quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

61% dos brasileiros acham reforma da previdência desnecessária

Rodrigo Clemente/05.01.2009/O Tempo/Estadão Conteúdo

Seis em cada dez brasileiros acham que a reforma da Previdência não é necessária para o País. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas com 2.500 brasileiros em 176 municípios das 27 unidades da federação. O instituto perguntou se do ponto de vista das contas do governo a reforma é necessária ou desnecessária. Para 61,5% dos entrevistados a reforma é desnecessária. 33,3% acham que a reforma é necessária e 5,3% não responderam. 

Para convencer a população da necessidade da reforma o governo Temer tem usado dois discursos: o da necessidade das mudanças para que o governo possa fechar as contas no azul e investir em outras áreas, como saúde e educação, e do fim dos privilégios do sistema atual. Pelo resultado da pesquisa, a população ainda não está convencida de que os ajustes são necessários. 

O apoio à reforma é ainda menor. Questionados se são a favor ou contra a reforma, 66% dos entrevistados responderam que são contra e 28% disseram que são a favor. 6% não sabem ou não responderam. 

O conhecimento do brasileiro em relação a reforma atinge praticamente 80% da população. Questionados se já tomaram conhecimento ou ouviram falar da reforma, 79,8% disseram que sim e 20,2% responderam que não. A pesquisa foi feita por meio de questionário online entre os dias 09 e 11 de dezembro de 2017. O grau de confiança da amostra é de 95 % para uma margem estimada de erro de dois pontos percentuais para os resultados gerais.


Para aprovar a reforma da Previdência no Congresso, o governo precisa de 308 votos favoráveis (3/5) na Câmara e 49 no Senado em dois turnos de votação. A votação na Câmara está marcada para 19 de fevereiro. 

COLUNA DO FRAGAMariana Londres, de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário