segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE, inaugura Creche na quadra 01

Nesta segunda-feira (19.02), a Prefeitura de Petrolândia inaugurou a Creche Municipal Vice-Prefeito Raimundo Nunes da Costa que fica localizada na Rua Belo Jardim na quadra-01 do Município.

A solenidade contou com a presença da prefeita Janielma Souza (PSB), do ex-prefeito Lourival Simões, da Secretária de Educação Alexandrina de Souza, dos vereadores: Delano Santos, Joilton Pereira, Dedé de França, Evaldo Nascimento e Nilson Pescador, contando também com a presença dos familiares do saudoso Ex-Vice Prefeito Raimundo Nunes da Costa, homenageado e de populares.

A Unidade de Educação Infantil é uma construção do Governo Federal 'tipo C', e atenderá 75 alunos.

Fotos:

Redação do Blog Petrolândia Notícias
Fotos: Ana Paula e Joselma Leandro

Na Indonésia, Orangotango é morto com balas de fuzil de ar comprimido

Foto: Rodrigo Soldon /Flickr

Quatro homens suspeitos de terem matado um orangotango com mais de 130 balas de fuzil de ar comprimido no início de fevereiro na ilha de Bornéu foram detidos, segundo a polícia indonésia.

Os suspeitos, que exploram plantações agrícolas, reconheceram ter matado o macaco macho porque destruía seus cultivos na ilha de Kalimantan, nome da parte indonésia de Bornéu, compartilhada pela Malásia e Brunei, segundo a polícia.

"Queriam afugentá-lo, mas acabaram matando", afirmou à AFP o chefe da polícia do distrito de Kutai, Teddy Ristiawan.

Os suspeitos vão ser acusados de matar uma espécie protegida e poderão ser condenados até cinco anos de prisão entre 6.000 e  7.400 dólares de multa.

Um quinto suspeito, de 13 anos, foi detido, mas posteriormente libertado.

O orangotango, que também apresentava sinais de ter sido atacado com machado, foi encontrado morto por moradores do distrito de Kutai há duas semanas.

O caso aconteceu depois da prisão de dois indonésios suspeitos de ter jogado em um rio o corpo de um orangotango que que decapitaram depois de matá-lo a tiros.

Os orangotangos nas ilhas de Sumatra e Bornéu são uma espécie de em perigo crítico de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Morre o violinista de jazz Didier Lockwood

Lockwood, que era casado com a soprano francesa Patricia Petibon, havia participado de um show na noite de sábado. Foto: Joel Saget/AFP

O célebre violinista francês de jazz Didier Lockwood morreu de ataque cardíaco neste domingo (18), em Paris, aos 62 anos, anunciou seu agente. "Sua esposa, suas três filhas, sua família, seu agente, seus colaboradores e sua companhia fonográfica anunciam com pesar a morte brutal de Didier Lockwood", indicou o comunicado publicado por seu agente.

Lockwood, que era casado com a soprano francesa Patricia Petibon, havia participado de um show na noite de sábado (no Bal Blomet, uma sala de jazz parisiense). O violinista foi um grande representante do jazz francês no exterior, com uma carreira em que deu cerca de 4.500 concertos e gravou mais de 35 álbuns. Nascido em Calais, no norte da França, em 11 de fevereiro de 1956 em uma família franco-escocesa, este filho de um professor de música começou a aprender violino aos sete anos, e se interessou muito cedo pelo improviso, graças ao seu irmão mais velho, Francis. 

Aos 17 anos, Lockwood estreou no Magma, que então era o principal grupo de rock progressivo na França. Em seguida, ocupou a cena musical através de vários encontros e projetos em diversos estilos: jazz fusion elétrico, jazz acústico, gipsy jazz e música clássica. 

Criou duas óperas durante sua carreira, dois concertos para violino e orquestra, um concerto para piano e orquestra, poemas líricos e muitas outras obras sinfônicas, sem esquecer de músicas para filmes. Lockwood também era muito engajado na educação musical. Autor de um método de aprendizado do violino para o jazz, criou em 2001 o Centro de Músicas Didier Lockwood, uma escola na qual se ensina o improviso, em Dammarie-les-Lys, perto de Paris. 

Reportagem do Programa Miolo Cultural da TV Brasil; destaca á cidade de Petrolândia no sertão , companhe.


Petrolândia foi destaque no programa Miolo Cultural que vai ao ‘ar’ toda quarta-feira, na TVPE - TV Pernambuco, emissora de televisão educativa afiliada à TV Brasil em Recife.

O programa foi gravado durante o Carnaval na cidade, onde visitou os principais pontos turísticos da cidade e  a esquipe do programa entrevistou várias personalidades da cidade, como a prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, e também o secretario de turismo, Rogério Viana, além de turistas, e comerciantes.

Acompanhe a reportagem:

Redação do Blog Petrolândia Notícias
Por: Canal Beto Design/Programa Miolo Cultural

Na Índia quase 20 mortos numa explosão durante um casamento

Foto/AFP
Pelo menos 18 pessoas morreram em uma explosão a gás que arrasou, na sexta-feira à noite, um hotel de Beawar, no oeste da Índia, durante a celebração de um casamento - informaram as autoridades neste domingo (18).

No sábado, foram recuperados nove corpos de sob os escombros e, neste domingo, mais nove. Vários deles eram de crianças, declarou à AFP Gaurav Goyal, uma autoridade do distrito de Ajmer, no estado do Rajastão. Outras cinco pessoas tiveram queimaduras graves.

Segundo testemunhas citadas pela emissora de televisão local NDTV, o acidente aconteceu no momento em que o cozinheiro tentava encher um botijão de gás de um fogareiro.

Nenhuma favela é tão criminosa quanto o Congresso

Viva a intervenção militar! Chegamos a tal ponto que só o Exército vai pôr fim à roubalheira. Só não entendi por que ela começou no morro do Rio de Janeiro.
Em Brasília, um terço dos congressistas está às voltas com a Justiça. De todas as favelas do Rio, nenhuma tem uma porcentagem tão grande de criminosos quanto o Congresso. Não somente em quantidade, mas em qualidade: duvido que a quantia total de furtos no Rio seja maior que a verba encontrada no apartamento de Geddel.
"Sim, mas o problema do Rio é o tráfico de drogas." Se o problema fosse exclusivamente esse, também deveriam começar por Brasília. Nenhuma favela do Rio jamais esconderá tanta cocaína quanto o helicóptero daquele senador do PSDB.
Há quem diga que a intervenção no Rio se dá por causa de um clamor popular. Pesquisa feita em 24h pelo governo federal afirma que 83% da população carioca é favorável à intervenção, noticiou o "Globo". Ora, se Temer se importasse, de fato, com o clamor popular, se retiraria imediatamente do cargo. Espanta que o presidente menos popular da história ainda esteja interessado em saber o que o povo pensa. Se a população for consultada, fica muito claro que a metástase a que ele se refere tem nome e sobrenome: o seu.
Depois, resta saber se algum favelado foi ouvido nessa pesquisa. Acho que não se encaixam na categoria "cidadãos" nem "cariocas". Vale lembrar que até o IBGE, um instituto muito mais sério que o governo Temer, ainda sustenta que a Rocinha tem 69 mil habitantes, enquanto a Light registra 120 mil e a Associação de Moradores estima em 200 mil. Se nem o censo subiu a favela, pode ter certeza de que Temer fez essa pesquisa que nem as plásticas da sua cara: a toque de caixa, pagando pra algum amigo.
A estratégia é batida. Assim como nas guerras americanas "ao terror", o governo inventa um adversário para unir a população. No caso dos americanos, escolhe-se um inimigo externo, de preferência bem longe, pro sangue não respingar. O Brasil não faz cerimônia: escolhe os iraquianos aqui mesmo, pela renda e cor de pele. Temos a sorte de ter uma parcela sub-humana da nossa própria população, de quem a morte não comove muito. Em tempos de crise, isso ainda gera economia em passagens aéreas.

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil



Goiabas

Milho
O que há de mais belo e especial no sertão nordestino e na região Petrolandense, você vê aqui no Blog Petrolândia em Foco, sempre mostrando para o Brasil e para o mundo imagens que certamente irão te deixar cheio de saudades. Um excelente dia para cada um dos nossos leitores.

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier