terça-feira, 7 de maio de 2019

Petrolândia: Poda radical de árvores provoca reclamações de moradores e Prefeitura justifica medida


Uma grande polêmica foi levantada no final da semana passada, após a Prefeitura Municipal de Petrolândia realizar a poda radical das árvores situadas na calçada do prédio da Secretaria de Saúde, na rua Cecília Delgado, centro da cidade. As árvores, que eram altas e produziam bastante sombra para transeuntes e veículos, foram reduzidas aos troncos, com poucos galhos preservados, sem folhagens. Muitos dos críticos temem que o tipo de poda, desaconselhável para algumas espécies, prejudique permanentemente as árvores atingidas.

Este Blog recebeu reclamações de moradores, contrários à ação tomada pela Prefeitura e nossa reportagem buscou junto à Secretaria de Serviços Urbanos-Sesurb esclarecimentos para a ação polêmica. Segundo o secretário Rogério Viana, a poda foi feita de forma emergencial, pois as árvores estavam bastante altas e ofereciam risco à segurança de quem transita e trabalha no local. O secretário lembrou que no final do ano passado várias árvores foram derrubadas por fortes ventos que atingiram a cidade. Rogério afirma que, apesar de o visual inicial não ser bonito, a copa das árvores deve se refazer em cerca de 2 a 3 meses. Veja abaixo, na íntegra, a justificativa da Prefeitura.


Assis,
Em relação a situação das árvores em frente a secretaria de saúde informo que fizemos uma análise conjunta com pessoas que possuem conhecimento prático e teórico dos assunto e chegamos ao consenso em relação a poda realizada.

Ocorre que as árvores estavam com cerca de 5 a 8 metros de altura oferecendo risco de serem derrubadas pela ação de chuvas e ventos e causarem acidentes para população e funcionários. Lembrando que as chuvas de dezembro derrubaram diversas plantas inclusive em cima de casas.

Inclusive, percebe-se que uma das árvores está declinada.

Sabemos que inicialmente o visual não bonito, entretanto, após de 2 a 3 meses teremos plantas com a copa reformada e num porte adequado.

Por fim, fizemos uma poda de emergência retirando os galhos que podem causar perigo às pessoas e também adequamos as árvores ao local onde elas estão.

Em continuidade aos cuidados para prevenir o tombamento de árvores em vias públicas, com riscos à integridade física das pessoas e ao patrimônio público e privado, como veículos, fiações e cabeamentos, sugere-se a poda das proeminentes algarobeiras mantidas intactas em abundantes logradouros da cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Agrovila 1: haverá missa na comunidade no próximo dia 15 de maio ás 19:30 horas.

Nossa Sra. Santa'Anna (imagem Google)

Será realizada no próximo dia 15 de maio de 2019  na comunidade da Agrovila 1 bloco 1 do projeto Barreiras, uma missa com o celebrante Padre Luiz.

A comunidade está convidada á comparecer á este evento religioso que está marcado para ás 19:30 horas e será realizado na Igreja da comunidade.

Blog Petrolândia em Foco
Informações: Michelle

Veículo que seguia para Paulo Afonso colide em caminhão e deixa um morto e dois feridos na BR-423, em Delmiro Gouveia

Uma colisão entre um carro e um caminhão deixou uma pessoa morta e outras duas feridas no final da noite de segunda-feira (6), na BR-423, em Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros (CB), o carro seguia pela rodovia, no sentido Paulo Afonso (BA), quando bateu na traseira do caminhão e caiu em uma ribanceira.
As vítimas foram encaminhadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital em Paulo Afonso.
De acordo com os bombeiros, uma mulher sofreu fratura na perna esquerda e outra teve arranhões na face e se queixava de dores no tórax. Um homem morreu no local antes de receber atendimento médico.
A retirada das vítimas das ferragens foi feito pelo Corpo de Bombeiros de Alagoas que enviou seis militares e Bombeiros da Bahia. Via Didi Galvão (Informações: Chico Sabe Tudo)

Parabéns Belém do São Francisco pelos seus 116 anos!

Via Didi Galvão

Petrolândia: Dia das mães no próximo domingo será comemorado com grande show do cantor Evanio Barbosa

Foto: Divulgação

Torcedores do Vasco pedem saída do presidente Alexandre Campello

© REUTERS / Ricardo Moraes (Foto de arquivo) 

A semana do Vasco começou com protestos. Insatisfeito com o desempenho do time, que ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro, um grupo cerca de 100 torcedores foi até a porta da sede do clube, em São Januário, onde se realizou um ato em que foi cobrada a saída do presidente Alexandre Campello

Campello não foi, porém, o único alvo de cobranças dos vascaínos, que também protestaram contra Roberto Monteiro, o presidente do Conselho Deliberativo do clube. Além disso, os torcedores defenderam a adoção de eleições diretas, com a participação dos sócios

Os vascaínos também criticaram Paulo César Gusmão, o coordenador técnico do Vasco. E também Yago Pikachu, que está no clube desde 2017 e se envolveu em incidente polêmico na semana passada, ao tentar agredir um torcedor no desembarque do grupo em Manaus para o duelo do último sábado contra o Corinthians, que terminou empatado por 1 a 1 e foi válido pela terceira rodada do Brasileirão.

A igualdade deixou o time com apenas um ponto, em último lugar, sendo que o seu próximo compromisso será domingo, no Pacaembu, contra o Santos. No dia seguinte, a diretoria anunciou a saída do diretor de futebol Alexandre Faria.

Partidos de esquerda vibram com movimento estudantil

Partidos de esquerda assistiram à distância, mas com entusiasmo, à primeira mobilização de estudantes contra a política do Ministério da Educação. Deputados dizem que o protesto foi organizado pelas redes e sem a intervenção de siglas. A expectativa é a de que os movimentos ganhem corpo.As legendas vão monitorar os atos, mas sem se incorporar a eles. Elas não querem contaminar com disputa ideológica o embrião de protestos que podem se tornar um problema para o presidente.

O fato de as manifestações de estudantes terem ocorrido, ainda em que em pequeno porte, em diversas cidades das regiões Sudeste e Nordeste impressionou parlamentares da oposição. Isso seria, na avaliação deles, sinal de que há margem para dar amplitude aos atos.
Daniela Lima – Painel – Folha de S.Paulo

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!



Missa dos vaqueiros/2018 - Petrolândia-PE

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo  que acontece e  que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia!