quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Bolsa Família escraviza beneficiários, diz Rodrigo Maia

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O Bolsa Família não é um "bom programa social", por não ter mecanismos que permitam a independência de seus beneficiários, afirmou nesta quarta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

"Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego", disse o parlamentar durante discurso no Brazil Institute do Wilson Center, em Washington.

Em entrevista depois do evento, Maia disse que o Bolsa Família gera "dependência", por não criar uma "porta de saída" para os participantes. "Essa dependência atrela as pessoas ao Estado."

O deputado defendeu mudanças que criem obrigações em relação à saúde, educação e saneamento, que levaria as pessoas as serem "estimuladas a sair do programa".

Em sua opinião, a ausência de obrigações para os beneficiários os transforma em "dependentes". Maia afirmou que o Bolsa Família é um programa "liberal" e não de esquerda, mas criticou a maneira como ele foi implementado pelo PT.
Continua depois da publicidade

"É engraçado que o Brasil cresceu tanto no governo do PT e o número de pessoas dependentes do Bolsa Família aumentou. Tem alguma coisa errada. Se o Brasil está ficando mais rico, por que há mais pessoas pobres dependentes do Bolsa Família? Essa era uma distorção grande."

Para ele, a principal questão em relação ao programa é a porta de saída para seus beneficiários. "Como é que você dá condições para o cidadão pobre brasileiro, que depende do Bolsa Família, que o filho dele tenha uma condição de escolaridade, uma condição de saúde, cursos profissionalizantes para que ele possa sair da dependência e possa gerar sua própria renda."

O segundo caso de febre amarela é investigado em Pernambuco, em de dez dias

Foto: Pixabay Arte: Isabela Veríssimo/Esp.DP

Após as primeiras suspeitas de casos de febre amarela, em Pernambuco em menos de 10 dias, com investigações em curso, a procura pela vacina aumentou em 50% no Recife. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, com o aumento de 700 doses na demanda, a população que chega às clínicas públicas recebe orientações sobre os serviços e a garantia de que a região nordeste não conta com nenhuma evidência de transmissão. Sendo assim, não há a necessidade de vacinação para seus residentes. A indicação é somente para quem vai viajar para as áreas de risco - regiões Norte, Centro-oeste e Sudeste. Para quem pretende viajar, por turismo ou trabalho, a vacina deve ser tomada 10 dias antes para que o corpo produza os anticorpos necessários

As notificações já realizadas, nos dias 9 e 16 de janeiro deste ano, são de pernambucanos que visitaram a Bahia e São Paulo e voltaram com alguns dos sintomas da doença. Os dois pacientes foram liberados, mas seguem sob observação. O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, explica que nesses casos, o primeiro passo é procurar alguma rede de saúde. Para quem está com viagem marcada, é preciso apresentar o comprovante para vacinação. “Não há necessidade de alarme, mas o combate é fundamental. Mulheres grávidas, ou que estejam amamentando e idosos com mais de 60 anos, só podem ser vacinados sob orientação médica, para serem avaliados quanto os riscos e benefícios”, orienta.
Foto: Pixabay Arte: Isabela Veríssimo/Esp.DP

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, embora a demanda tenha aumentado, o abastecimento está normal. Mensalmente, 2.000 doses são distribuídas. Em janeiro, o volume aumentou em 700 unidades. O motorista recifense Eduardo Moura, de 39 anos, foi um dos pacientes que compareceu nesta quarta-feira (17) à uma unidade de saúde para se prevenir antes de ir embarcar para terras cariocas. “Vou passar o carnaval no Rio de Janeiro com meus pais e tios. Todos já se vacinaram, hoje vim fazer a minha parte. Ficamos sabendo da doença pela televisão e, mesmo sem ter histórico na família, preferimos garantir nossa saúde”, conta.

Mergulhando no Passado, poema de Tony xavier, o poeta do povo

Poeta, Tony Xavier

MERGULHANDO NO PASSADO
Autor: Tony Xavier - O Poeta do povo

Mergulhei no passado novamente:
Petrolândia, Barreiras, Boa Vista.
Escrevi os desejos numa lista,
Revivi tantas coisas, de repente.
Fui olhando o que tinha pela frente
Foi chegando assim a emoção.
E batendo mais forte o coração
Vi lembranças perdidas nos caminhos,
Entre galhos, escombros e espinhos,
Que ficaram depois da inundação.

Nos incríveis caminhos de Barreiras
Fui levado por os meus pensamentos
E chegando na rua do fomento
Retornei e passei dentro da feira.
Já cansado fiquei a tarde inteira
Tinha ainda a visita do Portão
Na rua da mangueira, a solidão
Passei no Mato Grosso e Altinho,
Entre galhos, escombros e espinhos,
Que ficaram depois da inundação.

Uma grande emoção nessa viagem
Em Barreiras foi mesmo um barato
Tive na padaria de Nonato,
Deixo aqui com saudades a mensagem.
Muito bom eu ter feito essa viagem
Pra tentar espantar a solidão
E a saudade que dói no coração,
São veredas de todos os caminhos,
Entre galhos, escombros e espinhos
Que ficaram, depois da inundação.

Depois de tantos acontecimentos
Eu retorno, outra vez, à realidade
Visitei vilarejos e cidades,
Relembrando os acontecimentos.
Nas ruas do passado e do tempo,
Eu andei disfarçando a solidão;
Tentando enganar meu coração,
Sem passado eu pareço estar sozinho;
Entre galhos, escombros e espinhos,
Que ficaram depois da inundação.

Mergulhando no Passado
Por Tony Xavier, o poeta do povo
BlogPetrolândia em Foco

No julgamento de Lula, prédios público podem ser fechados


A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul pediu o fechamento de todos os prédios públicos do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Parque da Harmonia, no entorno da sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A 8ª Turma Penal da Corte vai analisar, no dia 24, um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O petista foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, da Lava Jato em Curitiba, no caso do triplex no Guarujá (SP). A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta terça-feira, 16, ao site Poder 360 que, “para prender Lula, vai ter que matar muita gente”. Em uma rede social, ela ainda bateu boca com o prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Jr. (PSDB).

A uma semana do julgamento, o esquema de segurança foi reforçado em Porto Alegre. O efetivo foi aumentado na área do tribunal. A Brigada Militar está de prontidão no local e equipes da Polícia Federal e até do Exército já estão em atividade. Estão previstas manifestações contra e a favor do petista.

O secretário Cezar Schirmer disse que já pediu, por meio de ofício, a suspensão das atividades dos órgãos públicos instalados no parque. Incra, Receita Federal, IBGE e Serpro – empresa federal de processamento de dados – deverão fechar na véspera e no dia do julgamento. Ele afirmou também que já recebeu sinalização de que o pedido será atendido.

“A democracia pressupõe a convivência de contrários, respeito às divergências, então os contra e os a favor querem se manifestar, vão se manifestar democraticamente. Queremos protegê-los e proteger a população de Porto Alegre. Não queremos nenhum incidente violento, queremos respeito à ordem pública e à lei”, disse Schirmer.

Para unir as forças de segurança, foi montado o Grupo de Gestão Integrada (GGI) com corporações do Estado, da União e do município. O GGI agrega Brigada Militar, Polícias Civil, Federal Rodoviária (Estadual e Federal), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército, Marinha, Aeronáutica, Bombeiros e Defesa Civil. O grupo foi formado no início deste mês.

Uma reunião operacional do GGI definirá nesta quinta-feira, 18, a função de cada órgão e os acertos finais da operação. Schirmer disse também que 150 homens da Força Nacional de Segurança, que já atuam em Porto Alegre desde o ano passado, serão deslocados.

BBB 18: Reality terá câmera 24h por dia no confessionário

Decoração do confessionário da edição 2016 do Big Brother Brasil. Foto: Raphael Dias/Gshow

A edição 2018 do Big brother Brasil vai proporcionar aos espectadores mais uma opção para acompanhar as atividades de dentro da casa. Os assinantes do GloboPlay, plataforma de streaming da Globo, agora terão acesso à câmera do confessionário, que estará disponível 24 horas por dia, exceto quando estiverem sendo realizados alguns atendimentos médicos. 

Somando o novo dispositivo, há um total de 11 câmeras espalhadas pelas partes interna e externa da casa que transmitirão conteúdo em tempo real para os usuários do aplicativo, que pode ser baixado tanto nos sistemas operacionais iOS quanto Android. Também pela primeira vez, as imagens poderão ser conferidas via SmarTV, já que, até o ano passado, isso só podia ser feito por celulares, tablets ou computadores. 

Outra novidade anunciada pela Globo foi o Click BBB, programa que divulgará cinco vídeos por dia com os resumos das últimas horas no reality show, cuja nova temporada estreia na próxima segunda-feira (22). Os participantes, que ainda não tiveram as identidades reveladas, já estão confinados em um hotel no Rio de Janeiro, na chamada fase de "descompressão", antes de seguir para os estúdios. 

Os nomes dos candidatos serão divulgados nesta quinta-feira (18), durante os intervalos comerciais do Vídeo show. A cada chamada, duas pessoas vão ser mostradas. De acordo com Boninho, diretor do BBB, um participante "surtou" ainda no hotel e pediu para desistir do jogo. "Olha que loucura. Você é escolhido para o BBB, faz teste, inscrição, passa por tudo. Aí surta. Vai para a descompressão e pede pra sair. Gente, não é a primeira vez. Hoje perdemos um. Mas já botamos dois pra substituir", contou ele no Twitter. 

Bom dia minha querida Petrolândia, bom dia Brasil


Umbuzeiro
Bom dia minha querida região nordestina, bom dia Petrolândia, bom dia Brasil. Estamos iniciando mais um dia e agradecendo ao nosso poderoso Deus, por mais uma oportunidade que ele nos oferece para que juntos possamos vencer mais uma jornada. Seguiremos em frente mostrando para o Brasil e para o mundo, imagens da nossa região nordeste do Brasil, um bom dia!

Blog Petrolândia em Foco
Fotos Tony Xavier