segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Vamos conversar. Eu tenho um desafio para você. Aceita?


VAMOS CONVERSAR. EU TENHO UM DESAFIO PRA VOCÊ. ACEITA?
Estou IMPRESSIONADO, impactado. Desde a última sexta feira quando estive na cidade de Petrolina para cumprir agenda com o INCRA, CODEVASF e com o MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA. Os três encontros aconteceram de 9h30 às 17h. Fui honrado e bem recebido por todos os três líderes: Bruno Medrado (INCRA), Aurivalter Cordeiro (CODEVASF) e o Dep. Fernando Filho. A menos de um mês a frente do governo em Petrolândia, estou diante do maior desafio da minha vida. Administrar com paz, justiça, equidade e sobretudo com responsabilidade, a cidade que nasci.
Os DESAFIOS são enormes. Desemprego em alta, crises (hídrica, econômica, moral), e a mais terrível de todas, A POLÍTICA. 
A cidade também, no momento, com vários problemas estruturais. Por exemplo, o Bairro Nova Esperança. Por lá, problemas de abastecimento de água, ocupações irregulares e falta de saneamento. Além disso, ambulâncias rodando no limite, carros, prédios, computadores, máquinas e equipamentos, precisando de rápidas melhorias... e o pior, não temos recursos.
Apesar de tudo isso: ESTOU CHEIO DE ESPERANÇA!!!
Milhares de prefeituras no Brasil estão com graves problemas administrativos e financeiros neste início de ano. Por isso, o meu foco está na gestão eficiente, com controle de gastos, na criatividade e PRINCIPALMENTE NA DEPENDÊNCIA DE DEUS.
Na minha mesa estão centenas de curriculum, vários pedidos de socorro misturados com lágrimas, medo e esperança. No meu celular pessoal, na caixa de emails, facebook e whats, inúmeras são as mensagens desesperadas... pessoas que dizem que precisam muito desta vaga de emprego... leio todas e oro: Meu Deus?! Como ajudar tantos e com tão poucas vagas na prefeitura? Meu coração de cristão e humano, entra em conflito com a cabeça de prefeito e administrador. Fui posto para governar e fazer o melhor para todos, não apenas para os amigos, irmãos e membros do grupo político... FUI ELEITO PARA SERVIR O AO INTERESSE PÚBLICO. Isso significa que não posso ajeitar uma pessoa, uma empresa, uma situação em detrimento de uma coletividade. Não posso num momento como esse de ajustes, de correções, de análises... preencher todos os cargos comissionados, fazer contratos, empenhar gastos de qualquer maneira, não posso. Tenho certeza, no meu lugar, nesta conjuntura... Nenhum prefeito do passado, distante ou recente, nenhum deles faria isso!!!
Mas neste dia e nesta hora (domingo, 22/01/2017, às 15h, no meu gabinete na Prefeitura, desde às 7h da manhã...), não quero apenas dizer o que não posso fazer, mas sobretudo dizer O QUE POSSO FAZER COMO PREFEITO DA NOSSA QUERIDA PETROLÂNDIA - A NOSSA TERRA DE ESPERANÇA!
Vou enumerar para ficar mais fácil...
1. Gerenciar de forma responsável os recursos financeiros da melhor maneira. Preciso cumprir a lei de responsabilidade fiscal e gastar apenas o permitido com folha de pessoal.
2. Tentar conter e reduzir gastos públicos. Diminuir as contas de água e luz. Verificando as coisas, otimizando os resultados. A proposta é que todos economizem, fazendo as coisas certas. Acabar com a ideia errada que está por aí (na cabeça de alguns), de que por que é público podemos desperdiçar...
3. Ativar/aumentar/fomentar os locais de comércio popular, além de melhorar as instalações do mercado público municipal. Criaremos novos locais para pequenos empreendimentos: quiosques na orla, nas praças e em lugares abertos e movimentados. Claro que com as devidas precauções: desenho, utilização correta, limpeza e bom uso...
4. Conversar com a cidade aqui dentro do meu gabinete e em horários alternativos, com técnicos do governo e com pessoas de bem, profissionais liberais e voluntários, acerca das dificuldades/desafios que estão postos. A intenção é encontrar soluções para melhorar o desenvolvimento da nossa cidade. NOSSA CIDADE É LINDA, PETROLINDA. Para dar um exemplo, estaremos conversando com pessoas ligadas ao DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, COM O FOCO NO TURISMO. Sentaremos com os turismólogos, técnicos do governo e com os empresários da rede hoteleira, de bares e restaurantes, da ilha de Rarrá, do catamarã... E JUNTOS VAMOS CONSTRUIR UMA REDE DE RELACIONAMENTOS E DE TRABALHO QUE CONTRIBUA COM O CRESCIMENTO DO EMPREGO E RENDA NA CIDADE.
5. Vamos TENTAR juntar todas as forças políticas da nossa cidade (grupo que me elegeu, oposições que desejam o melhor para o povo, empresários, líderes do agronegócio, sindicatos, associações e conselhos, etc), a FOCARMOS JUNTOS NUM GRANDE ALVO: O ASFALTAMENTO DA ESTRADA DO DESENVOLVIMENTO (do Projeto Apolônio Sales, passando pelo Limão bravo, Icó-Mandantes, até a BR 316, cerca de 50 Km). Com isso, resolveríamos muitos problemas e abençoaríamos milhares de famílias. Os empregos surgiriam, a renda aumentaria, a alegria brotaria em nossa região. Foi assim que Petrolina cresceu e se desenvolveu. Eles conseguiram escoar a produção, economizar máquinas, equipamentos, gastos e tempo. Quando despachei com o Ministro Fernado Filho, eu disse: Ministro, me ajude a fazer de Petrolândia uma pequena Petrolina? Ele me disse de pronto: Ajudo sim! 
E eu complementei que iria a Brasília em março e queria o apoio dele para conversar com Blairo Magi - Ministro da agricultura - e entregar o projeto da estrada do desenvolvimento.
6. Queremos ajudar a DESENVOLVER A AUTOESTIMA DO CIDADÃO PETROLANDENSE. Nossa cidade é linda! Vi isso como lema em São Paulo, através da mídia. Doria, o prefeito eleito de lá, me inspirou a dizer o mesmo: Petrolândia é linda, Petrolinda! Vamos cuidar juntos da limpeza e manutenção dos espaços públicos e principalmente da nossa orla. Vamos convidar a todos para ajudarem neste processo de revitalização, de arborização e embelezamento da cidade... Isso trará um sentimento de nobreza, de dignidade. Utilizaremos as ONGS neste processo: Comunidade Terapeutica Peniel, Arbios, Abrasfa, União Futsal Comunitário, Associação Caatingueira, Associações de artesanato, JUP, Amor Exigente, Coecim e outras da cidade. Precisamos reconhecer as belezas naturais e potenciais da nossa cidade. Gostar daqui. Amar nossa terra. Nosso lugarzinho. É aqui que escolhemos viver e morar com as nossas famílias. As pessoas que estão distantes ao verem nossa cidade linda e bem cuidada, desejarão morar e investir aqui. Farão suas casas, sua roças, suas fazendas, seus sítios, seus empeendimentos. VAMOS ENCHER ESTE LUGAR DE NOVAS IDÉIAS, DE SONHOS E DE BOM SERVIÇOS AO PRÓXIMO... Isso vai gerar uma boa atmosfera, um boa energia e vai contagiar a todos daqui e de quem está passando, vão desejar voltar e isso vai ser renovador na economia. Vai gerar alegria, bem estar, qualidade de vida e principalmente prosperidade.
7. Praticar a solidariedade, ser exemplo! Fiz isso como Pastor e Cristão, ajudamos muitas famílias e pessoas nos momentos cruciais da vida: desempregados, depressivos, dependentes químicos, pessoas em conflitos existenciais, sociais... QUERO DESAFIAR AOS HOMENS E MULHERES DE BEM A PRATICAREM A SOLIDARIEDADE! Todos podem participar. Dividindo um pouco do seu pão, da sua renda, do seu tempo com os que sofrem. Quem sabe fazer doação de alimentos, dar cesta básica aos conhecidos e desempregados ao seu redor. Pagando pequenos afazeres a alguém que precisa. Ajudando a preparar jovens, homens e mulheres para novos concursos públicos. Talvez um mutirão para construir a casa do amigo e ajudar ele sair do aluguel. Fazer doação de materiais de construção a quem precisa de somente mais um pouco de cimento e tijolo ou telha para terminar sua casinha. Pagar com mais dois amigos de infância a faculdade de seu amigo que está sem condições no momento. São inúmeras as possibilidades... Podemos amar na prática as pessoas, ajudando agora os que precisam e estão ao nosso redor. Isso faz a cidade melhorar!!! Nossa terra tem água, o solo é fertil. Podemos fazer dezenas de hortas comunitárias, inclusive em alguns espaços públicos. Vamos usar a criatividade para plantar e colher!
Amigos, irmãos, funcionários públicos, autônomos, empresários, professores, médicos, advogados, assistentes sociais, agricultores, vereadores, donas de casa, estudantes, igrejas... ME AJUDEM EM NOME DE JESUS!!!
Sozinho não conseguirei dar conta. Preciso da ajuda preciosa de cada um de vocês. Não me importo se sou do PR e você do PT, ou PMDB. Não me importo se sou evangélico e você católico, espírita ou indígena. Não me importo se sou hétero e você homossexual. Não me importo se sou da área urbana e você da área rural... ESSAS DISTINÇÕES NÃO SÃO ESSENCIAIS! O MAIS IMPORTANTE É QUE SOMOS QUASE TODOS DE UMA MESMA FAMÍLIA E TODOS DE UMA MESMA CIDADE, PETROLÂNDIA. Não podemos lutar uns contra os outros. Devemos lutar juntos contra os problemas que afetam todos nós. Por isso te convido a amar esta cidade e a cuidar dela. A olhar com carinho as coisas e principalmente as pessoas ao nosso redor.
Vou às ruas, avenidas, quadras, comunidades rurais e ao maior número de pessoas que puder e levar esta mensagem de unidade a toda cidade. Unidade gera prosperidade. E então, você ama Petrolândia? Deus está nos dando a oportunidade de provar. Vamos ao trabalho? Vai ser uma honra estar ao seu lado nesta digna missão. Um abraço carinhoso. Assis Ramalho Alex Santos SertaoNews Petrolandia Daniel Filho


Prefeito Ricardo Rodolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário