sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Novo tombamento de Fernando de Noronha é publicado

Agora é oficial, o novo tombamento de Fernando de Noronha foi publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (8). A partir da publicação ficam preservados o Palácio de São Miguel, Forte de Santana (o Forte dos Remédios e a Igreja já são tombados), Capela de São Pedro, Forte de Santo Antônio, Air France, Forte Nossa Senhora da Conceição, um Iglu do Bolbró, Forte do Boldró e Capela da Quixaba. Além dos monumentos tombados, as áreas do entorno desses imóveis devem ser preservadas

A publicação coloca um fim na polêmica criada desde que a ilha foi tombada por completo pelo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em caráter provisório, no ano passado.   O tombamento anterior incluía todas as casas, prédios públicos e até a paisagem da ilha, como o Morro do Pico, as praias e o Morro Dois Irmãos.


O tombamento completo ampliava a burocracia para construções em Noronha, incluindo na Zona Urbana, uma vez que para início das obras seria necessária aprovação do Iphan, além da Administração da Ilha e órgãos ambientais.  O tombamento completo foi reprovado pelos moradores e o Conselho Distrital. Uma longa negociação foi realizada entre os Governos Estadual e Federal até a versão final do tombamento, preservando as áreas históricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário