sábado, 16 de janeiro de 2016

Morre Joaquim Torquato, ex-prefeito de Coaraci

Morreu na madrugada deste sábado (16), aos 87 anos, o ex-prefeito da cidade de Coaraci Joaquim Torquato (PMDB). Ele lutava contra um câncer e estava internado em um hospital da cidade de Itabuna.
Torquato foi prefeito do município por três vezes e também candidatou-se em 2012 como vice na chapa do então candidato a prefeito Milton Cerqueira.
A prefeita de Coaraci decretou luto na cidade por causa do falecimento de Torquato. Ainda foi divulgado onde acontecerá o velório e o sepultamento.
Por Redação Bocão News

Polícia de Cavalaria tira arma de fogo de circulação na capital do Seridó

Policiais de Cavalaria, ao comando do Sd Isaac, em mais um trabalho de rotina pelas ruas da cidade de Caicó, e em continuada ação de combate ao crime, tiraram arma de fogo de circulação na manhã desse sábado, 16. Ao blog Jair Sampaio, os policiais disseram que o suspeito tentou passar despercebido na presença da PM.
O trabalho de “Patrulhamento Tático Urbano” feito pela Cavalaria estava sendo realizado na rua Itans, no bairro Paraíba, quando os experientes policiais perceberam o estranho comportamento do suspeito, apelidado de BEZINHO e identificado como Abelardo Alves Filho, natural de Caicó, e com ele, um revólver Roosi cal.32.
Ainda de acordo com os PM,s, o Etêzinho portava quatro munições, intactas, prontas para uso. Ele foi entregue à autoridade policial competente. O Sargento Galvão, comandante do Pelotão de Cavalaria de Caicó, elogiou a atuação dos policiais/subordinados, e disse que as ações de enfrentamento à criminalidade vão se intensificar para o carnaval.

Via Blog Jair Sampaio

Tacaratu-PE: Faltando poucos dias para o início das festividades de N. Srª. da Saúde, á cidade ja vive o clima de festa. Veja Fotos:


Foto:


Foto:


Foto:


Foto:


Foto:


Foto:


Foto:

Petrolândia em Foco - Fotos: Tony Xavier


Ivete Sangalo anuncia saída do arrastão da Quarta-feira de Cinzas

Após anunciar que desfiará, pela primeira vez, em um trio sem cordas no Carnaval, a cantora Ivete Sangalo apresentou mais uma novidade: esse será  seu último ano no arrastão da quarta-feira de cinzar. A partir de 2017, ela não vai participar da festa comandando trio, mas declarou que se for convidada pode fazer participação.
Ivete afirmou que está passando o bastão para outros artistas e garantiu que a folia de cinzar continuará. Em 2016, ela vai puxar um trio para a pipoca na quinta-feira (4) de carnaval, no Campo Grande; sábado (6) comanda o bloco Cerveja e Cia; domingo (7) e segunda (8) a cantora se apresentará no bloco Coruja. No último dia da festa, terça-feira (7), ela fará show em Recife.
Por Redação Bocão News  Fotos: Reprodução

Casos de dengue aumentam 178% e matam 843 brasileiros em 2015

O Brasil fechou 2015 com o registro de 1.649.008 casos prováveis de dengue, número 178% maior que o de 2014. Os dados são do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2015, publicado nessa sexta-feira (15). O documento também indica que, no período, foram confirmadas 843 mortes pela doença. Em 2014, foram 473 mortes.
 
Nesse volume estão incluídos casos diagnosticados por exame laboratorial e método clínico-epidemiológico, baseado em sintomas e na ocorrência no local, critério também indicado pelo Ministério da Saúde.
 
Em São Paulo, estado com maior número absoluto de casos, o salto foi de 226.866 (2014) para 733.490 (2015). Goiás foi o estado com maior número de pessoas com dengue por habitante: 2,5 mil casos por 100 mil habitantes. Em seguida, São Paulo, com 1.665, e Pernambuco, com 1.107.
 
Em 2015,  foram confirmados 1.569 casos de dengue grave e 20.329 casos de dengue com sinais de alarme. No mesmo período de 2014, foram 764 casos de dengue grave e 8.436 casos de dengue com sinais de alarme. Em 2015, o pico de incidência de infecções por dengue ocorreu em abril. 
 
Chikungunya
Em 2015 foram notificados 20.661 casos autóctones suspeitos de febre de chikungunya, que, assim com a dengue, também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2014, o quantitativo chegou a 3.657. Ao todo, 7.823 foram confirmados, sendo 560 por critério laboratorial e 7.263 clínico-epidemiológico. O restante ainda está em investigação. De acordo com os dados,18 estados registraram a circulação do vírus.
 
No período, registraram-se três óbitos pela doença no Brasil, sendo dois na Bahia e um em Sergipe. Conforme as investigações, esses óbitos ocorreram em pessoas com idade avançada – 85, 83 e 75 anos – e com histórico de doenças crônicas preexistentes.
 
As infecções por dengue e por chikungunya têm os mesmos vetores e praticamente os mesmos sintomas. As peculiadirades são que, enquanto a dengue tem evolução mais grave, a febre chikungunya é considerada mais leve, mas com dores mais intensas nas articulações.
 
Zika
 
Ao contrário da dengue e da febre chikungunya, a infecção pelo vírus Zika, também transmitida pelo Aedes aegypti, não tem notificação obrigatória no Brasil, já que 80% dos casos não apresentam sintomas.
 
Dessa forma, o Ministério da Saúde não tem registro do número de casos. Entretanto, o boletim epidemiológico revela que, em 2015, o vírus foi transmitido em 19 estados. Em 2016, o Distrito Federal foi a 20ª unidade da Federação a entrar nesta lista.
 
A princípio, o zika era considerado o vírus mais brando entre os três transmitidos pelo Aedes aegypti. Porém, em novembro do ano passado, o Ministério da Saúde confirmou que, quando uma gestante é infectada pelo vírus, ela pode gerar uma criança com microcefalia, uma malformação irreversível.

Por Agência Brasil | FotosReprodução

Homem suspeito de estuprar bióloga em Fernando de Noronha é preso

Retrato falado do suspeito chegou a ser confeccionado pela Polícia Civil / Foto: Polícia Civil/Divulgação
O homem suspeito de estuprar uma bióloga de 30 anos no último sábado (9), em Fernando de Noronha, foi preso nesta sexta-feira (15), no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. De acordo com a Polícia Civil, a prisão do cozinheiro Nelson Thiago de Paula Lopes, 33 anos, foi decretada após as investigações, conduzidas pelo delegado João Paulo de Andrade, o apontarem como o responsável pelo crime.

Nelson Thiago vinha sendo monitorado por policiais civis do Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL) e da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP). As investigações foram conduzidas pelo delegado de Fernando de Noronha, João Paulo de Andrade.

PROTESTOS
Na tarde da última quinta-feira (14), um grupo de mulheres realizou um protesto no Aeroporto de Fernando de Noronha quando o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o vice-governador, Raul Henry, chegaram à ilha, onde vão passar o final de semana. Elas pediam mais agilidade na investigação do estupro, prisão do acusado e seguravam cartazes que diziam: “o machismo mata”, “não à violência contra a mulher”, “não à impunidade”, “queremos justiça” e “somos todas mulheres”, por exemplo.

Hoje, Paulo e Raul participaram da entrega de bicicletas do programa PedalaPE no Bosque Flamboyant. De folga, eles permanecerão na ilha no sábado (16) e no domingo (17).
Outra manifestação já havia sido feita pelas mulheres na última quarta-feira (13), na frente da Delegacia de Fernando de Noronha, quando a vítima esteve no local para prestar depoimento sobre o caso. De férias na ilha, a atriz Carol Castro participou do protesto.

O CASO
Uma bióloga que presta serviço no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) e trabalha no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha alega ter sido estuprada na ilha na madrugada do último sábado (9). A mulher afirma que voltava de uma festa na Vila dos Remédios quando foi abordada por um homem que estava em uma moto vermelha e preta, vestido com uma camisa branca de mangas longas que a obrigou a subir no veículo. Ele também usava um capacete amarelo, segundo a vítima.
O suspeito a levou para a Praia do Bode, onde a estuprou e espancou. O boletim de ocorrência relativo ao crime foi registrado na Delegacia da Mulher do Recife, em Santo Amaro, área central da capital, mas as investigações foram conduzidas pela Delegacia de Fernando de Noronha. A polícia trabalhou com um retrato falado do suspeito.


Do JC Online - Foto: Polícia Civil/Divulgação

Cerveró cita Dilma e Planalto já teme influência da Lava Jato no impeachment

CCtwPc
O conteúdo da delação do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró deixou em alerta o Palácio do Planalto, que teme a influência das denúncias no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, em curso na Câmara dos Deputados desde o final de dezembro de 2015.
Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobrás, declarou à Procuradoria-Geral da República ter ouvido do senador Fernando Collor (PTB-AL) menção à presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, em setembro de 2013, Collor afirmou que suas negociações para indicar cargos de chefia na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobrás haviam sido conduzidas diretamente por Dilma.
Em depoimento prestado no dia 7 de dezembro de 2015, Cerveró relatou os bastidores das indicações para cargos estratégicos na Petrobrás, principalmente na BR Distribuidora, apontada pelos investigadores como “cota” pessoal do ex-presidente Collor (1990-1992).
Cerveró citou duas vezes a presidente. “Fernando Collor de Mello disse que havia falado com a presidente da República, Dilma Rousseff, a qual teria dito que estavam à disposição de Fernando Collor de Mello a presidência e todas as diretorias da BR Distribuidora. Collor de Mello disse que não tinha interesse em mexer na presidência, e nas diretorias da BR Distribuidora de indicação do PT”, declarou o ex-diretor, condenado na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro.
Via Blog do Didi Galvão