quinta-feira, 8 de março de 2018

EM BELEM DO SÃO FRANCISCO, FAMÍLIAS ESTÃO PREOCUPADAS POR CONTA DA SECA DO RIO

Famílias que moram em Impueira, zona rural do município de Belém do São Francisco, vem enfrentando uma situação nunca vista antes. Na localidade moram mais de 100 famílias que sobrevivem exclusivamente da agricultura, o fato é que aproximadamente 15 Km do leito do Rio São Francisco, o chamado Rio Pequeno, do lado esquerdo da Ilha dos Brandões, está secando por conta da vazão baixa do Rio. A redução da vazão da barragem de Sobradinho, afeta diretamente os moradores dessa localidade. Uma perna do Rio está praticamente sem vida causando imenso prejuízo para todos os moradores da região, os mesmos tentam desesperadamente socorrer o Rio com trabalhados braçais de retirada do mato e fazendo limpeza no leito do Rio.
O agricultor Vavá Araquan reuniu mais de 30 trabalhadores e juntos realizam a limpeza, tudo isso na tentativa de salvar as lavouras e de matar a sede do rebanho. Segundo Vavá a água que vem sendo utilizada para o consumo humano é comprada, ainda de acordo com o agricultor se algo não for feito o mais rápido possível os prejuízos serão incalculáveis. O agricultor ainda cedeu um trator de sua fazenda para auxiliar os trabalhadores na limpeza do Rio, o mesmo reconhece que isso ainda é pouco é preciso que as autoridades responsáveis pelo controle da vazão da barragem se sensibilizem e aumente a vazão. Vavá diz ainda que se algo não for feito e o mais rápido possível, algo de proporção gigantesca inevitavelmente vai acontecer. O que as famílias daquela região querem saber é quem vai se responsabilizar por isso, os prejuízos já são incalculáveis e ainda pode ficar pior.

No espaço de aproximadamente de 3 Km por onde os trabalhadores já retiraram alguns matos, é possível vê a quantidade de peixes mortos espalhados ao longo do leito do Rio. Todos lamentam por essa situação e pedem providencias as autoridades, outros apontam para os cardumes de peixes lutando pela sobrevivência. O agricultor Vavá Araquan, esteve na manhã desta quarta-feira (07) com o secretário de agricultura do município de Belém do São Francisco, Laecio Nunes e de Rogério Araquan, chefe de gabinete do prefeito, o mesmo mostrou onde antes só era possível atravessar o Rio de barco e agora faz a travessia rodando com o trator. Vavá diz que em qualquer parte do Rio a largura era de no mínimo 50 metros, com uma profundidade mínima de 3 metros
Por Blog do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário