quarta-feira, 29 de novembro de 2017

A cidade de Petrolândia sediará Fórum Social em Defesa das Águas do Rio São Francisco


A Diocese de Floresta, juntamente com as demais instituições e Movimentos Sociais Organizados, vem lhe convidar para participar do Fórum Social em Defesa das Águas e do Rio São Francisco, que se realizará na cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, onde discutiremos formas de desenvolvimento de ações com vistas à defesa do Rio São Francisco e Contra a Privatização da CHESF.

Data: 15 de dezembro de 2017
Horário: 08h00, Saída com Caminhada
Concentração: De frente a Prefeitura Municipal 
Local do Fórum: Orla Fluvial de Petrolândia.

Vem participar deste grande ato em defesa ao Velho Chico

Por ASCOM 

PETROLÂNDIA-PE: 2º grande encontro de sanfoneiros , vaqueiros e amigos

Foto Divulgação
Blog Petrolândia em Foco

Morte de aluno de medicina causa comoção em faculdade de Belo Horizonte


A morte de um estudante do primeiro período de medicina da Faminas-BH, na Avenida Cristiano Machado, na Região do Venda Nova, em Belo Horizonte, causou grande comoção entre os alunos da instituição e de diretórios acadêmicos do mesmo curso de outras faculdades em todo o país. O corpo foi encontrado em sua casa, na manhã desta terça-feira.



Nas redes sociais sao várias manifestações que chamam a atenção para a extrema pressão enfrentada pelos estudantes de medicina, atribuída por muitos à carga considerada estressante do curso. A Faminas, em sua página no Facebook, publicou nota de luto pela morte do jovem nesta terça-feira.

As primeiras informações são de que o jovem teria cometido suicídio. Este teria sido o segundo caso envolvendo aluno do curso em 10 dias. 

O presidente do Diretório Acadêmico da Faminas, Ayrton Matos, afirma que a situação é muito preocupante. “Em setembro tivemos reunião com a coordenação do curso e alertamos sobre a saúde mental dos alunos de medicina, que se demonstram abalados. Mas não vimos qualquer ação para mudar o quadro”, afirmou Ayrton.



Por meio de nota, divulgada nesta quarta-feira, a Faminas informou que lamenta os casos e informou que mantém um projeto de apoio aos alunos. Leia na íntegra:

"É com grande pesar que a Faculdade toma ciência do ato envolvendo alunos e lamenta o ocorrido. A instituição compreende a complexidade e tamanha responsabilidade diretamente implicada no processo de formação dos estudantes, mantendo constante a preocupação para com a qualificação profissional e manutenção da qualidade de vida deles. Diante de tais inquietações e princípios acadêmicos e pessoais, para apoiar os estudantes, que estão se preparando para exercer profissões, a instituição de ensino oferece serviços, como o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAP), que promove atendimento psicológico a alunos de todos os cursos, funcionando com horários individualmente agendados. Para questões relacionadas a fé e espiritualidade, há o projeto Pastoral Universitária.

Atenta a demandas, a Faculdade desenvolve o projeto “Escutatória”, com terapias em grupo acompanhadas por um médico psiquiatra e psicólogos. O incentivo ao esporte e lazer também é uma iniciativa de apoio aos estudantes.

Eurico Miranda 'dá bolo' e não comparece para depor sobre eleição

Eurico Miranda - Foto: Paulo Fernandes/Vasco
Intimado pela delegada Patrícia Aguiar para depor na Delegacia de Defraudações às 14h desta quarta-feira (29), o presidente do Vasco, Eurico Miranda, não compareceu ao local para prestar esclarecimentos sobre as suspeitas de irregularidades na eleição do clube.
Além do dirigente, era aguardado seu assessor, Ricardo Vasconcellos, e mais dois funcionários cruzmaltinos.
Quem representou o mandatário foi o advogado Eduardo Real Côrtes, que comunicou a ausência, tirou uma cópia do inquérito e remarcou o depoimento.
Patrícia Aguiar já ouviu quatro sócios que votaram no pleito e que estavam na urna 7 que está subjudice. A delegada declarou nesta terça que há "indícios de fraude" na eleição e que as investigações estão em andamento.
Ela abriu inquérito na última segunda-feira e tem 30 dias para concluí-lo. Outros sócios que estão sob suspeitas serão intimados a depor.

Á seca no sertão, poema de Tony Xavier, o poeta do povo

Poeta, Tony Xavier

Á SECA NO SERTÃO
Autor: Poeta Tony Xavier, o poeta do povo

O Calor por aqui tá de lascar
No sertão está mesmo uma loucura
Tá sobrando pra nossa agricultura
Só Deus mandando chuva pra mudar.
As águas nas barragens vão faltar
O plantio está o maior sufoco.
O tronco de algaroba virou toco
Tá virando um colapso verdadeiro
Já tem gente irrigando o coqueiro
Usando a água do próprio côco.

Passarada já canta com tristeza
Animais já não vivem sossegados
O calaor só aumenta no roçado
O calor destruiu toda beleza.
Já não temos mas água na bandeja
E na agricultura um sufoco;
Sertanejos estão ficando louco
O sertão sem ter chuva é um desespero,
Já tem gente irrigando o coqueiro,
Usando a água do próprio côco.

Milho verde hoje é uma novidade
Pois sem chuvas não há como plantar
Se nascer quando o líquido faltar
De tristezas adeus felicidade.
Pois sem água não haverá bondade
Pois o solo tão seco produz pouco.
E pra viver assim nesse sufoco,
É igual comprar muito sem dinheiro,
Já tem gente irrigando o coqueiro,
Usando a água do próprio côco

Para rever esse e outros poemas, acesse á página de poesias no alto do blog.

Blog Petrolândia  em Foco


O Rei Roberto Carlos e ás cantoras Simone e Simaria choram ao cantar juntos em show de fim de ano

Foto Divulgação
A participação de Simone e Simaria no Especial Roberto Carlos, que este ano leva o título "Esse Cara", arrancou lágrimas da dupla sertaneja e do Rei. A gravação do programa aconteceu na noite desta terça (28), nos Estúdios Globo, no Rio. A exibição na TV está prevista para ir ao ar dia 23 de dezembro.
Ao subirem no palco, as irmãs começaram a cantar "Quando o Mel é Bom", acompanhadas pelo anfitrião da noite. A emoção e ansiedade delas foi tanta que acabou embaraçando a execução da música. Por isso, a produção pediu que o número fosse regravado. A dupla, então, deixou o palco acompanhada de Roberto Carlos. Minutos depois, todos voltaram e refizeram a gravação.
Entre lágrimas, Simaria abraçou Roberto Carlos e disse que estava muito emocionada e feliz por participar do programa ao seu lado. Ele também acabou chorando. "Ajudem a gente. É muita emoção", disse para a plateia, composta por anônimos e famosos, antes de começar a cantar novamente. Simone dirigiu-se à irmã e brincou: "Chora não, coleguinha".
Sereia
Isis Valverde, Tiago Iorc, Djavan e Érika Ender também cantaram ao lado de Roberto Carlos. Valverde foi quem abriu o show ao lado do Rei. A intérprete da espevitada Ritinha, de "A Força do Querer" -que deu lugar à "O Outro Lado do Paraíso", atual trama das 21h da emissora- deu voz a "Emoções" junto ao cantor. Depois, ele entoou "Sereia", em homenagem a personagem da atriz na novela de Glória Perez que terminou em outubro.
Iorc cantou "É Preciso Saber Viver" com o Rei e também a canção "Amei Te Ver", de seu próprio repertório. A participação de Djavan começou com sua música "Pétala" e terminou em "As Curvas da Estrada de Santos".
A panamenha Erika Ender soltou a voz com o sucesso "Despacito", que começou no andamento original e terminou em ritmo de samba, com a bateria da escola de samba Beija-Flor no palco.
Aniversariantes

Política: o delator e os delatados

Depois de se enrolar com o próprio gravador, Joesley Batista resolveu parar de falar. O empresário passou quatro horas em silêncio  diante da CPI da JBS. Enquanto ele segurava a língua, os parlamentares o usaram como escada para aparecer na TV Senado.
A sessão promoveu o reencontro do delator com os delatados que o bajulavam. Ao menos 15 integrantes da CPI receberam dinheiro do frigorífico na última campanha. Diante das câmeras, eles preferiram omitir a ajuda para atacar o ex-aliado.
"Acho que o senhor não é tão bandido quanto confessa ser", disparou o relator Carlos Marun (PMDB-MS), destinatário de R$ 103 mil da JBS em 2014. "O senhor, que era um mafioso de terceira categoria, resolveu achar que era o Al Capone", prosseguiu.

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil

 Xique-Xique na região petrolandense - Foto: Tony Xavier

Á união das flores do xique-xique. Foto: Tony Xavier

Na bela criação das flores unidas pela natureza estamos amanhecendo nesta quarta-feira 29 de novembro de 2017. Que Deus ilumine á todos nós em mais um dia que se inicia, bom dia!

Bom dia Petrolândia!
Blog Petrolândia em Foco