quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Povoado de Barreiras: uma saudade sem limites

Distante dos nossos olhos mas dentro dos nossos corações, é assim que vemos hoje á Igreja do Sagrado Coração de Jesus, do submerso povoado de Barreiras com a criação do grande lago de Itaparica na década de oitenta.

Numa visita cheia de saudades e muitas emoções, foi assim que me senti ao caminhar pelas margens do grande lago e pude encontrar escombros de residências e objetos abandonados simbolizando a saudade daquele lugar!

Onde antigamente caminhavam homens, mulheres e crianças, hoje podemos vê apenas alguns animais caminhando e pássaros que sobrevoam procurando um local seguro para ficar  e não serem também destruídos e  ameaçados pelo os homens como há trinta anos atrás.

Da Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier

CENTRO AQUÁTICO KATHYANE XAVIER: Conheça um dos mais belos e aconchegantes espaços para confraternizações da cidade de Petrolândia


Venha conhecer!!!
O Espaço está disponível para realização de Confraternizações, encontro de amigos e familiares.
Ambiente super agradável e bem aconchegante.

Proprietária: Prof. ProfEdfísica Kathyane Xavier
Contato: (87)- 999660668 @ Petrolândia, Pernambuco, Brazil

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Kathyane Xavier



Semifinalista do The Voice Kids sofre acidente de carro com a família

Cantora ficou machucada após acidente. Foto: Globo

Um acidente automobilístico ocorrido nesta quarta-feira (3/1) deixou ferida uma das participantes do reality show The Voice Kids, Joyce Mendes, de 13 anos. A garota viajava para passar as férias em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo com os pais e dois irmãos, um de 16 e outro de 6 anos. Ao passar pela BR-459, o veículo bateu na parte traseira de um caminhão. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), chovia bastante na hora do acidente, por volta das 16h30. 

Tanto Joyce quanto os demais ocupantes do carro sofreram apenas ferimentos leves. Os primeiros socorros foram prestados no hospital do município de Piquete (SP). A mãe da garota, de 38 anos, e o irmão mais novo permanecem internados para realizar exames.  Não há previsão de alta.

O programa Bolsa Família, aponta 346 mil indícios de fraude

Foto/Divulgação
Um pente-fino realizado pela Controladoria-Geral da União em pessoas cadastradas no programa Bolsa Família apontou cerca de 346 mil indícios de fraude. Desses, a maioria não teria direito ao benefício por não cumprir regras determinadas para a participação, como a renda mensal acima de R.
Segundo a auditoria, foram identificados servidores públicos que possuem casa própria e carro importando entre os beneficiados pelo programa. Estima-se que o valor pago indevidamente chega a R$ 1,3 bilhão. 
A investigação dos cadastros teve início após uma série de CPFs e cadastros familiares apresentarem valores estranhos.

De outubro de 2016 até hoje 4,7 milhões de cadastros já tiveram seu benefício sobre revisão para averiguar fraudes. Para o secretário de controle interno da CGU, Antônio Carlos Leonel o principal problema são os cadastros que já são iniciados de modo errado. De acordo com ele, pessoas que já possuem um padrão de qualidade estável se utilizam do programa. 

Filme 'Lula, o filho do Brasil, é investigado pela Lava-Jato

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A Operação Lava Jato mira mais um alvo ligado ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva: o filme que conta sua história. Já foram chamados para prestar depoimento o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil/Fazenda - Governos Lula e Dilma Rousseff).

A Polícia Federal investiga o financiamento do longa Lula, o filho do Brasil e "a participação de personagens envolvidos no tema, em especial Antonio Palocci Filho, junto a empresas".

A cinebiografia do petista estreou em 1º de janeiro de 2010 e custou cerca de R$ 12 milhões.

Lula já foi condenado na Lava Jato. Em julho do ano passado, o juiz federal Sérgio Moro impôs nove anos e seis meses de prisão ao petista por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex.

A sentença será analisada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, a Corte de apelação da Lava Jato, no dia 24 de janeiro. Lula ainda é réu em mais duas ações penais perante o juiz Moro, uma relativa a supostas propinas da Odebrecht e outra ligada ao sítio de Atibaia (SP).

Participaram do financiamento de Lula, o filho do Brasil, além da Odebrecht, as empreiteiras OAS e Camargo Corrêa.

O filme conta a história de Lula, desde a infância dramática no sertão de Pernambuco, aborda sua chegada a São Paulo no pau de arara, as dificuldades que enfrentou ao lado da família, o trabalho na indústria metalúrgica, as históricas campanhas grevistas dos anos 1970 que marcaram o ABC paulista e a ascensão ao topo do sindicato que o consagrou e impulsionou sua trajetória política.

Lula, o filho do Brasil é uma biografia baseada no livro homônimo da jornalista Denise Paraná.

"A história é uma superação das perdas", disse, na época das gravações, o cineasta Fábio Barreto. "Meu trabalho é o de humanizar o mito vivo que é o Lula, só não vamos entrar na fase política."

Na investigação da PF, o ex-ministro Palocci foi convocado para prestar depoimento em 11 de dezembro. Ele foi questionado pelo delegado Filipe Hille Pace sobre a relação que supostamente teria com a produção do filme. O ex-ministro declarou que "deseja colaborar na elucidação de tais fatos", mas que naquele momento ficaria em silêncio.

No mesmo dia, Marcelo Odebrecht, delator da Lava Jato, falou ao delegado e respondeu a uma série de perguntas sobre o caso. Durante o depoimento, a PF apresentou ao empreiteiro e-mails extraídos do seu computador e ligados ao financiamento da cinebiografia.

As mensagens resgatadas foram trocadas por executivos da empreiteira entre 7 de julho de 2008 e 12 de novembro daquele ano.

Naquele dia, Odebrecht escreveu um e-mail com cinco tópicos endereçado a outros funcionários do grupo. Na lista estavam os executivos Alexandrino Alencar e Pedro Novis, que também se tornaram delatores da Lava Jato.

"5) O italiano me perguntou sobre como anda nosso apoio ao filme de Lula, comentei nossa opinião (com a qual concorda) e disse que AA tinha acertado a mesma com o seminarista, mas adiantei que se tivermos nos comprometido com algo, seria sem aparecer o nosso nome. Parece que ele vai coordenar/apoiar a captação de recursos", escreveu o empreiteiro.

"Seminarista", de acordo com os investigadores, seria uma referência a Gilberto Carvalho, ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência (2011/2015/Governo Dilma).
À PF, Odebrecht declarou que, em 2008, "ainda não era o presidente da Odebrecht S.A., função ocupada por Pedro Novis". "Pode concluir pelos e-mails que, aparentemente, Gilberto Carvalho tratou do assunto junto a Odebrecht, mas que Palocci coordenaria o assunto junto às demais empresas", afirmou. "Concluiu pelas mensagens que foram feitos pagamentos para produtora ligada ao filme sem que se fizesse necessária a operacionalização mediante a Equipe de Operações Estruturadas, isto é, de forma não oficial", declarou o empresário que ficou preso em Curitiba, base e origem da Lava Jato, durante dois anos e meio.

Segundo o empreiteiro, "aparentemente os pagamentos não estavam vinculados diretamente ao filme, ou seja, o nome da empresa não apareceria como uma das financiadoras do projeto". Marcelo Odebrecht se comprometeu a buscar documentos, contratos e notas fiscais que embasaram os pagamentos.

Em outro trecho de seu relato, Marcelo Odebrecht cita seu pai, Emílio. "Pelo que o declarante conhece, Emílio Odebrecht nunca condicionou apoio financeiro de interesse de Lula a benefícios específicos de interesses da Odebrecht; que acredita que nunca houve esse tipo de vinculação específica, à exceção de episódios já expostos pelo declarante em seu acordo de colaboração (casos do Refis da crise liberação de linha de crédito para Angola)", declarou.

Bom dia Petrolândia, bom dia nordeste, bom dia Brasil

Igreja de Nossa Sra. Da Saúde
 Igreja matriz de Tacaratu-PE

Bom dia minha querida região nordestina, bom dia Petrolândia, bom dia Brasil. Estamos iniciando mais um dia e agradecendo ao nosso poderoso Deus, por mais uma oportunidade que ele nos oferece para que possamos vencer mais uma jornada. Seguiremos em frente mostrando para o Brasil e para o mundo, imagens da nossa região nordeste do Brasil, um bom dia!

Blog Petrolândia em Foco
Fotos Tony Xavier