terça-feira, 10 de janeiro de 2017

PETROLÂNDIA-PE: Nota sobre o baixo nível do Lago de Itaparica

Foto Divulgação/Tony Xavier

A Prefeitura de Petrolândia obteve da Chesf a informação de que a baixa brusca no nível do Reservatório de Itaparica, inclusive sendo o menor da história, se deve a uma operação especial, autorizada em conjunto pelo Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional de Águas (ANA). O objetivo foi atender a uma demanda de aumento de volume do Rio São Francisco na altura do Município de Penedo – AL, garantindo a realização da Procissão Centenária do Bom Jesus. Informa ainda que em reunião realizada hoje (09), a ANA e a ONS, definiram o aumento de vazão de Sobradinho em favor de Itaparica, com a perspectiva de em 2 dias recuperar o volume útil e tentar manter o patamar de 10 a 11%. Nível que corresponde ao de 15 dias atrás.


A Chesf ainda informou que a faixa operativa do Reservatório de Itaparica, está entre a mínima na cota 299,00 e a máxima na cota 304,00. Com a baixa brusca chegou-se a cota 299,34, portanto, ainda dentro da variação prevista. Há ainda para apreciação do ONS e ANA, demanda semelhante de liberação de água a partir do Lago de Itaparica para atender outro evento no final do mês em Propriá – SE.

O Município de Petrolândia-PE, manifesta-se contrário a atitudes como essa! Pois, de forma brusca e sem a devida mensuração das consequências, deixou milhares de usuários na região de Itaparica, sem conseguir captar água para consumo humano, agricultura e pecuária. Essa atitude, inconsequente, provocou nos usuários pavor, além de prejuízos. Pois, algumas plantas a depender da fase vegetativa, não suportam um dia sem água.

Ainda com relação a possibilidade de nova operação do gênero, prevista para o final de janeiro, é necessário um planejamento efetivo de forma que as manobras aconteçam mantendo o equilíbrio entre os Lagos do Rio São Francisco, sem penalizar apenas determinada região, como aconteceu com Itaparica.

Por fim, enviaremos ofícios aos órgãos competentes, para que se tenha mais cuidado e transparência em ações que possam prejudicar ainda mais os ribeirinhos e outros usuários do Rio São Francisco.

Petrolândia-PE, 09 de janeiro de 2017.


Ricardo Rodolfo - Prefeito de Petrolândia/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário