terça-feira, 8 de setembro de 2015

Criança é abandonada pela mãe no Seridó

_CMC-Camara-Mirim (1) Uma menina aparentando ter entre 04 e 05 anos de idade foi deixada numa parada de ônibus as margens da BR-226, mais precisamente de frente ao Clube de Caça e Pesca, Centro de Currais Novos por volta das 16 horas dessa segunda-feira (07). Nossa guarnição passava no local já por volta das 18 horas quando populares nos acionaram e relataram que a mãe da criança teria saído com um homem e deixado a garotinha com um pedaço de bolo, uma água mineral e um guarda chuva.
Diante da situação a Polícia Militar a conduziu para sede da 3ª CIPM onde foi alimentada e entregue ao conselho Tutelar para as providências cabíveis. A Mãe ainda não foi identificada e deverá responder por abandono de incapaz.
Quem tiver alguma informação da mãe dessa criança por favor entrar em contato com o COPOM pelo o 190.
Via Blog Jair Sampaio
Fonte: J. Júnior

Com quase 370 mil usuários, Prefeitura lança "Botão do Pânico"


A Prefeitura de Salvador lançou, na manhã desta terça-feira (8), a nova versão do aplicativo CITTAMOBI, que já tem 370 mil usuários. De acordo com o órgão, a versão 4.0 do app visa facilitar a comunicação do usuário com o Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora o sistema de transporte público em tempo real. 
 
Ainda conforme a prefeitura, a principal novidade do recurso é o botão de “Incidente Grave”, conhecido como "Botão do Pânico", através do qual o usuário alerta o CCO situações de emergência, como assaltos ou outros tipos de violência dentro do coletivo. O aplicativo também permite que  os botões de interação que possibilitam a população informar diversas ocorrências no coletivo, como desvio de itinerário, ônibus que não parou no ponto, limpeza do veículo, avaliação dos motoristas, entre outros.
 O aplicativo possibilita ainda ao passageiro o poder de acompanhar a duração de sua viagem após embarcar no ônibus e ligar um alerta que irá despertar quando ele chegar próximo da parada informada no aplicativo. O prefeito ACM Neto (DEM) disse o aplicativo, que já tem dois meses, é veio pra ficar. Para o gestor municipal, a expectativa é que o número de usuários cresça, uma vez que Salvador tem 1,3 milhão pessoas que usam o transporte público. " O CITTAMOBI permite que o usuário se comunique com a Prefeitura, melhorando a qualidade da informação que temos. Temos na pratica 370 mil fiscais em toda cidade", afirmou Neto. "Não vamos chamar de botão do pânico porque a gente prefere que não tenha pânico", acrescentou, ressaltando que um equipe específica que ficará responsável por monitora as denúncias de incidentes.
 
ACM Neto fez um apelo para que a população use o aplicativo para fazer "trote". "Isso aqui não foi feito para brincadeira, mas pra coisa séria", destacou.  Para ter acesso a essa ferramenta, o usuário deverá atualizar o App e se cadastrar informando e-mail e CPF.
 
 Por Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)
Fotos: Gilberto Junior // Bocão News
 

Morte em parque aquático no Pajeú alerta para normas de segurança

Episódio de Triunfo chama atenção da necessidade de mais guarda-vidas em parques aquáticos.

A morte de um jovem no clube Águas Parque, em Triunfo, no último domingo (6), alerta para a necessidade de maior fiscalização das autoridades sobre as condições de seguranças dos estabelecimentos bem como da necessidade de manutenção de  equipes de prontidão nestes locais com monitores e guarda-vidas.
O Águas Parque, um dos mais importantes clubes do gênero no Pajeú, de um grupo sério e conhecido,  em dia onde sabia-se, havia grande movimentação acrescida pelo feriadão, em horário de pico (15h). A vítima, identificada apenas como Xandinho, provavelmente passou o dia bebendo e por volta das 15h, apareceu morto boiando numa piscina.
O corpo foi encaminhado para o IML por se tratar de morte não natural. O caso será investigado pela Polícia Civil. Se confirmada a suspeita de que o adolescente sofreu um mal súbito e se afogou, maior a constatação de que seria determinante a presença de profissionais especializados. Fica a recomendação para parques similares.
 Por: Nill Júnior

Gestão Dilma está na UTI; para Lula é febre

A plateia pouco pode fazer contra o derretimento econômico e moral da administração pública. Isso não significa que, além de ser tapeada, tenha que ser tratada como uma plateia estúpida. A presidência de Dilma encontra-se na UTI. Deve-se a Lula boa parte da septicemia que paralisou o governo. Foi ele quem criou a fábula da gerentona. Foi nos governos dele que nasceram o mensalão e o petrolão.
A despeito de tudo isso, Lula acha que não deve nada a ninguém. Muito menos explicações. E ainda se julga autorizado a fazer o papel de clínico geral. Afirma que a roubalheira não pode afetar a “governabilidade do país.” E sustenta que a ruína econômica é banal: “É como uma febre de 39 graus. Alguém morre por causa disso? É só tomar um remédio e pronto!”

Câmara realiza sessão especial em comemoração ao Dia do Bombeiro

A Câmara Municipal de Salvador realiza na próxima quinta-feira, dia 10, a partir das 19 horas, no plenário Cosme de Farias, sessão especial em comemoração ao Dia do Bombeiro e em reconhecimento pelos serviços prestados à população de Salvador, como o combate a incêndios, resgate em espaços confinados de soterramento e desabamento, salvamento aquático e em alturas. 
 
O projeto é de autoria da vereadora Vânia Galvão, líder do PT na casa e presidente da Comissão de Reparação. "O corpo de bombeiros tem um trabalho intenso na área social, junto à Defesa Civil, no combate à dengue, entre outras ações, portanto nossa homenagem é uma forma de reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados", afirma a legisladora.  
 
O tenente Coronel Antônio Júlio Nascimento da Silva, comandante do 1º Grupamento de Bombeiro Militar, diz que a iniciativa colabora para a elevação da autoestima dos agentes. "Agradecemos o reconhecimento da Câmara Municipal por nossos trabalhos e enfatizamos nossa dedicação à população, através do empenho na execução de nossas atividades", frisa o tenente.
 
Por Redação Bocão News 
(Twitter: @bocaonews) | Fotos: Divulgação

Polícia brasileira é a que mais mata no mundo


Relatório da Anistia Internacional destaca o Brasil e os EUA. 

Brasil aparece como o país que tem o maior número geral de homicídios

Brasil e Estados Unidos têm em comum números trágicos. A força policial brasileira é a que mais mata no mundo. A americana é considerada uma das três polícias mais violentas. É o que diz um relatório da organização Anistia Internacional, divulgado nessa segunda-feira (7). O documento traz números assustadores da violência policial.
 O relatório sugere a criação de ferramentas para reduzir as mortes por violência policial. Entre elas, investigações independentes, punições em caso de abuso e regras mais rígidas sobre a atuação dos agentes da lei, estatutos que deixem claro quando o uso da força se justifica.
Brasil e Estados Unidos são os destaques do levantamento. O Brasil aparece como o país que tem o maior número geral de homicídios no mundo inteiro. Só em 2012, foram 56 mil homicídios. Em 2014, 15,6% dos homicídios tinham um policial no gatilho. Segundo o relatório da Anistia Internacional, eles atiram em pessoas que já se renderam, que já estão feridas e sem uma advertência que permitisse que o suspeito se entregue.
A maioria dos policiais nunca foi punida. A Anistia Internacional acompanhou 220 investigações sobre mortes causadas por policiais desde 2011. Em quatro anos, em apenas um caso, o policial chegou a ser formalmente acusado pela Justiça. Em 2015, desses 220 casos, 183 investigações ainda não tinham sido concluídas.
Nos Estados Unidos, não existem números oficiais sobre a violência policial no país inteiro. Mas estatísticas regionais sugerem que o perfil das pessoas mortas pelos agentes da lei é muito parecido com o do Brasil. A maioria é de homens negros e jovens.

Do Portal G1