domingo, 20 de setembro de 2015

Agricultores reassentados no projeto Barreiras, mantem tradição de muitos anos atrás


Com a grande transformação que aconteceu na década de oitenta com a construção da hidrelétrica de Itaparica e hoje chamada de Luiz Gonzaga, muitos moradores que viviam ás margens do rio São Francisco no município de Petrolândia, sertão de Pernambuco, até hoje continuam na mesma rotina e mantendo a tradição de acordar de
madrugada e seguir para o roçado
e cuidar da plantação.
É o caso do senhor Joaquim Francisco Xavier, ou simplesmente seu 'Quincas' como é conhecido por todos da região.

Aos 80 anos de idade, seu Quincas acorda todos os dias ainda de madrugada para cuidar da criação de bodes e galinhas e cultivar alguns alimentos que sempre planta ao lado da sua humilde residência localizada no Povoado da Agrovila 2 do bloco 1, Petrolândia - PE
Da Redação: Petrolândia em Foco / Fotos: Tony Xavier

Crise: mais ações trabalhistas e Petrobras

O crescimento do desemprego, que tanto assusta o governo (leia mais aqui), se reflete no número de novas ações trabalhistas nos tribunais. No primeiro semestre de 2015, só a Justiça do Trabalho paulista recebeu 222 085 novos processos, um aumento de 8,3% em relação ao mesmo período de 2014.
A categoria que mais contribuiu para o aumento da pilha processual foi a dos funcionários do varejo, que correspondem a 17 809 ações, um crescimento de 5% em relação ao ano passado. O segundo setor onde mais pipocaram processos foi o de limpeza, com 15 978 novas ações, 13% a mais que o primeiro semestre de 2014.
Já a metalurgia, em terceiro lugar, com 15 284 novos processos, foi o setor com o maior aumento em relação ao ano passado: 30%.
A propósito, um retrato da perda do valor de mercado da Petrobras pôde ser observado no pregão de sexta-feira, 18, da Bovespa.
Enquanto as ações da estatal eram vendidas a 7,53 reais, ou 1,92 dólar, as petrolíferas ExxonMobil e Shell tinham suas ações negociadas na Bolsa de Nova York a 72,75 dólares e 49,61 dólares, respectivamente.(Lauro Jardim - Veja)

Quatro homens se afogam na Praia de Itapuã neste sábado (19)

Quatro pessoas se afogaram na tarde desse sábado (19) na Praia de Itapuã, em Salvador. De acordo com um barraqueiro que testemunhou o ocorrido, uma das vítimas conseguiu ser resgatada com vida, mas os três restantes ainda estão no mar.
Segundo os relatos, um grupo de amigos estava na barraca Bora Bora bebendo desde a manhã de hoje, quando dois deles entraram no mar atrás do Restaurante Ki Mukeka e começaram a se afogar, por volta das 16h30.
Os outros dois amigos viram a cena e entraram no mar para socorrer os companheiros, mas também se afogaram. Barraqueiros que presenciaram a situação entraram no mar com prepostos do Salvamar e conseguiram resgatar um dos homens com vida.
De acordo com informações da Centel, os homens que estão desaparecidos são: Wilson Neto dos Santos, Gabriel Alves dos Santos e Diego Paranhos. O homem que conseguiu ser socorrido não foi identificado e deixou o local. Informações dão conta que ele é um morador do bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.
As buscas foram interrompidas no início da noite e devem ser reiniciadas nas primeiras horas da manhã deste domingo (20). 

Por Redação Bocão News 
(Twitter: @bocaonews) | Fotos: Reprodução

Prefeita de Jequié não disputará a reeleição



A prefeita de Jequie, Tânia Brito, tomou uma decisão que não surpreendeu muita gente no município. A pepista não disputará a reeleição em 2016. O indice de rejeição da gestora é superior a 70%. Em conversa com o Bocão News na manhã deste sábado (19), durante o 4º Encontro de Prefeitos da UPB, Tânia alegou a negativa para o fato de ser mulher e não corresponder aos anseios da população. "É muito difícil quando a população cobra e você não consegue resolver os problemas da cidade. Temos poucos recursos. Ainda tem o fato de ser mulher e muita gente não confia na nossa capacidade". 
 
A prefeita ainda sofre com o desgaste do seu secretariado, especificamente do seu filho, Jacobson Brito, de Relações Institucionais, exonerado no início do mês. Além do nepotismo, Jaja, como é conhecido, protagonizou brigas com vereadores da oposição em rádio do município, ao responder sobre irregularidades na merenda escolar. Ao bocao news, Tania disse que a saída do filho se deu pela reformulação nas secretarias e cortes de gastos na prefeitura. "Ele também achou melhor voltar a se dedicar a carreira de médico ", defendeu.
 Por Juliana Nobre (@julianafrnobre)
Fotos: Gilberto Junior // Bocão News