou com Paolo Guerrero, mas o jogador do Corinthians que está perto de contratar é um caso antigo e muito querido pela torcida rubro-negra. Um dos protagonistas da conquista da Copa do Brasil de 2013 pelo clube da Gávea, Elias é o alvo principal dos cariocas e, segundo o GloboEsporte.com apurou, estaria próximo de um retorno.

Elias Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)A reportagem confirmou que o Flamengo procurou o Corinthians para manifestar interesse em contratá-lo. A reposta do clube paulista foi positiva, já que a situação financeira não é boa e falta dinheiro em caixa. O Rubro-Negro busca garantias financeiras para tentar concluir o negócio. Procurados, o vice de futebol do Flamengo, Alexandre Wrobel, e o diretor executivo Rodrigo Caetano não falaram sobre o assunto. Por mensagem de texto, Caetano disse que não podia falar no momento. Já Wrobel não retornou o contato.
Elias, de 30 anos, tem contrato com o Corinthians até dezembro de 2017. 

No fim de 2013, o Flamengo não conseguiu manter o jogador, que tinha contrato com o Sporting, de Portugal. Após uma arrastada novela, ele foi anunciado pelo Timão em abril do ano passado, para a frustração dos torcedores rubro-negros. Na época, os corintianos acertaram o pagamento de 4 milhões de euros por 50% dos direitos econômicos (R$ 13,6 milhões na cotação atual). Ainda restam 2 milhões de euros a serem pagos em duas parcelas.

Elias, que não tem qualquer problema físico, não participou do treino com o time titular na manhã deste sábado – segundo a assessoria de imprensa do Corinthians, ele ficou fazendo exercícios na academia e está relacionado para a partida deste domingo, contra o Fluminense, no Maracanã, às 16h (de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Por: Carlos A. Ferrari Jr.
e Richard Souza
Rio de Janeiro e S.Paulo
Foto: Diego Ribeiro
BLOG DE TONY XAVIER

Petrolândia-PE e Povoado de Barreira: homenagem com poemas



Quanto mais o tempo passa
Mas fico angustiado
Me lembro do povoado
Começa assim meu sofrer.
Um eterno padecer
Revirando a minha vida
Barreiras, terra querida
Que saudades de você.

Dos momentos tão felizes
E de muita diversão
Eu lembro da emoção
É difícil esquecer.
Não dá para desfazer
Isso marcou minha vida
Barreiras, terra querida
Que saudades de você.

Do povo maravilhoso
Daquela Igreja sagrada
Aquela imagem marcada
Me faz chorar e sofrer.
Sempre que eu posso vê
Mexe com á minha vida
Barreiras, terra querida
Que Saudades de você.

Á feira livre ao seu lado
Não sai do meu pensamento
Pra mim um grande tormento
Que me faz entristecer.
Tirando até o prazer
De viver á minha vida
Barreiras, terra querida
Que saudades de você.

Fotos: Blog Cultura de Petrolândia
Texto: Poeta Tony Xavier
BLOG DE TONY XAVIER


Teto de ginásio abandonado em Penedo desaba durante temporal

O ginásio de esportes Padre Manoel Viera, anexo à Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, desabou na madrugada deste sábado (23). O local, que por muitos anos sediou diversos eventos esportivos e artísticos, não resistiu às fortes chuvas que castigam o município e desmoronou. Ninguém se feriu.

Fruto de diversas promessas, há mais de cinco anos o ginásio encontrava-se totalmente abandonado. Prova disso é que reconhecendo a situação precária do local o 6° Grupamento de Bombeiros Militar determinou a interdição.

Os penedenses aguardavam ansiosos pela reestruturação do Ginásio de Esportes Padre Manoel Viera para que ele pudesse voltar a ser palco de competições esportivas na cidade.

Por: Gazetaweb.com, aqui acontece
(Foto: Aqui acotetece/Cortezia)
BLOG DE TONY XAVIER

Acabou o jejum! Bellucci ganha título na ATP após 3 anos

 Foto: Fabrice Coffrini / AFPo Brasileiro Thomaz Bellucci voltou a conquistar um título profissional de tênis depois de três anos de jejum. Na manhã deste sábado, ele conquistou o ATP 250 de Genebra, na Suíça, derrotando na final o português João Sousa por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/4, em 1h35min de partida.

Este é o quarto título de Bellucci, que conquistou os ATPs 250 de Gstaad, em 2009 e 2012, e de Santiago, em 2010. Ele agora é de forma isolada o terceiro tenista com mais títulos de simples no circuito profissional masculino, deixando para trás Fernando Meligeni. O recordista é Gustavo Kuerten, com 20 conquistas, seguido por Luiz Mattar, dono de sete troféus da elite do tênis.

Com o título em Genebra, o tenista brasileiro ainda ganha embalo para a disputa de Roland Garros a partir de segunda-feira. Depois de boa sequência de resultados no saibro europeu, ele estreia no segundo Grand Slam do ano diante do australiano Marinko Matosevic. Se vencer, pode pegar na segunda rodada o japonês Kei Nishikori.

A confiança adquirida nas últimas semanas fez Bellucci começar a final em grande forma, conseguindo quebrar o serviço de João Sousa já no primeiro game de partida. O português ajustou seu jogo e venceu o saque de Bellucci no sexto game, deixando a partida empatada.

Bellucci pareceu ter lidado bem com o fato e conseguiu nova quebra já no sétimo game. No décimo, o brasileiro sacava para fechar o set e chegou a ter 40/0, com três set points. Aí o tenista paulista voltou a ter momentos de instabilidade. Perdeu dez pontos consecutivos, e a oportunidade de levar a parcial, decidida no tie-break.

O desempate foi um resumo dos games anteriores, com Bellucci alternando ótimos e maus momentos. Ele perdeu os três primeiros pontos, mas conseguiu se recuperar a ponto de fazer 7-4 e levar o set.

Na segunda parcial, foi João Sousa quem conseguiu uma quebra de saque já no primeiro game. Mas o português não manteve o ritmo e Bellucci se aproveitou. 

O brasileiro venceu o serviço de seu adversário no nono game e em seguida confirmou seu saque, chegando a 5/4 no marcador e colocando pressão sobre o europeu.

João Sousa não aguentou. O português chegou a salvar um match point, mas foi vítima de seus próprios erros e deu o título ao tenista brasileiro ao mandar para fora uma bola de direita na paralela.

Gazeta Esportiva
Foto: Fabrício Conffrini/AFP
BLOG DE TONY XAVIER

Assalto: atiraram na nossa cara, mas a bala não saiu, conta produtor da Ponto

Medo de morrer, insegurança e psicológico abalado. Assim descreveu o produtor Arthur Galvão, da banda Ponto de Equilíbrio, que em conversa exclusiva com o site Bocão News relatou os momentos de terror que ele e os músicos da banda passaram, na madrugada deste sábado (23). "Tomamos coronhadas e tapa na cara. Foi terrível", disaprou o produtor logo que questionado sobre o assalto que ocorreu por volta das 5h30, na estrada de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. "Eles colocaram os cones na pista que estava interditada, já que fizeram uma barrigada. Parou nossa van e mais dois carros, mas vieram direto na van. Parece que foi premeditado", contou, ressaltando que eram sete jovens. "O mais velho tinha, no máximo 20 anos. Sendo que tinha também um de 15 anos".

Arthur, que tem 27 anos de trabalho na área e já viajou por todo o país, disse estar completamente assustado com o que viveu e deu detalhes do sequestro. "Quando eles nos abordaram renderam o segurança e motorista. De lá, nos levaram até Valéria e, no meio da favela, nos fizeram deitar na lama e de costas. Pensei o tempo todo que ia morrer. Por mais de uma vezes dispararam contra nossa cara, mas a bala não saiu. Um deles dizia o tempo todo _ 'Vamos matar só um'", contou.

De acordo com o produtor, após a tortura psicológica e agressões, os bandidos decidiram liberar os músicos "e ainda nos informaram como sair de lá. Eram todos de Valéria e sabiam que éramos da banda Ponto porque na van cantaram nossas músicas. Foi assustador", afirmou.

Hospedados em um hotel na capital, Arthur disse que ele e os músicos ainda não conseguiram dormir e estão tentando decidir o que farão, "já que não temos condições de pensar, de fazer nada. Estamos muito abalados". Arthur aproveitou para criticar a assistência recebida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). "Assim que deixamos a favela parei no primero posto, perto de Valéria e um agente me disse que eu teria que conhecer alguém que soubesse de uma delegacia para eu prestar queixa. Achei um absurdo", disparou, sem ainda ter ido a uma delegacia para fazer o boletim de ocorrência. "Quem está nos dando assistência é o contratante, que está nos orientando e ajudando". disse. 

Com relação ao que foi roubado pelos assaltantes, além dos pertences pessoais, eles levaram também cerca de R$ 11 mil do cachê. "O que importa é que estamos vivos. Foi um terror. Em vários momentos falavam em nos matar. Nunca vivi isso e graças a Deus estamos bem apesar de tudo", concluiu. A produção da banda vai analisar o pedido de ressarcimento do que foi roubado junto ao Estado.

Por: Caroline Gois
BLOG DE TONY XAVIER

Pernambuco e Alagoas têm maiores reduções de postos de trabalho

De acordo com os dados do Caged, o mês de abril registrou redução de 97.828 postos de trabalho com carteira assinada em todo o país / Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini
As maiores reduções de vagas de empregos no mês de abril foram registradas nos estados de Pernambuco (perda de 20.154 vagas) e Alagoas (13.269 postos de trabalho a menos), de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a queda nesses estados foi puxada pelo setor de produtos alimentícios em atividades ligadas ao ramo de fabricação de açúcar em estado bruto.

Depois de Pernambuco e Alagoas, vem o Rio de Janeiro, com queda de 12.599 vagas, resultante dos setores de serviços e indústria de transformação. Em São Paulo, que teve redução de 11.076 postos, o decréscimo foi puxado pelo comércio.

De acordo com os dados do Caged, o mês de abril registrou redução de 97.828 postos de trabalho com carteira assinada em todo o país. O número representa uma queda de 0,24% com relação ao mês anterior. No período, ocorreram 1.527.681 admissões e 1.625.509 desligamentos. Nos últimos 12 meses a redução de postos de trabalho chega a 0,64% e no acumulado do ano, a 0,33%, o que representa 137.004 postos a menos.

“A nossa expectativa é que, até o mês de junho, possamos retornar o processo de geração de novos postos de trabalho. A economia brasileira atingiu um desenvolvimento de tal monta que ela está aí, vigorosa. Esse momento nos preocupa e o governo, pelas medidas que toma, vai retomar esse processo”, disse o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, durante a divulgação dos dados em Florianópolis.

Em relação ao que pode ter causado a queda no mês de abril, a maior registrada entre 2003 e 2015 para 
período, o ministro disse que o país passa por um momento de crise política em que há um discurso radical no sentido de criar uma situação adversa. “Isso causa efeitos na economia. Pessoas deixam de adquirir um bem de consumo, um carro, um apartamento ou um empresário deixa empreender, e isso, claro, prejudica o desenvolvimento da economia”. O ministro ressaltou a criação de empregos, assim como o aumento do salário mínimo gerando renda familiar, mas lembrou que o período de estagnação reduz o poder de compra. “Isso tudo cria uma certa apreensão, mas que será superada na medida em que a população entender que não há nenhum risco de que o Brasil venha a regredir.”

Segundo o ministério, a redução de vagas nas nove áreas metropolitanas foi 0,38%. Em números absolutos, isso representa uma perda de 63.307 empregos formais. Na análise das regiões, o Centro-Oeste, gerou 421 postos. O Nordeste foi a região que registrou a maior queda, com 44.477 postos a menos.

Na análise dos setores, a queda no número de emprego na indústria de transformação foi resultado da diminuição de vagas em dez dos 12 segmentos que integram a área. O setor teve a maior queda em números absolutos, com redução de 53.850 postos de trabalho formais, o que representa uma redução de 0,65% com relação ao mês anterior. As indústrias de produtos alimentícios, mecânica, de material de transporte e metalúrgica foram as que registraram números negativos. No setor de serviços, as principais reduções foram registradas nos ramos de serviços de comércio e administração de imóveis, serviços de alojamento e alimentação e instituições financeiras.

Dos oito setores analisados pelo ministério, a agricultura foi o que registrou expansão no número de empregos com carteira assinada. Foram mais de 8,4 mil postos registrados o que representa um aumento de 0,55%. O crescimento, segundo o Caged, ocorreu em função do bom desempenho de atividades ligadas ao cultivo de café, assim como das atividades de apoio à agricultura e de cultivo da cana-de-açúcar.

ABr/JC Online
Foto: Camila Domingues
Palácio Piratini
BLOG DE TONY XAVIER

Bens tombados são 'destruídos' em Gravatá e MPF pede o fim de obras

Intervenção da prefeitura em trecho da linha férrea federal em Gravatá, Pernambuco (Foto: Divulgação/ PMG)A Prefeitura de Gravatá está aplicando um projeto de mobilidade urbana polêmico que promove intervenções na linha férrea e em um pontilhão, tombados em 1986. Diante da situação, o Ministério Público Federal pediu na Justiça Federal a paralisação do que classificou como "destruição de bens" e responsabiliza o governo deste município pernambucano, a Ferrovia Transnordestina Logística e o Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan).

No site oficial, antes do comunicação do MPF, a prefeitura afirmou que as obras são necessárias, pois é "caótico e complicado o trânsito no trecho que dá acesso aos bairros Novo, Boa Vista, Cohab II e zona rural". Complementa dizendo que "um pórtico será feito no local com a presença de uma Locomotiva em homenagem à via férrea. As obras têm previsão de 90 dias para ficarem concluídas". Ainda no site, a postagem anuncia "um projeto inovador", no entanto, registra que, "de acordo com o prefeito Bruno Martiniano, todo um estudo de viabilidade urbana está sendo feito para realizar as modificações necessárias".

Para o ministério, a prefeitura deve se abster de "realizar qualquer obra que impacte o patrimônio tombado até que comprove a legalidade do procedimento e apresente o projeto, o licenciamento e a autorização dos órgãos competentes", de acordo com a assessoria de imprensa. A multa diária pedida para o descumprimento é de R$ 50 mil.

As obras iniciaram nesta quinta-feira (21) e, portanto, ainda de acordo com o MPF, "o Iphan não cumpriu as suas obrigações impostas por lei" e deve relizar "perícia apontando os possíveis danos já causados pela obra da prefeitura e informe sobre as medidas administrativas que foram eventualmente tomadas, bem como a Transnordestina verifique a situação e tome providências para preservar a ferrovia", ainda segundo a assessoria do MPF.

A assessoria de imprensa do governo municipal comunicou ao G1 que a prefeitura funcionou até as 13h desta sexta-feira (22) e não foi notificada sobre o pedido do MPF à Justiça Federal. Já a assessoria de comunicação da Ferrovia Transnordestina relatou que vai se inteirar sobre o caso para se pronunciar. A redação do portal também solicitou um posicionamento do Iphan.

Do G1 Caruaru
Foto: Divulgação/PMG
BLOG DE TONY XAVIER

Cabrobó: Policiais Militares da 2ªCIPM cumprem mandado de prisão

Na noite desta sexta-feira, dia (22), por volta das 21:30, às equipes Malhas da LeiNIS-3 eGT Rural I da 2ªCIPM, deram cumprimento ao mandado de prisão em desfavor de DIEGO PEREIRA DA SILVA, o qual foi conduzido e apresentado a Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó para que fossem adotadas as medidas cabíveis e posteriormente o mesmo foi encaminhado para a Cadeia Pública da cidade.

Por: Blog o povo com a notícia
BLOG DE TONY XAVIER

Policiais civis de Alagoas deflagram greve por tempo indeterminado

Após assembleia, policiais civis foram às ruas para anunciar a greve da categoria (Foto: Lucas Leite/G1)Agentes e escrivães da Policia Civil de Alagoas deflagraram greve, nesta sexta-feira (22), em um ato público em frente ao Palácio República dos Palmares, na Rua Cincinato Pinto, no centro de Maceió. Eles fecharam os dois sentidos da via para anunciar a mobilização.

Durante o tempo que durar a greve, apenas os flagrantes serão registrados. Os demais serviços da Polícia Civil ficarão paralisados por tempo indeterminado.

Os manifestantes pedem o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o pagamento retroativo dos policiais que foram promovidos, mas trabalharam recebendo o antigo salário até que o processo de promoção fosse aprovado. Segundo a categoria, esta diferença não está sendo paga.

Eles cobram também reajuste de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCa ), que estabelece que o salário dos servidores do estado tenham, no mínimo, a recomposição da inflação do período atual.

Categoria se reuniu em frente ao palácio do governo para protestar (Foto: Lucas Leite/G1)De acordo com o diretor financeiro do Sindpol, Antonio Zacarias de Oliveira, há policiais que estão sem receber o retroativo desde outubro do ano passado. "Não aceitamos mais a desculpa de que o governo não tem dinheiro. Estou há 22 anos na polícia e sempre escuto essa desculpa".

Do G1 AL
Fotos: Lucas Leite/G1
BLOG DE TONY XAVIER

Prefeitura de Simões Filho decreta estado de emergência no município

Simões Filho assim como a capital baiana, passa por momento de muita chuva, uma das maiores dos últimos 20 anos. Neste sentido, pensando na população simõesfilhense e principalmente nas famílias já atingidas pelos problemas provocados pela chuva, o prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar assinou na última segunda-feira decreto de número 297/2015 que declara situação de emergência no município por 90 dias.

As Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDES), Infraestrutura (SEINFRA), Serviços Públicos (SESP) e a Coordenadoria de Defesa Civil, já estão trabalhando juntos mapeando e identificando os cidadãos e famílias atingidas para fazer valer, também o decreto de número 007/2015, assinado na manhã desta terça-feira (19) que disponibiliza o direito ao auxilio emergência e aluguel social.

A Prefeitura está com a atenção redobrada, pronta para atender a todos e a população pode acionar a Defesa Civil a qualquer momento, 24h por dia através dos números 199 e 3396-3897.

Por:Redação Bocão News
Fotos: Divulgação
BLOG DE TONY XAVIER

Migração haitiana tão grave quanto a europeia


A entrada clandestina de haitianos no Brasil é tão intensa e tão grave quanto a migração ilegal de africanos e asiáticos para a Europa. A diferença é que no nosso continente a migração não tem aquelas travessias marítimas onde morrem milhares de pessoas.
Agora, o governo brasileiro anuncia que pretende combater com mais rigor este fenômeno social.
Além de tomar medidas internas no que diz respeito à segurança e à fronteira, o intuito é negociar com países vizinhos para que haja um enfrentamento mais drástico às organizações criminosas que atuam no transporte dos haitianos para o Brasil.
Nos próximos dias, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vai visitar o Peru, Equador e a Bolívia, com o objetivo de construir soluções conjuntas para evitar que a migração ocorra de forma ilegal.
Segundo ele, os chamados “coiotes” – pessoas que prestam serviço de atravessar fronteiras ilegalmente – “colocam os haitianos no Brasil de forma ilegal, trazendo sofrimentos e riscos” a eles.
Depois de se reunir com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e com o governador do Acre, Tião Viana, no Palácio do Planalto, Cardozo falou em um “enfrentamento duro” aos criminosos, mas o governo não tem ainda “a medida certa para enfrentar” o problema.
Há a necessidade de melhorar a coordenação para que os demais estados, além do Acre, passem a acolher os haitianos de “forma harmoniosa”.
De acordo com Tião Viana, a imigração ilegal já gerou um gasto de R$ 25 milhões, soma dos últimos quatro anos, dos quais R$ 11 milhões foram gastos pelo governo do Acre e R$ 10 milhões pelo governo federal.
Para Cardozo, os haitianos são as vítimas e não os vilões desse processo, que envolve inclusive a cobrança de altos custos para a travessia.
“Eles poderiam pagar passagem aérea com o que pagam com os coiotes”, disse o ministro.
O governador do Acre concorda que a “grande solução está no Haiti”, com campanhas que estimulem a migração legal dos haitianos para o Brasil.

Blog Renato Riella
BLOG DE TONY XAVIER