segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

'Operação Faxinaço' já retirou 1.405 sucatas das ruas


A Prefeitura já retirou até agora, por meio da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), 1.405 sucatas abandonadas das ruas e avenidas de Salvador. A ação integra a Operação Faxinaço, que ocorre todas as terças e quintas-feiras, em diversos pontos da capital baiana, sempre obedecendo a um cronograma feito a partir de denúncias do cidadão. 
 
A operação tem por objetivo garantir a limpeza da cidade, além de prevenir possíveis criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, causadores de doenças como dengue, zika e chikungunya. O último local a receber a operação, na semana passada, foi a Via Regional, que liga a região de Cajazeiras à Avenida São Rafael, onde uma apreensão ocorreu.

De acordo com o chefe do Setor de Proteção da Estética da Cidade (Sepec), Roberto Guerreiro, a operação surge, na maioria dos casos, a partir de denúncias, e prossegue com a realização de buscas diárias. Assim que é localizada e notificada, a sucata é removida da via pública e segue direto para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), localizado na Avenida General San Martin.
 
Para a realização do serviço a equipe conta com um guincho, um caminhão e um carro-prancha. Após a remoção, o proprietário tem até 60 dias para reclamar os restos do automóvel. Os veículos que não forem resgatados neste prazo serão leiloados ou doados para instituições diversas. A operação prossegue ao longo do mês de dezembro. Até o final de 2015, o Sepec espera recolher 1,8 mil veículos deteriorados ou carcaças de automóveis das ruas de Salvador.

Por Redação Bocão News 

O Sertão nordestino e sua gente

A oposição deve colocar em prática nesta semana um plano que prevê, ao mesmo tempo, preservar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e salvar o processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff.
Isso porque se chegou a um consenso entre os partidos opositores, como o PSDB do senador Aécio Neves (MG), o DEM, liderado na Câmara por Mendonça Filho (PE), e o Solidariedade do deputado Paulinho da Força (SP): um golpe tendo à frente Eduardo Cunha – alvo de inquérito no STF sob acusação de corrupção, apontado como dono de contas secretas na Suíça e candidato a perder o mandato – é inviável.
O plano envolve uma pena mais branda para Cunha no Conselho de Ética da Câmara, em vez da cassação de seu mandato – estuda-se uma suspensão de 90 dias da presidência da Casa –, a renúncia do peemedebista ao cargo já nesta terça-feira 15 – dia em que pode ser aberto novo processo contra ele, após a escolha de um novo relator –, a convocação, pelo vice Waldir Maranhão (PP-MA), de novas eleições para o comando da Câmara, e finalmente a eleição do deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).
Sem denúncias envolvendo seu nome, Jarbas seria o candidato perfeito para dar sequência ao golpe, aliado à oposição. Crítico de Cunha e de Dilma, uma vez no cargo de presidente da Câmara, ele admitiria as chamadas 'pedaladas fiscais' como motivo suficiente para o impeachment. As conversas em Brasília já estariam adiantadas sobre o acordo, e já teriam recebido a aprovação do próprio Eduardo Cunha.
Jarbas já chamou Cunha de "psicopata, doente" e destaca com frequência que o atual presidente da Câmara atrapalha o processo de impeachment. "Está vendo a falta de gente aqui? É o descrédito das pessoas. Um chantagista comandando a Câmara dos Deputados. Por isso as pessoas não vêm para as ruas", comentou o parlamentar neste domingo, no Recife, a respeito da baixa adesão aos protestos.


A verdade é que Cunha precisa 'morrer' para que se dê sequência ao golpe. Mesmo que seja uma morte articulada. Essa tese já foi deixada bastante clara pela imprensa neste fim de semana. Editorial do Globo afirmou, no sábado, que a manipulação de Cunha "ultrapassou todos os limites" e pediu sua saída do cargo. No domingo, a Folha de S. Paulo também pediu 'Fora, Cunha', mas por um impeachment limpo.

Do BR 247

Acidente deixa estudante de direito morto em Santa Cruz da Baixa Verde


brunoMais um acidente trágico na PE-365, que liga Triunfo a Serra Talhada, revela a insegurança de quem trafega no local. O estudante de Direito Bruno Mendes, natural do município de Calumbi, morreu após o seu veículo Cruze capotar nas imediações de Santa Cruz da Baixa Verde. O estudante vinha em direção a Serra Talhada na companhia da sua namorada que teve ferimentos leves e quebrou a perna. Bruno Mendes estudava na Faculdade de Integração do Sertão (FIS), em Serra Talhada, e terminaria o curso no final deste mês.
No mês passado, também na PE-365, três pessoas ficaram feridas e duas pessoas morreram após uma colisão envolvendo dois veículos e uma motocicleta. Rubinaldo dos Santos, 27 anos e Ambrosino da Silva, 66, chegaram a ser socorridos com vida para o Hospam, mas não resistiram aos ferimentos. 
(Com as informações e fotos do Nayn Neto)

Sport vence Santa Cruz e conquista o Pernambucano de Fut7


A fase de grupos já demonstrava que 2015 seria um ano diferente no Futebol 7 pernambucano. Ao contrário do que se previa, o Sport é quem terminou na liderança, ao final dos 11 primeiros jogos do Estadual. No início da competição era natural dar favoritismo ao Náutico, até então atual pentacampeão. Porém, com mais investimento e estruturação do que nos últimos anos, o Leão convenceu em campo e chegou à final apresentando o futebol mais regular.
Pela frente na decisão, veio o Santa Cruz. Equipe que na primeira fase terminou justamente na segunda colocação, atrás do Sport. O duelo dos times ontem, na Arena Hiper, em Beberibe, foi cercado de expectativa. Com direito a muitos torcedores, o jogo foi bastante disputado. O Sport abriu o placar logo no início da partida e segurou todo o primeiro tempo dessa maneira. Na segunda etapa, se aproveitou do desespero do Santa Cruz e fez mais dois gols. No fim, o Tricolor ainda descontou. Placar final: 3 a 1.
O título leonino coloca fim à hegemonia do Náutico, que buscava este ano o hexa da modalidade. De acordo com o zagueiro e capitão do Sport, Lúcio, o troféu premia o conjunto rubro-negro. “Este campeonato fica com a equipe que foi mais regular. Essa última partida foi só apenas o final de um processo muito bom que nós fizemos. Parabéns ao Santa Cruz, que é uma grande equipe, mas nós trabalhos muito”, destacou. A terceira colocação do Campeonato Pernambucano de futebol 7 ficou com o Camaleão. Na Série B, o campeão foi o Caruaru City.
(Foto: Divulgação) Com informações da assessoria de imprensa

Entrega dos Certificados do Curso de Salgados Ofertado pela Casa da Criança Nutrida em Petrolândia

A Prefeitura Municipal de Petrolândia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Projeto Casa da Criança Nutrida e da Casa das Juventudes realizaram na ultima sexta-feira (11/12), na Casa da Criança Nutrida á solenidade de entrega dos Certificados do Curso de Salgados ofertado para as Mães das crianças usuárias do Projeto da Criança Nutrida de Petrolândia.

Participaram da solenidade á Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude Anna Tereza, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Ruty Kellis , Secretária do Conselho Municipal de Assistência Sandra e Assistente Social Jarcilene, onde ministrou uma Palestra sobre Empreendedorismo e Associativismo.

Todas as mães participantes do Curso além do Certificados receberam um Kit de formas para empadinhas,  canudinho, rolo para massa, touca, avental e caixa de Isopor. 

As mães muito emocionadas em receber suas especializações de trabalho e renda, agradeceram á Profissional, Maria de Lourdes ( Nena) que ministrou o Curso.

Do(a) Prefeitura Municipal/Por Assessoria de Imprensa / 

Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões receberá o ‘Selo Município Aprovado’ UNICEF em Solenidade com Governador e mais 106 Prefeitos de Pernambuco

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) irá promover uma reunião de avaliação da implementação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 nos 107 municípios pernambucanos. O encontro acontecerá nesta terça-feira (15), no Recife Mar Hotel, em Recife, e reunirá prefeitos e representantes de todos os municípios envolvidos, além do governador do Estado, Paulo Câmara. Na ocasião, também serão entregues, aos municípios/Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e aos participantes individuais, o prêmio pelo melhor desempenho no jogo ‘Se Liga’, fruto da parceria entre o UNICEF e o Grupo Neoenergia/Celpe.

Petrolândia foi um dos municípios aprovado do Selo UNICEF Edição 2013-2016, onde estarão presentes o Prefeito Lourival Simões, Secretária de Ação Social, Cidadania e Juventude Anna Tereza, juntamente com á Articuladora Municipal do Selo e representante dos Adolescentes e a Orquestra Jovem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Petrolândia, irá se apresentar no evento que marcará o encontro de todos os Prefeitos do Estado de Pernambuco sobre o selo Unicef.

Foram convidados para a reunião, além do governador e prefeitos, secretários de Saúde, Educação e Assistência Social, os articuladores municipais do Selo, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de cada município, além dos jovens representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) de cada localidade.
A reunião de avaliação será um momento de troca de informações e experiências sobre as ações estratégicas de políticas públicas e participação social que os municípios vêm desenvolvendo ao longo do período de 2013-2015. Na ocasião, também serão debatidos os passos a serem dados pelos municípios em 2016.

O encontro faz parte do processo de encerramento da 4ª edição do Selo. O processo de avaliação culminará com o 2º Fórum Comunitário que será realizado em 2016 (entre os meses de maio a julho).

O SELO
O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional do UNICEF ao esforço dos municípios inscritos no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Ele busca universalizar direitos e melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes dos municípios brasileiros que se encontram na região do semiárido e na Amazônia Legal. Visa também contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e das Metas Pós-2015 e reduzir as desigualdades regionais do País.

O Selo parte do princípio de que cada município pode colocar na pauta de suas políticas públicas prioritárias a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações para alcançar melhores índices de desenvolvimento nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social das crianças e adolescentes. O município quem atinge as metas estipuladas, recebe o Selo.

Fonte: Se Liga
Informações: Adriana Articuladora do Selo Unicef/Alteração: Alex Santos

Celulares de todo o país terão nove dígitos até o fim do ano que vem


Até o fim de 2016, os números de celulares de todo o país terão mais um dígito. A partir do dia 29 de maio, o nono dígito começa a valer para os telefones das áreas com DDD entre 61 e 69, que inclui os estados do Acre, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Sul e Rondônia e do Tocantins, além do Distrito Federal. A partir do dia 6 de novembro, entram as regiões com DDD entre 41 e 49, ou seja, os estados do Paraná e de Santa Catarina. Na mesma data, o nono dígito começa a valer para as áreas de registro 51, 53, 54 e 55, todas no Rio Grande do Sul. O dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números. Segundo a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos telefones móveis tem como principal objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular.

Após a data de implantação do nono dígito, as ligações marcadas com oito números ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.
Quem costuma usar aplicativos de smartphones para trocar mensagens ou conversar também deve ficar atento às mudanças na numeração dos telefones. Alguns programas devem fazer a atualização automática, mas outros podem necessitar de alterações manuais. A mudança da numeração não vai alterar o saldo em créditos dos assinantes de telefones pré-pagos, nem a validade dos créditos.
A implantação do nono dígito começou pelo DDD 11 (São Paulo), em 2012. Os números de celulares já têm mais um dígito em 17 estados. O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para terminais do SMP das Áreas de Registro listadas, independentemente do local de origem da chamada.
Via Redação Bocão News

As 23: horas deste domingo completou 72 horas do brutal e covarde assassinato da menina Beatriz

IMG-20151211-WA0048
Na noite da ultima quinta-feira (10), um caso de covardia e brutalidade chocou Petrolina e toda região. Foi o assassinato da pequena Beatriz de apenas 7 anos de idade, a menina estava no colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde estuda e seu pai Sandro Romildo,  é professor de inglês. Naquela noite acontecia uma festa de formatura nas dependências internas do colégio, quando alguém de maneira cruel e covarde assassinou a facadas a menina Beatriz.
Até o momento pouco se sabe a respeito das investigações, uma força tarefa comandada pela Delegada, Dra. Sara Machado, é integrada por Policiais Civis, Militar e Federal. A sociedade espera que o caso seja desvendado o mais rápido possível, que o responsável por essa monstruosidade seja identificado e preso.
Via Blog do Didi Galvão

O jogo errado


O primeiro governo da presidente Dilma Rousseff fraudou sistemática, deliberada e profundamente o Orçamento da União. Não se trata de "mera pedalada", como se diz por aí, mas de atentado contra o coração do pacto democrático.

Basta ler a Constituição e o conjunto das demais normas sobre crimes de responsabilidade para concluir que Dilma está enquadrada na tipificação legal. Sujeita-se, portanto, a juízo político que poderá decretar a cassação do seu mandato.
Aqui começa o jogo que o Planalto ainda não compreendeu. Só perde o mandato pelo impeachment o presidente cuja administração faleceu. A condenação por dois terços do Congresso não é acórdão de tribunal. É um atestado político de óbito do governo e a certidão de nascimento de um novo consórcio de forças.
Está em curso disputa parecida com uma eleição presidencial indireta. O vice Michel Temer transformou-se em expectativa de poder e vai cabalando simpatias num largo espectro de colorações partidárias, que vai da centro-esquerda à direita.
Não é que Temer seja conspirador nato. É antes o sistema político-institucional que leva o suplente a sinalizar disposição de governar quando a viabilidade do titular entra em xeque. A mecânica constitucional estimula o vice a conspirar nessas circunstâncias, o que ajuda a evitar perigosas incertezas sobre a chefia do Estado.
A dança do impeachment pode tornar-se diabólica para o presidente ameaçado cujo objetivo seja assegurar uma minoria fiel de votos no Congresso. Ele passa a atuar de forma pontual, sectária e labiríntica, enquanto seu adversário faz o oposto e tenta arquitetar um vasto consenso.
O erro de Dilma é não perceber que o país exige resposta política ampla e majoritária para enfrentar sua gravíssima situação econômica e social. A presidente vai se isolar rapidamente caso não rompa o ciclo infernal em que se meteu. 
Vinicius Mota - Folha de S.Paulo

Não vai ficar assim, avisa presidente do Conselho


Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ganha inimigos de todos os lados, a cada dia.

Antes do início do processo contra ele na Casa, o deputado José Carlos Araújo(PSD-BA), presidente do Conselho de Ética, avisou: “Ele não terá vida fácil''.
Mas a vida do baiano também virou inferno após as seguidas protelações no Conselho movidas pelo grupo de Cunha: “Está difícil. Cada agonia no seu dia. Não vai ficar assim: quem viver, verá'', sentencia Araújo.
Nestes tempos em que o Supremo Tribunal Federal manda em tudo, na Justiça e na Política, o advogado Jerson Carneiro coordenará nesta segunda (14) um pertinente ciclo de debates dobre a Corte, no Rio de Janeiro.
Será na sede da FGV, em Botafogo, a partir das 16h.
É inspirado no livro “O Supremo'', do jurista Joaquim Falcão. Revela os bastidores do STF e dos togados, das decisões sobre processos e das relações com a mídia e outras instituições.
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada