sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Multa para quem jogar lixo na rua em todo territorio nacional é aprovado no senado

Imagem Divulgação
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, em decisão terminativa, no dia 29 de setembro, o projeto que obriga os municípios e o Distrito Federal a multar quem for pego jogando lixo nas ruas. A medida já é comum em algumas cidades, como no Rio de Janeiro – a medida foi para a análise da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, passará a valer em todo o território nacional. 
De acordo com o Senado, o texto altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) para proibir o descarte irregular de lixo em via pública e para determinar que os municípios e o Distrito Federal regulamentem a forma correta de descarte. 
O relator na CMA, senador Jorge Viana (PT-AC), apresentou voto favorável à proposta, apresentada pelo ex-senador Pedro Taques. Para Jorge Viana, “sanções pecuniárias ainda são ações pedagógicas e preventivas necessárias para se evitar condutas indesejadas”. Ele considera que o projeto contribuirá para educar a população com relação ao correto descarte dos resíduos sólidos. 
Viana também apresentou emenda para retirar previsão de prazo de regulamentação da medida do projeto – ele considera que a a atitude seria uma ingerência sobre o Distrito Federal e sobre os municípios.

Via Blog do Gleyson José - Fonte: Agência Senado

Aeroporto de Petrolina é reaberto para pousos e decolagens

No Aeroporto de Petrolina a movimentação cresce no final do ano (Foto: Carol Souza/G1)
(Foto: Carol Souza/G1)
Após passar algumas horas fechado para pousos e decolagens, o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi reaberto. Desde as 12h15, horário local, o aeroporto estava operando abaixo dos mínimos de visibilidade e altura, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O problema ocorreu devido à chuva intensa, registrada na região desde a tarde desta quinta-feira (21).

A Infraero informou que o aeroporto já está operando de forma visual, sem o auxílio de nenhum tipo de equipamento, quando o piloto consegue visualizar a pista de pouso e decolagem. Devido ao mau tempo, um voo que faria a conexão Recife / Petrolina / Salvador, programado para às 11h10, teve que ser cancelado.

Segundo a Infraero, dos quatro voos programados, apenas um foi cancelado. A recomendação era de que nenhuma aeronave fizesse pouso ou decolagem no Aeroporto Senador Nilo Coelho até que as condições climáticas fossem favoráveis. O procedimento foi adotado por questões de segurança.

Taísa Alencar Do G1 Petrolina

Em Jacobina, barragem transborda com chuvas e preocupa moradores em distrito

Uma barragem no distrito de Lages do Batata, no município de Jacobina, se rompeu após as fortes chuvas que caíram na cidade nas primeiras horas dessa sexta-feira (22). A população estaria preocupada por conta das águas da barragem conhecida como "João de Nenem” que chegaram a outro açude do distrito.

O incidente deixa moradores da região do Vale da Caatinga em sinal de alerta por conta do risco de rompimento do segundo açude que transbordou ao receber as águas da barragem anterior.

Via Bocão News - Fonte: Jacobina 24 Horas.

Homem é preso matando jumento para vender como carne de gado No MA

Um homem que não teve o nome divulgado foi preso após comercializar carne de jumento como carne bovina. O fato aconteceu em Caxias – MA quando fiscais da Vigilância Sanitária do município flagraram o homem abatendo o animal na zona rural de Caxias.

Além de abater o animal de maneira irregular, o homem vendia o produto como carne de gado. Ele foi preso e encaminhado a um Distrito Policial. Os fiscais chegaram até o local através de uma denúncia anônima.

O consumo de carne de jumento é mais comum do que se imagina. Em 2013 um homem de 58 anos transportava 1,3 tonelada de carne de jumento misturada com outras carnes para comercialização.

Ainda, o promotor Sílvio Brito (RN) causou polêmica por incentivar o abate de jumentos para solucionar o problema de muitos animais rodovias do Estado.

Via Blog do Benjamin Leite - Fonte: Folha do Bico

Aniversariante do dia: Célio Nunes. Feliz Aniversário

Foto do perfil de Celio Nunes
Hoje é o dia dele.

Hoje é realmente um dia muito especial, e não somente para você Célio, como também para todos aqueles que lhe admiram e lhe respeitam assim como esse blogueiro.

Parabéns meu grande amigo, que Deus possa lhe dar tudo aquilo que você deseja, e que lhe faça alcançar á sua felicidade.

Saiba que você é dos grandes amigos que orgulhosamente faz parte da minha lista dos amigos especiais, e assim como eu, tenho também certeza que muitas outras pessoas também tem orgulho em ter você como amigo. 

Feliz aniversário, muitos anos de vida e Que Deus o abençoe você e toda á sua família.  Parabéns!!!

Petrolândia em Foco - Foto: Facebook

Literatura de Cordel: 'Os Poderes de Deus'

Foto: Tony Xavier

Os Poderes de Deus

Muitos dos estudiosos
Começaram a dizer
Que o Nosso Velho Chico
Tava prestes á morrer.
Com á seca que existia
Ele não resistiria
E o lago ia secar;
Mas eles não sabem nada,
Olha só á chuvarada,
Fazendo tudo mudar.

Nosso rio está bem vivo
Nosso povo tem razão
Lá no alto tem um 'Ser'
Que domina essa questão
Mesmo com tantos estudos
Para Deus eles  são mudos,
Começando á falar;
Eles tem que aprender,
Que para poder viver,
É preciso respeitar.

Nosso rio está enchendo
Graças ao poder de Deus
Saibam que nada sabemos
Pois os poderes são seus.
Ele é nossa razão,
E comanda á nação,
Nos caminhos e estradas;
Ele  marca o lugar,
Onde alguem pode chegar
Nessa nossa caminhada.


Petrolândia em Foco - De Tony Xavier

Rio São Francisco sobe 200% no norte de minas

Cachoeira-Casca-Danta-4-768x502
Há oito anos a vazão da Cachoeira Casca D’anta na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, não era tão intensa como a que foi registrada na última quarta-feira (20), segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). As chuvas frequentes de uma semana inteira elevaram o nível do Rio São Francisco em quatro metros. O volume é de 200% a mais que em 2014 e 2015, quando o Rio enfrentou seca drástica da nascente histórica. Ainda na região Centro-Oeste de Minas, as cidades de Divinópolis, Córrego Danta e Conceição do Pará adotam medidas para reduzir o prejuízo causado pelas chuvas.
O chefe substituto do Parque Nacional da Serra da Canastra e representante do ICMbio, Vicente Faria, disse que o Rio São Francisco percorre 14 quilômetros até a cachoeira Casca D’anta. As nascentes estão jorrando água, mas por conta das condições das estradas não é possível chegar a nenhuma delas. Turistas com carros de passeio não conseguem subir a serra. O ICMbio monitora áreas de risco de desmoronamento e informa que até o momento está tudo sob controle. A recomendação é que os turistas esperem as chuvas cessarem para então visitarem a região da Serra da Canastra.
Seca
Em 2014 a falta de chuvas na região provocou uma seca drástica que culminou na seca da nascente histórica do Rio São Francisco. A nascente é a principal de toda a extensão do Rio, que tem 2.700 km. O fato alarmou o país, já que o São Francisco é o maior Rio totalmente brasileiro, e sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação –  Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe. Só agora, em janeiro de 2016, o cenário aponta para uma recuperação efetiva da nascente histórica e das demais que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Cheias em cidades da região
Várias cidades do Centro-Oeste de Minas enfrentam problemas por causa das chuvas nos últimos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação deve continuar até sábado (23). Em Divinópolis a Defesa Civil informou na quarta-feira (20) que o nível do Rio Itapecerica alcançou nível médio de 5,3 metros – três metros acima do normal. O órgão monitora todo o trecho do Rio que corta a cidade e prevê estabilização da cheia, possibilidade de baixa no volume de água.
Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, desde 2011 não chovia como tem ocorrido na região. “Pelo menos os níveis pararam de baixar. Mas as principais reservas ainda estão necessitando de complemento. Em termos de agricultura e reservatórios, essa chuva frequente e mais branda ajuda muito, afinal, os lençóis freáticos vão sendo cada vez mais umedecidos”, disse.
b1579d19398509ea9b12cde32ecd8634-1-vert
Via Blog do Didi Galvão - Fonte: G1 Centro Oeste MG