sexta-feira, 3 de abril de 2015

Jovem é morto a tiros dentro de ônibus no Benedito Bentes II


IML esteve no local para recolher o corpo (Foto: Lucas Leite/G1)
IML esteve no local para receber o corpo (Foto: Lucas Leite/
G1)

Um jovem foi assassinado a tiros dentro de um ônibus, no fim da manhã desta sexta-feira (3), na 
Avenida Benedito Bentes, principal do Conjunto Benedito Bentes II, parte alta de Maceió.

Segundo informações passadas à Polícia Militar pelo motorista do coletivo, que faz a linha Selma Bandeira/ Terminal, da empresa Piedade, quando o ônibus parou no ponto, ele ouviu um disparo e os passageiros começaram a correr.

De acordo com o cabo Vagner, a vítima foi identificada como Sérgio Antônio da Silva, 21, e era morador do Conjunto Paulo Bandeira.

A polícia informa ainda que ele era trabalhador, e pode ter sido vítima da rivalidade entre os conjuntos Selma Bandeira, Paulo Bandeira e uma área conhecida pela polícia como "área vermelha". A hipótese de assalto foi descartada.
Parentes da vítima estiveram no local para fazer o reconhecimento do corpo, que já foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). O ônibus já foi levado pela empresa responsável.


Por: G1 Alagoas
BLOG DE TONY XAVIER

Em dia santo, mulher segue tradição e não penteia os cabelos no Acre


Maria Lúcia diz que que não penteia o cabelo e nem toma banho no dia santo  (Foto: Taís Nascimento/G1)
Maria Lúcia diz que não penteia o cabelo e nem toma banho no dia santo (Foto: Tais Nascimento/G1)

A tradição diz que na Sexta-feira Santa mulheres batizadas com o nome de “Maria”, não podem varrer a casa nem pentear os cabelos. Supersticiosa e devota, Maria Lúcia, de 62 anos, que vive em Cruzeiro do Sul, distante 648 quilômetros de Rio Branco, segue à risca o que manda a crença. “Na sexta-feira Santa jejuo, não varro a casa, não tomo banho, não troco de roupa e nem penteio o cabelo", garante Maria Lúcia.A forte cultura católica, que marca a passagem da morte e ressurreição de Jesus Cristo, faz com que alguns moradores mais antigos de Cruzeiro do Sul sigam algumas restrições fortemente.

O pai da dona de casa Maria Lúcia, o aposentado Idelbrando de Freitas, de 92 anos, diz que recebeu esses ensinamentos dos seus pais e passou para os filhos. Seguindo uma dieta rigorosa durante a Semana Santa, ele conta que não come carne de nenhum tipo, jejua e vai cedo à igreja.

“A Semana Santa é importante. Eu rezo, rogo pelos vivos e os mortos. Não como carne de jeito nenhum, por causa do sangue, só bolacha, pão e água. Meu pai e mãe ensinavam o que eles faziam, minha mãe ensinou a rezar na hora da refeição, se benzer primeiro e pedir a benção”, conta.

Ângela cuida do peixe que deve ser consumido durante a Semana Santa  (Foto: Taís Nascimento/G1)
Ângela trata o peixe que deve ser consumido durante a semana santa.(Foto: Taís Nascimento/G1)

Sentada na área externa da sua casa, Ângela Marques, de 72 anos, trata o peixe para a Semana Santa. Ela conta que foi ensinada a comer pescado e alimentos sem sangue. “Eu não como carne, só almoço e janto. As comidas que eu como são da Semana Santa, como macarrão, arroz, peixe. Minha mãe ensinou assim”, revela.

O representante administrativo da Catedral de Cruzeiro do Sul, padre Francisco, explica que a tradição de não comer carne vermelha na Sermana Santa é em respeito ao sangue que Jesus derramou na Cruz. “Não comer carne vermelha é você entrar no mistério da paixão de Jesus, lembrando o sangue que ele derramou por nós”, esclarece.

Padre Francisco fala ainda que parte desses costumes não são normas da igreja, mas foram adquiridos pelos antigos e passados de geração para geração. “Tudo é questão de tradição e respeito à morte de Jesus. Às vezes nem são normas da igreja, mas as pessoas foram adquirindo esses hábitos, essas práticas e agora, se transformam em tradição”, finaliza.

Taís Nascimento/G1 AC
BLOG DE TONY XAVIER

'Foi uma experiência única', diz tia que fez parto da sobrinha em táxi no AC

Criança nasceu dentro de um táxi na noite desta quarta-feira (1) (Foto: Arquino Pessoal)
Criança nasceu dentro de um Táxi na noite desta quarta-feira (1) (Foto: Arquivo Pessoal)

A jovem Gleicy Duarte, de 22 anos, teve uma experiência inusitada na noite desta quarta-feira (1). Gleicy realizou o parto da sobrinha, dentro de um táxi, no bairro São Francisco, em Rio Branco. Gleicy conta que sua irmã, a jovem Antônia Gleicivânia, de 25 anos, começou a sentir contrações dentro de casa, ela, então, chamou um táxi para levar a irmã à maternidade. De acordo com Gleicy, a bolsa de Antônia estourou dentro do veículo e ela teve que fazer o parto da sobrinha. 

"Minha irmã tinha acabado de chegar em casa do pré-natal e começou a sentir as contrações, isso ocorreu por volta das 18h30. Ela começou a sentir dor e eu me apavorei, chamei um táxi, mas o taxista demorou. Quando o carro chegou, a bolsa dela estourou e saímos desesperados", relembra a tia.

Gleicy revela que a irmã entrou em desespero, porque a criança estava nascendo e eles ainda não tinham chegado ao hospital. Sem saber o que fazer, ela disse que fez o parto da sobrinha com a ajuda de uma prima, que também estava no carro.

"Ela começou a dizer que não ia dar tempo de chegar a maternidade, daí resolvi olhar e já estava coroando. Então, tive que tirar a menina, me tremia todinha. Foi uma experiência única", conta emocionada.

Gleicy lembra ainda que a criança não queria chorar quando nasceu. Sem saber o que fazer, a tia teve que improvisar no momento. "Minha irmã dizia para eu fazer a criança chorar, mas ela não chorava. Então, eu balancei a menina de um lado para o outro e ela chorou, foi um alívio", diz.

Depois que retirou a criança, Gleicy resolveu ir até à Delegacia do 5º Batalhão da Polícia Militar, que fica próximo da rua onde ela fez o parto, para pedir ajuda e chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela lembra que quando chegou a delegacia ninguém acreditou, devido ser o Dia da Mentira.

"Cheguei ao gritos dentro da delegacia, mas eles não acreditavam devido ser o Dia da Mentira. Só quando disse que a criança estava dentro do táxi que eles acreditaram. Teve até a mãe de um policial, que era parteira e mora ali perto, que veio ajudar a retirar a placenta até o Samu chegar e levá-las para a maternidade", finaliza.  Antônia e a criança receberam alta da maternidade na manhã desta sexta-feira(3). As duas passam bem.

Antônia Gleicivânia começou a sentir as dores do parto ainda em casa (Foto: Arquino Pessoal)
Antônia Gleicivânia começou a sentir as dores
do parto ainda e casa. (Foto: Arquivo Pessoal)


Por: Aline Nascimento/G1/Acre
BLOG DE TONY XAVIER

Ouvintes e familiares relembram as histórias de Carlos Augusto em velório

Familiares ficavam ao lado do caixão do radialista Carlos Augusto (Foto: Amanda Franco/ G1)
Familiares ficavam ao lado do caixão do radialista.(Foto: Amanda Franco/G1)
Ouvintes, vaqueiros, amigos, admiradores e familiares foram até a Câmara de Vereadores de Petrolina, no Sertão pernambucano, nesta sexta-feira (3) para dar o adeus ao radialista Carlos Augusto, de 74 anos. O velório do comunicador começou ainda na noite da quinta-feira (2), data em que Carlos Augusto faleceu em um hospital particular da cidade vizinha, Juazeiro-BA, onde estava internado desde o início da semana após sofrer parada cardíaca.

O ex-vaqueiro, Antero Alves, de 65 anos, lembra que a primeira vaquejada de Petrolina foi realizada em 1972 por Carlos Augusto e o padre João Câncio. Segundo Antero, o evento aconteceu onde hoje é o estádio Paulo de Souza Coelho que, na época era a Associação Rural. “Ele foi o idealizador. Eu não estava lá, mas ouvi falar muito e que deu muita gente. Acompanhei muita vaquejada e corri muito. Carlos Augusto era uma pessoa que vivia dentro das raízes”, contou.

Mauro Barbosa de Oliveira é morador do Povoado do Capim, na Zona Rural de Petrolina, onde era realizada a Jecana. “Maroca” como era chamado no rádio pelo comunicador diz que não perdia um evento e lembra que também ajudava a organizar. “Eu que arrumava alguns jumentos e um pessoal que vinha de longe se hospedava lá em casa. Hoje fiz questão de vir mais cedo para me despedir”, disse.
Visitantes foram dar o adeus ao radialista Carlos Augusto (Foto: Amanda Franco/ G1)
Visitantes foram dar o adeus ao Radialista Carlos
Augusto (Foto: Amanda Franco/G1)

Edielson Vieira da Silva, de 40 anos, disse pelo menos há 25 anos acompanhava a trajetória de Carlos Augusto pelas ondas do rádio. “Eu abria o programa dele com o galo do Ceape sempre às 7h no sábado. Boa parte da minha vida eu acompanhei ele”, lembra o ouvinte.

Muito emocionado e carregando o seu chapéu, Givanildo de Souza disse que de tanto ouvir histórias contadas pelo pai sobre Carlos Augusto, sentia aquela perda como alguém da família. “Ele foi criado junto com meu pai desde pequeno. 

Meu pai contava sobre a infância deles”, lamentou. Homônimo do radialista, o músico Carlos Augusto Ferreira de Souza levou o instrumento que tocava durante o programa do radialista. “Meu instrumento está aqui. Hoje não vou tocar, mas trouxe para me despedir”, contou.

As histórias que envolviam o amante da cultura nordestina e da tradição petrolinense não paravam de chegar. A filha, Carla Virginia Mousinho Amariz Gomes, disse que desde que o caixão do pai chegou para o velório, muitas pessoas chegavam e faziam relatos, muitos destes, que a própria família desconhecia. “Da mesma forma que ele cuidava da gente, ele cuidava do povo e viemos ver isso agora.  

A gente está descobrindo várias histórias agora que não sabíamos. Teve um que veio aqui e disse que meu pai era quem tinha dado o seu primeiro emprego. Histórias diversas que casam com a personalidade dele dentro e fora de casa”, contou.

O esposo de Francisca Mousinho Gomes criou frases que têm íntima relação com a cultura da cidade. “A história dele se mistura com a de Petrolina, porque tudo que ele fazia era por amor à cidade. Eram frases que ele criava que iniciavam movimentos, por exemplo, o Monumento Encruzilhada do Progresso. Ele dizia que Petrolina era a encruzilhada do progresso, pois quem vinha do Sul para o Nordeste tinha que passar por aqui”, lembrou.

A Prefeitura de Petrolina decretou luto oficial de três dias e as bandeiras ficarão a meio mastro. O sepultamento de Carlos Augusto Amariz acontece às 16h no Cemitério Campo das Flores, no Centro da cidade.

Quadrilha invade cidade, atira contra posto da PM e explode banco na BA


Quadrilha invade cidade de Wanderley, na Bahia, e explode banco (Foto: Jadiel Luiz/Blog Sigi Vilares)
Quadrilha invade cidade de Wanderley na Bahia, e explode banco (Foto: Jadel Luiz/Blog Sigi Vilares)

Mais de 10 homens invadiram a cidade de Wanderley, região oeste da Bahia, e explodiram uma agência bancária do Banco do Brasil, segundo informações da Polícia Militar. A ação aconteceu por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira (3). Antes, o grupo ainda passou num posto da PM e atirou. Ninguém ficou ferido.

Segundo a PM, ainda não há informações se a quadrilha conseguiu roubar dinheiro, mas eles conseguiram fugir com sentido a BA-839, com sentido ao povoado de Lagoa do Oscar. Equipes da Cipe/Cerrado e do 10º Batalhão buscam os criminosos. O G1 ainda não conseguiu contato com a delegacia local.


Do G1 BA - Com informações da TV Oeste
BLOG DE TONY XAVIER

Sexta-feira da paixão: em alguns lugares antigos costumes já não existem mais

As antigas tradições estão ficando para trás. À cerca de 20 anos atrás o nosso Povoado da Agrovila 01 do bloco 01, localizado a cerca de 10 km da cidade de Petrolândia,  Sertão de Pernambuco , era tomada por fiéis que vinham visitar o antigo cruzeiro,   'nome dado á essa montanha próxima ao povoado'.

Nesta sexta-feira (03) a situação é completamente diferente, não há em cima daquela montanha onde as pessoas faziam orações e acendiam velas, uma só pessoa para visitar aquele lugar.
Os antigos moradores do povoado com o passar dos tempos foram perdendo á força para andar e subir até o topo da montanha, e aqueles moradores mais jovens já não dar tanta importância aquela antiga tradição.

Com isso, a tradição de sexta-feira da paixão no povoado da Agrovila 01, está bem diferente de alguns anos atrás, o que é uma pena.


Montanha próximo ao povoado
Local onde faziam orações


Fotos: Arquivo Tony Xavier
BLOG DE TONY XAVIER



Náutico começa com vitória a Copa do Brasil e fica mais confiante para decisão contra o Salgueiro


Meia Pedro Carmona voltou em alto estilo e marcou o gol da vitória do Náutico / Foto: Adalberto Marques/AGIF

Meia Pedro Carmona voltou em alto estilo e marcou o gol da vitória do Náutico

Foto: Adalberto Marques/AGIF


O Náutico estreou bem na Copa do Brasil ao vencer o Brasília, por 1x0, na noite desta quinta-feira (2/4), no Serejão, em Taguatinga (DF), com gol do meia Pedro Carmona. O seu retorno ao futebol não poderia ter sido melhor. Ele ficou fora por 375 dias, depois de duas cirurgias no joelho esquerdo. Com o resultado, o Timbu só precisa de um empate para ir à segunda fase. Uma derrota por 1x0 leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Com a vitória, o Náutico ganha mais força para o jogo do domingo (5) contra o Salgueiro, no Sertão, pela última rodada do Hexagonal do Título do Pernambucano. O time alvirrubro, quarto colocado com dez pontos, precisa do empate para garantir a última vaga das semifinais. O Carcará é o quinto, com oito. 

Os jogadores do Náutico cumpriram de forma determinada as orientações do técnico Lisca, que armou o time no 5-4-1. Assim, a equipe mostrou uma aplicação tática disciplinada, não dando espaço ao Brasília. A estratégia era explorar os contra-ataques e esperar o erro do adversário. Por isso, as oportunidades foram raras – os dois goleiros, Artur e Júlio César, praticamente não tiveram trabalho.

Apesar da proposta defensiva, o Náutico teve a primeira oportunidade de abrir o placar aos 19 minutos. O meia Bruno Alves, que estava sumido ofensivamente, avançou pela direita e cruzou na área. O meia Pedro Carmona, na função de chegar como atacante, passou da bola, e o lateral-esquerdo Piauí também não aproveitou. Em outra boa investida, Bruno Alves penetrou pela direita e chutou cruzado para fora.

Mesmo com os volantes Niel e Helder Ribeiro e o lateral Gastón Filgueira improvisados como zagueiros, com David e Piauí nas laterais, a defesa alvirrubra não sofreu pressão. A boa marcação, a partir do meio de campo com João Ananias, Fillipe Soutto, Guilherme e Bruno Alves, além da volta de Carmona, anulou totalmente o criação ofensiva do Brasília. No entanto, aos 28, o time brasiliense teve uma grande chance na única falha defensiva alvirrubra. O meia Heverton acertou um bom lançamento para Bruno Morais. O atacante entrou livre na área e finalizou por cima do travessão na saída do goleiro Júlio César. Depois, só aos 35, o lateral Makeka arriscou um arremate de fora da área para Júlio defender fácil.

No segundo tempo, o Náutico voltou com a outra postura, passou a marcar no campo do Brasília e foi mais ofensivo. Logo a um minuto, Bruno Alves arrematou, e Artur defendeu parcialmente. A bola sobrou para o jogador alvirrubro voltar a chutar, mas o goleiro do Brasília mandou para escanteio.

O Timbu continuou pressionando o adversário. Aos seis, o meia Guilherme aproveitou um erro de saída de bola e tocou para Pedro Carmona, que de fora da área, bateu forte no canto esquerdo de Artur para fazer 1x0.

Após o gol, o Náutico, aos poucos, voltou a sua postura mais atrás, esperando os contra-ataques. O Brasília, no entanto, não conseguiu anular a boa marcação alvirrubra. Aos 19, na falha de Niel e de Helder Ribeiro, Bruno Moraes não aproveitou. No restante do segundo tempo, o time local se limitou aos cruzamentos. Nos acréscimos, aos 47, Júlio César garantiu a vitória com uma grande defesa após um arremate forte de Santos.

FICHA DO JOGO
Brasília: Artur; Paulo Ricardo, André, Índio e Makeka; Pedro Ayube (Anjinho), Weric (Fernandinho), Willian, Heverton, Bruno Morais (Santos) e Giba. Técnico: Luiz Carlos Souza.

Náutico: Júlio César; David, Niel, Helder Ribeiro, Gastón Filgueira e Piauí (Renato); João Ananias, Fillipe Soutto, Guilherme (Anderson Preto) e Bruno Alves; Pedro Carmona (Stéfano Yuri) Técnico: Lisca.

Local: Estádio Serejão, em Taguatinga (DF). Árbitro: Tomaz Valadão (GO).Assistentes: Bruno Pires e Édson de Sousa (ambos de GO). Gol: Pedro Carmona, aos 6 minutos do 2º tempo. Cartões amarelos: Guilherme e Bruno Alves (N); Paulo Ricardo, André e Weric (B). Renda: R$ 5.376. Público: 706.


Por: JC Online
BLOG DE TONY XAVIER

Cão se deita ao lado de suspeitos durante abordagem policial em SC


Cão deita ao lado de suspeitos revistados em operação conjunta da Deic e PM (Foto: PMSC/Divulgação)
Cão deita ao lado de suspeitos revistados em operação conjunta da Deic, Cope e PM(Foto: PMSC/
Divulgação)

Em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, em Florianópolis, os agentes flagraram uma cena inusitada. Um cachorro deitou ao lado dos suspeitos e "imitou" os homens que estavam sendo revistados. A ação aconteceu nesta quinta-feira (2), na comunidade de Papaquara, no bairro Vargem Grande, Norte da Ilha de Santa Catarina.

A imagem foi registrada por volta das 13h30 durante a operação coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), que contou com apoio da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Polícia Militar. Segundo a PM, quando os suspeitos deitaram para serem revistados, o cachorro juntou-se voluntariamente aos detidos.

A operação resultou na prisão de duas pessoas, entre elas, um homem citado pela polícia como um dos líderes de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de Santa Catarina. Ele estava foragido há quase dois anos, segundo a Polícia Militar.

Segundo a Deic cerca de 1,5 kg de maconha, além de uma balança de precisão, cocaína, uma pistola de calibre restrito, munições e carregadores foram apreendidos

Polícia apreendeu droga e balança de precisão durante a abordagem (Foto: PMSC/Divulgação)
Polícia apreendeu droga e a balança de precisão durante a
abordagem (Foto: PMSC/Divulgação)


Por: G1 SC
BLOG DE TONY XAVIER

Dilma discute agenda que a retire da defensiva


Incomodada com as pesquisas que aproximam o seu prestígio do chão, Dilma Rousseff discute com auxiliares uma estratégia de redução de danos. Passa pela adoção de providências que a retirem da condição de chefe de um governo monotemático. Hoje, só fala de arrocho fiscal. Deseja tratar de temas que sinalizem seu compromisso com a retomada do crescimento da economia.
A pauta de Dilma inclui, por exemplo: simplificação da estrutura tributária do país, desburocratização do processo de abertura e fechamento de empresas, estímulos à formação de fundos privados de investimento em infraestrutura e aceleração das concessões à iniciativa privada de rodovias, portos, hidrovias e aeroportos. Por ora, há nessa agenda mais vapor do que energia. Porém…
Dilma parece abrir os olhos. Começa a enxergar que, além de consertar os erros que cometeu no primeiro mandato, precisa vender esperança. No momento, exibe uma retórica espanada. Passa seus dias repetindo que: 1) fará o que for necessário para ajustar as contas, 2) a corrupção na Petrobras começou sob FHC e só aparece agora porque seu governo investiga, 3) governará para todos os brasileiros.
Depois, dedica-se a: 1) reclamar das conspirações anti-ajuste dos investigados Renan Calheiros e Eduardo Cunha, 2) constatar que a satanização de FHC já não significa nada, e 3) e ler pesquisas que indicam que o brasileiro volta ao asfalto porque até os eleitores petistas já estão de saco cheio.
Como se fosse pouco, Dilma ainda tem de provar para o mercado financeiro que não odeia o ministro Joaquim Levy (Fazenda), digerir as críticas que Lula lhe faz pelas costas e repetir à exaustão que, no escândalo da Petrobras, ela é apenas uma cega atoleimada, não uma cúmplice. Essa rotina conduz ao desastre. E Dilma passou a acreditar que, empinando a agenda da esperança, chega às Olimpíadas de 2016 com o filme menos queimado.

Por: Blog do Josias de Souza
BLOG DE TONY XAVIER

Corpo do filho de Alckmin começa a ser velado



O corpo do filho do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz Rodrigues Alckmin, 31, começou a ser velado às 3h01 da madrugada desta sexta-feira.
Antes mesmo da chegada do corpo, autoridades, parentes e amigos começaram a chegar para o velório, que acontece no hospital israelita Albert Einstein, na capital paulista.
Entre os que foram à cerimônia, estão o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, o cantor e apresentador Ronnie Von e uma tia do governador.


Após a velório, com término previsto para as 14h, o corpo deve ser trasladado para a cidade de Pindamonhangaba (a 156 km de São Paulo) e enterrado no cemitério municipal.

Por: Blog de Mágno Martins
BLOG DE TONY XAVIER

Firma de Dirceu faturou R$ 39 milhões



A JD Assessoria e Consultoria, empresa do ex-ministro José Dirceu, faturou R$ 39,1 milhões entre 2006 e 2013, quase R$ 10 milhões a mais que os R$ 29,3 milhões discriminados na quebra de sigilo entregue aos procuradores da Operação Lava Jato. Parte da diferença veio de pagamentos de clientes estrangeiros, não listados no relatório da Receita Federal.
A assessoria de Dirceu confirmou ter recebido dos bilionários mexicanos Carlos Slim e Ricardo Salinas, do empresário de comunicação venezuelano Gustavo Cisneros e da espanhola Telefónica.
As receitas foram declaradas no Imposto de Renda, mas os nomes das fontes pagadoras estrangeiras não estão discriminados porque o dinheiro chegou às contas da JD por meio de contratos de câmbio. Nesta modalidade, o contribuinte declara os valores recebidos, mas não os dados de quem fez os pagamentos.
A origem do dinheiro fica registrada no Banco do Brasil, onde as operações foram realizadas, e no Banco Central. Só é preciso discriminar ao fisco quem fez os pagamentos se cair na malha fina.

Da Folha de S.Paulo – Graciliano Rocha
BLOG DE TONY XAVIER