quinta-feira, 1 de março de 2018

Exposições resgata as impressões Brasileiras de Durval Pereira

Visitantes também poderão fazer um passeio virtual por dentro das telas com interatividade e experiência em 3D
O Centro Cultural dos Correios recebe, a partir do dia 1º de março, a Exposição SESI Durval Pereira – Impressões Brasileiras/100 anos, a mais significativa já montada sobre a vida e a obra desse artista, que é considerado um dos maiores pintores impressionista e paisagista do país. São cerca de 180 telas reunindo a experiência artística do paulista e sua importância para a arte brasileira. O evento, gratuito, é uma realização do Instituto Origami e tem o patrocínio do Sesi-PE.
A mostra, que depois do Recife seguirá para Ouro Preto (MG), São Paulo e Brasília, apresenta as diversas fases e temáticas das pinturas de Durval, como casarios, paisagens, retratos, naturezas-mortas, entre raros exemplares de abstrações produzidos a partir da década de 1970. Além da obra física, os visitantes também poderão fazer um passeio virtual por dentro das telas com interatividade e experiência em 3D.
A curadoria da exposição ficou a cargo do arquiteto e pesquisador Lut Cerqueira. “A mostra é muito mais do que um resgate da memória de Durval Pereira, ou da sua obra e do seu reconhecimento como um dos maiores artistas brasileiros do Século XX.  É o caminho, dentre tantos que o artista percorreu pelo Brasil afora, de reaproximá-lo daquilo que ele mais amava: o público apreciador da verdadeira arte”, observa.

Com mais de 25 anos de experiência profissional, Cerqueira passou mais de dois anos mergulhado na obra de Durval Pereira. Seu desafio era trazer à tona a obra de um artista premiado, mas que foi praticamente esquecido após sua morte, em fevereiro de 1984. “São mais de 30 anos de um quase completo esquecimento. Então, aproveitamos o centenário de nascimento dele para reapresenta-lo ao público”, diz.
Via Blog do Disi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário