segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mais de duas mil pessoas disputam lotes durante leilão do Detran-AC

Leilão Detran Acre (Foto: Daniel Scarcello/G1)
Com recorde de lotes e participantes, o leilão do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) começou na manhã desta segunda-feira (23), na Igreja Batista do Bosque, em Rio Branco. Ao todo, 2.053 pessoas disputam os 52 lotes que serão leiloados até quarta-feira (25).O local do leilão foi modificado a dois dias do evento, pela grande quantidade de inscritos.

No primeiro dia, a maioria dos lotes foram de sucatas de motocicletas. Para Iverlando da Silva Viana, que trabalha com reciclagem de veículos, esta é uma boa oportunidade. No início da manhã, ele arrematou uma moto e falou que sempre participa dos leilões.

"Aqui eu já pego as motos com documentação em dia e fácil de documentar. Já garante um lucro á mais no fim do ano", afirma.

Veículos de circulação também foram leiloados e Aroldo José Rocha foi um dos compradores. Ele conta que os preços estão em conta.

Iverlandio Viana arrematou um dos lotes no leião (Foto: Daniel Scarcello/G1)"Eu estive no pátio e os veículos estavam bem conservados e mais baratos que na rua. Recomendo bastante", indica.

De acordo com a presidente da Comissão de Leilão do Detran, Ana Taís Melo, tudo está sob controle e a expectativa é que mais pessoas participem nos próximos dias. "Está dando tudo certo, nenhuma confusão e ainda temos mais dois dias em que esperamos mais gente ainda, pois serão só veículos de circulação", explica.

Ao todo, o Detran vai leiloar 885 veículos divididos em 52 lotes de sucata e 717 de veículos em estado de circulação, entre automóveis e motocicletas. O evento ocorre até o dia 25 de novembro, sempre às 9h, na Igreja Batista do Bosque, na entrada do bairro Calafate.
Leilão Detran Acre (Foto: Daniel Scarcello/G1)
Do G1 AC - Fotos: Daniel Scarcello / G1

Ex-adversários, Marta e Serra trocam gentilezas



Adversários figadais na campanha municipal de 2004, José Serra e Marta Suplicy têm surpreendido os colegas do Senado pela troca de gentilezas e afinação em votações.
A ex-petista, recém-filiada ao PMDB — partido do qual Serra se aproxima de olho em 2018 — tem elogiado a atuação do tucano na Casa.
Outro dia, a psicóloga deu até um conselho ao ex-rival: que ele seja menos ansioso na hora de negociar a aprovação de seus projetos no plenário, porque isso facilitaria a boa vontade dos demais senadores.
Radar Online

Sertânia usa caminhão do PAC para coletar lixo


A Prefeitura de Sertânia, a 316 quilômetros do Recife, encontrou uma forma diferente de fazer a coleta de lixo no munícipio. Diariamente um caminhão caçamba comprado com recursos do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para atender a Zona Rural da cidade, circula pelos bairros para recolher os resíduos sólidos dos cerca de 33 mil habitantes. Além de deixar as comunidades rurais sem o suporte do veículo, o equipamento inadequado pode expor os garis a riscos de acidentes e de doenças. Os moradores denunciam que outros caminhões menores, do modelo F4000, também vem sendo utilizados para o mesmo fim.

Revoltado com a situação, um leitor do Blog, que não quer ser identificado, enviou uma foto e um vídeo em que mostram um caminhão do PAC transportando o lixo domiciliar. Um profissional de limpeza aparece dentro da caçamba do veículo, ao lado de todo material. Um outro está fora do automóvel e segue a pé ao lado do caminhão. O veículo do PAC foi comprado em setembro de 2013 para auxiliar nas atividades agrárias e de melhoramento de estradas da malha rural da cidade.


A prefeitura confirmou que está usando o caminhão há cerca de 10 dias porque o veículo compactador quebrou. O secretário de Serviços Públicos, Ciro Galindo, disse que o equipamento teve um problema no motor, mas que o conserto ficará pronto até a próxima sexta-feira (27). “Não tivemos alternativa. Ou se usa esse carro ou não se faz a coleta, deixa a cidade suja. Como é um serviço essencial, optamos por usar. É uma questão de emergência”, explicou sobre a legalidade de utilizar o caminhão do PAC para coletar lixo. Ele afirmou ainda que não foi possível adquirir outro compactador pelo processo burocrático que isso demandaria.
Via Blog do Mágno Martins

Homem é Assassinado com arma de fogo em Floresta, PE


Na tarde desta segunda-feira, dia (23), por volta das 14:30, mais um homicídio foi registrado na cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações, a vítima de pré nome: Paulo Roberto, mais conhecido como "Bonde do Maluco", foi assassinado no bairro do DNER em um lava jato.

A qualquer momento mais informações:

Via PN-Petrolândia Notícias/Fonte: Blog o Povo com a Notícia

Cânion de Xingó atrai turistas para Canindé de São Francisco

O Cânion de Xingó visto do atracadouro da Gruta do Talhado  (Foto: Flávio Antunes/G1)O município de Canindé de São Francisco, localizado a 213 km de Aracaju, no Alto Sertão sergipano, é o portão de entrada para quem deseja conhecer o Complexo Turístico de Xingó, que compreende os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Diariamente, cerca de 1,5 mil turistas de diversos pontos do país realizam o passeio ao Cânion de Xingó, cartão de visitas da região e que projetou o município no mapa turístico do estado e do Brasil.

Toda esta projeção rendeu bons frutos e em 2011 foi cenário para a gravação da primeira fase da novela Cordel Encantado, da Rede Globo. Onde a história de amor entre Jesuíno, interpretado pelo ator Cauã Reymond, e Açucena, vivida por Bianca Bin, ganhou vida em meio à paisagem típica do Sertão, a caatinga, repleta de plantas fortes e rústicas que sobrevivem às altas temperaturas, e que apesar de toda sua aridez abrigam na maioria das vezes flores pequenas e delicadas.

Os catamarãs saem do Porto Karrancas rumo ao Cânion de Xingó (Foto: Flávio Antunes/G1)As terras que um dia foram percorridas e exploradas pelo bando de Lampião e Maria Bonita na era do Cangaço atualmente recebem milhares de turistas que chegam neste pedaço de Sergipe.

Este foi o sentimento que estimulou a aposentada Ilda Castilho, de 78 anos e sua filha Joseli Gitaci, de 58 anos, ambas da cidade de Caxias do Sul (RS), a escolherem Sergipe para passar as férias

“Ficava maravilhada quando via pela televisão toda essa beleza sergipana. E só de pensar que este lugar era aqui mesmo no Brasil, minha vontade de conhecer as terras de ‘Jesuíno e Açucena’ só aumentou. Além disso, a oportunidade de matar as saudades da minha neta Letícia, que há oito meses está morando em Aracaju, contribuiu ainda mais para arrumarmos as malas”, destacou Ilda.

Pelas águas do Velho Chico
O cenário natural formado pela vegetação da caatinga e toda a exuberância do Rio São Francisco pode ser acompanhado desde o início do passeio no Porto Karrancas, localizado no dique da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó, construída na década de 70, e que deu origem ao 5º maior cânion navegável do mundo.

O Cânion de Xingó visto do atracadouro da Gruta do Talhado  (Foto: Flávio Antunes/G1)O Cânion de Xingó é formado por um vale profundo, com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros. É deste ponto que diariamente das 8h30 às 14h saem os catamarãs

De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens, A ABAV em Sergipe, corresponde a 70% da procura por passeios no estado. Em 2014, 120 mil turistas fizeram o roteiro que custa em média R$ 150 por pessoa.

Antes de zarpar, informações de segurança são passadas e demonstradas pela tripulação, como por exemplo, a utilização correta dos coletes salva-vidas. São 3 horas de navegação e durante o percurso formações rochosas de granito avermelhado e cinza se fazem imponentes ao longo dos 18 km rio adentro. As principais delas são: a Pedra do Gavião, o Morro dos Macacos, a Pedra do Japonês e o Paraíso do Talhado. A imensidão esverdeada das águas do "Velho Chico" contrasta com a paisagem rústica e encanta os visitantes.
Museu abriga mais de 9 mil anos de história do Vale de Xingó  (Foto: Flávio Antunes/G1)
Para não fugir às raízes, o ritmo quente do forró embala os turistas. Fazem parte do repertório os clássicos do "Rei do Baião" Luiz Gonzaga, canções de Alceu Valença e Raimundo Fagner, além de Gilberto Gil, Lenine, entre outros nomes da Música Popular Brasileira. Bebidas e petiscos completam a festa no catamarã.

Segundo o comandante Ivanilson, o Brasil passa por sua embarcação. “Todos os dias é essa animação que integra pessoas de diversos pontos do país. Para se ter uma idéia, hoje nos estamos recebendo turistas de Brasília, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Ceará. É uma satisfação muito grande poder transportar todos, e com segurança, o que é primordial em nosso trabalho”, enfatizou.

Após uma hora e meia de viagem, a embarcação chega à ‘Gruta do Talhado’, que surge através dos imensos paredões de pedra. Este é o momento onde os turistas podem então desfrutar do banho nas águas do Rio São Francisco, cheias de história e tradição, além de contemplar mais de perto os paredões de mais de 30 metros de altura. O mergulho neste ponto também impressiona, pois são aproximadamente 25 metros de profundidade. A tripulação disponibiliza coletes salva-vidas e materiais flutuantes, para que o relaxamento dos visitantes possa ser completo. Para as crianças, uma área reservada com um metro de profundidade garante a diversão dos pequenos com toda a segurança.

O casal Fábio Rosa, de 47 anos, e Berenice Melo, de 41, moram em Recife e pela primeira vez visitam Sergipe. “Estamos muito felizes em poder desfrutar de toda essa beleza, que prova definitivamente que Deus é brasileiro e nos abençoou com lugares tão incríveis como este. Sem falar da infraestrutura e a receptividade dos sergipanos, que nos receberam de braços abertos”, destacaram.

“Tinha visto fotos do cânion e fiquei com muita vontade de conhecer. Aqui de perto é ainda mais bonito e além das belezas naturais me encantei com a culinária nordestina. Provei de tudo e aprovei”, diverte-se o turista do Rio de Janeiro, Enízio.

“Sou sergipana, moro em São Cristóvão e estou encantada com as belezas naturais. É muito gratificante poder conhecer de perto das nossas riquezas culturais”, vibra a técnica em enfermagem, Denise Santos.

Arqueologia
Para completar o passeio, uma visita ao Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), localizado na saída do Porto Karrancas, na estrada de acesso ao Centro do município de Canindé. Inaugurado em 2000, o espaço é mantido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e preserva a cultura do Vale do Xingó. Com um acervo constituído por mais de 50 mil peças, o museu tornou-se uma das mais expressivas unidades no Nordeste do país.

Segundo Aline Nunes, o museu possui uma exposição fixa e espaço para mostras de curta
De acordo com a monitora Aline Nunes, o museu possui uma exposição fixa sobre arqueologia e um espaço reservado para exposições de curta duração.

“Neste período estamos com uma mostra fotográfica da artista Gilmara Eleutério de Castro, intitulada ‘Ascânio Castro – Um Olhar para o São Francisco’, onde ela faz uma homenagem ao pai, que assim como muitos ribeirinhos vivem da pesca na região. Este é um espaço cedido pelo museu para mostrar o talento sergipano aos nossos visitantes, que já são 121 mil desde a inauguração do MAX. Somente em outubro do ano passado tivemos 3 mil visitas, o número mais alto registrado em um único mês. Isso mostra o quanto Canindé está sendo descoberta pelos brasileiros”, revelou.

O Museu de Arqueologia de Sergipe está aberto à visitação de quarta a domingo, das 9h às 16h30. A entrada custa R$ 3 por pessoa, sendo que idosos pagam meia e estudantes de escolas públicas pagam R$ 1. Visitas em grupos devem ser agendadas através do telefone (79) 2105-6453 ou 2105-6448.

Do G1 SE-Fotos: Flávio Antunes/G1

Fotógrafa gaúcha inova e faz seu próprio ensaio nu; veja as imagens

Um ensaio nu inovador e cheio de sensualidade. Assim pode ser descrita a sessão de fotos feita pela fotógrafa, Raquel Duarte, de si mesma. A gaúcha, que se diz especialista em ensaios sensuaias, utilizou sua experiência para autofotografar e acabou aproveitando as imagens para esbanjar a boa forma. 

"Desde pequena tenho interesse em observar imagens, compor looks. Muitas pessoas contam histórias com a linguagem escrita. Eu gosto de contá-las através das fotografias e tudo o que envolve a sua composição", disse em entrevista ao portal Ego ao lembrar que descobriu aos 15 anos qual seria seu estilo fotográfico ao achar em casa uma revista de um nu feminino e se apaixonar pela arte.








Por Redação Bocão News (@bocaonews) | Fotos: Reprodução

Petrolândia: Morre aos 55 anos João Batista Costa (Joãozinho de Dedinha)


Morreu na manhã desta segunda-feira (23) João Batista Costa, filho de José Costa (seu Dedinha) e Maria Costa (dona Luguinha) uma das mais tradicionais famílias de Petrolândia. Joãozinho, como era conhecido por todos em Petrolândia morreu vítima de um suposto infarto quando sentiu-se mal, sendo socorrido para o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões. Lá, morreu ao receber os primeiros socorros, de acordo com informações da família.

De acordo com Cícero, um dos seus irmãos, Joãozinho teria saído de casa na manhã de hoje para realizar exames em uma clínica da cidade, quando teria passado mal no caminho, sendo socorrido para o Hospital, onde faleceu.

Nossos pêsames à família enlutada.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

No Dia Nacional da Consciência Negra Petrolândia realiza o I Festival dos Negros de Betinho na Comunidade Quilombola Bordas do Lago

A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude e dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e da Casa das Juventudes, realizou, na tarde desta sexta-feira (20), na Agrovila 04 do Bloco 02 da Reta do Mirim, a comemoração do I Festival dos Negros de Betinho na Comunidade do Quilombo Bordas do Lago em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.

O Evento contou com presença de várias autoridades: Municipais, Estaduais e Locais. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) montou no local um stand onde ofertou serviços gratuitos de oficina em Pintura e beleza com cabeleiro para atender as mulheres locais já a Casa das Juventudes montou também seu stand com exposições de artesanatos diversos e telas confeccionadas com tinta acrílica e sementes de plantas e frutos, criadas pelos jovens da Casa das Juventudes e da Comunidade Quilombola da Bordas do Lago “Negros de Betinho”. 

A programação foi realizada próximo ao campo de futebol daquela localidade e iniciou com a apresentação de dança do Côco, Afro Axé, com integrantes da comunidade Quilombola Bordas do Lago “Negros de Betinho”. A dança do Côco, Afro Axé compõe-se de um conjunto de diferentes danças e dramatizações, que apresentam em comum a raiz negra africana. Recriada no Brasil, nas diferentes épocas e regiões, essa herança foi ganhando novos significados e expressões.  

Logo após teve a apresentação do grupo de dança da Casa das Juventudes o Balé Contemporâneo-Afro; O Balé Contemporâneo Afro iniciou com á dança Afro surgindo no Brasil no período colonial, foi trazida por africanos retirados do seu país de origem para realizarem trabalho escravocrata em solo brasileiro. Esse estilo de dança foi registrada primeiramente na composição de religiões africanas e começou a se fortalecer em meados do século X. 
Em seguida foi à vez dos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), apresentar a dança Maculelê; O Estilo de Dança do Maculelê surgiu em um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena. O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música.

Na sequência foi á vez do grupo de Capoeira Embondeiro de Petrolândia se apresentar; A Capoeira foi desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade associada a dança.

Continuando as apresentações do I Festival dos “Negros de Betinho” Quilombolas da Borda do Lago, O Grupo de dança da Casa das Juventudes realizou uma bonita apresentação do Maracatu; O Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira, afrodescendente e de cunho religioso. Surgiu durante o período escravocrata, provavelmente entre os séculos XVII e XVIII, onde hoje é o Estado de Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu. Como a maioria das manifestações populares do país é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e europeias.

Finalizando as apresentações os Índios da Aldeia Pankararus dançou o Toré convidando todos os participantes; Uma das principais tradições dos índios do Nordeste brasileiro, o toré – a princípio uma dança ritual –, foi incorporado atualmente ao movimento indígena da região como uma forma de expressão étnica e política. Manifestação cultural extensiva a diferentes grupos e por eles definidos como tradição, união e brincadeira, é um ritual complexo, que envolve uma dança circular, em fila ou pares, acompanhada por cantos, ao som de maracás, zabumbas, gaitas e apitos, de grande importância para os indígenas. Cada grupo possui um toré próprio e singular, apresentando variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo. O maracá – chocalho indígena geralmente feito com  uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do toré é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios do Nordeste brasileiro.

O evento foi finalizado com um jantar, ofertado para todos os participantes com especialidades de pratos da culinária nordestina.
Do(a) Prefeitura Municipal / Por: Assessoria de Imprensa

Jovem de 22 anos morre afogado durante batismo religioso em Vitória da Conquista


Um jovem de 22 anos morreu afogado durante um batismo religioso em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com a polícia, o fato aconteceu na manhã deste domingo (22).
 
Conforme informações do Correio, a vítima acompanhava o batismo da irmã, quando resolveu entrar na lagoa e se afogou. O nome do jovem não foi divulgado. 
 
O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passará por perícia. Não há mais informações sobre as circunstâncias do afogamento.

Por Redação Bocão News (@bocaonews)

Boias de conteção não impedem que lama atinja vegetação na foz do Rio Doce


As boias de contenção instaladas às margens do rio Doce para proteger a vegetação na foz [ponto de desaguamento no mar], no vilarejo de Regência, próximo à cidade de Linhares (ES), não conseguiram conter completamente a lama de rejeitos do desastre de Mariana (MG).
 
Essa região, onde o rio se encontra com o mar, é berçário de uma espécie de caranguejo chamado de Guaiamu. A onda de rejeitos atingiu a vegetação e os locais onde vivem os caranguejos. As boias, instaladas pela Samarco, são tradicionalmente usadas na contenção de vazamentos de óleo, por isso, não se tinha certeza da efetividade da estratégia. Segundo a empresa, foram instalados nove quilômetros de barreiras de contenção para proteger as áreas mais sensíveis do estuário (ambiente de transição entre o rio e o mar) localizado em Regência, distrito de Linhares.
 
“Segundo análises realizadas nesta manhã, a eficiência das barreiras instaladas nas áreas protegidas chegou a ser de até 80%, se compararmos a turbidez da água de dentro do estuário ao canal principal do rio”, diz a empresa.

A empresa acrescentou que as consequências que não puderem ser mitigadas com essas ações estarão cobertas pelo Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) preliminar, assinado com o Ministério Público do Espírito Santo, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho. Esse termo de compromisso “prevê medidas que visam garantir o abastecimento de água em áreas atingidas, a apresentação do Plano Emergencial de Contenção, Prevenção e Mitigação dos Impactos Ambientais e Sociais, além da disponibilização de canais de comunicação com as comunidades dos municípios de Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia”.
 
A Samarco diz ainda que contratou uma empresa especialista “em desastres dessa magnitude, que se dedicará à elaboração dos planos, gestão e supervisão das ações que serão implementadas em todas as áreas impactadas ao longo do Rio Doce”.
 
A barragem de Fundão, localizada em Mariana (MG), rompeu no dia 5 de novembro, gerando enxurrada de rejeitos de mineração. A barragem é da mineradora Samarco, que pertence à Vale e à anglo-australiana BHP Billiton.

Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

BNDES cai em descrédito junto a empresários


Empresários de peso andam dizendo que não compram um carro usado do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, após o banco se recusar a conceder financiamento de longo prazo para bancar a Sete Brasil, responsável pela cadeia do pré-sal.  A informação é de Ntuza Nery, n sua coluna desta segunda-feira na Folha de S.Paulo.
Segundo a colunista, instituições financeiras alegam que entraram no negócio porque o banco de fomento se comprometera a reembolsá-las. O setor privado diz que Coutinho perdeu o controle da burocracia interna e não deu aval às prometidas operações de crédito.
Empresários alegam que ajustes foram feitos para melhorar os contratos, mas nem assim o acordo saiu. O descrédito em relação ao banco federal pode atrapalhar futuros planos do governo de usar o BNDES para girar a economia.
Via Blog do Mágno Martins