terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Sérgio Rezende filma O Paciente, sobre os últimos 36 dias da vida de Tancredo Neves

Esther Góes e Othon Bastos como Risoleta e Tancredo Neves em cena do longa-metragem, que deve estrear no segundo semestre de 2018. Crédito: Desirée do Valle/Divulgação

Figura central no processo de redemocratização do Brasil, Tancredo Neves, mineiro de São João del-Rei, além de ter gestos decisivos no plano político, foi protagonista de um drama agudo e de final trágico, semelhante às grandes histórias do cinema. Presidente eleito indiretamente, mas ainda não empossado, ele caiu doente, com um diagnóstico anunciado de diverticulite. Tancredo morreu antes de assumir o cargo, em 1985, naquele que seria o ato simbólico do fim da ditadura militar que governava o país desde 1964.
Em 2018, ano em que os cidadãos brasileiros irão novamente às urnas para escolher diretamente seu presidente, os últimos dias de Tancredo, passados em leitos de hospitais em Brasília e São Paulo, serão revividos na telona. O paciente tem estreia prevista para o segundo semestre.

“Não é um filme biográfico, não é sobre a carreira política do Tancredo, mas sobre esse episódio dramático que é a morte dele e os 30 e poucos dias que antecedem isso”, afirma Sérgio Rezende, que dirigirá a adaptação do livro homônimo do historiador Luís Mir, no formato do que ele chama de um thriller médico.
Com Othon Bastos no papel principal, Esther Góes como Risoleta Neves e Paulo Betti e Leonardo Medeiros interpretando os médicos Pinotti e Pinheiro Rocha, o longa teve suas filmagens concluídas e está em fase de pós-produção.
O roteiro de Gustavo Lipsztein se vale dos registros históricos de Mir, classificados por Sérgio Rezende como “um livro técnico, não romanceado, escrito a partir de prontuários, que reconstitui o dia a dia da doença dele”. Por isso, a narrativa resgata a sequência de acontecimentos, iniciada com uma suspeita de apendicite, posteriormente divulgada como diverticulite, mas que na verdade era um tumor, retirado pelos médicos – fato escondido dos noticiários.
“A trama é conduzida pelos médicos e o drama, por Tancredo e Risoleta”, afirma Rezende, cuja filmografia inclui diversos títulos relacionados à personagens e episódios da história brasileira, como Zuzu Angel (2006), Guerra de Canudos (1997), Lamarca (1994) e Mauá - O imperador e o rei (1999).

Em O paciente, a história começa dois dias antes da data da posse, quando Tancredo já apresentava sintomas negativos, como febre e mal-estar, e se estende até o fatídico 21 de abril de 1985, quando sua morte foi anunciada pelo porta-voz Antônio Britto, interpretado por Emílio Dantas. A internação decorrente das dores abdominais durante a cerimônia no santuário Dom Bosco, em Brasília, a transferência do Hospital da Base do Distrito Federal para o Hospital das Clínicas em São Paulo, entre outros momentos emblemáticos do processo acompanhando pela população em clima de apreensão e consternação estão representados, mas, segundo a direção, “90% das cenas se passam dentro dos quartos dos hospitais”.

DEMOCRACIA A angústia vivida pelo personagem principal, atordoado pela impossibilidade de tomar posse como o primeiro civil em 25 anos e ciente da importância que esse fato teria para a nação, é o ponto central do filme, na visão do ator que interpreta Tancredo. “Ninguém sabe ao certo o que aconteceu dentro do hospital com esse homem, que fez toda a trajetória para chegar ao poder e não conseguiu. Ele queria ser a democracia, não apenas presidente. Não queria deixar nenhum rastro para o golpe militar se reerguer, e havia uma desconfiança em torno do Sarney (vice de Tancredo). Por isso não estou fazendo o Tancredo político, eu me preocupo com os 36 dias, humanamente, que esse homem passou internado e que ninguém sabe o que ele sofreu, o que passou na cabeça dele. Por isso aceitei o papel”, diz Othon Bastos, que ganhou um “reforço” na calvície proporcionado pela equipe de maquiagem.
Se ninguém sabe o que efetivamente se passou na mente de Tancredo, a pessoa que esteve mais próxima do presidente eleito foi sua mulher, Risoleta Neves. Testemunha dos fatos da época como cidadã, a atriz Esther Góes, que interpreta a futura primeira-dama, diz que se emocionou com o roteiro. “Eu estava na campanha das Diretas-Já a mil. Era presidente do Sindicato dos Artistas, profundamente envolvida. Mas quando as eleições indiretas prevaleceram, assim como muita gente, fiquei frustrada, com a sensação de que era uma manobra para não haver diretas. Então acompanhei de longe a situação, pela TV. Vi muito essa figura da Risoleta, mas não era algo que me atingia especialmente. Quando li o roteiro, fui tomada por uma emoção enorme. Fiquei profundamente tocada, como há tempos não acontecia.”

Esther faz um paralelo da época das Diretas-Já com o momento atual da política brasileira. “Eu me lembrei dos palanques, das multidões, aquela vontade de terminar a ditadura e voltar à democracia, uma emoção espetacular, que transformou o Tancredo em um ícone, um herói desse processo”.


Dona Risoleta não é a única familiar de Tancredo a aparecer no filme. Além dos filhos Tancredo Augusto (Mário Hermeto) e Inês Maria (Luciana Braga), o neto Aécio Neves, na época com 24 anos e secretário pessoal do avô, também está presente. Lucas Drummond, o ator carioca de 26 anos escalado para o papel e que faz sua estreia em longas, deixa claro que a construção do personagem passa pela separação do Aécio atual – senador eleito por Minas Gerais, candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais e alvo de inquéritos em andamento – daquele que apenas iniciava a vida pública.

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia: agendamento de exames e consultas de 01/ á 05 de janeiro de 2018

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia: Foto/Tony Xavier
Segunda-feira, 01 de Jan. Feriado Nacional
Terça-feira, 02 de Jan. Ginecologista, Exames Laboratoriais, Raio-X e Eletrocardiograma.
Quarta-feira, 03 de Jan. Preventivo, Raio-X, Exames Laboratoriais e Clínico Geral.
Quinta-feira, 04 de Jan. Eletrocardiograma, Raio-X e Exames Laboratoriais.
Sexta-feira, 05 de Jan. Colposcopia, Raio-X, Exames Laboratoriais e Pediatria.
Redação do Blog Petrolândia em Foco
Informações: Paulo Jr.

Na Semana da Agropecuária em Salgueiro -PE, uma palestra Com Bernardes Neto, presidente do SINTAG-PE (Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Pernambuco)

Bernardes Neto
Presidente do SINTAG PE, (Sindicato dos Técnicos agrícolas de Pernambuco), Bernardes Neto, Participou da semana da Agropecuária em Salgueiro, como um dos palestrantes do evento.

a Palestra foi referente a legislação do profissional técnico, importância do Associativismo  as ações feita pelo estado da entidade e bandeiras de lutas, para que os futuros profissionais, entrem no mercado com mais informações, referente sua profissão e tenham consciência da importância da entidade como parceira nas suas atividades profissionais.
Outras Fotos: 

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Informações: Bernardes Neto
Fotos: Bernardes Neto

Divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, calendário de Pagamento da VMT

Foto Assis Ramalho/Arquivo
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, divulgou nesta terça-feira (02) o calendário de pagamento da Verba de Manutenção Temporária (VMT) para o primeiro semestre de 2018, aos beneficiários reassentados nos projetos Barreiras Bloco 1 e Icó Mandantes.

Calendário/2018 - Primeiro Semestre:
Janeiro:     (05)
Fevereiro:  (06)
Março:       (09)
Abril:          (10)
Maio:         (11)
Junho:       (12)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Em Anadia, adolescente morre ao cair de vagão de trenzinho de passeio

 Janielson Gama dos Santos estava trabalhando quando pulou de um vagão para o outro com o veículo em movimento. Caso é investigado pela Polícia Civil.

Um adolescente de 17 anos morreu na noite da segunda-feira (1) no município de Anadia, interior de Alagoas, ao cair de um trenzinho que faz passeios com crianças.

De acordo o 77º Distrito Policial de Anadia, o adolescente Janielson Gama dos Santos se acidentou ao pular de um vagão para outro com o trem em movimento. Na ocasião, ele escorregou e caiu entre dois vagões.

Com a queda Janielson, que ficou embaixo de um dos pneus, perdeu a consciência após o choque que provocou um corte na cabeça. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.
As condições do acidente será investigada pela equipe da Delegacia da Polícia Civil de Anadia.

Por: G1 AL

Faleceu o empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho

Armando Monteiro Filho/Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco/Arquivo
Morreu na manhã desta terça-feira (2) o empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho. Ele faleceu em casa, aos 92 anos, por volta das 6h30. 

Genro do ex-governador Agamenon Magalhães, Armando Monteiro Filho dividiu as atividades de empresário com a política. Foi deputado estadual, deputado federal, ministro da Agricultura no governo João Goulart.

Casado com Do Carmo Monteiro, é pai de seis filhos: Maria Lectícia, Sérgio (falecido aos 15 anos), Horácio, Cláudio, além do senador Armando Monteiro Neto (PTB) e do presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro. 

O corpo do empresário e ex-ministro será velado nesta terça, das 16h às 19h, na Capela Nossa Senhora das Graças, no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. Nesta quarta (3), ocorre uma missa no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, às 10h. Às 11h, será cremado, em cerimônia restrita aos familiares. 
História:

Caixa Econômica Federal, volta a liberar crédito mais barato para comprar casa própria

Interessado pode conseguir juros baixo no pro-cotista/Rivaldo Gomes/Folhapress - 04.06.2016

A Caixa Econômica Federal retomou nesta terça-feira (2) a liberação de crédito imobiliário da linha pró-cotista, a mais barata disponível no mercado depois do Minha Casa Minha Vida. Ao todo, o banco vai oferecer um volume de R$ 4 bilhões.
A linha de crédito é destinada aos trabalhadores com conta no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e cobra taxas de juros entre 7,85% (clientes com débito em conta ou conta-salário) e 8,85% ao ano.
A liberação de crédito da linha pro-cotista estava suspensa desde julho de 2017. Na ocasião, a Caixa informou que "os recursos disponibilizados para a referida linha já foram utilizados" e que, "nos primeiros 6 meses desse ano, foram emprestados mais que todo ano de 2015". 
Em 2017, de acordo com a instituição, havia um orçamento previsto "de R$ 84 bilhões para toda a carteira imobiliária, sendo R$ 6,1 bilhões para a linha pró-cotista".
A Caixa é responsável por 70% dos financiamentos imobiliários do País.
Para ter direito à linha Pro-Cotista, o interessado:

Bala perdida atinge e mata menino de 5 anos em São Paulo

Foto ilustrativa: Pixabay
Um menino de cinco anos morreu depois de ser atingido por uma bala perdida na cabeça durante a queima de fogos da virada do ano na zona sul de São Paulo. Artur brincava no quintal da casa da família, no bairro Campo Limpo, quando caiu subitamente. Só depois de exames os pais perceberam que um projétil de arma de fogo havia atingido a criança. 

Em entrevista ao programa "Bom Dia Brasil", da TV Globo, uma tia do menino relatou que a família tentou buscar vaga durante toda a madrugada em vários hospitais, sem sucesso. Ele foi hospitalizado no Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra, onde não havia estrutura suficiente para atendimento ao caso gravíssimo.

A transferência também não foi possível devido à falta de equipe e ambulância. A família se dispôs a pagar uma ambulância particular, mas foi informada que não havia médico disponível para acompanhar Artur. O menino morreu no final da tarde dessa segunda-feira, dia 1º.

"Essa pessoa (que provavelmente atirou para o alto) deve saber que destruiu uma família", disse a tia de Artur, muito abalada, à emissora.

O Brilho da superlua iluminando a primeira noite de 2018


Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Dois mil e dezoito está começando com um mês de lua azul. O fenômeno de duas luas cheias no mesmo mês, cujo intervalo médio de acontecimento é de dois anos e oito meses, ocorrerá durante este janeiro. O primeiro dia do ano já foi marcado pela aparição diferente do satélite, com uma superlua, mais brilhante e visível aos observadores. Muitos pernambucanos aproveitaram para se juntar em pontos turísticos, como o Marco Zero e as orlas da Região Metropolitana, e aproveitar a noite mais iluminada.

A primeira superlua de 2018 começou às 18h54 desta segunda-feira (1) e às 23h24 atingiu a fase cheia. Segundo o coordenador do Observatório Alto da Sé, Cleiton Batista, astronomicamente o evento é chamado de lua cheia do perigeu e ocorre quando a lua está na fase cheia e atinge, na sua órbita, maior proximidade com o planeta Terra. “A lua pode ficar 14% maior visualmente e 30% mais brilhante”, detalhou Cleiton.

O geógrafo Maurício Carneiro Júnior, 48 anos, se preparou para acompanhar a superlua. Ele saiu de casa com a filha, sobrinhos e um tio por volta das 16h30, armou a cadeira na Praia de Piedade e ficou esperando. “No ano passado, fiz isso durante todas as outras que tiveram. A de agora está com muitas nuvens ao redor, então não dá para ver tão perfeitamente”, comentou.

Bom dia, com imagens da 45ª Missa dos Vaqueiros em Petrolândia-PE


Bom dia minha querida região nordestina, bom dia Petrolândia, bom dia Brasil. Estamos iniciando mais um dia e agradecendo ao nosso poderoso Deus, por mais uma oportunidade que ele nos oferece para que possamos vencer mais uma jornada. Seguiremos em frente mostrando para o Brasil e para o mundo, imagens da nossa região nordeste do Brasil, um bom dia!

Blog Petrolândia em Foco
Fotos Tony Xavier