domingo, 19 de março de 2017

Museu do Homem do Nordeste reabre após três meses fechado para ajustes e reforma

Museu do Homem do Nordeste fica no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife (Foto: Divulgação/Museu do Homem do Nordeste )
O Museu do Homem do Nordeste, localizado no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, reabre neste domingo (19), após três meses de portas fechadas para alguns ajustes na exposição e reparos na estrutura. Um novo material textual está incluído nessa repaginada, assim como um novo módulo, objetos e obras.
O funcionamento volta ao normal na manhã deste domingo, com a realização da 6ª edição do projeto Domingo dos Pequenos, evento voltado ao público jovem e infantil.
Enquanto esteve fechada, a estrutura contou com alterações de cores. Algumas questões como infiltrações e problemas nas vitrines e tarjetas foram resolvidas. Os ajustes também foram feitos para aproximar os visitantes. Foram retiradas algumas vitrines para permitir que o visitante chegue mais perto dos objetos.
Mantendo o conceito, houve ainda alteração nos textos expostos. Agora, eles estão menos densos e acadêmicos. A “Sala das Influências” passa a contar com a história de povos indígenas e a afrodescendentes. Nesse módulo, há rede de dormir, tecidos africanos e turbantes. Um mapa indicando os povos indígenas presentes na região Nordeste também foi colocado, assim como a foto de Xikão, liderança indígena que lutou pela demarcação do território Xukuru.
Outros objetos também foram acrescentados no acervo. São eles: uma antiga máquina de algodão doce, um carrinho de café e uma máquina de amolar facas, que pertenceu a José Antônio da Costa Filho, um dos primeiros amoladores do bairro de Casa Amarela.
Com o objetivo de trazer uma contemporaneidade à exposição, o museu terá a inserção da obra “ABC da Cana”, assinada pelo artista Jonathas de Andrade, e a pintura “O Canavial”, de Aloísio Magalhães. Além dessas obras, estarão expostas fotografias do projeto “Nordestes Emergentes”.
O Museu do Homem do Nordeste fica na Av. Dezessete de Agosto, 2187, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.
Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário