quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Mesmo na escola, mais de 50% das crianças de 8 anos continuam analfabetas, diz estudo

Resultado de imagem para crianças na sala de aula
A diretora executiva da entidade da sociedade civil Todos pela Educação, Priscila Cruz, informou, nesta quarta-feira (4), que mais da metade das crianças permanecem analfabetas ao fim do 3º ano do ensino fundamental. Ela apresentou à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2015. Este é a quarta edição do anuário e a primeira após a promulgação do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/14), sancionado em junho de 2014.
“O que está acontecendo no Brasil é que as crianças que frequentam a escola não estão se alfabetizando. Sem alfabetização, não há aprendizagem mais pra frente. É muito difícil recuperar esse aluno depois. O direito básico à alfabetização está sendo negado a essas crianças”, afirmou Priscila.
Para ela, um dos fatores que gera isso é a má formação dos professores. “Não existe educação de qualidade sem professores de qualidade”, disse. A diretora defendeu o aumento dos salários dos professores, para que os melhores alunos do ensino médio possam ser atraídos para a carreira de docente. “Hoje os bons alunos são desencorajados para seguir essa carreira”, ressaltou.

Via www.afogadosonline.com

Fotos do evento de inauguração da reforma da Escola Aroeira. Agrovila 2 bloco 1


Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
 Petrolândia em Foco - Fotos: Assis Ramalho

Homem sofre tentativa de homicídio na zona rural de Quixaba

A GT foi acionada ao Sitio Santa Cruz, na zona rural, Quixaba, onde testemunhas informaram após uma discussão, o acusado G.A.S, 29 anos, amasiado, pedreiro sacou uma arma e atirou contra a vítima J.G.B.S, 65 anos, casado, profissão n/i em seguida empreendeu fuga em uma moto com destino ao Sitio Peba, município de Quixaba- PE para se esconder na residência de familiares.
O policiamento foi até o Sitio Peba para tentar prender o suspeito, o qual tentou empreender fuga em uma motocicleta Honda CG Fan 125, placa KHG1828, cor vermelha, porém foi alcançado pelos policiais militares.
Ao ser feita uma averiguação pessoal no suspeito, foram encontrados com o mesmo, em sua cintura, 01 (um) revolver cal. 38, marca ROSSI/ESPECIAL, nº 47267, desmuniciado, e 01 (uma) faca peixeira.
O acusado confessou a autoria do crime, como também alegou ter efetuado 02 disparos contra a vítima, acertando apenas 01(um) disparo em seu abdômen. A vitima já havia sido socorrida por populares ao hospital local e devido à gravidade do ferimento foi transferida para a Cidade de Garanhuns. O acusado foi conduzido a DP de Afogados da Ingazeira, juntamente com as armas e a motocicleta apreendidas, para ser confeccionado o Auto de Prisão em Flagrante Delito.
Via Blog do Aryel Aquino

Jovens detidos após cometerem assaltos em Vitória

jose manoel s santana, 20 anos
José Manoel dos Santos Santana, de 20 anos, morador do Bairro do Maués, em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, foi detido em companhia de um adolescente de 14 anos. Ambos são suspeitos de terem assaltado duas mulheres no Alto José Leal, também em Vitória.
A dupla foi detida por populares que tentaram linchar os suspeitos. Os dois foram apresentados na Delegacia de Plantão onde o de maior foi autuado em flagrante e recolhido ao Presídio de Vitória ainda na noite dessa terça-feira (03).
Via Blog A Voz da Vitória

Prefeitura Municipal de Petrolândia-PE, realiza inauguração da Escola Aroeira, na Agrovila 2 do bloco 1

A Prefeitura Municipal de Petrolândia,  realizou na tarde desta terça-feira,(03) a reforma e ampliação da Escola Municipal Aroeira, na Agrovila 2 do bloco 1.

A Escola, que agora conta também com uma sala exclusiva para informática, vai beneficiar aos alunos não somente da Agrovila 2, como também da Agrovila 1, um local para que possam estudar e aprimorar ainda mais á informática.

Estiveram presentes á inauguração e ampliação da Escola Aroeira, o Prefeito Lourival Simões, Secretária interina de Educação, Bernadete Matias, os vereadores, Juarez Patriota, Sílvio Rogério, Eudes Fonseca e Dona Santa, além 
de Secretários municipais e o comandante da 4ªCIPM de Petrolândia, Major PM, Lenildo.

Um grande número de pessoas estiveram presentes ao evento de inauguração e ampliação da Escola.













Petrolândia em Foco - Fotos: Tony Xavier

Chuvas voltam à Minas e rio São Francisco volta a subir na região da nascente


O professor e pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), professor Mário Miranda, afirmou que as chuvas já chegaram em pontos da cabeceira do rio São Francisco, mais precisamente da região de Januária onde o nível do rio já subiu mais de um metro, Norte de Minas. Ainda tem contribuído pela alta do nível do Velho Chico, as precipitações em trechos do Distrito Federal e Bahia, com chuvas de mais de 40 milímetros em média numa única noite.

A previsão do professor seria que a chuva na região da Serra da Canastra, na nascente do rio, chegaria entre os dias 22 e 23 de outubro, como ocorreu. “A água em alguns trechos da região da Serra da Canastra, na barragem de Três Marias, região de Januária já houve elevação superior a 1 metro. Eu estou bastante otimista com essas primeiras chuvas e vai até o final de janeiro”, afirmou Mário Miranda.

Segundo o professor, essa água que possibilitou a subida do rio em Três Marias só deve chegar ao vale daqui a mais ou menos, 35 dias no vale do São Francisco, conforme o professor.

El Nino – O fenômeno El Nino embora não seja muito benéfico aos estados do Nordeste, para a região da nascente do Velho Chico é bastante propício. Conforme Mário Mirando, até o final do mês é que teremos melhor um cenário de precipitações, mas está chovendo na nascente.

“A água em determinados trechos do rio já está elevada como em Januária. Até final de janeiro vamos ter uma situação mais segura. Isso vai depender do aquecimento do Oceano Atlântico na consta do Nordeste, mas o importante nesta analise é que esta chovendo e vai continuar chovendo”, concluiu professor Mário.

Do Blog do Banana

O candidato da Dona Maria

Dona Maria, faxineira, sonhava em reformar sua casa, num bairro pobre na Grande São Paulo. Juntou dinheiro com muito esforço, mas foi enganada pela loja de material de construção. Ficou sem a obra e com o nome sujo no Serasa.
"Eu já vim duas ou três vez [sic] tentar resolver meu problema, mas não consegui. Aí eu passei um e-mail pro Celso", ela contou, no programa "Cidade Alerta" da última quinta. Era a senha para mais um show de Celso Russomanno, dublê de deputado e apresentador de tevê.
De terno e gravata, ele cumpriu o script da "Patrulha do Consumidor". Foi à casa da telespectadora, fez um discurso indignado e prometeu providências. "A dona Maria é uma pessoa muito simples. Tem pouca leitura, pouco conhecimento. E pelo que estamos vendo, está sendo enganada", disse, em tom condescendente.
Uma trilha sonora de ação embalou o percurso até a loja, onde o bom-mocismo deu lugar ao estilo agressivo-inquisidor. "Ela pediu bege, mas o azulejo que chegou foi verde-claro", reclamou Russomanno.
Quando o gerente disse que não permitia o uso de sua imagem, o deputado se irritou. "Para mim, isso e nada significam a mesma coisa", disse. "Vou baixar aqui com a polícia", ameaçou, antes de sair. A consumidora continuou no Serasa, mas agradeceu: "Deus abençoe você, filho".
O quadro, que vai ao ar de segunda a sexta, consumiu quase 22 minutos do "Cidade Alerta", da TV Record. A emissora é controlada pela Igreja Universal, que também manda no partido de Russomanno, o PRB.

Crise de Cunha atrasa agenda econômica

O governo Dilma está tentando colocar em votação no Congresso a sua agenda econômica, mas tem enfrentado dificuldade, sobretudo na Câmara, presidida por Eduardo Cunha. Na prática, a crise de Cunha atrasa a votação dessa agenda econômica.
Mais uma vez, foi adiada a votação do projeto que anistia dólares ilegais no exterior em troca de multa e do pagamento de impostos. Há previsão de que a proposta seja votada nesta quarta, mas pode haver mudança novamente.

O governo sabe que, se não aprovar medidas importantes do ajuste fiscal, o pessimismo vai continuar. Isso é ruim, porque a previsão negativa acaba se transformando em realidade.
Nos últimos dias, instituições financeiras voltaram a aumentar o pessimismo em relação ao Brasil, avaliando que poderá haver queda em torno de 3% do PIB (Produto Interno Bruto) no ano que vem.
Blog do Kennedy