sábado, 13 de janeiro de 2018

Carnaval 2018: Maracatus nações fazem acerto de marcha na Rua da Moeda

Acerto de marcha de maracatus nação na Rua da Moeda teve apresentação do Estrela Brilhante, do Alto José do Pinho. Foto: Roberto Ramos/DP

Três grupos abriram o acerto de marcha dos maracatus nação na noite desta sexta-feira, na Rua da Moeda, bairro Recife, Região Centro do Recife, numa programação que vai se repetir todas as sextas-feiras até o dia 8 de fevereiro, sempre a partir das 18 horas. “Durante a semana os maracatus ensaiam em seus bairros, de terça a sábado, e nas sextas-feiras se apresentam no palco da Rua da Moeda”, explica o mestre Chacon Viana, do Maracatu Porto Rico. No mesmo local também se apresentam afoxés e grupos de dança e percussão afros.

A programação oficial que começou na terça-feira inclui 13 maracatus nação, com encerramento na semana pré-carnavalesca, com apresentação na Praça do Marco Zero no dia 8 de fevereiro, totalizando 18 ensaios. As apresentações desta sexta-feira ficaram a cargo dos maracatus nação Estrela Brilhante, do Alto José do Pinho, Região Noroeste do Recife, Estrela D'Alva, de Joana Bezerra, Região Centro, e Sol Nascente, de Água Fria, Região Norte. Também estiveram na Rua da Moeda o Balé Bacanaré e o afoxé Oyá Tokolêowo, de Dois Unidos. 

O ritmo das alfaias e outros instrumentos dos maracatus nação atraiu muitas pessoas para a Rua da Moeda, onde já se concentravam integrantes de outros grupos afros, como as amigas Dayane Joyce Souza de Albuquerque, 22 anos, e Erlane Melo, 21. “Fazemos parte do afoxé Oyá Tokolêowo há oito anos“, contava Dayane enquanto acompanhava a evolução dos maracatus. 

Neste sábado, às 18 horas, a programação oficial prevê apresentação do maracatu nação Cambinda Estrela se apresenta na Rua Elias Gomes,  420, em Chão de Estrelas, próximo do Terminal de ônibus, em frente à Escola São Judas Tadeu. Na próxima semana, sempre às 18 horas, na terça-feira, o Encanto da Alegria estará na Rua Coremas, 40, Mangabeira; na quarta-feira, o Leão da Campina se apresentará na Rua Mário Gil Rodrigues, 26, em Lagoa  Encantada, próximo ao Colégio Maria Sampaio de Lucena; na quinta-feira, o Encanto do Pina, na Rua Osvaldo Machado, 504, Pina; e, no sábado, o Raízes de Pai Adão, na Rua Riolândia, 65, em Água Fria

Por: Osnaldo Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário