quarta-feira, 14 de março de 2018

HISTÓRIA DE UMA ESTUDANTE DE SERRA TALHADA GANHA DESTAQUE EM LIVRO NACIONAL

Com uma história de vida e de amor aos estudos, o estudante do campus Serra Talhada do IF Sertão-PE Adreildo Gomes, teve seu relato publicado em forma de poesia, no livro: “Histórias que merecem ser contadas”.

A publicação, iniciativa do IF Sul-rio-grandense, foi feita com o objetivo de comemorar os 10 anos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), com narrativas de estudantes deste tipo de ensino de todo o Brasil.
O estudante contou com incentivo da professora Camila Coelho, que apresentou o projeto à turma e o orientou na elaboração da poesia.
“Adreildo fez um texto aberto contando a história de vida dele e sua relação com o Instituto. Depois transformamos esse relato em poesia e a inscrevemos. Foi maravilhoso receber a notícia de que o texto foi selecionado para o livro”, destacou a professora.

O PINTOR LUCIANO PINHEIRO DIZ: OLINDA É A CIDADE DOS ARTISTAS

No quintal de sua casa, em Olinda, o pintor Luciano Pinheiro aproveita o contato com a natureza (Foto: Penélope Araújo/G1)
Quando o pintor Luciano Pinheiro escolheu morar em Olinda, nos anos 1960, a cidade era muito diferente. O que o atraía era o Movimento Artístico da Ribeira, que também instigava vários outros artistas a ocuparem as casas do Sítio Histórico da cidade, que é patrimônio mundial pela Unesco. “Olinda se tornou a cidade dos artistas, e é assim até hoje. Sou do Recife, mas me considero olindense, já que não saí mais daqui”, brinca Pinheiro.

Antes de se estabelecer no Alto da Sé, num espaço que é sua casa e também seu ateliê, o pintor morou em vários endereços. “Mas não saí mais daqui. Casei, construí minha família aqui. ‘Vestimos a camisa’ do simples, morando numa casa sem muito luxo, mas confortável e com uma vista especial", pontua. O cotidiano entre o colorido do casario, as construções históricas e o contato com a natureza tem a inspiração necessária para que o pintor desenvolva seu trabalho artístico.
Para o pintor Luciano Pinheiro, Olinda inspira muitos artistas que, como ele, estabeleceram casas e ateliês no Sítio Histórico (Foto: Penélope Araújo/G1)
É por causa dessa inspiração que Luciano deu a Olinda o título de cidade dos artistas. “Muitos vieram para cá e se acostumaram com essa forma mais simples de viver. Em qualquer casa que você for, tem um músico, um pintor, escultor, designer, escritor, ator...”, aponta. São diversas linguagens artísticas que se misturam e encontram, na cidade, espaço para florescer.

PETROLÂNDIA: KINHO DOS TECLADOS É ATRAÇÃO NA AGROVILA 2 DA RETA, NESTE SÁBADO 17

Neste sábado 17 de março de 2018, a partir das 21:00hs tem show ao vivo com o melhor tecladista da região petrolandense, Kinho dos Teclados, que estará animando toda a galera maravilhosa da Agrovila José Martins (2 da Reta) nas comemorações das festividades de São José, padroeiro daquela comunidade.
A organização é de Adriana, dona Dudu e toda á galera da comissão organizadora, vamos comparecer e curtir o melhor do forró com Kinho dos Teclados.
Vídeo: Kinho dos Teclados

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Foto e vídeo/Reprodução Facebook

MORRE O FÍSICO INGLÊS STEPHEN HAWKING, AOS 76 ANOS

Cientista escreveu 14 livros, entre eles 'O universo em uma casca de noz', e aos 21 anos, foi diagnosticado com ELA, doença que compromete os movimentos do corpo.
O físico e pesquisador Stephen William Hawking morreu nesta terça-feira (13), aos 76 anos, informou um porta-voz da família. Hawking  nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra, 300 anos após a morte de Galileu. Quando fez 8 anos de idade, se mudou para St. Albans, cidade localizada a cerca de 30 km de Londres, na Inglaterra.
Um dos mais conhecidos cientistas do mundo, estudou na University College, de Oxford, que também foi a faculdade de seu pai. Stephen queria estudar matemática, enquanto sua família o queria estudante de medicina. Como matemática não estava disponível na grade da universidade, ele escolheu física e se formou em 1962.
Três anos depois, o físico recebeu sua primeira premiação na classe licenciatura em Ciências Naturais - ao longo de sua carreira, recebeu 15 medalhas e prêmios. Ele saiu de Oxford e foi para Cambridge fazer uma pesquisa na área de cosmologia, já que não havia essa área na universidade em que estudava.
Foi doutor em cosmologia. Foi professor de matemática na Universidade de Cambridge, onde é professor lucasiano emérito - mesmo cargo ocupado por grandes cientistas como Charles Babbage, Isaac Newton e Paul Dirac. Ele também é diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da mesma universidade. Suas principais áreas de especialidade são cosmologia teórica e gravidade quântica.
Hawking também é autor de 14 livros, entre eles “O universo em uma casca de noz” e “Uma nova história do tempo”. Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A teoria de tudo”, vencedor de um Oscar.
Hawking e sua nova noiva Elaine Mason logo cerimônia de casamento, em setembro de 1995 (Foto: Russell Boyce / Arquivo / Reuters)
ELA e vida pessoal
Quando completou 21 anos, Hawking foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A doença causa morte dos neurônios motores, que são as células nervosas responsáveis por todos os movimentos do corpo. Aos poucos, os pacientes perdem a capacidade de se mover, de falar, de engolir e de respirar.
Por isso, Hawking vivia em uma cadeira de rodas e dependente de um sistema de voz computadorizado para se comunicar com as pessoas.

BOM DIA MINHA BELÍSSIMA PETROLÂNDIA, BOM DIA FAMÍLIAS BRASILEIRAS

UTR- Agrovila 1 bl 1 - Petrolândia-PE
 Futebol amador
Futebol amador
Numa belíssima sinfonia durante todas as manhãs no nosso querido sertão nordestino, a passarada em festa, anuncia a chegada de mais um dia que está nascendo.

Essa alegria dos pássaros contagia os corações de todos os sertanejos que agradecem á Deus por mais um dia que está chegando. Um bom dia para todos, e que Deus ilumine a todos nós!

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier