segunda-feira, 13 de junho de 2016

Petrolândia: Comerciante morre vítima de choque elétrico


Vítima de choque elétrico, faleceu no final da tarde desta segunda-feira (13), em Petrolândia, o comerciante José Alves de Souza, dono da Central da Construção, loja situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 12 desta cidade.

Segundo informações recebidas pelo Blog de Assis Ramalho, José Alves trabalhava em sua chácara, localizada no Sítio Serrota, quando foi atingido pela descarga elétrica ao manusear uma bomba de água.

Também segundo informações, o corpo será encaminhado ao IML em Caruaru.

O comerciante completaria 63 anos neste dia 20 de junho.

À família enlutada, nossos pêsames.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Polícia Civil de Petrolândia

Globo Repórter grava programa especial de São João no Sertão de Pernambuco

A equipe de reportagem do “Globo Repórter” da Rede Globo, capitaneada pelo repórter Zé Raimundo, esteve em Araripina, no Sertão do Araripe pernambucano, gravando algumas entrevistas relacionadas às festas juninas, foram ao evento ‘Beco do Forró’, onde estava acontecendo várias apresentações, uma delas era com o poeta forrozeiro Flávio Leandro, que se apresentou na última sexta-feira (10). E no sábado, a equipe dirigiu-se a zona rural de Araripina, aonde gravaram mais entrevistas para serem exibida no Globo Repórter especial de São João, apresentado anualmente pela Rede Globo de Televisão, e que vai ao ar na sexta-feira, dia 24 de junho.

A equipe do Globo Repórter também esteve na cidade de Trindade, também no Sertão pernambucano, lá gravaram com o sanfoneiro Jorge do Acordeom que é natural daquele município. O Sanfoneiro falou da sua trajetória e desafios de levar a boa música tradicional, além de manter viva a cultura do nordeste. “Agradeço a toda equipe da Rede Globo que me concederam essa oportunidade maravilhosa de mostrar um pouco do meu trabalho para todo Brasil”, afirmou Jorge do Acordeom.

Via Petrolândia Notícias/PE Notícias

Artesanato em couro é opção de emprego e renda para os sertanejos

thumbnail_3 - Gil (entrevista)thumbnail_5 artesãs
Artesãos de Petrolina e região comemoram os números positivos no aumento da produção, das vendas e do faturamento. Capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Pernambuco (Senar-PE), no curso Artesão em Couro, os profissionais aprenderam a produzir novos artefatos, a reaproveitar matérias-primas, e a vender no comércio eletrônico.
A iniciativa, resultado de parceria entre o Senar, Sest Senat e Prefeitura, deu origem a Escola Municipal do Couro de Petrolina. O espaço é destinado a capacitações gratuitas e a confecção de acessórios como bolsas, carteiras e sandálias, entre outros artefatos.  “Nosso objetivo é agregar valor comercial ao couro de bovinos e caprinos, estimulando o empreendedorismo nos artesãos”, frisou o supervisor pedagógico do Senar – PE, Nivaldo Damasceno. Para isso, os alunos contam com orientações que vão desde o corte da peça até o acabamento final, o manuseio das máquinas e noções de empreendedorismo.

Policial Civil morre vítima de acidente automobilístico entre Serrita e Salgueiro, no Sertão de PE


Beto Maia, era natural de Parnamirim, estava na polícia desde 2008, já trabalhou nas cidades de Salgueiro, Parnamirim, Granito, na Seccional de Araripina e estava atualmente na delegacia de Ouricuri.

Estava estudando "direito" já nos últimos períodos e pretendia fazer concursos para ocupar cargos mais elevados na corporação ou até conseguir exercer o cargo de promotor ou um magistrado e teve a vida interrompida nesta madrugada por irresponsabilidade de criadores de animais que os deixa soltos nas rodovias tirando a  vida de seres humanos. O velório está acontecendo em Serrita - PE, e o sepultamento está marcado para ás 17 Horas de hoje, segunda-feira, 13 de junho.
 

Via Araripina em Foco/Fonte: Emanoel Cordeiro

Homem morre após ser atropelado na BR 316 em Araripina, PE

Um homem morreu após ser atropelada na BR 316 em Araripina (PE). O acidente aconteceu no início da noite de ontem (12), na rodovia BR-316, próximo à curva do sitio Ramalhete, quando o homem foi atropelada por um veículo não identificado. A vítima morreu no local.

Testemunhas contaram a Polícia que o homem conduzia uma bicicleta quando foi atropelado e que o motorista fugiu sem prestar socorro à vítima.  Segundo o Sargento Bosco do Corpo de Bombeiros a vítima não foi identificada, o mesmo chama atenção, para que as pessoas da região do Ramalhete,  local aonde ocorreu o acidente, compareçam a Afasal para fazer o reconhecimento do corpo do homem que é deficiente de uma perna e estar trajando uma camisa azul e short verde.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Araripina, que irá investigar a ocorrência.

Araripina em foco l Foto/ilustrativa

Genival Lacerda recebe título de cidadão baiano na Alba

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) conceceu na manhã desta segunda-feira (13), o título de cidadão baiano ao cantor e compositor Genival Lacerda. Nascido na Paraíba, o forrozeiro de 85 anos não escondeu a satisfação da homenagem. "Muito feliz em ser homenageado dessa forma. Eu que já ando pelas bandas da Bahia desde 56. Quem não quer receber uma homenagem dessa? E o importante é ser lembrado em vida. Em morte, Deus que me defenda", brincou. 
 
A proposta foi do deputado Nelson Leal, que ressaltou a ligação do músico com a Bahia. "Em função de toda uma história, toda uma carreira dedicada ao forró, nós queríamos já há um tempo, prestar uma homenagem a Genival, ele que tem diversos amigos aqui na Bahia e é presença constante nas festas do São João em diversos municípios baianos. Então, em função dessa proximidade com personalidades daqui e com o próprio estado nós resolvemos fazer essa justa homenagem a esse que é um ícone", explicou. 
 
Segundo o parlamentar, a homenagem foi aceita com unanimidade na casa por se tratar de um forrozeiro da primeira era. "Daquele pessoal que iniciou o forró, é o único que ainda está vivo e temos que homenagear as pessoas vivas. Espero que ele possa ter muitas outras homenagens ao longo dessa vida".

Genival Lacerda

Serviço Militar promove entrega de Certificados de Reservista em Petrolândia

Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (10), no auditório do centro cultural Hildebrando Menezes em Petrolândia-PE, a solenidade de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), aos alistados do mês de maio, e juramento à bandeira, dos dispensados do serviço militar. A seção foi Presidida por Lourival Simões (prefeito de Petrolândia) sendo que o mesmo estava na solenidade como Presidente da Junta Militar do município, acompanhado do Secretário da Junta de Serviço Militar o Sr. Márcio Viana.

Na ocasião foram entregues: 37 CDI's.

Da Prefeitura Municipal/Por Assessoria de Imprensa

Carro invade preferêncial e motoqueiro vai ao hospital com suspeita de fratura

Na tarde deste domingo 12/06 nossa reportagem registrou um acidente no “Balão da Guarita” cruzamento das avenidas Princesa Isabel com a Armando Cajubá (Antiga 3 de Maio). No local quem segue sentido oeste/leste deve parar obedecendo a sinalização e o carro passou direto colidindo com o motoqueiro.

A vítima identificada por “Paulo Victor” estava pardado e estava em serviço, teve provável fratura na clavícula, usava capacete e não possui habilitação. Sua moto foi retirada do local. O motorista do carro é um professor e permaneceu dando auxilio a vítima.

O SAMU realizou os primeiros socorros encaminhando a vítima ao hospital enquanto a Polícia Militar dava suporte a ocorrência, mas, não pôde realizar os procedimentos já que um dos veículos havia sido retirado do local.

Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Santanna exalta mulheres e músicos de PE no 'Maior São João', em Caruaru

Santanna cantou para 80 mil pessoas no São João 2016 de Caruaru (Foto: Joalline Nascimento/G1)
 Com sucessos e homenagens às mulheres e a alguns músicos pernambucanos, Santanna fez 80 mil pessoas - de acordo com a Polícia Militar - dançarem ao som do forró pé de serra neste sábado (11) no Maior e Melhor São João do Mundo, em Caruaru. O cantor cearense foi o segundo a subir no palco. A primeira atração foi Calango Aceso. A noite ainda contou com shows de Forró do Firma, Caru Forró e Matheus & Kauan.
Santanna surgiu no palco do Maior e Melhor São João do Mundo cantando "Caruaru do Passado", do "pequeno-grande" caruaruense, Azulão. O artista contou que é sempre uma honra se apresentar n acidade. "Encaro tudo com grande emoção e responsabilidade, ainda mais para uma pessoa intitulada Cidadão de Caruaru como eu. Sinto-me honrado em contribuir para essa festa formada e musicada por Luiz Gonzaga. Antes dele [Gonzaga], o festejo só tinha dois dias. Depois passou a ter mais de 40", lembrou.
Durante a apresentação, Santanna fez questão de exaltar a figura feminina ao recitar poesias e pedir para que nenhuma mulher "entregue a felicidade a ninguém e se dê valor". Sucessos como "Ana Maria" e "Tamborete de Forró" foram lembrados durante a apresentação. O cantor também fez questão de mostrar que os integrantes da banda dele estavam com blusas estampadas com imagens de poetas como Onildo Almeida e Petrúcio Amorim.
Via Blog do Aryel Aquino-Fonte:G1

Petrolândia-PE:"Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil" Campanha realizada 10 de junho/2016

Foto: Kátia Valéria (SCFV)
CAMPANHA PELO DIA 12 DE JUNHO, "Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil", em Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica, foi realizada, (10.06.2016), Iniciou-se com uma  pequena passeata em prol aos direitos das crianças e adolescentes, a partir das 8h da manhã, saindo da sede do Programa SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, (antigo PETI) seguindo pela Avenida José Gomes de Avelar até o Mercado Público (centro), aonde deu-se início a várias atividades, mostrando a importância de defender os direitos das crianças e adolescentes estudarem, e brincar ao envés de trabalhar.

E foram vivenciados vários momentos: Brincadeiras, exposições de matérias confeccionados por alunos dos programas sociais, danças, exercícios, esporte, música, entrega de panfletos e muita informação direcionadas ao tema da campanha PELO DIA 12 DE JUNHO, "Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil".

Essa luta não deve ser só de órgãos, entidades ou programas competentes a essa ação, e sim, deve ser uma atitude e uma ação coletiva de toda sociedade, para construir um município que defende e executa os direitos de todos eles. 

 Realização: 

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, com o apoio dos programas sociais, e parceiros.
Moto Patrulheiros da Guarda Municipal de Petrolândia
Foto: Kátia Valéria (SCFV)

Via Blog Cultura de Petrolândia de Alexandre Sertão

Resultado dos Jogos realizados pela 7ª rodada do Brasileirão 2016 nesse final de semana

RESULTADO DOS JOGOS DA 7ª RODADA DO BRASILEIRÃO ´SERIE 'A' NESSE FINAL DE SEMANA:

Internacional 3x1 América/MG
Ponte Preta 2x1 Chapecoense
Fluminense 1x1 Gremio
São Paulo 1x2 Atlético/PR
Botafogo 1x1 Vitória
Coritiba 3x2 Sport
Palmeiras 1x0 Corinthians
Atlético/MG 2x3 Cruzeiro
Figueirense 1x0 Flamengo
Santa Cruz 0x2 Santos

Por GloboEsporte.com




Temer: cabeça na responsabilidade fiscal e pés na lama

Sugestão para analisar o desempenho de Michel Temer neste domingo (12), dia em que o governo interino faz aniversário de um mês e que você não tem nada com o que se preocupar. Repare na equipe econômica. Ao celebrado Henrique Meirelles (Fazenda), adicionaram-se os aplaudidos Ilan Goldfajn (Banco Central), Maria Silvia Marques (BNDES) e Pedro Parente (Petrobras). Você ouve o que eles têm a dizer e se convence de que a situação pode melhorar, deve melhorar, tem que melhorar. Você fica otimista, volta a acreditar no futuro.
Agora pense no PMDB e nos personagens que rodeiam Temer. O presidente do partido, Romero Jucá, expurgado do Planejamento 12 dias depois de nomeado. O mandachuva do Senado, Renan Calheiros, com uma denúncia e 12 inquéritos no STF. O cardeal Eduardo Cunha, que dá as cartas na Câmara mesmo bloqueado pelo Supremo. José Sarney, o inaposentável. Todos com a prisão requerida na Suprema Corte. Desanimou, certo? É impossível pensar no PMDB e continuar otimista.


Michel Temer escolheu sustentar-se sobre duas estacas de aparência contraditória. Primeiro, propôs-se a transformar a política econômica, devolvendo-a aos trilhos da responsabilidade fiscal e da racionalidade monetária. Segundo, decidiu montar sua base no Congresso da maneira mais tradicional: comprando apoios. Manteve o toma-lá-dá-cá. Preservou e até ampliou espaços que os chefões partidários e os coronéis estaduais ocupavam na máquina federal sob Dilma.
Blog do Josias de Souza

Brasil perde para o Peru e está fora da competição

20160609030706_7
A Seleção Brasileira foi derrotada pelo Peru na noite deste domingo (12), por 1 a 0, no Estádio Foxborough, em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, pela terceira rodada da Copa América Centenário. Com o resultado, o Brasil encerrou a sua participação na competição.
O JOGO
O Brasil começou o duelo dominando as ações ofensivas. Aos 11 minutos, Filipe Luís chegou bem ao ataque e arriscou o chute de longe. O goleiro Gallese caiu bem no canto direito, fez grande defesa e a bola saiu em escanteio. Na cobrança, Renato Augusto pegou de primeira após desvio e mandou por cima do travessão. Quinze minutos depois, Elias fez boa jogada e encontrou Gabriel na área. O atacante dominou, girou para cima da marcação e bateu no cantinho, mas o arqueiro peruano salvou sua equipe novamente. Aos 35, mais uma boa oportunidade da Seleção Brasileira. Willian recebeu de Filipe Luís na entrada da entrada e finalizou por cima da meta. Cinco minutos depois, Gabriel recebeu de Renato Augusto, controlou bem a bola e mandou uma bomba. Bem posicionado, o camisa 1 do Peru evitou que o placar fosse inaugurado novamente.
Na etapa final, após cinco finalizações para o Brasil e nenhuma para o Peru, o jogo voltou mais equilibrado. Aos três minutos, Alisson fez grande defesa em cobrança de falta de Cueva. A resposta da Seleção Brasileira veio aos 17. Após cruzamento de Daniel Alves, Renato Augusto ajeitou para Coutinho e o meia bateu de canhota. A bola explodiu na defesa adversária. Doze minutos mais tarde, Polo cruzou para a área e Ruidíaz escorou para o fundo da rede. O atacante tocou com o braço na bola, mas o árbitro validou o gol peruano. Aos 39, Hulk partiu para cima da marcação e cruzou para Coutinho, mas o meia não alcançou. Oito minutos depois, Elias recebeu cruzamento da direita e desviou com a coxa, mas o goleiro Gallese fez a defesa.
Brasil: Alisson; Daniel Alves, Miranda, Gil e Filipe Luís; Elias, Renato Augusto, Willian, Lucas Lima e Philipe Coutinho; Gabriel (Hulk).
Via Blog do Didi Galvão