terça-feira, 18 de agosto de 2020

Anvisa autoriza testes de mais uma vacina contra Covid-19 no Brasil

Corrida pela vacina contra a Covid-19 - Foto: Jean-François Monier/AFP
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (18), testes em humanos de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil. Trata-se da vacina desenvolvida pela Johnson em parceria com a Janssen Pharmaceuticals. Este é o quarto imunizante a obter aval para ensaios clínicos no Brasil. As vacinas Coronavac, de Oxford e da Pfizer já realizam estudos do tipo no País. As informações são do R7.

A nova permissão foi concedida para a vacina chamada Ad26.COV2.S, produzida pela Janssen, farmacêutica da empresa Johnson & Johnson. O imunizante é composto de um adenovírus geneticamente modificado, que não possui a capacidade de se replicar. O adenovírus será um vetor para codificar a proteína spike, essencial para a entrada do coronavírus nas células humanas, de acordo com especialistas.

Os testes da vacina serão feitos em adultos com 18 anos ou mais. Os voluntários receberão uma dose única da vacina ou placebo, mas pesquisadores e voluntários não saberão quem está recebendo uma coisa ou outra. Trata-se da última fase de testes em humanos antes de uma possível aprovação para comercialização.

Petrolândia: Medidas restritivas permanecem até 31 de agosto


Tendo em vista o aumento do número de casos de COVID-19 em Petrolândia e em todo o estado de Pernambuco, o decreto a seguir determina que as ações restritivas previstas nas orientações anteriores continuam em vigor até o dia 31 de agosto de 2020.

A Polícia prendeu acusado de estuprar e engravidar menina de 10 anos

© Reuters
A polícia prendeu na madrugada desta terça-feira, 18, o acusado de estuprar e engravidar no Espírito Santo uma menina de dez anos. Ele era tio da criança, que teve a gravidez interrompida em um hospital no Recife.

A informação foi divulgada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, no Twitter.

Foragido, R. H. de J., de 33 anos, ex-presidiário, ele já chegou a cumprir pena por tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma.

O novo mandado de prisão, por estupro de vulnerável, foi expedido pela 3.ª Vara Criminal de São Mateus, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), na quarta-feira passada, 12.

De acordo com a polícia, a prisão aconteceu na madrugada desta terça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os policiais civis capixabas estão voltando com o acusado para o Espírito Santo, mas não há previsão de quando ele chegará ao Estado.

A menina foi transferida de São Mateus, no norte do Espírito Santo, para o Recife, capital de Pernambuco, após decisão do juiz Antonio Moreira Fernandes, da Vara da Infância e da Juventude do município onde ela mora.

Desde o domingo, a criança está internada no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam-UPE). Foi no hospital que ela teve a gestação interrompida. O procedimento foi feito no domingo e finalizado na segunda-feira.

No dia do procedimento, o hospital foi alvo de atos de grupos religiosos, contrários ao aborto. Também houve manifestações de grupos de mulheres que defendiam o procedimento.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Olímpio Barbosa de Morais Filho, médico responsável pela unidade que realizou o aborto, afirmou que as pessoas "misturam ciência com religião", "saúde com religião" e que é uma "tortura" o Estado obrigar a manutenção da gravidez de uma mulher violentada.

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostra que casos como o da menina de 10 anos se repetem pelo Brasil. Dos 1.024 abortos permitidos por razões médicas entre janeiro e junho deste ano, 35 foram de meninas de até 14 anos, conforme a plataforma DataSus, do Ministério da Saúde. Em 2019, o total foi de 72 - média de uma a cada cinco dias.

No domingo, a Justiça do Espírito Santo atendeu pedido da Defensoria Pública do Estado e deferiu liminar determinando que o Google Brasil, o Facebook e o Twitter retirem informações divulgadas em suas plataformas sobre o caso.

Relembre o caso

Funcionários dos Correios entram em greve

© Shutterstock

Cerca de 100 mil funcionários dos Correios em todos os Estados do País decidiram entrar em greve a partir das 22 horas desta segunda-feira, 17. A paralisação ocorre por tempo indeterminado, em protesto contra a retirada de direitos, a privatização da empresa e a ausência de medidas para proteger os empregados da pandemia do novo coronavírus, informou a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect).

Em nota, a federação afirma ter sido surpreendida com a revogação, a partir de 1º de agosto, do atual acordo coletivo, cuja vigência vai até 2021. Segundo a entidade, 70 cláusulas com direitos foram retiradas, como 30% do adicional de risco, vale-alimentação, licença-maternidade de 180 dias, auxílio-creche, indenização por morte e auxílio para filhos com necessidades especiais, além de pagamentos como adicional noturno e horas extras.

Sobre as ações da empresa para enfrentamento da pandemia, a federação relata que teve de acionar a Justiça para garantir aos empregados equipamentos de proteção individual, álcool em gel, testagem e afastamento daqueles integrantes de grupos de risco e dos que coabitam com crianças em idade escolar. A entidade afirma que se trata de estratégia para precarizar e privatizar a empresa.

Youtubers prometem ajuda a menina que engravidou após estupro

© Getty
O caso da menina de 10 anos que engravidou após ser estuprada repetidas vezes pelo tio causou indignação também entre os influenciadores digitais. Felipe Neto, 32, e Whindersson Nunes, 25, se ofereceram para ajudar financeiramente a garota, que teve um aborto realizado com autorização judicial no domingo (16).

"Se você acha que uma criança de 10 anos, grávida após estupro, deve ser obrigada a carregar o fruto desse estupro e ter sua vida posta em risco... Você não é mais um ser humano, apenas uma ferramenta da maldade teocrática em busca do poder", avalisou Neto. "Você representa o martelo, não Cristo."

"Precisamos acompanhar e exigir a pena mais dura possível para o pedófilo estuprador", afirmou.

"Sabemos que o punitivismo não necessariamente soluciona a marginalidade, mas casos como esse são didáticos e a impunidade é ainda pior. Este monstro não pode conviver em sociedade."

O youtuber e empresário também pediu para que familiares da menina entrassem em contato com ele para que ele pudesse ajudar com a educação dela. "Eu me disponho a arcar com todos os custos de educação dela até o fim da faculdade", prometeu.

"Num mundo de injustiças e desigualdades, que ela possa receber a melhor arma possível."

Já o humorista piauiense, por sua vez, ofereceu auxílio psicológico para a menina. "Me preocupa o tanto de atrocidades que essa criança vai ouvir no decorrer da vida. Alguém da família entre em contato, quero ajudar com toda assistência psicológica até os 18 anos", escreveu em suas redes sociais.

Aniversariante do dia: Comemorando mais um aniversário a barreirense "Gracinha" é aniversariante desta terça-feira e recebe felicitações e homenagens

Gracinha
Feliz por mais um aniversário a barreirense Gracinha recebe felicitações de amigos e familiares, por mais esta data super especial

Parabéns Gracinha, por esta data festiva, que Deus lhe abençoe e lhe conceda de presente vida longa, muita saúde e muitos anos de vida.

São os votos de felicitações da equipe do grupo barreirense de coração e blog Petrolândia em Foco. Feliz aniversário!

Blog Petrolândia em Foco
Grupo Barreirense de Coração
Foto: Lucinéa

Bom dia Petrolândia, bom, dia Nordeste, bom dia Brasil!

Bom dia!


Petrolândia; um lugar cheio de belíssimas imagens que nos deixa cada vez mais orgulhosos de morar nesta maravilhosa e atraente cidade do sertão pernambucano. Que Deus abençoe a todos nós. Bom dia!

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Poeta Tony Xavier