sábado, 6 de janeiro de 2018

Petrolândia: Ministro Fernando Filho, visita prefeita em seu gabinete

Prefeita de Petrolândia, Janielma Souza com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho/Foto: Alex Santos

O ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho fez uma rápida visita na manhã de ontem (04.01) ao gabinete da prefeita de Petrolândia, Janielma Souza (PSB), onde contou também com a presença dos vereadores Delano Santos, Dedé de França, secretario de Agricultura Rogério Viana e do ex-prefeito Amadeu Souza. 

O motivo da visita do ministro e deputado federal licenciado, Fernando Filho, foi para reafirmar o compromisso de investimentos na cidade, em que a prefeita Janielma também aproveitou para lhe agradece-lo pelos investimentos prestados ao município.
Amadeu Souza (ex-prefeito), Dedé de França (vereador de Petrolândia), Ministro de Minas e Energia Fernando Filho, Janielma Souza (prefeita de Petrolândia) e Delano Santos (Vereador e Pres. da Câmara de Petrolândia)/Foto: ASCOM de Fernando Filho

Redação do Blog Petrolândia Notícias
Fotos: Alex Santos e ASCOM do Ministro Fernando Filho

Escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, morre aos 91 anos

Foto: Rosana Hessel/CB/D.A Press

O escritor e jornalista Carlos Heitor Cony morreu na noite de sexta-feira, de falência múltipla de órgãos. Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), ele estava com 91 anos. Cony estava internado no Hospital Samaritano no Rio e sua morte foi confirmada pela Companhia das Letras, editora que atualmente lançava seus livros.

Membro da Academia Brasileira de Letras, Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 1926. Sua estreia na literatura se deu com os romances A Verdade de Cada Dia e Tijolo de Segurança. Lançados em 1957 e 1958, os dois livros receberam o Prêmio Manuel Antônio de Almeida - abrindo uma carreira de distinções literárias que mais tarde incluiriam o Prêmio Jabuti (em 1996, 1998 e 2000) e o Prêmio Machado de Assis, em 1996, pelo conjunto da obra, além da comenda de Artes e Letras concedida em 2008 pelo governo francês.

Antes da estreia na ficção, ele iniciara a vida profissional como jornalista - função que nunca abandonaria. Em 1952, entrou para o Jornal do Brasil e mais tarde foi redator do Correio da Manhã. Foi preso diversas vezes durante a ditadura militar. E, em 2004, o Ministério da Justiça concedeu a ele uma pensão vitalícia de R$ 23 mil, valor correspondente ao salário que receberia como redator-chefe de uma publicação. Após deixar o Correio da Manhã, entrou para a Manchete, onde atuou também no departamento de teledramaturgia, participando de projetos como as novelas A Marquesa de Santos e Dona Beija.

Em meados dos anos 60, Cony já tinha 8 livros publicados - além de ficção, coletâneas de crônicas. “Todos eram romances de forte afirmação do individualismo, numa época e num país com pouca tolerância para com individualismos. As esquerdas viam Cony com desconfiança, apesar de seus livros saírem por uma editora sobre a qual não restava a menor dúvida: a Civilização Brasileira, de Ênio Silveira, um homem ligado ao Partido Comunista. Ênio podia não concordar com Cony quanto à linha apolítica e alienada que imprimia a seus romances, mas não abria mão de tê-lo entre seus editados. Cony era talvez o maior escritor profissional do Brasil - produzia um romance por ano, firmara um público certo e não dava bola para os críticos”, escreveu Ruy Castro sobre o autor no Estado no final dos anos 90.
Em 1967, no entanto, lançaria um livro seminal em sua trajetória: Pessach, a Travessia. A obra retrata um escritor carioca que, em pleno regime militar, rejeita qualquer tipo de posição política mais radical, assim como renega sua origem judaica. Pouco depois de completar 40 anos, no entanto, acaba se comprometendo, involuntariamente, com questões políticas. O livro continha crítica dura ao Partido Comunista. Em 1999, o autor voltaria ao tema com Romance Sem Palavras, no qual continuava a história do escritor Paulo.

Ditadura:

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia: agendamento de exames e consultas de 06/ á 12 de janeiro de 2018

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia: 
Segunda-feira, 08 de Jan - Raio x, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Terça-feira, 09 de Jan - Raio X, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais.
Quarta-feira, 10 de Jan - Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais e Dentista (Dra. Glaucia)
Quinta-feira, 11 de Jan - Raio X, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais.
Sexta-feira, 12 de Jan - Preventivo, Ginecologista, Raio X e Exames Laboratoriais.

Da Redação Petrolândia em Foco
Informações: Paulo Jr.


Programa Verão Nordeste da TV Globo destaca em vídeo neste sábado á tarde, Belezas de Petrolândia

A nova temporada do especial "Verão Nordeste 2018" está de volta, e será apresentado neste sábado (06.01) na Rede Globo logo após  a apresentação do Jornal Hoje, por volta das 13h00 no horário de Pernambuco (14h00 no horário de Verão). Nesta edição especial o programa dará destaque a belos cenários turísticos que Petrolândia dispõe.

As gravações aconteceram no mês de setembro do ano passado com a participação repórter da TV Asa Branca/Serra Talhada, afiliada a Globo, Caren Diniz, e contou com cenas de perder o folego na Igreja Submersa Sagrado Coração de Jesus no Lago de Itaparica, contando com um linda apresentação de vários jet skys, visita a Ilha de Rará, trilha ao Brejinho da Serra e lindas cenas de mergulho na  cidade submersa da Velha Petrolândia, contando com apoio e colaboração do mergulhador de resgate e empresário Samyr Oliveira e do empresario Juliano Vans.


Redação do Blog Petrolândia Notícias
Vídeo: Jornal Bom Dia PE/Foto: Reprodução

Polícia Federal questiona Temer sobre suposta propina no Porto de Santos

Temer é questionado pela PF/Wilton Junior /Estadão Conteúdo .12.2017

O ex-assessor da vice-presidência da República Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), atualmente em prisão domiciliar, é citado 38 vezes nas 50 perguntas elaboradas pela Polícia Federal no âmbito do inquérito que apura suposto pagamento de propina da empresa Rodrimar para o presidente Michel Temer. As perguntas foram enviadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para o Palácio do Planalto, na quarta-feira passada, e representam o interrogatório do presidente que será anexado a investigação aberta após solicitação do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

O inquérito, de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, apura se a Rodrimar, empresa que opera no Porto de Santos, foi beneficiada pelo decreto assinado pelo presidente em maio, que ampliou de 25 para 35 anos as concessões do setor, prorrogáveis por até 70 anos. Além do presidente, são investigados Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor de Temer e ex-deputado federal, e Antônio Celso Grecco e Ricardo Conrado Mesquita, respectivamente, dono e diretor da Rodrimar.

As perguntas foram reveladas pela revista Época e confirmadas pelo Estado. No questionário, Temer é questionado de forma objetiva pela PF sobre se recebeu “alguma oferta de valor, ainda que em forma de doação de campanha eleitoral, formal ou do tipo caixa 2”, para inserir dispositivos no novo decreto dos Portos.

As perguntas foram elaboradas pelo delegado Cleyber Malta Lopes e estão divididas em 6 tópicos. Um deles é dedicado especialmente a Rocha Loures e aborda os “vínculos e confiança em relação aos atos praticados” pelo ex-assessor. Os outros temas dizem respeito ao histórico profissional de Temer, ao acompanhamento das questões portuárias a partir de 2013, ao conhecimento dos fatos praticados pelos investigados no inquérito e ao suposto favorecimento de algumas empresas pelo decreto.

Matrículas em escolas e creches municipais poderão ser feitas presencialmente a partir de segunda

Das 20.128 vagas disponíveis para 2018, ainda restam 6.492 remanescentes no Recife


Quem não conseguiu realizar matrícula para a rede municipal de ensino do Recife no ano letivo de 2018 pela internet pode ir até as unidades de ensino municipais mais próximas. A modalidade de matrícula no balcão estará disponível a partir de segunda-feira, das 8h às 17h, nas 308 unidades. Os interessados poderão efetivar a matrícula presencialmente até 19 de janeiro. Nas escolas, os pais e responsáveis podem se informar sobre a disponibilidade de vagas. Das 20.128 vagas disponíveis para 2018, ainda restam 6.492 remanescentes.

As vagas contemplam turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Os interessados devem comparecer à escola munidos de cópias de certidão de nascimento (ou casamento), carteira de vacinação, cartão do SUS, comprovante de residência e duas fotos 3X4. Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565. O atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.

Diário de Pernambuco

Ministro Moreira Franco, compara político experiente a prostituta

Instado a falar sobre reforma ministerial numa entrevista ao Globo, o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) condicionou a velocidade da substituição dos ministros que serão candidatos em 2018 à conveniência de cada um. “O tempo na política não é definido nem pelo calendário e nem pelo relógio”, declarou, antes de emendar a seguinte analogia: “Há pessoas que têm mais traquejo, mais presença, mais experiência. Como dizia um amigo meu, está rodando bolsinha na rua há muitos anos e, portanto, tem mais facilidade. Do ponto de vista eleitoral, evidentemente, aqueles que não têm experiência precisam de mais tempo para organizar suas candidaturas.”
Embora não deva ser repetida na frente das crianças, a frase do ministro combina muito com o atual momento da política brasileira —uma fase, por assim dizer, pornográfica, transcorrida nos baixios da natureza humana. Muita gente achava que a política era a segunda profissão mais antiga do mundo. Mas na era do ''tem que manter isso, viu?'' ela ficou muito parecida com a primeira.
Na mesma entrevista, Moreira Franco comentou a polêmica que seu colega Carlos Marun ateou nas manchetes. Responsável pela coordenação política do Planalto, Marun admitiu trocar empréstimos da Caixa Econômica Federal pelo apoio de governadores no esforço para a obtenção de votos a favor da reforma da Previdência no Congresso. Para Moreira, Marun fez apenas o que, em tempos remotos, os Césares e Lincoln já faziam:
“Se você vai a Roma, verá que, nessas negociações, sempre se fala na reciprocidade, no Império Romano. Se você ler o livro que gerou até um filme sobre o Abraham Lincoln, no fim da escravidão, vai ver que, respeitando as mudanças culturais da época, você vê negociações, que as pessoas conversam. Aí você vê com naturalidade que essas coisas ocorrem. Evidentemente que o método depende muito do temperamento. Eu creio que, no caso do ministro Marun, o excesso foi fruto de uma má interpretação.”
A certa altura, Moreira Franco disse meia dúzia de palavras sobre o comportamento do governo diante da maior operação anticorrupção da história. “Neste governo eu não vejo nenhuma manifestação objetiva, nenhuma atitude política, nenhuma atitude institucional do governo no sentido de inibir a atuação da Lava-Jato. Não vejo.”

Bom dia, com imagens do sertão petrolandense, bom dia Brasil

 Troncos de árvores do sertão petrolandense

Bom dia minha querida região nordestina, bom dia Petrolândia, bom dia Brasil. Estamos iniciando mais um dia e agradecendo ao nosso poderoso Deus, por mais uma oportunidade que ele nos oferece para que juntos possamos vencer mais uma jornada. Seguiremos em frente mostrando para o Brasil e para o mundo, imagens da nossa região nordeste do Brasil, um bom dia!

Blog Petrolândia em Foco
Fotos Tony Xavier