segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Na PB, relatório mostra açudes totalmente secos; açude novo II de Tavares tem 0,2%


Dezessete dos 124 açudes públicos monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas no Estado da Paraíba estão completamente secos. O que representa um volume total 80.708,395m³ (oitenta milhões, setecentos e oito mil e 395 metros cúbicos).
A maioria dos açudes fica na Região do Médio Piranhas.A situação com maior agravante, no entanto, é a do município de Serra Branca, encravado no Cariri paraibano, a 234 km de João Pessoa.
Com dois açudes de médio porte, Serra Branca I com um volume de 2.117,062m³ , e o Serra Branca II (14.042.568m³) estão completamente vazios.
Em Taperoá, também no Cariri, sofre os efeitos da estiagem prolongada. Os dois principais açudes que abastecem a cidade estão completamente secos. O Lagoa do Meio (6.647, 875m³) e o Taperoá II (15.148,900m³) é apenas uma lembrança na memória dos moradores. Os locais viraram terra rachada.
De acordo com publicação desta quarta-feira (14) da Acesa, a situação é critica em outros 42 açudes monitorados pela instituição. A maioria tem um volume abaixo dos 10% de sua capacidade. Em muitos a lamina de água não atinge nem 1%.
Os açudes do Covão, em Areia, com 672.260m³ (metros cúbicos) está com apenas 0,2% de sua capacidade. Em Tavares, o Açude Novo tem apenas 0,2% de água. Com capacidade para armazenar 706.080m³, o açude é apenas uma poça de água. Em São José da Lagoa Tapada, o Genipapeiro a lâmina atinge apenas 0,2%. A capacidade de armazenamento de açude é de 1.948,300m³.
Via Blog do ariyel Aquino
(Por Sabrina Barbosa)

Petrolândia: Homem é assassinado na Avenida Barreiras, no centro da cidade



Na tarde desta segunda-feira (19), um homem foi assassinado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. O crime aconteceu por volta das 16 horas, na Avenida Barreiras, nas proximidades da antiga padaria de Nonatinho, no centro da cidade.
 
Segundo informações apuradas por nossa reportagem, o rapaz, assassinado com tiros na cabeça, tinha 26 anos e era conhecido pelo apelido de Côca. Ainda segundo informações, o jovem residia na Quadra 16, em Petrolândia. 

Populares acionaram a 4ª CIPM que isolou a área e, até o fechamento desta reportagem, o corpo permanecia no local e não havia informações sobre a autoria do crime.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

5 dos 9 assaltantes mortos em confronto com a polícia na BA eram do Sertão de PE


Cinco dos nove integrantes da quadrilha que tombou em confronto com a polícia em Sento Sé neste último sábado, dia (17), foram identificados pelo DPT de Juazeiro, todos são naturais do estado de Pernambuco.
São eles:
Tadeu Gonzaga Ferreira, mais conhecido como Tadeu Araquan, natural da região da Fazenda Angico, município de Belém do São Francisco-PE;
Ronildo dos Santos, vulgo Escurinho, natural da Ilha do Cajueiro, Belém do São Francisco-PE;
Ailo Benízio dos Santos, vulgo Ailo de Benicio; Carnaubeira da Penha-PE
Lourinaldo Romeiro da Silva, vulgo Ninho Romeiro, natural de  da Conceição das Creoulas, Salgueiro-PE
José Carlos Ourico da Silva, natural de Fazenda Roças Velhas, Carnaubeira da Penha-PE.
Segundo informações policiais, quatro dos cinco elemento já tinham passagem pela polícia.Tadeu Araquan já havia sido preso quatro vezes, duas pela PM e duas pela PF.
Ronildo Escurinho havia sido preso recentemente pelo GATI de Belém do São Francisco-PE.
Ailo de Benicio já foi preso várias vezes por assalto, no PI, MA e em PE. Em 2013 foi preso em Carnaubeira da Penha-PE.
Já Ninho Romeiro tinha passagem por porte ilegal de arma, em Mirandiba-PE.
O único que não tinha passagem era José Carlos Ourico da Silva, mas segundo a polícia, ele já vinha sendo investigado por suposto envolvimento com o tráfico de drogas.

O Povo com a Notícia

Dupla em moto assalta posto de combustível na cidade de Conceição


Usando uma moto Fan de cor preta e armados, dois elementos assaltaram o posto de combustível Maniçoba, que fica na saída da cidade de Conceição, no sentido do Estado do Ceará. O assalto ocorreu, por volta das 23h, deste domingo(18).
dupla em motoSegundo relatos da 2ª Companhia de Polícia Militar, os dois assaltantes chegaram e mandaram abastecer a moto. No momento em que o frentista se preparava para fazer o abastecimento, um deles sacou uma arma e anunciou o assalto.
Ainda segundo relatos da 2ª Companhia de Polícia Militar, o frentista entregou cerca de 130 reais aos assaltantes, que fugiram em seguida no sentido do centro da cidade de Conceição.
A polícia militar foi acionada e fez diligências, mas até o início da manhã desta segunda-feira(19), ninguém havia sido preso.
Toda ação da dupla foi gravada pelo sistema de filmagem do posto. A polícia aguarda as imagens para fazer investigações e tentar desvendar o caso.
Com o assalto deste domingo, já são quatro em apenas 10 dias entre a cidade de Conceição e Ibiara. No último dia 13, uma dupla usando uma moto, efetuou um assalto a um casal da cidade de Ibiara, levando cerca de 700 reais pertencentes a empresa Plano de Assistência Seguro de Ibiara (PASI), de propriedade da família.. No dia 10, dois elementos, também usando uma moto, assaltaram a farmácia da vice-prefeita da cidade de Conceição. Meia hora depois, um posto de combustível da cidade de Ibiara também foi assalto por dois homens também em uma moto. Em todos os casos, os assaltantes estavam armados e usaram os mesmos modus operandi.
Por: Radar Sertanejo / Vale do Piancó Notícias

Jaguarari: homem é preso após agredir esposa gestante

 
Um homem foi detido no bairro Mata Funda, em Jaguarari, no Centro Norte da Bahia, por volta das 17h de sábado (17), acusado de agredir a companheira de 25 anos, que se encontra gestante. Leandro Souza de Aquino, 24, foi autuado em flagrante por policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, com base na Lei Maria da Penha. O acusado permanece na delegacia de Polícia Civil da cidade à disposição da Justiça.

Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

Pugilista ameaça policiais em Senhor do Bonfim e é conduzido à delegacia

Um homem foi preso em Senhor do Bonfim, na madrugada de sábado (17), acusado de ameaçar e desacatar uma guarnição da 1ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar. Segundo as informações, ao ser abordado, Juraci Vieira Pereira de Souza, de 23 anos, ameaçou os policiais, mostrando o punho e afirmando ser boxeador, sendo contido e conduzido à delegacia. A ocorrência foi registrada na Rua Jardim Aeroporto, no bairro Santos Dumont.

 Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)                                                                                         
.

“Pão e Circo”: Prefeitura de Cedro oferece festa ao invés de pagamento aos professores


Professores não recebem salários do mês, mas para agradá-los o município oferece festa
A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.
not-783-20151017100515
Assim, nos tempos de crise, em especial no tempo do Império, as autoridades acalmavam o povo com a construção de enormes arenas, nas quais realizavam-se sangrentos espetáculos envolvendo gladiadores, animais ferozes, corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, bandas, espetáculos com palhaços, artistas de teatro e corridas de cavalo. Outro costume dos imperadores era a distribuição de cereais mensalmente no Pórtico de Minucius. Basicamente, estes “presentes” ao povo romano garantia que a plebe não morresse de fome e tampouco de aborrecimento. A vantagem de tal prática era que, ao mesmo tempo em que a população ficava contente e apaziguada, a popularidade do imperador entre os mais humildes ficava consolidada.
Essa tal política “pão e circo” muito utilizada na Roma antiga, continua até hoje. Em várias situações nos cenários nacional e internacional, esse tipo de manipulação se apresenta das mais diversas formas: eventos esportivos, programas televisivos, notícias sensacionalistas, e tantos outros tipos de “atrações” para a população são visíveis a olhares atentos/esclarecidos.
Aplica-se, igualmente esse caso ao episódio da festa oferecida aos professores do Município de Cedro, ontem (16), num clube de eventos da capital do milho: comida, bebida, palavras bonitas, sorrisos falsos e NADA DE PAGAMENTO dos salários aos professores, que já recebem o básico do básico nos seus vencimentos.
Via Blog do Didi Galvão

Candidata esfaqueada vence eleição na Alemanha

Do portal G1
Um dia após ser esfaqueada enquanto fazia campanha, Henriette Rekker, 58, foi eleita neste domingo (18) prefeita da cidade alemã de Colônia. A candidata independente, que conta com o apoio da União Democrata Cristã (CDU), dos Verdes e do Partido Liberal (FDP), obteve 52,66% dos votos.
Henriette Reker e um assessor foram gravemente feridos pelo agressor, um homem de 44 anos, segundo a polícia. Três outras pessoas que foram ajudar também ficaram feridas, embora não gravemente.
O autor do ataque, que teve motivação xenófoba , foi preso no local. Reker é a funcionária da prefeitura responsável pelo alojamento de refugiados na cidade. Durante a campanha, ela se manifestou a favor da integração de requerentes de asilo.
Segundo a revista alemã Der Spiegel, o autor do atentado fazia parte da cena neonazista há mais de 20 anos e, durante o interrogatório, teria culpado Reker por supostos erros na política de imigração.

A polícia, porém, não confirmou essa informação e divulgou apenas que o homem é alemão e estava desempregado. 
Do portal G1

Lula, o diversionista

Lula, acuado, tenta de tudo para fugir de sua agenda negativa. Sentindo o cheiro da Lava Jato chegar perto dos seus –familiares e amigos–, o petista mira no que reúne e anima sua tropa. Bater no ministro Joaquim Levy.
O ex-presidente não se conforma com o estado de ruindade da economia brasileira. Acredita piamente que a vida do PT, da presidente e a sua, apesar de toda lambança do petrolão, não estaria neste miserê todo se o país estivesse crescendo.
Só que, a cada dia, tudo fica pior. Até otimistas de plantão já falam que o cenário econômico só melhora no final do ano que vem. Daí, por instinto de sobrevivência, Lula desce a lenha sem dó na política econômica de Levy e estimula sua turma a fazer o mesmo.
Difícil saber até onde faz isto como estratégia diversionista ou se deseja, de fato, que sua criatura adote uma linha populista de estímulo ao crédito quando todos estão endividados. Ou é desespero mesmo.
Afinal, Lula defende que Henrique Meirelles assuma a cadeira de Levy. Uma troca que não traria nenhuma guinada na política econômica. Pelo contrário, seria uma continuidade em doses mais salgadas.
Enfim, Lula tenta salvar o que pode de seu legado e, para tal, pressiona sem rodeios sua criatura a mudar o que considera equivocado.
Até pouco tempo, reclamava que ela não lhe dava ouvidos. Agora, com a crise em altíssima voltagem, sente que o clima mudou e ela passou a ceder a suas pressões.
Como na troca da Casa Civil. Depois de relutar, trocou Aloizio Mercadante por Jaques Wagner, o nome certo para o posto, mas que deveria ter chegado lá um pouco mais cedo.
A batalha agora parece ser na economia. Neste domingo, ela deu um chega para lá no lulista Rui Falcão, que pediu em público a cabeça de Levy. Foi além. Disse concordar com sua política econômica. Só que tudo pode não passar de puro diversionismo dilmista. A conferir.

Valdo Cruz - Folha de S.Paulo