quinta-feira, 28 de abril de 2016

Homem é assassinado dentro de veículo no Espinheiro

Vítima foi atingida por tiros dentro do veículo / Foto: Júnior Bezerra/Cortesia
Vítima foi atingida por tiros dentro do veículo
Foto: Júnior Bezerra/Cortesia
Um homem, identificado como Ismael Valdeci da Silva, foi assassinado dentro de um veículo durante a tarde desta quinta-feira (28) no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima é ex-presidiário e já teria sofrido uma tentativa de homicídio no município de Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco. 

Ainda segundo a PM, a vítima, moradora do bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste, teria prestado depoimento na manhã de hoje em Carpina e em seguida recebido atendimento no Hospital da Restauração, área central do Recife.

Ao sair da unidade hospitalar, Ismael pediu carona a um amigo e, na Rua do Espinheiro, foi atingido por cerca de 6 tiros de arma de fogo disparados por dois homens em uma moto.

O Instituo de Medicina Legal (IML) do Recife já foi acionado. Caso será investigado pela delegacia do bairro.

Via JC Online

Preso é espancado da Unidade Especial Disciplinar do Complexo da Mata Escura

Um interno da Galeria A, da Unidade Especial Disciplinar (UED) do Complexo Penitenciário da Mata Escura, identificado como Clécio Lima e Lima, foi espancado na tarde desta quinta-feira (28), por outros presos que seriam integrantes de um grupo criminoso rival. De acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), além das agressões, o preso foi expulso da galeria pelos outros internos agressores.

Impedido de continuar na Galeria A, Clécio foi levado ao posto médico da UED e em seguida para um local de isolamento até ser recambiado para uma galeria onde não corra riscos. Segundo o Sinspeb, os grupos criminosos estabelecem regras dentro das prisões e o Estado teria perdido o controle. A classe também se queixa da baixa quantidade de agentes para controlar as carceragens. Segundo o sindicato, é empregado diariamente um efetivo de 250 agentes penitenciários nas unidades prisionais baianas para uma população de 14 mil presos. Eles reivindicam a contratação de agentes aprovados em concurso público.

A reportagem do Bocão News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Seap e foi informada que o órgão irá apurar as agressões contra o interno Clécio Lima e Lima, além da possível atuação de crime organizado. Após apuração das denúncias irá divulgar uma nota à imprensa.

Por Tony Silva  - Fotos: Divulgação / Sinspeb

Sindicato da Panificação ataca projeto que prevê fécula de mandioca no pão



Um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) prevê a adição de fécula de mandioca ao pão, mas não tem aprovação entre os profissionais da panificação. A proposta já esteve em discussão em 2012, quando foi apresentada pelo então deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP), mas não foi digerida na Casa. Agora, a matéria reapareceu com a autoria do deputado Eduardo Salles, também do PP. Na manhã dessa quinta-feira (28), uma sessão especial foi realizada na Alba para debater o assunto e o parlamentar aproveitou para explicar sua proposta a agricultores, pesquisadores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, comerciantes e panificadores.


Em síntese, o projeto pretende substituir até 10% de farinha de trigo por fécula de mandioca para elaboração de pães no estado. O parlamentar batizou o produto de “pãozinho baiano” e acredita que a substituição de até 10% de farinha de trigo por fécula de mandioca criará mais postos de trabalho. “Isso vai aumentar a demanda pelo produto e gerar mais emprego, além de ser benéfico à saúde, porque a fécula de mandioca não contém glúten”, explica o deputado.  “A proposta é que a substituição aconteça de forma progressiva: 2%, 4%, 6%, 8% e 10%, nos cinco anos seguintes à aprovação do projeto de lei”, explica o legislador. A substituição de até 10%, diz o parlamentar, seria exclusivo da panificação. “Na Bahia, a mandioca é produzida em sua grande maioria por produtores da agricultura familiar nos 417 municípios do estado. O aumento da demanda trará impactos significativos do ponto de vista social”, diz o pepista, que contou com o apoio do pesquisador da Embrapa, Joselito Mota, na elaboração da matéria. “Participamos da construção do projeto para atestar que a mistura proposta é perfeitamente compatível e viável”, justificou Mota.

Apesar de o deputado afirmar ter reunido apoio de profissionais do setor de panificação, o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria da Cidade de Salvador (Sindipan) não encontra viabilidade no projeto do parlamentar. Florence Rodrigues explicou, em entrevista ao Bocão News, os pontos que tornam a proposta inviável. “É um projeto polêmico e que não agrada a ninguém. Não agrada ao consumidor e não agrada à panificação. Pelo projeto, só é permitido usar 10%, mas não fica muito bom, porque não tem glúten. E mais, a fécula da mandioca é mais cara do que a farinha de trigo, porque é um produto sazonal. Tem época que não se produz a mandioca por causa da seca”, explicou Rodrigues.

Outro ponto levantado pelo presidente do sindicato é a dificuldade que os moinhos terão para incorporar a fécula da mandioca à farinha de trigo. “Os moinhos não têm como introduzir fécula, porque é um processo muito complicado”, ressalta. Um gerente de um moinho consultado pela reportagem reforçou a tese do representante do Sindipan. Sem querer se identificar, o profissional que trabalha há dez anos na Bahia no setor de moinhos diz que as empresas enfrentariam um elevado grau de dificuldade para adaptar as estruturas necessárias para o processo de adição do nutriente à farinha de trigo. “É uma proposta inviável, tanto para a indústria, como para o padeiro que compra a farinha. Os moinhos teriam que mudar sua indústria, que é destinada a um tipo de processamento, para adequar à produção”, explicou. 
As críticas ao projeto seguem a mesma linha das feitas em 2012 pelo próprio Sindipan, na época representado por Mário Augusto Pithon, e pelo Sindicato da Indústria de Trigo, Milho, Mandioca, Massas Alimentícias e de Biscoitos do Estado da Bahia (Sinditrigo).
Na época, Mário Pithon argumentou que as possíveis vantagens apontadas não se sustentam, já que o Brasil é grande importador de fécula de mandioca. “Este projeto é o mesmo que foi apresentado em Brasília [na Câmara dos Deputados] em 2001 e traz os mesmos erros ao desconhecer as possibilidades de mercado”, frisou. “Além disso, do ponto de vista nutritivo, enquanto a fécula de mandioca tem 1% de proteína, a farinha de trigo tem 7%, ou seja, 600% a mais, e a redução prejudicaria a qualidade da alimentação da população mais carente”, ressaltou Pithon.

Via Bocão News / Por Aparecido Silva

“Estado vai ter dificuldade para pagar reajuste da PM”, diz secretário

PMPE2
No dia seguinte ao reajuste que impediu a greve dos policiais e bombeiros militares, o Secretário de Administração de Pernambuco, Milton Coelho, já mostrou sinais de novas dificuldades após o fim do movimento da PM. Em entrevista ao programa de Geraldo Freire nesta quinta-feira (28), Milton Coelho afirma que “o Estado vai ter dificuldade para pagar esse reajuste”.
De acordo com o secretário estadual, mesmo com a greve evitada, não existem motivos para comemorar. Ele afirma que a situação financeira pernambucana segue difícil e que o acordo com a PM surtiu efeito porque ambas as partes estão em negociações mensais há cerca de um ano. “Conseguimos um acordo que atinge, especialmente, a gratificação. Valorizamos também o vale transporte”, declarou.
O socialista afirmou ainda que uma greve de servidores da polícia é mais complicada: “segurança não tem preço. Só com a ameaça de paralisação, já havia sinais de pânico na população”, disse. O secretário disse ainda que o governo precisará fazer todo um exercício para “suportar” o reajuste. Em relação a pleitos de outros servidores estaduais, como policiais civis e professores, não há muito o que fazer por causa da crise: “os demais servidores não podem nos cobrar com o que a gente não tem”, dispatou.
Apesar de considerar que os PMs tiveram uma “boa vitória”, Milton Coelho criticou os sindicatos de forma geral: “nem tudo que sindicato diz é verdade”, declarou. Ele pediu responsabilidade por parte da sociedade e disse que não há possibilidade de “pedidos estapafúrdios de reajuste”. Sobre os professores
da rede pública estadual de ensino, o secretário afirma que o piso será cumprido, como determina a lei, e que a data base de reajuste da categoria é junho.
 
Via Blog do Didi Galvão - Fonte: Rádio Jornal

Convite: Abril Verde em Petrolândia, pela Saúde e Segurança no Trabalho


Convite: Abril Verde em Petrolândia, pela Saúde e Segurança no Trabalho
A Prefeitura municipal de Petrolândia convida trabalhadores expostos a ruídos (barulho), movimentos repetitivos, excesso de peso, esforço físico, manuseio de agrotóxicos na sua jornada diária de trabalho a participarem do atendimento voltado a problemas osteomusculares. Onde iremos oferecer:

* Exames de Audiometria (Audição)
* Exames de Colinesterase
* Consulta Ortopédica
* Consulta Fisioterapêutica
* Consulta Nutricional
* Consulta Psicológica

Aferições de Pressão, Glicemia e Testes rápidos.

Teremos também palestras com farmacêutico sobre: “O USO ABUSIVO DE MEDICAMENTOS” e com o técnico de segurança do trabalho sobre: “DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO”.

Local: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima; Setor: Bloco B; Data: 28/04/2016; Horário: 19h00. 

“Essa mobilização se faz necessária para prevenção de doenças e para o cuidado com as vítimas de acidente do trabalho”.

Do HOMUPE - Por Assessoria de Imprensa

Luto: Ex- prefeito do Altinho, Edmílson do Cartório faleceu nesta quinta-feira (28)

Foto divulgação
Na manhã desta quinta-feira (28) faleceu no hospital Santa Efigênia em Caruaru, o ex-prefeito da cidade de Altinho, o Senhor Edmílson do Cartório. 

Via Blog do Gleyson José

CBF detalha tabela da Série B até a 11ª rodada; Bahia estreia num sábado

A CBF divulgou, nesta quarta-feira (27), o detalhamento da tabela da Série B até a 11ª rodada. Os primeiros 11 jogos do Bahia na competição tiveram horários, datas e locais definidos.
 
O tricolor estreará no Brasileirão no dia 14 de maio, um sábado, às 21h, diante do Avaí, na Arena Fonte Nova. Na segunda rodada, o Esquadrão vai até Curitiba enfrentar o Paraná, no Durival de Britto, às 16h30 do dia 21 de maio.
 
Na terceira rodada, o time baiano volta a jogar diante da sua torcida. O adversário, desta vez, será o Joinville, no dia 25 de maio, uma quarta-feira, às 19h30.
 
Confira as datas, locais e horários dos jogos do Bahia:

1ª rodada - 14/05
Bahia x Avaí, às 21h (Arena Fonte Nova)
 
2ª rodada - 21/05
Paraná x Bahia, às 16h30 (Durival de Britto)
 
3ª rodada - 25/05
Bahia x Joinville, às 19h30 (Arena Fonte Nova)
 
4ª rodada - 28/05
Vasco x Bahia, às 16h30 (São Januário)
 
5ª rodada - 31/05
Bahia x Náutico, às 19h15 (Arena Fonte Nova)
 
6ª rodada - 03/06
Bahia x Paysandu, às 19h15 (Arena Fonte Nova)
 
7ª rodada - 07/06
Goiás x Bahia, às 21h30 (Serra Dourada)
 
8ª rodada - 10/06
Bahia x CRB, às 19h15 (Arena Fonte Nova)
 
9ª rodada - 14/06
Criciúma x Bahia, às 21h30 (Heriberto Hulse)
 
10ª rodada - 18/06
Bahia x Londrina, às 21h (Arena Fonte Nova)
 
11ª rodada - 21/06
Tupi x Bahia, às 19h15  (Mário Helênio)

Por Redação Galáticos Online - Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia

Ministra e aliado batem de frente por Dilma

Ex-comandante da Confederação Nacional da Agricultura, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, bate de frente com o presidente João Martins, seu aliado que a sucedeu.
Enquanto Kátia defende a manutenção da amiga Dilma Rousseff na presidência da República, a CNA sob a caneta de Martins reverbera oficialmente a tese do afastamento imediato da petista.
Enquanto isso, o empreiteiro Marcelo Odebrecht – preso há dez meses em Curitiba, na Operação Lava Jato – teve duas derrotas ontem.
O STF negou habeas corpus para sua libertação e pedido de prisão domiciliar. Horas antes, o STJ negou recurso da empreiteira para barrar envio de documentos da Suíça para a Lava Jato. 

(Leandro Mazzini)