quinta-feira, 28 de maio de 2015

Com unanimidade entre partidos, Câmara aprova fim da reeleição

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o fim da reeleição para prefeito, governador e presidente da República. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ainda depende de votação em segundo turno na Casa e da concordância do Senado Federal. A medida teve 452 votos favoráveis e 19 contrários. A votação se deu no esforço da Câmara para apreciar temas da reforma política ao longo da semana.


A emenda da reeleição foi aprovada em 1997 e possibilitou que o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e os governadores em exercício buscassem um segundo mandato. Na época, houve acusações de compra de votos para a aprovação da medida.

Na votação desta quinta, todos os partidos orientaram suas bancadas a votar pelo fim da reeleição. O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) fez um mea culpa: "Eu votei pela reeleição na época e me arrependo amargamente. É um instituto para país desenvolvido e não um país em construção como o Brasil", disse ele.

O líder do PMDB, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), também apoiou a mudança. "A reeleição foi um instrumento que não se mostrou construtivo para o país e causou muitas distorções", disse ele. Na maior parte dos casos, os críticos da reeleição afirmaram que a prática é uma das causas da corrupção na política.

Dentre os poucos parlamentares que defenderam a possibilidade de reeleição, o argumento era o de que o instituto não é responsável direto por desvios. "O que nós temos que fazer é melhorar o processo eleitoral", disse Celso Pansera (PMDB-RJ).

Nesta quinta-feira, a Câmara deve estabelecer o tamanho do mandato eleitoral. O mais provável é que o mandato seja estendido para cinco anos - sem, contudo, afetar os atuais governantes. A Casa também decidirá se implementa a coincidência de eleições. Nesse caso, vereadores e prefeitos seriam eleitos no mesmo ano em que deputados, senadores, governadores e o presidente

Por: Jornal Extra/AL
Fonte: Veja
BLOG DE TONY XAVIER

EUA indicam que Marin dividiu propina com Del Nero e Teixeira

As investigações do Departamento de Justiça dos EUA sobre a corrupção no futebol indicam que José Maria Marin, ex-presidente da CBF, dividiu propinas recebidas pela exploração comercial da Copa do Brasil com Ricardo Teixeira (também ex) e Marco Polo Del Nero (atual presidente da CBF), de acordo com informações divulgadas pela Folha.

Segundo a publicação, em reunião no ano passado com o presidente da Traffic, J. Hawilla, Marin, então presidente da CBF, sugeriu que a propina que vinha sendo compartilhada com o antecessor, Ricardo Teixeira, deveria ser paga apenas a ele e a Del Nero, segundo a investigação norte-americana. A conversa teria ocorrido em abril do ano passado, durante viagem de Marin a Miami (EUA). O assunto era o pagamento de propinas para ele e para o "coconspirador 12" (menção a um integrante do esquema), referente à Copa do Brasil, cujos direitos comerciais eram cedidos à Traffic. Esse esquema existiria desde 1990.

De acordo com a Justiça americana, neste processo, tanto o coconspirador 11 quanto o 12 são descritos como altos executivos da CBF, da Conmebol e da Fifa. Só Teixeira e Del Nero se encaixam no perfil. O termo "coconspirador" é usado nos textos do Departamento de Estado para pessoas não acusadas formalmente ou para preservar a origem de informações.

O Departamento de Justiça não informou o valor pago entre 1990 e 2012, mas identificou duas transferências bancárias feitas a partir dos Estados Unidos em 2013. A primeira, de US$ 500 mil, foi feita pela Klefer (identificada como companhia de marketing esportivo B) para a conta em Londres de um fabricante de iates de luxo. A segunda transferência (US$ 450 mil), feita alguns dias depois, saiu de conta da Traffic em Miami para conta da Klefer em Nova York. Na tarde desta quarta (27), a PF realizou operação na sede da Klefer, no Rio.

Por: Redação Bocão News
BLOG DE TONY XAVIER

Leandra Leal encontra corpo de travesti durante gravação e arca com enterro


A atriz Leandra Leal se deparou com uma cena assustadora enquanto dirigia odocumentário 'Divinas Divas', na última segunda-feira (25), no Rio de Janeiro. De acordo com informações do jornal 'O Globo', Leandra encontrou o corpo da travesti Marquesa, de 71 anos, jogado em um canto do Hospital Miguel Couto.
Abismada com a situação, Leandra procurou os responsáveis do hospital, que alegaram que o corpo da Marquesa não caberia em uma das gavetas do necrotério. De acordo com a publicação, a atriz, então, arcou com as despesas de remoção do corpo e com o enterro.
Por: Redação Bocão News
Fotos: Reprodução
BLOG DE TONY XAVIER

Filme sobre 'últimos cangaceiros' do bando de Lampião estreia no CE

 Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos. (Foto: Leonardo Lara/Divulgação)Os cinemas nacionais recebem nesta quinta-feira (28), o documentário "Os Últimos Cangaceiros", do cineasta cearense Wolney Oliveira. O público deve contar com sessão especial no mesmo dia, em Fortaleza, às 19h30, seguida de debate com o diretor, no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, onde o longa-metragem ficará em cartaz pelas próximas semanas.

O filme conta a história de vida do casal de cangaceiros Durvinha e Moreno, que fizeram parte do bando de Lampião e Maria Bonita. A trama relata o banditismo do cangaço que ocorreu no Nordeste brasileiro, mais intensamente no início do século XX. Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, que foi o líder na história do cangaço brasileiro, é lembrado por sua jornada em terras nordestinas e por ter sua relação com a igreja e política reveladas.

O enredo do documentário gira em torno do casal de cangaceiros Durvinha e Moreno, que na verdade se chamavam Antonio Ignácio da Silva e Durvalina Gomes de Sá. Durante três meses, o casal percorreu 1.352 quilômetros, do interior de Pernambuco, até Minas Gerais, fugindo das autoridades que os caçavam. Ali constituíram família, mas não revelaram, sequer aos filhos, quem eles realmente eram, mantendo segredo por mais de meio século.

Considerado o último cangaceiro homem e um dos últimos integrantes do bando de Virgulino Ferreira (O Lampião), Moreno morreu aos 100 anos em 2010. Sua mulher, Durvinha, faleceu em 2008, aos 93 anos. O documentário conta ainda com personalidades que fizeram parte da história e ainda vivem, como a cangaceira Dulce, entrevistada no filme, com 92 anos.

O Diretor
Wolney Oliveira é fortalezense, graduado pela Escola Internacional de San Antonio de los Baños, EICTV, Cuba, com especialização em fotografia. Seus filmes têm recebido numerosos prêmios no Brasil e o exterior. Seu curta-metragem "O invasor marciano" foi o primeiro filme da EICTV a receber um prêmio internacional, entre muitos outros. A ideia original do curta deu origem também ao longa de ficção "El cayo de la muerte" (A ilha da morte).


Do G1 CE
Fotos: Leonardo Lara/Divulgação
BLOG DE TONY XAVIER

Ônibus com trabalhadores tomba na BR-222 e deixa feridos no Ceará


Um ônibus com 30 trabalhadores do município de Eusébio que trafegava para o Porto do Pecém tombou, na BR-222, nesta quita-feira (28), no Ceará. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE), três passageiros ficaram feridos.
Três ficaram feridos (Foto: PRF-CE/Divulgação)O acidente ocorreu por volta de 6h, no quilômetro 13. De acordo com a PRF-CE, chovia no momento do acidente. O motorista não respeitou distância de segurança e, conforme a polícia, não conseguiu frear quando os veículos a frente pararam. O motorista desviou e acabou descendo uma ribanceira, onde tombou.
Além da PRF-CE, a Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE) registrou nove acidentes entre 6h de quarta-feira (27) e 6h desta quinta. Não houve mortes, mas cinco pessoas ficaram feridas.
Do G1 CE/Foto: PRF-CE /Divulgação
BLOG DE TONY XAVIER

Dilma: investigação sobre corrupção na Fifa vai beneficiar o futebol

A presidenta Dilma Rousseff, que está em visita de Estado ao México, comentou nesta quarta-feira, 27, a prisão de sete dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique, e disse que a investigação sobre corrupção na entidade vai beneficiar o Brasil e permitir mais profissionalização do futebol.
“Acredito que toda investigação sobre essa questão é muito importante, acho que ela vai permitir uma maior profissionalização do futebol. Não vejo como isso pode prejudicar o futebol brasileiro, acho que só vai beneficiar o Brasil”, disse, em entrevista na Cidade do México, antes de participar de uma cerimônia no Congresso do país.
Perguntada sobre a colaboração do governo brasileiro com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos – responsável pela investigação, Dilma disse que não tinha informações sobre o assunto, mas que, se necessário, o Brasil irá participar.
“Temos um acordo com eles, o Brasil e esses órgãos – a procuradoria americana e o Departamento de Justiça – colaboram sistematicamente, sempre que necessário ou solicitado”.
Foram presos o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin e os dirigentes Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. Os acusados foram indiciados por extorsão e corrupção pela procuradoria de Nova York, que investiga o caso.

Por;Agência Brasil/Fotos: Reprodução
BLOG DE TONY XAVIER

Náutico arranca empate contra o Flamengo no Maracanã

Pelo jogo da ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Timbu se defendeu bem / Foto: Divulgação/FlamengoUm bom resultado. Na noite desta quarta-feira (27), o Náutico ficou no 1x1 contra o Flamengo, em pleno Maracanã. Pelo jogo da ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Timbu se defendeu bem, neutralizou o time carioca e ainda foi premiado com um gol aos 30 minutos do segundo tempo, com o atacante Douglas. No primeiro tempo, Wallace havia marcado para o Mengão.

No jogo da volta, após a Copa América, em julho e sem data confirmada,  o Náutico só precisa de um empate por 0x0 para se classificar para as oitavas de final da competição nacional. O Timbu agora volta as suas atenções para a Série B, quando enfrenta o Sampaio Corrêa, no próximo sábado (30), em São Luís-MA. Na Segunda Divisão, os alvirrubros ocupam a primeira posição, com nove pontos e 100% de aproveitamento.

O Náutico começou marcando no seu campo, não dando espaço ao Flamengo, para tentar o contra-ataque, mas não conseguia acertar o passe, principalmente com os meias Rogerinho e Pedro Carmona. Mesmo assim, aos 15 minutos, o atacante Douglas, em boa jogada, finalizou de fora da área e bola foi na trave do goleiro Paulo Victor. Após esse lance, o Timbu não se acertou e não foi efetivo na marcação, chamando muito o adversário para o seu campo. 

O Flamengo, dessa forma, mesmo não sendo brilhante, passou a comandar o jogo. Aos 29, o lateral Armero cruzou e Alecsandro cabeceou para Júlio César rebater e a bola ir na trave direita. Depois, aos 36, Arthur Maia arriscou de longe. O goleiro Júlio César defendeu parcialmente e o atacante Alecsandro finalizou por cima do travessão.

O Flamengo, no entanto, não errou aos 42 minutos. O meia Arthur Maia cobrou escanteio da esquerda e Cáceres mandou a bola no travessão. Na volta, o zagueiro Wallace, livre, completou de cabeça: 1x0.

No segundo tempo, o Náutico só melhorou com a entrada do atacante Renato no lugar de Pedro Carmona, um providência do auxiliar Levi Gomes, que substituiu Lisca, que cumpriu suspensão. Mas, o Flamengo, aos 21, perdeu a chance do segundo gol com Canteros. O Timbu, porém, não se entregou. Aos 31, Marino acertou um belo passe para Douglas. O atacante entrou na área e bateu no canto esquerdo para fazer 1x1, sem defesa para Paulo Victor. Timbu ainda tentou a virada. Como aos 35, quando o próprio Douglas finalizou de fora da área para linha de fundo com Paulo Victor sem ação.

Do JC Online
Foto: Divulgação/Flamengo
BLOG DE TONY XAVIER