quinta-feira, 7 de novembro de 2019

“Fim dos lixões”: prefeitos do Sertão iniciam assinatura de termo para dar destinação correta ao lixo produzido nas cidades

No Sertão, as reuniões aconteceram nas cidades de Sousa e Patos.

O Ministério Público da Paraíba reuniu, nessas terça e quarta-feira (05 e 06/11), prefeitos de municípios do Sertão que integram as 3ª, 4ª e 5ª microrregiões do Estado (divisão administrativa do MPPB) para propor-lhes a assinatura de acordos de não-persecução penal, nos quais os gestores se comprometem a dar destinação correta ao lixo produzido nas cidades, até o dia 1º de dezembro de 2020. Em troca, a Procuradoria-Geral de Justiça não os denunciará por crime ambiental, embora a grande maioria dos municípios não disponha de recursos para cumprir mais essa missão. As reuniões contaram com a presença de 105 prefeitos das regiões

O prazo para a assinatura dos acordos vence entre os próximos dias 13 e 27. Foi definido que todos terão o mesmo prazo (1 de dezembro de 2020) independente do dia em que assinem. Eles também assinaram termos de ajustamento de conduta (TACs) se comprometendo a reparar as áreas degradadas em até cinco anos.

As reuniões (realizadas nas cidades-polos de Campina Grande, Sousa e Patos) foram conduzidas pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, que esteve acompanhando do procurador de Justiça, Francisco Sagres, e dos promotores de Justiça, Raniere Dantas (coordenador do CAO do Meio Ambiente), Rodrigo Pires (coordenador da Ccrimp), Antônio Hortencio Rocha Neto (secretário-geral, José Farias e Amadeus Lopes.

Os encontros também têm sido acompanhados pelos representantes da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho e Pedro Dantas. Além da Famup, são parceiros do projeto a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Ministério Público Federal.

O procurador de Justiça Francisco Sagres ressaltou que o Ministério Público está buscando orientar os municípios pequenos sobre como fazer a destinação correta de seu lixo, entro da realidade econômica deles.

O promotor Raniere Dantas informou que foram convidados gestores de 123 cidades e que os municípios que, porventura, já destinem os resíduos para aterros sanitários deverão encaminhar ao Ministério Público a documentação comprobatória.
Política nacional

O promotor de Justiça José Farias fez uma explanação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei 12.305/2010, apresentando as principais soluções, com destaque para a unidade de gerenciamento de resíduos sólidos, ideal para municípios pequenos por causa de seu baixo custo de edificação e operação.
Municípios

Nessa quarta-feira participaram das reuniões promovidas em Patos e Sousa os prefeitos de Água Branca, Juru, Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Riacho dos Cavalos, Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Passagem, Patos, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Bonfim, São José de Espinharas, Condado, Malta, Vista Serrana, Aguiar, Catingueira, Emas, Igaracy, Olho D’Água, Nova Olinda, Cajazeirinhas, Lagoa, Pombal, São Bentinho, São Domingos de Pombal, Coremas, São José de Princesa, Tavares, Princesa Isabel, Junco do Seridó, Santa Luzia, São José do Sabugi, São Bento, Paulista, Cacimbas, Desterro, Matureia,Teixeira, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Monte Horebe, Bernardino Batista, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Triunfo, Carrapateira, São José de Piranhas, Aparecida, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, Vieirópolis, Joca Claudino, Poço Dantas e Uiraúna.

Morre aos 54 anos em Salvador, o empresário Jesus Sangalo, irmão da cantora Ivete Sangalo


Faleceu nesta manhã, em Salvador, o empresário e produtor musical, Jesus Sangalo, 54 anos, irmão da cantora Ivete Sangalo. 

Em contato com amigos do empresário em Juazeiro, o Blog GJ Notícias confirmou a informação. Ele estava internado há cerca de 90 dias, no Hospital Santa Izabel, com um quadro de sepse abdominal decorrente de uma complicação pós-operatória. Durante esse período, Sangalo fez inúmeras cirurgias e esteve diversas vezes na UTI. De acordo com informações, ele, obstinado, agarrou à crença de que, através da ciência dos homens e dos cuidados de Deus, conseguiria superar cada dificuldade que se apresentasse.

E vieram os tratamentos de ponta, os medicamentos novos e a aflição de quem o acompanhada diariamente. Kyoko, a esposa, não saia do hospital. Estava cansada. Mas, também, vinha recebendo todo o suporte das irmãs dele – Cynthia e Ivete estiveram presentes durante todo o tempo, ajudando de todas as formas.

O velório será realizado amanhã, no Jardim da Saudade, com uma missa às 10h e cremação às 11h.
Da redação GJ Notícias

Vereador Dedé de França e representante do município Jorge Bernardo acompanham visita técnica de Gerentes de Irrigação da CODEVASF em Perímetros irrigados de Petrolândia


O objetivo da visita foi conhecer de perto a realidade dos perímetros irrigados de Petrolândia, conhecendo as dificuldades para fundamentar melhorias na região. 

A CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) se empenha nessa avaliação dos perímetros para que haja uma boa perspectiva orçamentária em 2020 onde, cujo principal problema enfrentado ainda é o custeio operacional.  

Estiveram presentes Paulo Liberato (SEDE) Assessor de irrigação, Leonardo Pereira 3 SR, José Costa 3SR Gerente de irrigação, Izaac  Pequeno 3SR Fiscal de O&M, Mara Núbia chefe de gabinete do diretor de Irrigação, Fabrício Vieira Assessor de diretor de irrigação, Francisco Flávio O&M Metal Engenharia, Antonio Canário 4 SR Diretor Irrigação, funcionários da Metal Engenharia, a presidente do Distrito Apolônio Salles-Estela, Senhor Bezinho, Vereador Dedé de França e Jorge Bernardo representando a prefeitura de Petrolândia.
Por Assessoria do Vereador Dedé de França

Presidente de Portugal recusou encontro com Guajajara para não confrontar Bolsonaro

Foto: Reprodução / UEM

Protagonista de ‘Na Corda Bamba’, novela em exibição em Portugal, a atriz Lucélia Santos tentou organizar um encontro entre o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, e a líder indígena brasileira Sônia Guajajara. Mas não teve sucesso.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, Lucélia conta que o governo português informou que, "apesar de Marcelo ter empatia pela causa", ele não quer entrar num confronto diplomático com o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Professor Ronald, Continua campanha para compra de prótese #TodosporRonald


Amigos e amigas venho a público agradecer novamente todas as ações que aconteceram na minha campanha ao longo desses últimos dias, faço isso porque me acho em dívida com todos que me ajudaram e que em minha opinião precisam saber que suas doações chegaram até mim e que o nosso objetivo se encaminha para ser concluído. Muitas ações ainda estão acontecendo, e não tenho dúvidas, conseguirei arrecadar o valor que preciso. 

Com a Campanha #TodosporRonald já consegui arrecadar 30% do valor que eu preciso, pouco mais de 12 mil reais. Já é um bom começo, mas ainda falta muito. Por esse motivo, estou pedindo ajuda a quem puder compartilhar e me ajudar nessa campanha. 

Minha cirurgia será feita no final desse ano, por isso estou fazendo o possível para que eu possa arrecadar o valor de 40 mil para que ao final da cirurgia, possa dar entrada na minha prótese. Muitas pessoas já se dispuseram a me ajudar, são tantas que eu nem conseguiria colocar agora nesse pequeno texto, mas Deus sabe quem é cada um e certamente os recompensará. Conto com a ajuda de todos!

Quem quiser ajudar por depósito bancário ou pela Vaquinha on-line os dados são os seguintes:

Vaquinha on-line: http://vaka.me/730307 


RONALD TORRES DA SILVA

Banco do Brasil
Conta Corrente
Agência: 1112 - 6
Conta: 29826 - 3

Agradeço imensamente desde já! 

#TodosPorRonald

Via Blog Sertão News Petrolândia

Bebê com doença de pele rara é abandonado em hospital da Itália

© .
Foi abandonado num hospital de Turim, em Itália, um bebê de apenas quatro meses de vida afetado com uma doença de pele rara, que o impede de apanhar luz do sol.
O menino, que se chama Giovannino, tem ictiose arlequim, uma doença rara da pele que a deixa espessa e seca. O nome deriva da palavra ‘ichthys’, oriunda do Grego antigo e que significa peixe. A condição adquiriu este nome precisamente por causa do aspecto com que deixa a pele, com escamas.

O bebê foi deixado no hospital em agosto passado e tem sido, desde então, cuidado pelas enfermeiras, mas terá que sair do hospital em algumas semanas.

Ninguém sabe explicar porque os pais não podem ser contactados ou por que não voltaram para buscar o filho. "Não sei qual é a razão, o que é certo é que a criança foi abandonada", disse uma das enfermeiras do hospital Sant'Anna ao jornal La Stampa.

As enfermeiras cuidam do menino por turnos, enquanto é mantido numa unidade de cuidados intensivos. Para evitar mais lesões para a sua pele, Giovannino não pode apanhar luz do sol e tem que ser aplicado creme hidratante na sua pele várias vezes por dia.

Veja lista dos municípios do Nordeste que poderão ser extintos


“Dentro das propostas de mudança no Pacto Federativo apresentadas na terça-feira (05), o governo propõe extinguir municípios pequenos considerados inviáveis financeiramente.

De acordo com a apresentada pelo Ministério da Economia, cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total serão incorporadas pelo município vizinho.

Também haverá restrições para a fundação de novos municípios.

O plano deverá passar pela aprovação do Congresso Nacional, com duas votações na Câmara e no Senado.

Por se tratar de uma PEC (proposta de emenda constitucional), serão necessários os votos de três quintos dos deputados e senadores para ser aprovado.

De acordo com o IBGE, pelo Censo de 2018, dos 5.570 municípios brasileiros, 1.257 têm menos de 5 mil habitantes, sendo que desses 230 ficam no Nordeste. Pernambuco tem apenas três municípios com menos de 5 mil habitantes, Itacuruba na região do São Francisco é um deles com apenas 4.869. O estado do Nordeste que tem menos municípios que podem ser extintos é o Ceará com apenas dois, já o com maior numero é o Piauí com 77, seguido da Paraíba com 68 municípios.

Estado – Município – População (2018)

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!



Ciclismo em Petrolândia-PE

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo que acontece e que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia!