quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Irmão de vereador de Ipiaú é esfaqueado dentro de casa

Fotos: Reprodução/Giro Ipiau
O açougueiro, Antônio Costa Cruz, 56 anos, conhecido popularmente pelo apelido de “Boca”, foi morto a facadas dentro da casa onde morava no município de Ipiaú, na madrugada desta quinta-feira (18), no sul da Bahia. De acordo com matéria do site Giro Ipiaú, a vítima é irmão do vereador, Milton Cruz, conhecido na região como “Picolé”.
Ainda de acordo com a publicação, Antônio relatou que ao acordar por volta das 03h deparou com um indivíduo dentro de sua casa. Houve luta corporal e Boca foi atingido por cinco golpes de faca, uma das facadas atingiu a região do olho. Ele foi socorrido por populares por volta das 06h da manhã e encaminhado para o Hospital Geral de Ipiaú.
Segundo informações do vereador Picolé, publicadas pelo site Giro Ipiaú, Antônio perdeu muito sangue e que agora está sendo submetido a exames para avaliar se algum órgão foi atingido. A polícia ainda não localizou o suspeito do atentado que teria invadido o imóvel através do muro do quintal. Ainda não foi informado se algo foi levado. 
Redação Bocão News

Justiça manteve condenação da Samarco a pagar recuperação do Rio Doce, diz Vale

Foto: Corpo de Bombeiros/MG
A quinta turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região manteve decisão liminar contra a mineradora Samarco e suas acionistas, Vale e BHP Billinton, que prevê que as empresas arquem com a recuperação da bacia do Rio Doce, devastada pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015, segundo nota divulgada para investidores pela Vale.
 
De acordo com a mineradora, o valor do acordo firmado em março entre as mineradoras, a União e os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo foi mantido em R$ 20,2 bilhões. 
 
Por meio de nota, a Vale informou que o acordo continua válido e que “as partes continuarão a cumprir com as suas obrigações lá previstas, tendo sido a Fundação Renova devidamente constituída para desenvolver e executar os programas de longo prazo para remediação e compensação previstos no acordo”.

Ajude a encontrar a mãe do Petrolandense naturalizado Americano, Rich ou Hugo de Souza Leandro


Nascido em Petrolândia em 07 de Abril de 1991, Hugo de Souza Leandro, apelidado por Huguinho por sua mãe biológica, onde ele foi entregue com 07 meses de idade para a adoção, sendo adotado por uma família americana dos U.S.A.

Essa história daria um bom filme se tivesse um final feliz, mas infelizmente ainda não teve, mas poderá ter se todos se empenhar e puder ajudar. Na manhã desta quinta-feira (18/08) Através do WhatsApp uma jovem que mora no interior de São Paulo, entrou em contato com a redação do Blog Petrolândia Notícias, nos perguntando se poderíamos no nosso meio de comunicação contar a história de um petrolandense que vivi nos Estados Unidos da América desde bebê, nos prontamente respondemos sim e aceitamos mas esse desafio de quem sabe ajudar a promover esse encontro.

A história começa em Petrolândia no ano de 1990, onde sua mãe segundo ele era uma jovem de com aproximadamente 19 anos, a jovem na época sem condições financeira não tinha como cria-lo e resolveu passar a guarda adotiva para sua mãe chamada Joselma de Souza Leandro, no caso avó biológica do jovem. O mais surpreendente nesta história toda é que o jovem de 26 anos, esta com viajem marcada nessa sexta-feira (19/08) para o Brasil, afim de assistir o jogo da final de futebol da olimpíada que será realizado no Rio de Janeiro entre o Brasil e Alemanha. Sem ressentimentos o jovem viaja sozinho para o Brasil em busca de informações de sua família e pede para nós Brasileiro, Pernambucanos e por fim Petrolandenses que o ajude nessa missão pois tem vontade de conquistar uma dupla nacionalização se puder comprovar sua história a justiça Brasileira.

Alem de ser uma viajem rápida para o Brasil o jovem esperar que alguém entre em contato com ele e se disponibilize para o acompanhar nesse poucos dias que ficará no País lhe orientando já que ele não fala Português.

Assista o Vídeo com o depoimento do petrolandense naturalizado americano nos Estados Unidos:
Redação: Alex Santos
Vídeo: Canal Priscila Sanches/You Tube

Morre aos 75 anos em Fortaleza o deputado estadual Professor Teodoro

Professor Teodoro Foi eleito Deputado pela primeira vez em 2006.
(Foto: Arquivo /ALCE)
Morreu aos 75 anos nesta quinta-feira (18), em Fortaleza, o deputado estadual Professor Teodoro Soares (PSD). O parlamentar estava internado desde terça da semana passada, no hospital Monte Clínico.  Teodoro morreu de falência  multipla dos órgãos. O corpo será velado inicialmente na Assembleia Legislativa, depois seguirá para a Universidade Vale do Acaraú (UVA) em Sobral. O sepultamento será em Reriutaba.
Nascido em 28 de dezembro de 1940, José Teodoro Soares  presidente da Universidade da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
José Teodoro Soares foi eleito deputado pela primeira vez em 2006, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nas eleições de 2010, ficou com uma vaga na suplência, assumindo o mandato em 2011 e se efetivando no final de 2012. Em 2014, voltou a ocupar a suplência, assumindo o mandato em 2015 pelo Partido Social Democrático (PSD).
Professor Teodoro era membro das academias Cearense de Ciências Sociais; Sobralense de Letras; e de Letras dos Municípios do Ceará. Também já foi reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre 1990 e 2006, e da Universidade Regional do Cariri (Urca), de 1987 a 1990.
O parlamentar foi ainda presidente do Conselho de Reitores do Ceará, vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará e secretário geral adjunto do Ministério da Educação e Cultura. Ao longo da vida, publicou 32 livros.
Professor Teodoro foi casado por 36 anos com a professora e escritora Maria Norma Maia Soares, que morreu em julho de 2014. Ela foi presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense entre 2008 e 2014.
Do G1 CE

Casal gay que processou Ivete é ameaçado de morte por fãs da cantora

Foto Reprodução
A agressão ocorrida contra um casal gay em um show de Ivete Sangalo, no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), em junho deste ano, em São Paulo, ainda rende. Apesar da cantora ter saído em defesa das vítimas, foi surpreendida com um processo movido pelo casal contra sua pessoa e também contra o CTN. 

A atitude de Caio da Rocha e Daniel Camargo revoltou os fãs da baiana, que transformaram a vida dos dois em um verdadeiro inferno. Segundo o colunista Léo Dias, do jornal O Dia, os rapazes foram ameçados de morte pelos admiradores de Ivete e agora não estão saindo nem de casa com medo. 
 
No processo, o quer reparação por falta de segurança no local, além de homofobia, e pede indenização de R$ 1,5 milhão.

Redação Bocão News

"Artigo" Eleições 2016 "E O Sentimento Constitucional" - por Fernando Nivaldo Batista

Fernando Nivaldo Batista
O ARTIGO


ELEIÇÕIES 2016 E O SENTIMENTO CONSTITUCIONAL 

O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 02 de Outubro e o segundo turno no dia 30 do mesmo mês. Nas Eleições 2016, os eleitores vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um Prefeito(a) e um Vice-prefeito(a), assim como os vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.

O segundo turno é realizado apenas nos Municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja 50% dos votos mais um. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputam o segundo turno entre si.
Informações à parte, gostaria de ater-me a um tema que assevera a importância do amadurecimento do sentir jurídico como forma de assegurar a participação de todos os cidadãos no discurso político. Refiro-me ao SENTIMENTO CONSTITUCIONAL, que, aliás, é o título  de uma das obras  do célebre e catedrático em Direito Constitucional Pablo Lucas Verdu.

Sentimento Constitucional se refere à afeição pela justiça e pela equidade. Suscita um desejo não particular, mas geral, representado por todos os indivíduos detentores ou não das ciências jurídicas e/ou  afins. É um sentimento que agrega, embora de forma implícita, uma integração política, fazendo com que todos se voltem para o vislumbre do bem estar social, almejando sempre a coletividade, colocando o cidadão no centro das decisões políticas, forjando nele um caráter participativo no debate democrático, ressaltando o seu pensamento sobre justiça e ética.

Ora, já estamos acompanhando o limiar das propagandas político-partidárias. A efervescência toma conta das ruas e os sentimentos são mistos a depender dos partidos, candidatos e grupos aliados a estes. Faz-se mister, lembrar, contudo, que a política não é um termo para privilegiar só, e somente só, o homem público, a fim de dar-lhe foro privilegiado; antes, é condição "sine qua non" a todo cidadão que busque a virtude, a felicidade e o bem estar geral.

Oxalá, vejamos e vivamos um período de Eleições em que sejam primordiais o respeito e a dignidade de si  mesmo e dos outros. Espera-se de todos, candidatos, eleitores e cidadãos em geral uma consciência política e um sentimento constitucional baseados sobretudo na CIVILIDADE. Do DIREITO À JUSTIÇA,  que tudo transcorra em vista de uma "Festa Democrática" bonita de se ver.

Autor do Artigo: Fernando Nivaldo Batista

Via Blog Sertão News

Parque com o acervo da vida de Luiz Gonzaga pode fechar as portas

O maior acervo do trabalho e da vida de Luiz Gonzaga encontra-se no Parque Aza Branca, uma espécie de museu que fica na cidade de Exu, no Sertão de Pernambuco. Devido a falta de recursos, dificuldades de manter as despesas com funcionários e a manutenção, o espaço poderá fechar as portas.
Desde o ano de 1999, o parque é administrado por uma Organização Não governamental (ONG), mas ela está tendo dificuldade de manter o funcionamento. “A ong tem dez funcionários de carteira assinada, o que dá uma folha de pagamento de R$12 mil reais, quando você soma todas as despesas fixas, com outras despesas que nós temos, a gente soma R$20 mil reais de despesas fixas por mês. Estamos arrecadando em torno de R$10 a R$12 mil reais”, explica o presidente da Ong Parque Aza Branca, Júnior Parente.Segundo Júnior, o governo do estado que sempre foi um dos parceiros na manutenção do local, não está mais tão presente como antes. “A parceria do governo estadual, nesses últimos anos, vem sendo quase que exclusivamente para promoção de festas”.
Uma reserva financeira dos tempos em que o número de visitas era maior é que está mantendo o parque aberto. Mas, o dinheiro deve acabar em seis meses. A funcionária Milena da Costa disse que houve queda no número de visitantes do parque. “De um ano pra cá ,o movimento caiu mais de 50%”, revela.
Uma das fontes de renda do parque é a vendas de lembrancinhas e cobrança da entrada que custa R$4. “A gente passa aqui pra reviver essa história tão bonita de Luiz Gonzaga e comprar essa lembrancinha para levar para os nossos familiares e amigos”, conta o empresário Sandro Pereira.
No parque fica a casa que Luiz Gonzaga morou com os móveis da época, o mausoléu, onde o corpo do rei do baião está sepultado. Além da réplica da casa de reboco, onde o músico nasceu e o pé de juazeiro, cantinho de muitos encontros.
Via Blog do Cauê Rodrigues

Policial militar está entre os 12 presos pela 'Operação Falcão', nesta quinta

Operação Falcão da Polícia Civil de Pernambuco, cumpriu 14 mandato
de Prisão (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Um policial militar do 6º Batalhão de Polícia está entre as 12 pessoas presas, na manhã desta quinta-feira (18), durante a Operação ‘Falcão’. De acordo com o delegado Salustiano Albuquerque, da Diretoria Integrada Especializada da Polícia Civil de Pernambuco, a ação desarticulou uma organização criminosa acusada de tráfico de drogas, homicídios, roubos e extorsão em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
A Polícia Civil de Pernambuco também cumpriu mais dois mandados de prisão contra alvos que já estão no sistema penitenciário. Um suspeito ainda está foragido. Além dos 15 mandados de prisão previstos, os agentes cumpriram 13 mandados de busca e apreensão domiciliar em Jaboatão, e Camaragibe, no Grande Recife, além de Ribeirão, na Zona da Mata Sul, e Caruaru, no Agreste.
Essa foi a 22ª operação de repressão deflagrada pela Polícia Civil do estado, em 2016.  Os alvos são acusados de atuar nos bairros de Guararapes, Prazeres, Jardim Prazeres e Cajueiro Seco, em Jaboatão. “Também apreendemos duas armas de fogo”, informou o delegado.
Atuaram na ação 113 policiais civis, entre delegados,  comissários, agentes e  escrivães, e 10  policiais militares. O trabalho é supervisionado pela Chefia da Polícia Civil e coordenado  pela Diretoria Integrada  Especializada.
Os presos e os materiais apreendidos foram  encaminhados para a sede do Grupo de Operações Especiais  (GOE) , no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do  Recife. Os detalhes serão divulgados na sexta-feira (19).
O nome Falcão tem ligação com o caso de um garoto que morreu nos braços do pai, em Cajueiro Seco, Jaboatão, no final do ano passado. O tiroteio foi provocado por uma briga briga entre grupos de traficantes rivais.
Do G1 PE

Brasileiras perdem para alemãs e levam a prata no vôlei de praia

A dupla brasileira Agatha e Barbara foi derrotada pelas alemãs Ludwig e Walkenhorst na final do vôlei de praia, disputada na madrugada de hoje (18). As brasileiras haviam derrotado na semifinal as americanas Walsh e Ross, consideradas favoritas, mas caíram diante das alemãs por 2 sets a 0. 
O resultado deu ao Brasil sua quinta medalha de prata.

O primeiro set teve uma disputa apertada em que as duas duplas se alternaram na liderança nos primeiros pontos. As brasileiras começaram na frente, mas a partir do nono ponto, as alemãs avançaram com Agatha e Barbara sempre em seus calcanhares. Depois do 13º ponto, Ludwig e Walkenhorst conseguiram abrir uma vantagem de três pontos, que se manteve até o fim do set, vencido por 21 a 18.

O começo do segundo set teve domínio das alemãs, que chegaram a abrir 6 a 1. As brasileiras tentaram reduzir a desvantagem, mas as alemãs chegaram ao 15º ponto ainda com a mesma folga e somaram 20 pontos com a dupla brasileira marcando 13. O placar terminou em 21 a 14.

Por Agência Brasil

Dilma quer que impeachment saia caro a Temer e PSDB

A presidente Dilma Rousseff sabe que será derrotada e que o impeachment será aprovado. No entanto, deseja que a decisão do Senado custe caro politicamente para o presidente interino, Michel Temer, e políticos do PSDB. Ao comparecer pessoalmente ao Senado para fazer a própria defesa, ela pretende carimbar o impedimento como um golpe contra uma pessoa inocente.
Morrer de pé e lutando ajuda a reforçar essa imagem. É importante para a fotografia histórica do impeachment. Para o PT, a presença de Dilma no plenário será o primeiro grande ato de oposição ao futuro e efetivo governo Temer.