quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Petrolândia-PE: o lago de Itaparica e a grande saudade

Escombros de uma residência

Visitando o grande lago de itaparica na tarde desta quinta-feira (23) pude ver que ás águas da represa baixaram bastante em relação á última visita, muito lodo e bastante lama transformado ás margens do lago num sentimento de tristezas e muita saudade. Na foto em destaque, escombros de algumas residências que ficaram debaixo das águas mas com o passar dos tempos estão aparecendo devido á grande seca.

Piso de antiga residência
 O solo rachado
O lago e a Igreja

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier

Sem pudores da TV aberta, reality show da MTV Brasil exibe de sexo a brigas inusitadas

De Férias com o EX Brasil está na segunda temporada. Foto: MTV/Divulgação

Big brother Brasil é o reality show mais conhecido no país. Ainda não há produção do gênero que tenha alcançado a popularidade do programa da Globo, no ar desde 2002, apesar das críticas negativas. Contudo, um reality da TV por assinatura tem chamado atenção e repercutido com afinco na internet. A segunda temporada de De férias com o ex Brasil (MTV), gravada na Praia de Pipa (RN), reúne características do BBB, mas sem a competição que move participantes. Não há a disputa por prêmio, receio de ser eliminado, censura ou estratégia de jogo. Com o propósito de "curtição", a atração é movimentada por uma série de intrigas entre os confinados, cenas de sexo, festas.



O programa é transmitido às quintas-feiras, às 21h (horário do Recife). O destaque desta edição é a brasiliense Gabi Prado, também da primeira temporada. Ela tem acumulado barracos, o que tem movimentado o dia a dia do confinamento. Escolhida "a dedo", Gabi já era conhecida na internet e entrou como uma promessa de "causadora de polêmica". Em uma das situações inusitadas, ela jogou as roupas de outra participante (Raissa) que estava se relacionando com Fagner (o ex-affair dela) para fora da mala. Também se envolveu em bate-boca com Fagner, que decidiu interromper o relacionamento, o que gerou uma guerra declarada.

Na Esplanada, indios marcham e pedem revogação de parecer anti-indígina

Foto: Cimi/Reprodução
Um grupo de 17 povos indígenas marcha na manhã desta quinta-feira (23/11), contra o parecer considerado anti-indígena editado pela Advocacia Geral da União (AGU). Com faixas em frente ao Palácio do Planalto, eles pedem que o Governo Federal revogue o parecer 001/2017, assinado em julho pelo presidente Michel Temer. O documento obriga todos os órgãos do Executivo a aplicar o marco temporal e as condicionantes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da Terra Indígena (TI) Raposa Serra do Sol, em Roraima, a todas as demarcações de terras indígenas do país.

“Diversas decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, tanto por ministros individualmente, quanto pelo Pleno do Supremo, afirmam e reafirmam o caráter restrito das condicionantes para o caso julgado, a Petição 3388. O STF nega o caráter vinculante das mesmas às demais terras indígenas do país. Mesmo assim, Temer insiste em afirmar e impor este vínculo por meio de um mero ato administrativo”, diz Cleber Buzatto, secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).  Em agosto, o grupo protocolou pedido de revogação do parecer, mas ainda não recebeu resposta.

Segurando chocalhos e com os corpos pintados, aproximadamente cem indígenas vindos do Norte e Nordeste se concentraram em frente ao Museu Nacional e cantaram músicas tradicionais. Em um determinado momento, o grupo se ajoelhou de mãos dadas. Participaram as etnias Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Tupinambá, Tumbalalá, Tuxá, Kambeba, Kokama, Miranha, Mayoruna, Kaixana, Apurinã, Mura, Baré, Baniwa, Maraguá, Kulina, Kanamari.
Órgãos ligados às questões indígenas alegam que o marco temporal é uma das principais bandeiras dos grupos contrários aos direitos territoriais indígenas e quilombolas. “É uma tese político-jurídica inconstitucional, segundo a qual os povos indígenas só teriam direito às terras que estavam sob sua posse em 5 de outubro de 1988”, ressalta Buzatto.
Terra Indígena Raposa Serra do Sol

Uma explosão foi registrada em área onde submarino argentino desapareceu

Foto: Arquivo/ Divulgação/Marinha da Argentina

Buenos Aires, Argentina - Uma explosão foi registrada no mar no dia 15 de novembro quando desapareceu o submarino argentino com 44 tripulantes, informou nesta quinta-feira (23/11) o porta-voz da Armada, a Marinha argentina, Enrique Balbi.

Tratou-se de "um evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear consistente com uma explosão", afirmou o porta-voz, que admitiu que houve "uma explosão" nessa zona do Atlântico.

Morre vice-presidente do Correio Braziliense, Evaristo Oliveira

Evaristo Oliveira/Foto: Divulgação
O vice-presidente do jornal Correio Braziliense, Evaristo de Oliveira, faleceu na noite de quarta-feira (22), aos 72 anos. O empresário teve um acidente vascular cerebral (AVC) e, enquanto se recuperava nesta semana, sofreu uma queda que atingiu a cabeça, precisando ser internado. Mas não resistiu. Até o momento não há informações sobre o velório e enterro.
Ele deixa a mulher, Regina, os filhos Guilherme e Gabriela, além dos netos Bernardo, Gabriel, Calvin e Sofia. Conhecido por sua forte relação com Brasília, que começou na década de 1950, ele acompanhou as principais movimentações políticas do Brasil.

Petrolândia: Compesa faz esclarecimentos sobre a falta de água na cidade

Os moradores de Petrolândia reclamam da falta de água nestes últimos dias, no inicio da tarde desta quarta feira, (22.11) o serviço de abastecimento de água foi retomado, mas logo após algumas horas vários populares entraram em contato, nos informando que não havia água nas sua torneiras. A empresa enviou uma esclarecimento a nossa reportagem sobre o assunto.

A Compesa informa que a expectativa de normalizar a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA), responsável por 100% do abastecimento de Petrolândia, é de até a próxima sexta (24.11), ou seja amanhã, sendo que surgiu um novo problema no canal de captação que se encontra obstruído com a presença de várias algas, impedindo assim a normalidade no abastecimento de água do município, isso comprometeu a operação normal da ETA, após o conserto em um dos tubos realizado ontem (22.11) surgiu esse novo problema. A Companhia aproveita para informar que a distribuição esta ocorrendo dentro da normalidade, só que em função deste problema não chegará água em todas as residências de forma normal, durante esta quinta-feira (23.11), sendo previsto a normalização na distribuição amanhã (24.11), após manutenção na ETA, no entanto, a distribuição de água só será regularizada para a população aos poucos, devido ao tempo de desabastecimento.

Redação do Blog Petrolândia Notícias
Informações: Assessoria da Compesa

Morre aos 93 anos ex-primeira-dama da Bahia, Hildete de Britto Lomanto

Foto Divulgação
Faleceu, na noite desta quarta-feira (22), aos 93 anos, Hildete de Britto Lomanto, ou simplesmente, Detinha Lomanto. Primeira-dama da Bahia entre os anos de 1963 e 1967, D. Detinha sempre foi uma esposa atuante na vida política de seu marido, Antonio Lomanto Junior, que, além de Governador do Estado, foi vereador e prefeito da cidade de Jequié por três mandatos, deputado estadual, deputado federal e senador da república.
Nascida em Jequié-BA, D. Detinha Lomanto sempre se destacou pelos trabalhos sociais que desenvolveu ao lado do esposo político, o qual acompanhou de perto durante toda a sua trajetória, em Jequié, Salvador e Brasília. Enquanto primeira-dama, ela foi presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) na Bahia, órgão que, posteriormente, deu origem às Voluntárias Sociais aqui no estado. 

Não acredito em outsider, diz Lula sobre possível candidatura de Luciano Huck à presidência

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu na manhã desta quinta-feira, durante entrevista a uma rádio de Goiás, ao crescimento da candidatura de Luciano Huck, apresentador da TV Globo.
Segundo levantamento da Barômetro Político Estadão-Ipsos, a aprovação ao nome de Huck apresentou um salto de 17 pontos porcentuais desde setembro, passando de 43% para 60%. Já a desaprovação caiu de 40% para 32% no mesmo período.
“Não acredito em outsider. Tudo que eu quero na vida é disputar com alguém com o logotipo da Globo na testa. Quero ver o que eles querem pro Brasil”, postou Lula em seu Twitter.

Petrolândia-PE: grande encontro de sanfoneiros e amigos

É dia 3 de zembro na AVEPE na Orla Fluvial da cidade, grande encontro de sanfoneiros e amigos. Realização Jairo e Ivanildo Rocha.

Blog Petrolândia em Foco

Política: o presidente de 2009 e a Previdência

A partir de 2019, ainda vai haver aumento do salário mínimo e do piso da Previdência além da inflação?
O gasto federal em saúde e educação vai ser reduzido ao mínimo legal ou a menos do que isso?
Vai acabar o abono salarial do PIS/Pasep, aquele benefício para trabalhadores que ganham até dois mínimos?
O teto de gastos federais, aprovado em 2016, vai cair (com o que será preciso aumentar impostos)?
Não se trata de especulações.
São perguntas a que o próximo presidente e, portanto, os candidatos de 2018 terão de responder, sem conversa mole, já. O assunto se tornou incontornável agora que a reforma da Previdência vai sair, no máximo, pela metade. Não estamos lidando mais com projeções futurísticas, mas com questões urgentes. Ou haverá cortes feios ou modificação do teto de gastos (o que implicaria aumento de impostos ou de dívida).
Em si mesmo, o dinheiro poupado com a reforma da Previdência não faria diferença, na prática, nas contas do governo em 2018. Mas pode bem ser que o adiamento da reforma para as calendas dê um tapa para cima nos juros para empréstimos mais longos, obviamente ruim para esta recuperação econômica muito fraca.

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil

 Ao fundo, á Igreja do Sagrado coração de Jesus - Foto: Tony Xavier
O barco e a Igreja no lago de Itaparica - Foto: Tony Xavier

Amanhecendo o dia com essas belíssimas imagens do grande lago de Itaparica na região petrolandense, nesta quinta-feira 23 de novembro de 2017. Que Deus nos abençoe e nos proteja em mais um dia que começa, bom dia!

Bom dia Petrolândia!
Blog Petrolândia em Foco