quinta-feira, 21 de julho de 2016

Projeto de lei proíbe bloqueio de aplicativos de internet

Foto: Reprodução
Depois que a Justiça bloqueou novamente o WhatsApp na última terça-feira (19), o projeto de lei 200/2016 que impede a suspensão dos aplicativos de mensagens na internet pode ser votado no mês de agosto. A proposta, de autoria do senador José Medeiros (PSD-MT) ainda tramita na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado.
O projeto institui critérios de aplicação de sanções, bem como vedar, expressamente, a suspensão ou interrupção universais de aplicações de internet como medida coercitiva em investigação criminal ou processo judicial cível ou penal.
O aplicativo ficou fora do ar na tarde dessa terça-feira (19) por força de uma decisão de uma juíza do Rio de Janeiro. O bloqueio foi suspenso poucas horas depois pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski. 
Redação Bocão News 

Jungmann: forças de segurança serão “implacáveis”

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, garantiu, hoje, que as autoridades de Defesa e segurança do Brasil já estavam monitorando os membros do grupo preso durante a manhã pela Polícia Federal. Qualquer um que tente o mesmo, segundo ele, pode pegar até 8 anos de cadeia por atos preparatórios de terrorismo.
"Eles cruzaram a linha entre apologia e ato preparatório (...) Estamos monitorando as redes sociais, todas elas, e qualquer ato preparatórios de terrorismo, cruzar a linha vermelha entre apologia ao terrorismo e esses atos, nós seremos implacáveis em conter e prender os responsáveis", disse o ministro, durante um exercício de simulação de sequestro de uma embarcação das Barcas, realizado pela Marinha próximo a Boa Viagem, em Niterói, Região Metropolitana.
O ministro afirmou ainda que a fase dos testes das Forças Armadas no Rio acaba no domingo (24), e que Ministros da área de defesa e segurança serão transferidos para o Rio a partir do dia 2 de agosto.
"Haverá sempre um ministro de plantão aqui para a eventual tomada de qualquer decisão. Iniciaremos a olimpíada juntos e terminaremos juntos", afirmou ele.
Amadorismo
Mais cedo, ele afirmou que a organização dos presos é "de um amadorismo, de uma porralouquice", pedindo desculpas pelo termo.
"Vocês chegaram a ver o vídeo deles? Não sei se chegaram a ver. Mas é de um amadorismo, me perdoem o linguajar um tanto vulgar, mas, de uma porralouquice. Porque, de fato, é um grupo que não tem, digamos assim, nenhuma tradição, algo que você pudesse ter um preparativo histórico, eram jovens", comentou.
Raul Jungmann explicou também que agências de inteligência de outros países estão ajudando a monitorar possíveis ameaças terroristas, em especial do Estado Islâmico (EI), e que até o momento nenhum indício concreto foi encontrado.
"Nós não temos nenhuma informação de que membros do Estado Islâmico se deslocaram para cá para fazer qualquer tipo de atividade. E não só a nossa inteligência, mas a da França, dos Estados Unidos, da Inglaterra, Israel e assim por diante. Fica claro que o meio de contato são as redes sociais".
Jungmann reafirmou que a informação de um plano para atentar contra a delegação francesa não é verdadeira. O ministro admite que o mundo vive uma "histeria" em relação ao terrorismo, mas destaca que o foco são os países centrais que travaram uma guerra contra o Estado Islâmico.
Embora admita que o EI busque propaganda e que os Jogos Olímpicos podem ser um alvo, ele afirmou que o episódio da prisão deve servir como um alerta de que a segurança no Brasil tem funcionado, mas que "seria ilegítimo dizer que não há uma preocupação". Jungmann ponderou ainda que, apesar de o grupo ser amador, "não poderia não ser preso", já que, graças à Lei Antiterror, preparar atos de terrorismo configura crime.
Ainda segundo o titular da pasta de Defesa, a investigação sobre os presos desta quinta-feira corre em segredo de Justiça e o caso não foi informado antes porque seria como avisar ao grupo que vinha sendo monitorado. "Em compensação, a partir do vazamento da informação, o estado veio a público explicar o acontecimento", disse Jungmann.
Do G1

Ex-namorado mata paraibana asfixiada no Rio de Janeiro e tenta suicídio

Bianca Estevam tinha 18 anos
Uma jovem natural de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, foi assassinada no fim da tarde dessa quarta-feira (20), em Ramos, Zona Norte do Rio. Bianca Estevam, de 18 anos, foi morta por asfixia. Segundo a polícia, o instrumento usado no crime foi um fio de telefone. O principal suspeito é o ex-namorado dela, de 22 anos. Depois de matar Bianca, o jovem tentou suicídio. Ele está internado sob custódia da polícia em um hospital da capital carioca.

À imprensa do Rio, uma amiga de Bianca Estevam contou que a vítima havia rompido o relacionamento com o suspeito há uma semana.
Segundo ela, o casal brigava muito e a paraibana não aguentava mais aquela rotina. A polícia acredita que o jovem planejou o crime por não aceitar o término do namoro. 
Portal Correio

Aplicativo de celular inova ao facilitar transporte de idosos e deficientes

Aplicativo esta disponível para Android e IOS
(Foto Mariana Vasconcelos/Essence Cuidados)
Após toda a polêmica envolvendo Uber e os táxis na Região Metropolitana do Recife, mais um serviço de mobilidade chega a capital pernambucana. Voltado para idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, o Essence Cuidados traz a proposta de ser um aplicativo de mobilidade acessível com carros adaptados e cuidados capacitados.

Disponível em Androide e IOS, o aplicativo recifense oferece dois tipos de carros: o adaptado com elevador para cadeirantes e o usual para pessoas com mobilidade reduzida. O serviço ainda pode ser requisitado pela Internet ou pelo pelo telefone (81) 3419.8086.

Já o motorista, na verdade, é um cuidador capacitado ou técnico de enfermagem – a depender da necessidade do passageiro. Todo o trajeto pode ser acompanhado por  quem solicitou o serviço, que também pode ver o que acontece dentro do carro por meio de câmeras de vigilância.

“Estamos no mercado para preencher essa lacuna de mobilidade das pessoas. Nosso serviço é pensado, principalmente, para os parentes que não tem tempo para levar seu familiar para uma rotina de médico e outras atividades que requerem um acompanhamentos”, comenta o diretor do serviço Rafael Bitu.

No primeiro contato, o usuário precisa decidir por quanto tempo precisará do serviço e o tipo de veículo, além de detalhar qual a necessidade do passageiro. Ao contrário do Uber e dos táxis, o pagamento é feito por hora e não por quilometragem – R$ 75 carro adaptado e R$ 60 veículo usual.

Lançado em maio deste ano e já operando a todo vapor, Bitu diz não temer a represália dos taxistas. “É outro segmento. Pesquisamos muito sobre essa temática que está bem aquecida desde o ano passado. Sermos um serviço voltado para a mobilidade do passageiro nos distancia muito desse embate [entre Uber e táxis]”.

Entretanto, Rafael Bitu entrega que o grupo responsável pela criação do aplicativo resolveu procurar consultoria jurídica durante a elaboração do projeto. “A gente foi até juridicamente a fundo nisso. Estamos bem distante dessa linha. Hoje, por exemplo, não tem táxi assim na cidade e a única coisa próxima do Uber é o uso do aplicativo”, defende.

Do G1 PE

Após mirar em atriz da Globo, Playboy acerta em modelo para nova capa

Foto: Reprodução
Em agosto, a Playboy Brasil completa mais um aniversário e coincide com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Com isso, a revista buscava fazer uma edição especial e tentou estampar nas páginas a atriz da Globo, Alinne Moraes, mas a negociação não andou.

Com isso, a publicação teve se contentar com ninguém mais que Suzy Cortez, segundo o colunista Léo Dias, do jornal O Dia. Aquela mesmo, que ganhou o concurso do Miss Bumbum Brasil e se declara torcedora nº 1 do Barcelona, especialmente do zagueiro Piqué. O ensaio da modelo para Playboy terá como tema as Olimpíadas e a morena já antecipou algumas fotos de sessão independente. 

Bocão News

Polícia apreende maconha em lataria e painel de carro em estrada de AL

Polícia apreende maconha (tijolos em bege, na foto)
em lataria e painel de carro na BR-101 em Alagoas
Depois de receber uma denúncia anônima, agentes da PF (Polícia Federal) e da PM (Polícia Militar) apreenderam, no final da tarde dessa quarta-feira (20), 55 quilos de maconha prensada que estavam escondidos na lataria e no painel em um carro que trafegava pela BR-101, no município de Porto Real do Colégio (a 173 km de Maceió).
A apreensão foi feita após uma barreira policial conjunta montada com policiais das duas corporações. Juntos, eles integram uma força-tarefa que atua no combate ao crime organizado em Alagoas. A cidade fica próximo à divisa de Alagoas com Sergipe e seria uma das principais rotas de entrada de droga no Estado.
A droga estava em um veículo Siena, conforme informado pela denúncia recebida. Após buscas detalhadas, os policiais identificaram a droga no interior do carro e prenderam o suspeito, que não teve o nome informado.
O homem detido foi autuado por tráfico de drogas e levado para a carceragem da PF, em Maceió, onde está preso. Ele deve ser levado em breve para o sistema prisional para ficar à disposição da Justiça
Do Uol em São Paulo/Colaboração para o UOL, de Maceió

Médicos do Hospital das Clínicas e de maternidade em Salvador entram em greve

Foto: Bocão News
O atendimento do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, conhecido como Hospital das Clínicas, e da Maternidade Climério de Oliveira, ambos em Salvador, estão prejudicados por causa de uma greve de funcionários deflagrada nesta quarta-feira (20) e aderida por médicos, enfermeiros e trabalhadores do setor administrativo. 
 
Conforme nota divulgada no site oficial o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia (Sintsef-BA), a paralisação é nacional dos funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os trabalhadores alegam reposição da inflação de 10,36%, desde março do ano passado até fevereiro desse ano, além do ganho real nos salários e benefícios.
 
Ainda de acordo com o sindicato, durante a paralisação, 30% do efetivo será mantido, com exceção da UTI neonatal, onde todos os funcionários permanecem trabalhando. 
 
Por meio de nota, a Ebserh confirmou a situação e informou que continua aberta às negociações para finalizar o acordo coletivo de trabalho 2015/2016. Em reunião, foi oferecido reajuste de 8% nos salários dos funcionários e de 9% nos benefícios como os auxílios alimentação, pré-escolar, pessoa com deficiência, assistência médica e odontológica, valores superiores aos acordados em 2015.

Redação Bocão News
 

Motociclista sofre acidente após carro tomar sua preferência em cruzamento

Na tarde desta quarta-feira (20/07) por volta das 17 horas um homem em uma moto colidiu em um automóvel no cruzamento das ruas Afonso Pena com rua Timbira no Bairro Pindorama em Parnaíba (PI).
Segundo testemunhas o piloto da moto que seguia na rua Afonso pena, voou quando colidiu na dianteira esquerda de um veículo modelo Onix que cruzou seu caminho.

O SAMU foi chamado para socorrer a vítima com escoriações e prováveis fraturas internas, ainda no local a vítima chegou a ter complicações, mas voltou ao normal, ele seguia de capacete que saiu de sua cabeça na queda. A polícia militar foi chamada ao local.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Policial militar é baleado após reagir a assalto na Zona Sul do Recife

PM foi baleado e está internado no Hospital da Resauração
(Foto: Ana Regina/TV Globo)
Um policial militar do 6º Batalhão foi baleado ao reagir a um assalto na noite desta quarta-feira (20), no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife. De acordo com a corporação, ele estava com a família em uma pizzaria do bairro, quando dois homens chegaram e anunciaram a investida no estabelecimento.
O PM reagiu e trocou tiro com os dois homens, chegando a atingir um deles, segundo a polícia. O suspeito foi encaminhado para uma unidade de saúde e está sendo custodiado, devendo ser encaminhado para a delegacia quando tiver alta médica. O segundo homem envolvido na ação conseguiu fugir.
O policial foi encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, região central da capital pernambucana. A corporação informou que ele passaria por cirurgia na noite desta quarta, mas que não corre risco de morrer.
G1 PE

Lula segue “bombando” no Nordeste

Lula participa de ato da Frente Brasil Poular, em Caruaru(PE)
Ao longo dos governos do PT, especialmente nos Lula 1 e 2, o Nordeste foi a região que mais cresceu e foi beneficiada pelas políticas de inclusão social que mudaram o cenário da economia brasileira nos últimos anos.
Não por acaso, a região ainda muito pobre (com metade dos beneficiários do Bolsa Família) e populosa (segundo colégio eleitoral, atrás do Sudeste), foi determinante nas duas vitórias de Lula e de Dilma Rousseff à Presidência.
Hoje, o Nordeste é uma das regiões que mais sofrem com o resultado das políticas desastrosas de Dilma, sobretudo por conta do descontrole da inflação entre os mais pobres e beneficiários do Bolsa Família.
É no Nordeste onde se concentra a maior taxa de desemprego no país. A desocupação atingiu 12,8% no primeiro trimestre, bem acima da média geral de 10,9%.
Entre janeiro e março, houve aceleração das demissões, com mais 800 mil pessoas engrossando o total de desempregados, que atingiu 3,2 milhões nos nove Estados da região.
Mesmo assim, e depois do petrolão, do afastamento de Dilma e das ameaças policiais contra Lula, o Nordeste segue como o último grande sustentáculo do lulismo e do PT.
Segundo o último Datafolha (14 e 15.jul.), o petista lidera ou empata com Marina Silva (Rede) justamente por conta do Nordeste.
No cenário em que se coloca Aécio Neves como a opção tucana, Lula oscilou positivamente dois pontos de dezembro para cá (de 20% para 22%) considerando os votos totais.
Mas ele deu um salto, apesar de tudo, entre os eleitores do Nordeste: passou de 33% para 39% (mais da metade do que tem Marina). Espontaneamente (quando se pergunta em quem o eleitor votaria, sem apresentar nomes), 12% dizem Lula (2% Marina e 3% Aécio).
É na região também que a maioria da população (51%) ainda se posiciona contra o Senado aprovar o impeachment de Dilma. Na média nacional, são apenas 35%.
Acuado e com membros de seu partido Investigados ou presos, o ex-presidente recorre à sua última "cidadela" em busca de sobrevivência política.
Na semana passada, ele visitou quatro cidades do Nordeste. Assim como Dilma em plateias de apoiadores, Lula se entusiasmou e disse que só não será candidato em 2018 "se o Brasil der certo".
Apesar do apoio nordestino, com rejeição nacional de 53% do eleitorado (que vai a 62% no Sudeste), Lula e o PT precisarão de melhor estratégia além de torcer pela continuidade da verdadeira "bomba" deixada pelo governo Dilma.
Fernando Canzian - Folha de S.Paulo

Um choque de realidade

O otimismo vendido pelo ministro Henrique Meirelles não é compartilhado pelo PSDB. A mais recente “Carta de Formulação” tucana registra: “A recuperação que todos anseiam ver em qualquer detalhe de esparsas melhoras ainda não passa de miragem”. Afirma que a retomada implica reduzir as demissões e deter a queda da renda das famílias. E conclui: “Sem isso, qualquer sintoma positivo será apenas sonho de uma noite de inverno”. O fim da recessão ainda vai demorar.
A área econômica terá que fazer um remanejamento urgente do Orçamento. A pasta da Saúde não tem os recursos de que precisa. Se nada for feito, a previsão é que os hospitais públicos federais vão parar em setembro.


Sempre que tem oportunidade, o ministro José Serra (Relações Exteriores) procura ajudar seus colegas da Esplanada. Várias vezes foi flagrado, inclusive na reunião ministerial, dizendo o que eles deveriam fazer em seus ministérios. 
Ilimar Franco - O Globo