quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Documentário sobre escritor Carlos Heitor Cony será exibido na TV

Escritor foi eleito para a ABL em 2010 e faleceu na sexta. Foto: Curta!/Divulgação

O escritor Carlos Heitor Cony, que morreu na sexta-feira (5), será homenageado nesta semana pelo canal Curta!. Na quarta (10), às 18h, e na sexta (12), às 16h, será exibido o episódio Cadeira 3: O anarquista inofensivo da série documental Imortais da Academia. O programa também estará disponível para ser visto pelo Now até o dia 28. A série dirigida por Belisario Franca mostra o trabalho do cronista, jornalista e escritor, dono do terceiro assento da Academia Brasileira de Letras. 

Imortais da Academia é uma série documental criada por Luiz Dolino, exibida pelo canal Curta!, financiada pelo Fundo Setorial Audiovisual (FSA) e produzida pela Giros. Lançada em setembro de 2017, a produção com 42 episódios retratava a vida e a obra dos 40 membros da Academia. O canal independente Curta! é dedicado às artes e à cultura e está presente em 12 milhões de lares pela TV por assinatura: NET e ClaroTV (56), OiTV (76), VivoTV (664), GVT (132) e operadoras regionais associadas à NeoTV.

Carlos Heitor Cony
Cronista, jornalista e escritor, Cony nasceu em 14 de março de 1926 no Rio de Janeiro. Foi eleito em março de 2000 para 3ª cadeira da Academia Brasileira de Letras, sendo o 5º acadêmico a ocupar o posto. Foi vencedor de pelo menos dez prêmios durante a carreira, com três Jabuti e um Machado de Assis. Começou a trabalhar como redator na Rádio Jornal do Brasil 1952. 

Já em 2014, ganhou o Grande Prêmio da Cidade do Rio de Janeiro, da Academia Carioca de Letras. Morreu no dia 5 de janeiro, aos 91 anos, por falência múltipla dos órgãos. Deixou a esposa, Beatriz Lajta, duas filhas, Regina e Verônica, e um filho, André.

Por: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário