quarta-feira, 13 de abril de 2016

Oficio sobre execução de obra na Reta do Mirim (BR-110) que liga Petrolândia a Ibmirim, no Sertão de PE

Foi enviada na manhã desta quarta-feira (13/04), para redação do blog Petrolândia Notícias, por meio da Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia, um ofício da Assessoria do Ministro Armando Monteiro, esclarecendo o andamento do processo relacionado a obra da BR-110 (Reta do Mirim), que liga Petrolândia a Ibimirim. O oficio foi direcionado aos vereadores Carlos Alberto (Carlinhos) e Fabiano Marques.

Oficio da Assessoria do Ministro Armando Monteiro:

Ilmos. Senhores


Vereador Carlos Alberto Araújo Correia e Fabiano Marques.


Em referência à reivindicação da construção da estrada que interliga Petrolândia/Ibimirim, enviada ao Ministro Armando Monteiro através do OF.GAB.PTB nº 007/2016, venho informar o seguinte:
Os recursos para a manutenção e recuperação com cascalho da chamada “Reta do Mirim “ já foram liberados ao DNIT que firmou convênio com o exército para execução da obra; O início da obra está dependendo da Licença Ambiental. Inicialmente o DNIT solicitou ao IBAMA em Brasília, órgão legalmente credenciado para licenciamento ambiental em rodovias federais; Considerando a falta de recursos para deslocamento da equipe de fiscalização do IBAMA, o DNIT solicitou ao CPRH de Pernambuco que solicitasse ao IBAMA um termo de “Delegação de Competência” que autoriza à CPRH/PE emitir a Licença Ambiental.

A CPRH oficializou ao IBAMA em 6 de abril através do OF. 367/2016. Em contato com a Diretoria de Licenciamento do IBAMA em Brasília, o diretor responsável assumiu o compromisso de agilizar o processo.


Informo ainda que Armando Monteiro estará acompanhando tanto a emissão da “Delegação de Competência”, como o trâmite junto a CPRH/PE.

Atenciosamente,

Iaci Hernandes
Assessora Parlamentar Senado Federal - Gab. Senador Douglas Cintra

Bezerro nasce com duas cabeças e assusta moradores no Pará

bezerro-duas-cabecas
Um acontecimento raro na natureza assustou o morador de um pequeno povoado localizado na zona rural do município de Tracuateua, no nordeste do Pará. No último sábado, 09, uma vaca deu a luz a um bezerro com duas cabeças.
O proprietário do animal, Ailton Lima de Souza, 54 anos, trabalha como agente de portaria em uma escola pública da cidade e conta que foi surpreendido pelo fato inédito em seu cotidiano. Ailton registrou o momento com a câmera de seu telefone celular e ainda fez fotos do bezerro na propriedade de sua família.
“A vaca estava gestante e ficou olhando pra baixo. Aí eu fiquei curioso pra saber se já tinha nascido. Quando fui lá no pasto, vi o bezerro no chão. Achei que estivesse sonhando”, conta Ailton, que relata também que o tamanho do animal era impressionante, do tamanho de um bezerro de três meses.
Segundo a diretora da escola onde Ailton trabalha, Valderiza Roque, o funcionário chegou ao trabalho na segunda-feira, 11, contando a história incomum, que se espalhou pela cidade. “Ele mostrou o vídeo pra gente e todo mundo ficou curioso”, conta Valderiza.
De acordo com o veterinário Marivaldo Rodrigues, da Embrapa Amazônia Oriental, casos como este são raríssimos e os animais geralmente não resistem. “Casos de gêmeos bovinos são raros, este caso é mais raro ainda. É uma anomalia genética oriunda de uma má formação embriológica. No processo de desenvolvimento do embrião ocorre essa má formação, de um corpo e duas cabeças. Quando não nascem mortos, eles logo que nascem morrem”, explica o veterinário.
Ailton disse ainda que o corpo do animal morto foi deixado no local onde nascera e que pretende guardar a ossada para recordar o fato inusitado.
Via Blog do Didi Galvão - Fonte: Agências de Notícias

H1N1: Vacinação contra gripe começa dia 18 de abril na rede pública de Pernambuco


O Estado de Pernambuco iniciará na próxima segunda-feira (18) a vacinação contra a influenza. Desta data até o dia será realizada a imunização dos profissionais de saúde. Já a pré-campanha começa a partir do dia 25 deste mês e visa vacinar idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

Além disso, podem participar das ações jovens que estão sob medida socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. O Dia D da campanha acontece no sábado (30), último dia do mês de abril. 

Até o momento, Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde (MS) 538.160 doses da vacina contra a influenza (24% do total). A expectativa da campanha é imunizar, no mínimo, 80% do público prioritário total contra três vírus da influenza: A H1N1, A H3N2 e B. “A proteção da vacina contra a influenza dura cerca de um ano, por isso a necessidade da população inclusa nos grupos prioritários participarem das campanhas anuais”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo. Ela ainda lembra que crianças que tomarem a vacina pela primeira vez devem receber uma 2º dose 30 dias após a 1º. 

A imunização contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Em residentes em lares de idosos, reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, o risco global de hospitalização em cerca de 50% e o de morte em 68%. Ela ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.

A vacinação é contraindicada apenas para pessoas com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula, bem como quem apresenta histórico de reação anafilática em dose anterior da vacina. No caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, a orientação é adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Via Blog Custódia

Novo Cangaço: quadrilhas especializadas aterrorizam cidades do interior de PE

A ação de quadrilhas especializadas em assaltos a banco em cidades do interior tem tirado o sossego e deixado os moradores assustados. Em Pernambuco, o alvo preferido dos criminosos tem sido os bancos da região do Agreste, Sertão e Zona da Mata. A organização e as ações com grande número de pessoas tem sido chamada pela polícia de Novo Cangaço.

Embora negue que as ocorrências estejam aumentando, a Secretaria de Defesa Social (SDS)já contabiliza 11 roubos e furtos de caixas eletrônicos somente neste ano. Na ação mais recentemente, em Triunfo, no Sertão de Pernambuco, bandidos encapuzados explodiram caixas eletrônicos na madrugada desta terça-feira (12). De maneira parecida, um grupo atacou outra agência do Banco do Brasil no município de Cupira, no Agreste do Estado. Os criminosos roubaram o cofre após uma explosão que destruiu o local e imóveis em frente ao banco. Cerca de 20 homens teriam participado da ação.

Na semana passada, bandidos fortemente armados explodiram o Banco do Brasil do município de Macaparana, na Zona da Mata Norte, e fugiram levando o cofre da agência. Sete dias depois, pedaços de cédulas queimadas ainda são encontradas pelo chão da cidade. Algo surpreendente para a população, acostumada com a tranquilidade do interior.

De acordo com gestor do Departamento de Proteção ao Patrimônio (DEPATRI) Nelson Souto, os grupos criminosos estão sendo investigados em conjunto com a polícia de outros estados. “São bandidos de outros estados, que se utilizam dessa prática de fugir para cidade local para dificultar as investigações. Mas estamos em contato com outras instituições, trocando informações, e acredito que teremos sucesso”, concluiu

Do Blog Benjamin Leite (Via riacho pequeno )

Dois derrotados

A quem debitar a queda da presidente Dilma? Para começar, a ela mesma. Tanto pela arrogância, a prepotência, a presunção? Ou terá sido pelo despreparo? Há quem aposte no Lula? Afinal, o ex-presidente poderia ter escolhido melhor.

Madame deixou-se levar pelas falsas impressões. No seu primeiro mandato valeu-se da imagem do antecessor. Afinal, o Lula deu certo por conta da conjuntura nacional, internacional e de sua capacidade de absorver as más notícias em favor das boas. Dilma não apenas imaginou repetir a performance do torneiro-mecânico, mas pelo menos chegar ao seu discutível diploma de curso superior. Só que embaralhou muita coisa. Começou a perder pontos. Deixou de contar com fiéis seguidores do PMDB. Dos pequenos partidos, também. O resultado está aí, à vista de todos. Ainda mantém maioria na Câmara, mas caminha para a débâcle. Saberemos domingo, ou seja, daqui a cinco dias.
É cedo para previsões, mas tudo indica que a presidente deixará de ser presidente. Uma reviravolta desse jeito só aconteceu com Fernando Collor, não faz tanto tempo assim.
Dos dois lados,a deterioração é  comum, porque a oposição não anda melhor nas contas. Se conseguir afastar Dilma, terá que começar tudo do zero. Que governo comporá com Michel Temer? Para organizar que governo? Sensibilizar que forças?


A situação está de vaca não conhecer bezerro, ainda mais porque a queda não arrefeceu, do lado de Dilma. Em suma, os dois grupos em cheque pode dar-se por derrotados.
Via Blog do Mágno Martins/Carlos Chagas