terça-feira, 1 de setembro de 2015

Prado: MPF aciona União e Funai para acelerar demarcação de terra indígena

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública contra a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a União para garantir a conclusão do procedimento administrativo de demarcação da Terra Indígena Comexatibá, em Prado, no Extremo Sul baiano.
A ação é baseada no Relatório Circunstanciado de Delimitação e Identificação da terra indígena, elaborado pela Funai e publicado no dia 27/07/2015, que reconheceu em favor de índios da etnia Pataxó a tradicionalidade da ocupação de uma área de mais de 28 mil hectares na região.

Moro diz que propina influencia decisões

A intenção de receber propinas influencia as decisões de gestores públicos ainda na fase de projetos nos países em que há corrupção em larga escala, afirmou ontem o juiz federal Sergio Moro. Responsável pela Operação Lava-Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras, ele participou de um evento para empresários em São Paulo.

Moro citou como exemplo de obra com indício desse tipo de influência a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que tinha orçamento inicial de US$ 2 bilhões, mas já passou de US$ 18 bilhões. O juiz foi aplaudido de pé ao entrar no auditório do evento promovido pela revista Exame, ao encerrar sua exposição, que durou cerca de uma hora. Ao falar sobre os custos da corrupção para o país, Moro ressaltou também que os acertos ilícitos entre empresários e funcionários públicos prejudicam a efetiva concorrência entre as empresas e a redução de gastos para administração em licitações.

Fundador do PT entra com pedido de impeachment

Do Valor Econômico
O jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, em 1980, vai entrar, hoje, com um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. 

No pedido, ele deve alegar tanto a questão das “pedaladas fiscais” pelo governo, que é objeto de julgamento que será realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ainda neste mês, quanto as revelações de desvios de dinheiro e fraudes na Petrobras. O jurista deve argumentar ainda que a presidente atentou contra a probidade administrativa ao não tornar efetiva responsabilidade de seus subordinados. 
Bicudo foi vice-prefeito de São Paulo, entre 2001 e 2004, durante a gestão da prefeita Marta Suplicy, e se desfiliou do PT, em 2005, em meio à crise do mensalão.

Formado em direito pela Universidade de São Paulo, ele foi procurador de Justiça e se notabilizou pelo combate ao Esquadrão da Morte.

Bicudo ficou em terceiro lugar na eleição para o Senado, em 1986, atrás de Mario Covas e de Fernando Henrique Cardoso, e foi deputado federal por São Paulo, entre 1991 e 1994, pelo PT. Em 2000, presidiu a Comissão Interamericana de Diretos Humanos, em Washington. Ele tem 93 anos.
Via Blog do Mágno Martins

Jardim do Seridó comemora hoje 157 anos de emancipação Política


Localizada no Sertão do Rio Grande do norte, a cidade de Jardim do Seridó, festeja hoje, dia 1º de Setembro,  157 anos de emancipação política. Na linha do tempo, basicamente em 1858, quando a então Povoação da Conceição do Azevedo conquistou sua autonomia política, passando a intitular-se Villa do Jardim.

Graça ao esforço dos próprios moradores ao perceber que aquela povoação apresentava as condições necessárias para se tornar um município, quais sejam: território populoso, sede de uma Freguesia (criada em 1856), possuir estrada pública e homens habilidosos para servirem os cargos da Justiça e Administração Pública, foi elaborado um abaixo-assinado encaminhado a Assembleia Legislativa da Província do Rio Grande do Norte, solicitando a criação do novo município.
Via Blog Jair Sampaio

Luana Piovani dá à luz a gêmeos e posa nas redes sociais com recém-nascidos

A atriz Luana Piovani deu à luz, na madrugada de terça-feira (1), aos casal de gêmeos Bem e Liz. Em uma foto postada pelo marido, Pedro Scooby, a atriz aparece amamentadno as duas crianças na maternidade, horas após o parto
 
"Numa noite de lua cheia, minha lua particular deu luz a duas estrelas!", escreveu ele ao dar a notícia na rede social. "Eu não poderia ser uma mulher mais feliz!", declarou a atriz por meio da assessoria de imprensa.
 
 Na segunda-feira (31), Luana reclamou  das sensações com as 38 semanas de gestação. "Está quase", escreveu, referindo-se à reta final da gravidez.
 
Por Redação Bocão News 
(@bocaonews) | Fotos: Reprodução
 

Luciano Huck faz visita surpresa em escola de Feira de Santana


O apresentador do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, surpreendeu os alunos da Escola Municipal Maria Antônia da Costa, em Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (31). De acordo com o site De Olho na Cidade, a equipe do programa se interessou por um projeto realizado pela escola, que anualmente realiza a festa de 15 anos de suas estudantes.

O apresentador conversou com os professores da unidade escolar e com os alunos e foi à residência de várias estudantes que vão completar 15 anos.  
“Foi uma verdadeira surpresa. Mandamos um e-mail falando sobre o nosso projeto, que foca na auto estima das meninas de 15 anos. Ele esteve na escola para conhecer melhor as meninas e o nosso projeto”, explicou a professora Neofilândia Arouca, uma das organizadoras do projeto.

O baile das debutantes é realizado através de doações e patrocínios obtidos pelas professoras. “Nesse quarto ano do projeto, triplicou o número de estudantes que vão completar 15 anos. Ele [Luciano Huck] ficou encantando com o que ouviu e disse que vai ajudar a realizar esse baile”, relatou Neofilândia.

Ainda segundo a professora, a Rede Globo vai enviar um coreógrafo para ajudar na organização do baile e dará um auxílio para o buffet. 
 Por Redação Bocão News 
(Twitter: @bocaonews) | Fotos: Reprodução

Pau em Levy


Joaquim Levy está tomando pancada de todos os lados, mas ainda surgem apoios aqui e ali.
Luiz Fernando Furlan, por exemplo, se preocupa também com os ataques sofridos por Levy vindos do setor empresarial. Diz Furlan, hoje no conselho da BRF:
- O Levy ainda é a única luz no fim do túnel no campo econômico do governo, um nome que sempre inspirou a confiança do setor produtivo e é a garantia de credibilidade do Brasil no exterior. Desgastar Levy é correr o risco de voltar à estaca zero no caminho para sair da crise.

A propósito, Abilio  Diniz foi aplaudido no meio da fala no evento Exame Forum 2015, qrealizado ontem em São Paulo,  ao sugerir que Lula, FHC e Michel Temer entrem numa sala e de lá só saiam quando tiverem um acordo para gerir a crise, sem pensar no interesse de cada um ou dos seus respectivos partidos.

Em seguida, defendeu Joaquim Levy.
E Dilma? Ela foi ignorada por Abilio.
 (Lauro Jardim - Veja)