quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Tempestade derruba galhos e frutos no povoado da Agrovila 1, na tarde desta quarta-feira

Mangas
Chuva, trovões e muito vento ocasionaram a derrubada de milhares de mangas na tarde desta quarta-feira (01) no povoado da Agrovila 1 do bloco do projeto Barreiras. 


Todos os moradores do povoado ficaram bastante assustados com á tempestade que teve início por volta das 14:00hs durando aproximadamente 30 minutos, mas o suficiente para assustar á comunidade e derrubar galhos e frutos  de todas ás árvores. 

Mangas

Da Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia: agendamento de exames e consultas de 06 á 10 de novembro de / 2017

Secretaria Municipal de Saúde - Foto: Tony Xavier

Segunda, 06: Neurologista, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça, 07: Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais.
Quarta, 08: Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista.
Quinta, 09: Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista.
Sexta, 10: Ginecologista, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista.

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Informações: Paulo Jr.

Petrolândia: flores da primeva brilham e colorem á cidade

Centro da cidade -Foto: Tony Xavier
Todos os centros urbanos por mais modernos que sejam, por mais elegantes e gigantescos que possam parecer, não teriam o brilho e á elegância se não tivesse um toque super especial da natureza. 

Na humilde mas belíssima cidade de Petrolândia no sertão de Itaparica em Pernambuco, á beleza das árvores da cidade é um verdadeiro jardim nesta época do ano. 

Ás craibeiras com suas lindas flores amarelas colorem e modificam o cenário da mais bela e aconchegante cidade do sertão do nordeste brasileiro,
 Centro da cidade - Foto: Tony Xavier
 Craiberas - Foto: Tony Xavier
 Craibeiras - Foto: Tony Xavier
 Craibeiras - Foto: Tony Xavier
 Centro da Cidade - Foto: Tony Xavier

Redação do Blog Petrolândia em Foco

Xaxado mostra tradição e resistência em encontro em Serra Talhada

Fundação Cultural Cabras de Lampião/Foto: Divulgação
O pau que batia o feijão para retirar da vagem o caroço, após a colheita, fez surgir o ritmo. Da prática (xaxar), veio o nome. E com o tempo, fez-se dança. O xaxado possui hoje um festival só seu, que já está em sua 13ª edição. Ele é realizado em Pernambuco em Serra Talhada, Sertão do Pajeú - cidade que já foi conhecida como Vila Bella, e local no qual o bando de Lampião teria difundido o ritmo.

Essas são algumas das versões históricas, mas fato é que o 13º Encontro Nordestino de Xaxado começa hoje e segue até o próximo domingo, em múltiplos polos da cidade sertaneja.

Num grupo que era formado só por homens, vivendo entre fugas e combates, é compreensível saber que mulheres não dançassem o xaxado. As espingardas, fiéis companheiras dos cangaceiros, faziam as vezes de damas, seguindo ao lado dos homens, durante o arrastar de passos.

A exclusão feminina permanece apenas nos nomes dos grupos mais antigos, como Cabras de Lampião e Herdeiros do Xaxado. Apenas. Pois quem preside esse bando todo é, sim senhora, uma mulher. Cleonice Maria dirige e coreografa e espetáculo, que é o mesmo desde 1995.



“O espetáculo dos Cabras de Lampião nunca foi mudado. Porém, periodicamente, apresentamos o maior espetáculo ao ar livre dos sertões brasileiro, 'O Massacre de Angico - a Morte de Lampião'”, afirma. 

“Como em qualquer outra montagem cênica, os dançarinos sugerem e ajudam na criação das coreografias. Na verdade, as coreografias estão prontas há vinte e três anos. Apenas alguns retoques são dados quando aparece uma ideia interessante”, complementa. No que se refere ao figurino, a mudança é recorrente, sem perder a originalidade e autenticidade de como os cangaceiros se vestiam.

O evento conta ainda com oficinas de dança, palestras sobre patrimônio, feira de artesanato da região, mostra de comedoria sertaneja, apresentações musicais, passeio turístico ecológico ao Sítio Passagem das Pedras (onde nasceu Lampião) e à Fazenda Pedreira (do primeiro inimigo de Lampião, Zé Saturnino) e o Baile Perfumado, uma festa no Clube da Fazenda São Miguel, com o forrozeiro Assisão.

O encontro é um grande divulgador da cultura nordestina e conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.
Mas, em Serra Talhada, o xaxado não é tema só uma vez ao ano.

“Costumo dizer que o xaxado começa cedo em Serra Talhada, a nossa cultura por ele já vem enraizada em nosso povo. Temos grupos formados apenas por crianças, os Herdeiros do Xaxado. Frequentemente, os pais procuram o Museu do Cangaço (nossa sede) para matricular as crianças que ficam aperreando em casa, querendo dançar xaxado. As aulas são semanais e gratuitas”, revela Cleonice.


No momento em que a vida parece ser regida pela pressa, ressalta-se a palavra-chave: encontro. “Hoje, mais do que nunca, é necessário fazer eventos como o Encontro Nordestino de Xaxado, pois é uma celebração à cultura e às raízes. A internet e a hiperconectividade podem ser aliadas na projeção dessas manifestações. É uma questão de saber utilizar essas ferramentas”, opina.
A distância é, para os grupos, o menor dos problemas no entender de Cleonice. 

O artista Marcos Medeiros representa Pernambuco em feira de intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos

Artista retrata temas nordestinos em suas obras/Foto: Divulgação
Pernambuco será representado na Feira Cultural Brasil-Estados Unidos, na Framingham State University, em Massachusetts, pelo artista plástico e produtor cultural Marcos Medeiros, de Ipojuca. O artista traz em suas telas elementos nacionais, como Mata Atlântica, e nordestinos, como carro de boi. 
O evento começa nesta quinta-feira (02) e segue até o dia 05. Professores, educadores e representantes de diversas universidades do Brasil e dos Estados Unidos vão participar.

Bom dia Petrolândia, bom dia meu querido povo brasileiro

Ninho do Pássaro - Foto: Tony Xavier
Á mansão de um  pássaro que ele construiu com muito trabalho e muito carinho para criar os seus filhotes, coisas da natureza. Bom dia!

Bom dia Petrolândia!
Blog Petrolândia Em Foco