terça-feira, 24 de novembro de 2015

Diretor da Globo mostra partes íntimas para fotógrafos no Rio; veja foto

 
No último final de semana, os fotógrafos que estiveram no Theatro Net Rio, no Rio de Janeiro, para registrar a movimentação de famosos após uma sessão da peça 'Ou Tudo ou Nada', foram surpreendidos pelo diretor da TV Globo, Jorge Fernando. 
 
De acordo com o colunista Léo Dias, do jornal O Dia, ao perceber a presença dos paparazzi, o diretor abaixou as calças e mostrou a bunda para os profissionais. Ainda de acordo com a publicação, Jorge não chegou a justificar a ação e deixou o local em seguida. 

Por Redação Bocão News (@bocaonews) | Fotos: Reprodução

FPI faz coleta para analisar qualidade da água no Rio São Francisco


Técnicos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) coletaram amostras de água do Rio São Francisco, no domingo (22), entre as cidades de Piranhas, em Alagoas, e Paulo Afonso, na Bahia, para verificar se ela pode continuar servindo de abastecimento para municípios do Sertão alagoano.

As equipes percorreram cerca de 55 quilômetros do “Velho Chico”, e coletaram dezenas de amostras. Agora, essa água será submetida a análises laboratoriais. A coleta acontece após a mancha escura que surgiu em abril deste ano. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE) que coordena a FPI, a mancha já não consegue mais ser vista visualmente.

Técnicos coletaram amostras no rio (Foto: Divulgação/MP)
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão estudando a causa daquela mancha que obrigou a Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) a suspender o fornecimento de água para milhares de pessoas por um período de duas semanas, em meses diferentes.


E como as investigações continuam, já que o estudo ainda não foi concluído, uma nova coleta foi realizada durante esse domingo. Aproveitando a presença dos técnicos do Ibama no programa, a FPI fez a 5ª coleta. Foram percorridos 55 quilômetros e, neles, os analistas ambientais recolheram água em 10 pontos diferentes, todos dentro do reservatório da Usina Hidrelétrica de Xingó.

O material recolhido será analisado pelo Laboratório de Hidroquímica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e caberá ao professor doutor Paulo Petter, apresentar os resultados. Após o trabalho deste domingo, a FPI vai querer saber se as cianobactérias ainda continuam presentes nas águas do Rio São Francisco.

“Já havíamos feito quatro coletas. Isso vem ocorrendo desde abril, quando aconteceu aquele fenômeno. Todos os relatórios apontaram para um processo de eutrofização, que é o enriquecimento do ambiente com nutrientes e floração de algas de uma espécie de dinoflagelados. Nesse caso, essa espécie invasora conseguiu se multiplicar, dominar aquele ecossistema e sua abundância modificou a cor da água, dando-a uma coloração marrom e preta. E o último estudo comprovou um fato ainda mais grave, as cianobactérias se proliferaram nas águas do Lago do Xingó”, explicou Rivaldo Couto, analista ambiental do Ibama e integrante do Núcleo de Emergências Ambientais do órgão.

“O perigo das cianobactérias é que elas podem ser extremamente agressivas à saúde humana. São microalgas que podem causar desde uma simples diarreia, passando por problemas no trato intestinal, até a morte. Nesse último caso, isso pode ocorrer se elas forem consumidas em concentração elevada”, acrescentou Rivaldo Couto.

Em 22 de fevereiro passado, as usinas de Paulo Afonso I, II e III, ligadas a Usina Hidrelétrica do São Francisco (chesf), fizeram o esvaziamento do seu reservatório, o que permitiu que não somente água fosse liberada. Com ela, foram descartados também matéria orgânica, metais pesados e muito lodo. E tudo isso junto, associado ao esgoto que é jogado no rio ao longo de todo o seu curso, pode ter causado o surgimento das microalgas invasoras. Essa é a principal hipótese investigada.

“Todo esse material será avaliado para que possamos saber se a água está dentro dos padrões estabelecidos em legislação própria para o devido consumo humano. Tanto a Portaria nº 29 do Ministério da Saúde (MS), quanto a Resolução nº 357/07 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelecem os limites permitidos de células dentro da água. Caso esses valores estejam alterados, é provável que a água tenha sofrido algum tipo de degradação ambiental, tornando-se imprópria para o consumo. E se isso ocorrer, é necessário um monitoramento mais detalhado a fim de assegurar a saúde da população”, esclareceu Roberto Wagner, também analista ambiental.

Do G1 AL - Foto Divulgação/MP

Morre ex-governador da Bahia, Lomanto Júnior


Faleceu na noite desta segunda-feira (23), aos 90 anos o ex-governador da Bahia, Antônio Lomanto Júnior após lutar contra uma insuficiência renal. O gestor estadual ficou internado no Hospital Português no mês de outubro desse ano após dar entrada com um quadro de de infecção urinária que desencadeou para a insuficiência renal. Ele governou o estado baiano entre os anos de 1963 e 1967.

O velório em Salvador será amanhã (24) a partir das 7h, durante todo o dia no Palácio da Aclamação, na Avenida Sete de Setembro, e a missa solene às 18h.
Em Jequié, na quarta-feira (25), o velório acontece na Catedral Santo Antônio e o sepultamento, às 17h, no Cemitério São João Batista.
Trajetória
Lomanto Júnior encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90. Costumava dizer: “Sou político para servir, não para ser servido”. Líder municipalista, foi presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), a partir de 1959.
Reconhecido pela[habilidade na articulação política, Lomanto Junior transformou a sua vida privada e pública em um celeiro de  amigos, de todos os segmentos.
Como governador, Lomanto Junior mudou a matriz econômica do Estado, que era eminentemente agrícola, passando a ser de base industrial, com a implantação do Centro Industrial de Aratu. Em Salvador, reconstruiu o Teatro Castro Alves e construiu a Avenida Contorno. Integrou o Extremo Sul do Estado, construindo todas as ligações dos municípios com a BR – 101. Fez a Ponte Ilhéus – Pontal, obra reivindicada desde o governo Getúlio Vargas, e construiu e inaugurou o maior estirão de asfalto, com 400 km, ligando Feira de Santana a Juazeiro. Além disso, eletrificou todo o Estado, integrando o Sistema Paulo Afonso ao de Funil.

Popularidade e herança política
Lomanto Junior foi o único governador, na história política da Bahia, a sair nos braços do povo, que o conduziu do Palácio Rio Branco ao Campo Grande, numa manifestação espontânea que demonstrou a aceitação e popularidade de seu governo. Foi também o deputado federal proporcionalmente mais votado do Estado.
Lomanto Júnior foi um estadista, muito atuante em todos os cargos que exerceu. É considerado pelos seus familiares, amigos e todos aqueles que compartilharam de sua vida, um ser humano extraordinário, humilde e de espírito conciliador. A sua generosidade tornou-se uma marca exaltada pelos amigos e colegas. No Senado, alguns pares o chamavam de Coração Transbordante.
Deixa esse patrimônio moral para seus 5 filhos, 10 netos e 10 bisnetos. Herdaram a sua vocação para a política, o filho Leur Lomanto, que exerceu por sete vezes o mandato de deputado federal, e o neto, Leur Lomanto Junior, deputado pelo terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia.
Cronologia dos cargos de Lomanto Junior
Vereador - Jequié - 1947 a 1950
Prefeito - Jequié - 1951 a 1955
Deputado estadual - Bahia - 1955 a 1959
Prefeito - Jequié - 1959 a 1963
Governador - Bahia - 1963 a 1967
Deputado federal - 1971 a 1975
Deputado federal - 1975 a 1978
Senador - 1979 a 1987
Prefeito - Jequié - 1993 a 1996
Por Redação Bocão News (twitter: @bocaonews) | Fotos: Reprodução

Homem morre após ser alvejado por tiros na Estação da Lapa


Um homem identificado como Tiago Matos de Araújo, 29 anos, morreu na noite desta segunda-feira (23), no Hospital Geral do Estado (HGE) após ser alvejado por disparos de arma de fogo na noite de domingo (22), na Estação da Lapa, em Salvador. De acordo com informações de populares, o suspeito do ter cometido o crime, teria sentido ciúmes da vítima com a namorada. Tiago ficou internado no HGE, mas não resistiu aos ferimentos. O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) foi acionado para investigação do caso. 

Por Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)

Plano de Lula envolvendo Meirelles é para 2018


Há um segredo bem guardado na cúpula do PT – em especial entre os mais próximos (e são poucos) do ex-presidente Lula.
Todos negam, inclusive ambos, publicamente, mas houve intenção de Lula fazer Henrique Meirelles ministro da Fazenda da presidente Dilma.
O plano maior e mais longevo, porém, é muito maior que isso. Lula se lança a presidente em 2018, com Meirelles de vice, para acalmar o mercado, e reanimá-lo na esperança de um renovado Governo, além, claro, de ganhar a confiança dos bancos. Seria o PT 2.0.
Vale lembrar que em 2002 Lula lançou mão de José Alencar como um representante do empresariado nacional, e deu cero
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Trama de Cunha para atrair PT e sair livre fracassa


Está indo por água abaixo a articulação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que o PT ao menos se abstenha de votar pela admissibilidade de processo contra ele nesta terça (24) no Conselho de Ética. A maioria dos parlamentares da legenda é contra e acha que o partido deve ter posição clara no caso.



E o advogado Marcelo Nobre, que fará nesta terça (24) a defesa oral de Cunha, vai pedir que o presidente do conselho, José Carlos Araújo, repita decisão que tomou em 2009, quando também presidia o colegiado. Naquele ano, ele afastou o deputado Sergio Moraes (PTB-RS) da função de relator do célebre caso do "deputado do castelo", Edmar Moreira, investigado por desvio de verba parlamentar. Moraes antecipou sua posição sobre o tema à imprensa, o que foi considerado impróprio. O advogado alega que o atual relator do caso, Fausto Pinato (PRB-SP),também antecipou sua posição, contrária a Cunha, à imprensa.  
(Mônca Bergamo - Folha de S.Paulo)