quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Petrolina e Juazeiro passam a viver fantasma de colapso d’água para projetos de irrigação e de cidades



O Comitê Gestor da Bacia do Rio São Francisco decidiu que não é hora de liberar, já a partir deste domingo, mais 100m³ da barragem de Três Marias, o que criou a possibilidade real de que, em dezembro, todo o complexo agroindustrial do Projeto Nilo Coelho, em Petrolina, e em Casa Nova (BA) possam ficar sem condições de captar água do Rio São Francisco. Prevaleceu a proposta de que, como deve chover em novembro e dezembro, a água afluente atenderá às necessidades do projeto.

No final da noite desta terça-feira, o senador Douglas Cintra (PTB-PE), informou que após conversar com o ministro Gilberto Ochhi, ficou acertado com a empresa que está instalando os flutuantes que ela colocaria o sistema em operação no do 15 de dezembro, antecipando a entrega do conjunto de captação emergencial.

Ele disse que conversou também com o presidente da Codevasf, Guilherme Gonçalves de Almeida, que disse ter consultado sua equipe e que há condições de que mesmo com a vazão de 500 m’/seg. o sistema do projeto Nilo Coelho poder captar água no Rio São Francisco por duas semanas de forma que não haverá suspensão do fornecimento de água para os produtores rurais. Pelo menos em tese.

É uma aposta firme em São Pedro, mas, segundo o senador Fernando Bezerra (PBS­PE), não dá para ficar só rezando. Ontem mesmo, ele acertou audiência numa das comissões do Senado para ouvir todo mundo: ANA, ONS, Codevasf e Chesf a partir desse fato: sem mais água de Três Marias, só resta à Chesf usar menos água em Sobradinho. Se a Cemig, que é dona de Três Marias, não aumenta a descarga de 500m³ para 600m³/seg, só resta a Sobradinho reduzir de 900m³ para 800m³/seg.

A Copa do Brasil conhece hoje os finalistas da competição 2015



Será realizado nesta quarta feira(28), ás 22hs.(horário oficial de Brasília), ás semifinais da Copa do Brasil. Serão sem dúvidas, dois grandes jogos que definirão os dois finalistas da competição que dará direito ao vencedor do torneio, uma vaga para Copa Libertadores da América, em 2015.
Em São Paulo o Palmeiras recebe no Allianz Parque, o time do Fluminense que jogará pelo empate - para o Palmeiras.
á vitória por 1x0, será suficiente para á vaga na final.

Já na baixada santista, o time do Santos com uma bela vantagem, recebe o tricolor paulista, o São Paulo, que para chegar á decisão do torneio terá que golear o time do Santos.

Petrolândia em Foco

Ameaça ao abastecimento de água no Sertão rende discussão no Plenário da Alepe

Dep. Rodrigo Novaes.No nível mais baixo da história, a Barragem de Sobradinho – que abastece projetos de fruticultura irrigada no Sertão do São Francisco – pode chegar ao volume morto em dezembro, alertou o deputado Rodrigo Novaes (PSD) durante a Reunião Plenária desta terça (27). O parlamentar criticou o fato de o reservatório ser gerido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que, segundo Novaes, privilegia a geração de energia em detrimento do abastecimento de água.

“Vivemos a pior seca dos últimos 83 anos, por isso é melhor que sacrifiquemos a capacidade de geração de energia para priorizar os empregos da fruticultura e o consumo humano”, analisou, lembrando que a demanda por eletricidade pode ser suprida por outras fontes. O parlamentar foi incisivo nas críticas ao Governo Federal, responsável pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf). “A União parece não saber o que acontece no Sertão”, queixou-se.
Em aparte, Lucas Ramos (PSB) registrou que, desde o início do ano, a região reclama alternativas para a captação de água na barragem, “mas de lá para cá nada foi feito”. Odacy Amorim (PT), ressalvou que a construção das estruturas flutuantes de captação foram iniciadas, “mas vivemos uma seca que se prolongou além do previsto, e isso atrapalha o planejamento do Governo”. 
Para Tony Gel (PMDB), a estiagem no semiárido é um fenômeno previsível, “que precisa de investimentos em uso racional e reaproveitamento”. Cleiton Collins (PP) evidenciou que o problema da escassez de água precisa de soluções urgentes. Já Edilson Silva (PSOL) alertou para leis aprovadas na Alepe que, no futuro, podem agravar ainda mais a já comprometida oferta de água no Estado. “A flexibilização da legislação ambiental que está sendo levada adiante nesta Casa pode destruir a produção de água e afetar as gerações futuras”, afirmou.

www.afogadosonline.com

Comissão especial aprova texto-base de proposta que revoga o Estatuto do Desarmamento

Resultado de imagem para estatuto do desarmamento
Foi aprovado nesta terça-feira (27), por 19 votos a 8, o texto-base do substitutivo apresentado pelo deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG) aos projetos de lei que revogam o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Os destaques devem ser votados pela comissão especial que analisa a proposta na próxima terça-feira (3), às 14 horas.
Renomeado de Estatuto de Controle de Armas de Fogo, o novo texto assegura a todos os cidadãos que cumprirem os requisitos mínimos exigidos em lei o direito de possuir e portar armas de fogo para legítima defesa ou proteção do próprio patrimônio. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento prevê que o interessado declare a efetiva necessidade da arma, o que permite que a licença venha a ser negada ou recusada pelo órgão expedidor.
Entre outras mudanças, o parecer de Carvalho reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas no País; estende o porte para outras autoridades, como deputados e senadores; e autoriza a posse e o porte de armas de fogo para pessoas que respondam a inquérito policial ou a processo criminal.

www.afogadosonline.com

Artistas homenageiam Santanna no Sarau Musical de outubro, no Recife


Santanna, o cantador, é uma das atrações da noite. (Foto: Divulgação / Daniela Nader)Com clima de confraternização intimista, o cantor Santanna será o homenageado na edição deste mês do Sarau Musical, na Galeria Suassuna, localizada na praça de Casa Forte, Zona Norte do Recife. Participam do encontro o grupo Quinteto Violado, Cezzinha e Nena Queiroga. O evento ocorre a partir das 20h desta quarta-feira (28), com entrada gratuita.
O sarau vai reunir amigos do intérprete e demais artistas para celebrar a trajetória do cantador. Na proposta, o público é parte do evento, que participa e interage com o que está acontecendo durante o encontro musical. Para completar a homenagem, o artista plástico Romero de Andrade Lima irá presentear o músico com uma obra especialmente feita para o evento.

Do G1-PE - Foto / Divulgaçao/Daniela Nader


Serviço
Sarau Musical com Santanna
28 de outubro, a partir das 20h
Galeria Suassuna - Praça de Casa Forte, 454
Entrada gratuita

Santa Cruz vence o Criciúma por 2x0, no Arruda

Bruno Moraes abriu o placar no Arruda / André Nery/JC Imagem
Após três partidas sem vencer na Série B, o Santa Cruz voltou a somar os três pontos. Na noite desta terça-feira (27), o Tricolor bateu o Criciúma por 2x0, no Arruda, em partida válida pela 33ª rodada da competição, e voltou a se aproximar ao G-4. Os gols foram marcados por Bruno Moraes e Raniel.

Com o resultado, o Santa Cruz subiu, momentaneamente, na quinta colocação, com 52 pontos - a dois do Bahia, o quarto colocado, que tem um jogo a menos. O Tricolor de Aço enfrentará, no sábado, o Botafogo, no Rio de Janeiro.

A próxima partida da Cobra Coral será somente no dia 7 de novembro, justamente diante do Bahia, na Arena Fonte Nova. Será uma boa oportunidade de diminuir a diferença contra um adversário direto na luta pelo acesso.

Morre torcedor folclórico do Bahia, Rubi Confete


Faleceu nesta terça-feira (27), no Hospital Ernesto Simões, em Salvador, o torcedor do Bahia Rubi Confete. Apaixonado pelo Tricolor e uma das figuras folclóricas da torcida, ele havia dado entrada na unidade no último sábado, após sofrer um AVC.


O sepultamento de Rubi será realizado nesta quarta (28), às 14h, no Cemitério Quintas dos Lázaros, na Baixa de Quintas.
Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)

70 anos: brasileiros e estrangeiros festejam Lula

Personalidades brasileiras e estrangeiras gravaram vídeos e publicaram textos nas redes sociais homenageando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu aniversário de 70 anos. No Twitter, a hashtag #Lula70, criada por sua assessoria, estava entre os termos mais usados do mundo na tarde desta terça-feira (27).  Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff também parabenizou seu antecessor, apesar de relatos de que a relação dos dois teria sido afetada depois que a Polícia Federal realizou buscas na casa de um filho de Lula nesta segunda (26).
 O cantor Chico Buarque, próximo do PT, deu boas vindas "aos setentinha" e se disse solidário a "tudo que Lula está passando". A cineasta Anna Muylaert, diretora do filme "Que Horas Ela Volta?", indicado brasileiro ao Oscar deste ano, elogiou o ex-presidente e disse que seus 70 anos "mudaram os 500 anos de Brasil". Outros artistas, como o cantor Zeca Pagadinho e o fotógrafo Sebastião Salgado, também deram parabéns.

Moro e a Lava Jato: "Tem vindo bastante peixe"

O editor Michael Reid, da Economist, questionou o juiz Sergio Moro sobre o fato de advogados dos investigados na Lava Jato o acusarem de forçar prisões preventivas e prolongá-las além do razoável para forçar delações premiadas.

Afirmou que os críticos o acusam de estar, como se diz em inglês, numa “fishing expedition”.
“Olha, tem vindo bastante peixe!”, engatou o juiz, provocando riso da plateia.

O lobista Alexandre Paes dos Santos, preso nesta segunda-feira (26) em nova fase da operação Zelotes tinha em sua casa até mesmo relatório produzido pelo setor de inteligência da Polícia Federal.
O documento foi encontrado em busca e apreensão feita anteriormente em sua casa e foi um dos argumentos usados pelo Ministério Público para pedir sua prisão.
“Especificamente sobre Alexandre Paes dos Santos, durante a execução de mandado de busca e apreensão em sua residência foi encontrado Relatório de Inteligência Policial, produzido pela Diretoria de Inteligência Policial do Departamento de Polícia Federal, que tinha como objetivo levantar informações sobre Fernando Cesar de Moreira Mesquita”, diz o pedido do Ministério Público Federal.
Fernando Cesar Mesquita é jornalista, ex-diretor de Comunicação Social do Senado.
“O problema é que se trata de relatório sigiloso e, em situação normal, jamais poderia estar na posse do próprio Alexandre Paes dos Santos. Isso mostra seu poder de influência, a ponto de obter documento sigiloso na diretoria que tem como meta produzir informação sensível dentro de um órgão como a Polícia Federal. Por isso, sua prisão também deve ser decretada para proteger a instrução criminal”, prossegue a procuradoria.  
(Vera Magalhães - Radar -Veja)