quarta-feira, 8 de julho de 2015

Integrantes da CPI da CBF são indicados e comissão já pode ser instalada


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), leu no plenário da Casa, o nome dos integrantes da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigará denúncias de irregularidades e corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, a CPI, criada no fim de maio, poderá ser finalmente instalada.

Serão titulares da comissão os senadores Humberto Costa (PT-PE), Zezé Perrela (PDT-MG), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Romero Jucá (PMDB-RR), Omar Aziz (PSD-AM), Álvaro Dias (PSDB-PR), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Romário (PSB-RJ) e Fernando Collor (PTB-AL). Se pelo menos seis deles estiverem presentes à primeira reunião, que ainda não foi marcada, a CPI já poderá ser instalada.

Agressão a jornalista motiva partido ingressar ação no STF por crime de desacato

A agressão sofrida pelo jornalista do Bocão News ganhou repercussão nacional após ter sido detido por quatro policiais com a alegação de desrespeito e ofensa à autoridade policial. Motivados pelo caso, o Partido Nacional Solidariedade a pedido do Diretório Estadual da Bahia vai ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o crime de desacato, previsto pelo Código Penal Brasileiro.
Conforme justificativa do setor jurídico do Partido, o desacato abre precedentes para interpretações subjetivas, em que o agente público pode julgar que houve ofensa por parte de um cidadão, sem que tal ação de fato tenha ocorrido. “A lei incentivada na época da ditadura persiste mesmo após a Constituição de 1988, que definiu a democracia e os direitos humanos como pilares do Estado. Isso permite que um policial leve qualquer um para a delegacia, colocando-se acima do cidadão”, informou a nota do partido.

IF Sertão-PE adere à greve nacional dos servidores federais em educação

Com a greve, no campus Petrolina, cerca de 2.600 alunos estão sem aula (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)Está prevista para esta segunda-feira (13) o início da greve em dois campi e na reitoria do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). As atividades devem parar por tempo indeterminado em Salgueiro e em Serra Talhada. Os dois campi localizados em Petrolina aderem à greve a partir do mês de agosto.

A decisão de paralisar as atividades foi tomada em assembleias realizadas pelos professores e técnicos de cada unidade. O sindicato que representa as categorias, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), propôs a data de início da greve na 131ª Plenária Nacional que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho em Brasília-DF.

Motoristas do transporte escolar de PE protestam com carreata no Recife

Protesto de motoristas do transporte escolar passou pelo viaduto Capitão Temudo, na Zona Sul (Foto: Reprodução / CTTU)Motoristas do transporte escolar fazem uma carreata pelas ruas do Recife na manhã desta quarta-feira (8). Várias vans cruzam a cidade, indo da Zona Norte à Zona Sul, para protestar contra a falta da fiscalização do transporte clandestino escolar e pedir a descentralização das vistorias na Região Metropolitana do Recife (RMR). A exigência da cadeirinha para crianças menores de 4 anos, que será pedida a partir de fevereiro de 2016 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), também é alvo de protesto

O grupo se concentrou desde as 7h na Praça da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, e saiu em carreata a partir das 8h30. Os manifestantes seguiram pelas avenidas Norte, Dezessete de Agosto e Rui Barbosa, onde se dividiram em dois grupos menores para escapar de outra manifestação que estava sendo realizada na frente do Hospital da Restauração, no Derby, por servidores da unidade médica. Por isso, parte das vans escolares seguiu pelas ruas Real da Torre, até chegar à Antônio Falcão, e outro grupo pelo Viaduto Capitão Temudo. Os motoristas vão para a sede do Sindicato do Transporte Escolar de Pernambuco, localizado no Ipsep, na Zona Sul da capital.

Homem é atingido 2 vezes por touros em tradicional festa na Espanha

Touro salta sobre as pessoas na segunda corrida do Festival de São Firmino (Foto: Joseba Etxaburu / Reuters)
Um homem foi atingido duas vezes pelos chifres de um touro no segundo 'encierro' (corridas de touros por ruas) da tradicional Festa de São Firmino, em Pamplona, no norte da Espanha, depois de várias pessoas terem ficado feridas na terça-feira (7), o primeiro dia do evento.

Dois americanos e um britânico foram atingidos pelos touros na abertura da tradicional festa espanhola. Além deles, outras 11 pessoas foram levadas ao Complexo Hospitalar de Navarra com outros tipos de ferimentos.

Fora o homem atingido pelos touros, os postos habilitados da Cruz Vermelha atenderam outras quatro pessoas, que se feriram durante a corrida. Uma sofreu pisões, outra teve contusão no braço esquerdo, uma pessoa saiu com uma contusão no peito e a última  caiu e sofreu  traumatismo craniano.

A duração do 'encierro' desta quarta (8) foi mais rápida pelos padrões do evento. A corrida pelas ruas de Pamplona durou 2min10, contra os 2min23s de terça.

Os seis touros utilizados, com pesos entre 520 e 585 quilos, eram estreantes na corrida e seu comportamento era considerado uma incógnita pelos participantes que se arriscaram nas vias estreitas da cidade espanhola.

Da EFE
Foto: Joseba Etexaburu/Reuters
Blog de Tony Xavier

‘Se Justiça investigasse Aécio, ele não lideraria golpe’, diz Luiza Maia

“Se a Justiça tivesse a mesma disposição para investigar Aécio Neves, ele não estaria encabeçando essa tentativa de golpe”. A crítica foi feita pela deputada Luiza Maia (PT), líder da Bancada Feminina, no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (7). A petista comemorou a reação da presidenta Dilma, que imputou a uma certa “oposição golpista" a tentativa de impeachment.
“A presidenta não podia se calar diante desses insultos à democracia e ao mandato dela. Não podia deixar os golpistas tripudiar contra seu governo. Dilma reagiu no momento certo. Como ela mesma falou, ‘não se matou’ quando foi torturada, não será agora que vai se entregar”, afirmou Luiza.
A parlamentar lamentou o fato de parte da Justiça brasileira não se interessar em investigar as denúncias contra a oposição tucana, só contra o PT. Lembrou ainda que há uma série de denúncias de corrupção envolvendo o senador Aécio, que são “esquecidas” por parte da grande imprensa conservadora.

Por: Redação Bocão News
Blog de Tony Xavier

Volta à PF: Protógenes investiga na Lava Jato


O delegado federal Protógenes Queiroz, catapultado à fama com a Operação Satiagraha, e ex-deputado federal quando se licenciou da corporação, voltou à Polícia Federal.
Avisa que auxilia o staff da Operação Lava Jato.
Sobre a Satiagraha, derrubada pela Justiça anos depois, o delegado que comandou a famosa operação que prendeu o banqueiro Daniel Dantas se mostra inconsolável. A Satiagraha investigou desvios de verbas públicas, crimes contra o sistema financeiro, corrupção e lavagem de dinheiro.
Convida quem encontra para uma missa na Catedral da Sé, no sábado (11), para celebrar 'A impunidade de 7 anos de operação Satiagraha'.

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada
Blog de Tony Xavier