terça-feira, 24 de outubro de 2017

ICMBio: incêndio que já atinge 22% da Chapada dos Veadeiros foi criminoso

Incêndio que assola a Chapada dos Veadeiros desde o dia 17 de outubro foi criminosoFernandoTatagiba/ICMBio

O incêndio que está assolando o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, desde o dia 17 de outubro foi criminoso, na avaliação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As suspeitas são de que o incêndio foi iniciado por fazendeiros da região, em represália à recente ampliação da área do parque. De acordo com o órgão, o fogo ainda não foi controlado e já atingiu 22% do parque. Ontem este percentual estava em 15%.

O combate às chamas será reforçado com a chegada de um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave é equipada com um sistema de combate a incêndio constituído de dois tubos em sua porta traseira que, a uma altitude de cerca de 45 metros podem despejar água nas áreas em chamas. “A previsão é de que a aeronave chegue a partir de amanhã”, disse à Agência Brasil o chefe do parque, Fernando Tatagiba, que é analista ambiental do ICMBio.

Segundo ele, “não há a menor dúvida de que o incêndio é criminoso”, uma vez que ele avançou nas áreas posteriores àquelas onde o aceiro (barreira para contenção do fogo) já havia sido feito. “Temos certeza do local de origem, que foi às margens da GO-118, que liga Brasília ao Tocantins, numa área chamada Pouso Alto. Quem colocou fogo ali conhece a dinâmica do vento e do fogo”, disse o chefe do parque.

Tatagiba explica que a principal causa de incêndios são os raios, que ocorrem nos períodos de chuva. “Não existe combustão espontânea no cerrado. Incêndios iniciados nessa época do ano têm sempre origem humana. Se alguém faz uma queimada e ela foge ao controle, transformando-se a em incêndio, isso já é caracterizado como um crime. No caso desse incêndio na Chapada, uma hipótese que foi levantada pela comunidade é de que o incêndio foi causado por fazendeiros da região em represália ao aumento da área do parque”, acrescentou.
A esperança da equipe é a de que alguma chuva ocorra na região. Tatagiba, no entanto, não está muito otimista. “O céu hoje está nublado, mas apenas com nuvens finas. Com isso a perspectiva de chuva é mínima”, disse.

O incêndio atual teve início no dia 17 de outubro. Diante desse cenário de agravamento da situação, a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, município localizado na Chapada dos Veadeiros, decretou situação de emergência. Segundo o ICMBio, mais de 200 pessoas, entre profissionais de combate ao fogo e voluntários, trabalham para conter as chamas, que provocaram o fechamento do parque.

Vídeo: Marília Mendonça é atingida por celular no rosto, interrompe show e detona fã

Foto: Reprodução Bocão News
Na madrugada do último domingo, Marília Mendonça ficou bastante chateada durante um show realizado em Iturama, Minas Gerais, e não escondeu a insatisfação, mesmo em cima do palco. A cantora foi atingida no rosto por um celular jogador por um fã durante a sua apresentação e parou o show para reclamar da atitude. 
"Eu preciso falar alguma coisa? Eu preciso falar que isso é falta de respeito? Eu sai lá da que eu tava, vim aqui com o maior carinho do mundo para fazer o show para as pessoas que querem me escutar, que querem ver o meu show e não apenas tirar uma foto de mim como se fosse um produto. Além de você não estar cantando junto comigo as minhas músicas, você ainda jogou o celular na minha cara. Eu não sou nenhuma cadela. Eu estou aqui trabalhando. Trabalhei a semana inteira. Me respeite como estou te respeitando, respeitando o ingresso que você pagou".

Por redação Bocão News

76ª Exposição de Animais começará no próximo dia 4

Exposição de Animais Foto: Arquivo/Folha de Pernambuco
A tradicional Exposição de Animais e Produtos Derivados chega este ano à 76ª edição no Recife com a expectativa de gerar cerca de R$ 30 milhões em negócios e receber cerca de 200 mil pessoas. O evento será realizado de 4 a 12 de novembro, com previsão mais otimista devido à melhoria nas condições climáticas e do consequente aumento dos rebanhos e da produção bovina.

Segundo dados dos produtores, as condições climáticas mais favoráveis fizeram com que o rebanho bovino crescesse em relação ao ano passando, saindo de 1,6 milhão para 1,8 milhão de cabeças. O rebanho caprino cresceu de 2,6 milhões para 2,7 milhões de animais, e o de ovinos, de 2,7 milhões para 2,8 milhões. Já a produção de leite subiu de 1,5 milhão de litros por dia para 1,8 milhão. 



A exposição é realizada pela Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC) em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco. O evento contará com exibição de cerca de 4 mil animais - entre equinos, bovinos, caprinos, ovinos e suínos de alta linhagem genética, além de aves, coelhos e peixes ornamentais. Também haverá leilões de animais, compras diretas aos pecuaristas e comercialização de produtos em estandes.

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil

Umbuzeiro - Foto: Tony Xavier
Á alegria do sertanejo é ver o colorido das árvores que simbolizam á caatinga  do sertão nordestino. Bom dia!

Bom dia Petrolândia!
Blog Petrolândia em Foco