quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Petrolândia - PE: O Sertão mudou de cor

Imagem uma semana antes das chuvas
Na última quarta-feira (6) o cenário do Sertão Nordestino na região de Itaparica no Município de Petrolândia em Pernambuco, era exatamente esse.

Àvores completamente secas, xique- xique devastados pelo o sol escaldante do Nordeste e uma tristeza imensa que invadia os corações de todos os sertanejos daquela região.

Mas o nosso poderoso Deus, com á força maior do universo, imediatamente enviou para todos aqueles nordestinos que estavam sofrendo e com bastante dificuldades para alimentar e fornecer águas para os seus animais, uma chuva milagrosa que fez mudar de cor toda á mata daquela região.

Uma semana depois daquele cenário triste do Nordeste, tudo ficou bem diferente após ás primeiras chuvas que caíram no município de Petrolândia.

Agora os sertanejos agradecidos por esse momento de muita alegria e satisfação, começam á preparar ás enxadas e com muito otimismo já pensam também em plantar milho e feijão e esperar novas chuvas para que tudo fique exatamente como  o Nordestino gosta.
Imagens uma semana após ás chuvas

Da Redação do Petrolândia em Foco - Fotos: Tony Xavier

Hidrelétricas podem trocar indústrias por consumidor doméstico

Hidrelétricas podem trocar indústrias por consumidor doméstico
Hidrelétrica de Belo Monte - Foto Divulgação

A alta no preço da energia acumulada nos últimos dois anos pela conta de luz do consumidor doméstico poderá levar grandes empreendimentos hidrelétricos a concentrarem suas futuras ofertas de geração nesse mercado, em vez de destinar parte da produção de energia para as grandes indústrias. Essa possibilidade foi concretizada nesta semana, por meio de uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME), que permite às usinas em construção e que ainda tenham energia disponível - ou seja, geração que ainda não esteja comprometida com nenhum contrato - oferecer essa capacidade no leilão marcado para 31 de março. A partir dessa regra, grandes hidrelétricas em construção na Amazônia, como Belo Monte, Teles Pires e São Manoel, poderão oferecer energia para o consumidor doméstico. A troca de estratégia deve-se, basicamente, a uma mudança financeira entre os dois grandes compradores de energia. De um lado está o consumidor final, no chamado "mercado regulado". Do outro estão grandes compradores e indústrias, no "mercado livre". Quando foram leiloadas, essas usinas assinaram contratos com distribuidoras de energia de todo o País, com o compromisso de oferecer a maior parte da geração para a população, ou seja, para o mercado regulado. Uma parcela menor de geração foi reservada para os grandes compradores do mercado livre. Historicamente, o mercado livre, baseado em contratos de curto prazo - dois a cinco anos -, sempre pagou preços mais altos para os geradores, enquanto o mercado regulado - que trabalha com contratos de 30 anos - oferecia preços bem mais baixos. Ocorre que essa situação se inverteu. Enquanto o mercado regulado está com valores na casa dos R$ 150 o megawatt-hora (MWh), o mercado livre caiu para cerca de R$ 30 o MWh em algumas regiões. Segundo um especialista ouvido pelo jornal O Estado de S. Paulo, a previsibilidade de receita alta em um contrato de 30 anos torna o negócio ainda mais interessante para essas usinas. Grandes hidrelétricas em fase de construção destinaram a maior parte de sua capacidade para o consumidor final, mas ainda possuem ofertas previstas para o mercado livre. No caso de Belo Monte, cerca de 20% da capacidade de 4.571 MW médios prevista para o mercado livre - 70% já estão destinadas ao mercado regulado e 10% para seu sócios - poderá ser usada no leilão. No leilão de março, o governo vai contratar projetos para entregar energia em cinco anos. Em nota, o MME informou que alterou a lei "para permitir que possam participar dos certames de energia nova empreendimentos de geração que já possuam outorga de concessão licitada ou de autorização, desde que não tenha entrado em operação comercial em até um ano antes da data do certame". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por André Borges - O Estadão Conteúdo

Glória- BA: Corpo de homem não identificado é encontrado boiando na orla.

Causa da morte ainda é desconhecida

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado boiando na orla de Glória, nesta terça-feira(12a01), por volta de meio- dia.

De acordo com informações, a Polícia Militar foi acionada para verificar a denúncia de que havia um corpo boiando no local informado. O corpo foi encontrado por populares.

Com o auxilio de um pequeno bote, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso, conseguiu retirar o corpo das águas do Velho Chico.

Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local aguardando a chegada da equipe do Departamento da polícia técnica que conduziu o corpo ainda sem identificação para o IML de Paulo Afonso, onde aguarda o reconhecimento de familiares. Causa da morte ainda é desconhecida.

Galeria foto

Redação: Tony Bahia notícias de Barra do Tarrachil-BA./Crédito: chicosabetudo.com.br

Neymar intimado a depor na Espanha por suposta fraude na contratação pelo Barça

O atacante deporá no dia 2 de fevereiro ante o juiz, que também começou a investigar seus pais. / Foto: John Thys/ AFP
O astro brasileiro do FC Barcelona Neymar foi intimado nesta quarta-feira a depor ante um juiz que investiga seu suposto envolvimento em uma fraude relacionada com sua transferência para o clube espanhol em 2013, informou uma fonte judicial.
O atacante vai prestar depoimento no dia 2 de fevereiro ante o juiz, que também começou a investigar seu pai, sua empresa, a N&N, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, seu antecessor, Sandro Rosell, a o próprio clube catalão. 
Também são investigados o Santos e seu presidente da época, Luis Alvaro de Oliveira, junto com seu vice, Odílio Rodriguez. A procuradoria da Audiência Espanhola pediu na sexta-feia para que Neymar fosse investigado por fraude, por irregularidades na sua transferência do Santos ao Barcelona.
A investigação foi aberta depois de uma queixa do fundo de investimento brasileiro DIS, por "fraude" e "corrupção". A DIS, que detinha 40% do direitos do atleta na época, também entrou com processo no Brasil, por se sentir prejudicada na venda do jogador ao Barça.
O clube catalão avaliou inicialmente a transferência em 57,1 milhões de euros, mas a justiça espanhola considera que o valor real superou 83 milhões. A DIS, que tinha, por contrato, direito a 40% da transação recebeu 'apenas' 6,8 milhões com a transferência, montante que considera insuficiente, por não ser calculado sobre o que estima ser o valor real da negociação.
Da AFP/Foto: John Thys/ AFP

Nunca sabem de nada: Irmão de Bento XVI diz que não sabia de abusos sexuais em coral

papa e irmão
Em entrevista, no último domingo (10), o irmão mais velho do Papa Emérito Bento XVI, o reverendo Georg Ratzinger, afirmou não saber que meninos haviam sofrido abuso sexual no coral de uma igreja alemã, onde ele dirigiu por 30 anos.
“Não fui informado de maneira alguma sobre abusos sexuais”, disse Georg, de 91 anos.
De acordo com o jornal Passauer Neue Presse, que divulgou a entrevista, Georg Ratzinger reafirmou:
“Não estava ciente de que quaisquer abusos sexuais estivessem acontecendo naquela época”.
Via Blog do Didi Galvão/ Fonte : MSN/Noticias

Cunha festeja ataques de Cerveró a Renan

O PMDB ligado ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) celebrou ontem o agravamento da situação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró de cobrar o pagamento de propinas em atraso, além de ameaçar seu cargo, com a retirada da chancela do PMDB. Cunha e sua turma avaliam que agora ele e Renan estão “no mesmo patamar”.

A cobrança que Renan teria feito da propina, segundo disse Cerveró à força-tarefa da Lava Jato, ocorreu em reunião no ano eleitoral de 2012.
Eduardo Cunha se queixava de ser vítima de “vazamentos seletivos” da procuradoria-geral de Rodrigo Janot. Agora já não está mais sozinho.
Sob fogo cerrado das denúncias, Cunha perdia terreno para Renan na disputa pelo controle do PMDB, na convenção do partido, em março.
Na convenção extraordinária de março, o PMDB discutirá temas como o rompimento do partido com o PT e o governo Dilma.
(Do blog Diario do Poder)