segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Covid: Moderna negocia 80 milhões de doses de vacina à UE

© Shutterstock
A companhia de biotecnologia americana Moderna anunciou "discussões avançadas" com a Comissão Europeia para fornecer à União Europeia 80 milhões de doses de sua vacina para a covid-19, caso esta se mostre eficaz. Os países do bloco teriam ainda a opção de comprar 80 milhões de doses adicionais, totalizando portanto 160 milhões de doses nesse caso.

A Moderna lembra que a fase 3 de ensaios clínicos de sua candidata, que usa RNA mensageiro, começou em 27 de julho, com cerca de 30 mil participantes, e deve ser concluída em setembro.

Enquanto isso, a empresa tem atuado para garantir escala global de produção, a fim de entregar aproximadamente 500 milhões de doses da vacina por ano e potencialmente até 1 bilhão de doses por ano a partir de 2021, afirma a empresa em comunicado.

Acidente deixa oito mortos e dois feridos em rodovia de Minas Gerais

© Thomas Mukoya/Reuters

Oito pessoas morreram em um acidente entre um caminhão, uma caminhonete e um veículo de passeio na noite deste domingo, 23, na BR-262, próximo a São Domingos do Prata, na região central de Minas Gerais. Um dos carros pegou fogo. Entre os mortos, três tiveram os corpos carbonizados. Uma criança de dois anos foi retirada do veículo que se incendiou e levada ao hospital da cidade. O motorista do caminhão ficou preso entre as ferragens, foi retirado e também foi socorrido.

O acidente aconteceu por volta das 20h30. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do caminhão, que seguia no sentido capital-Rio Casca, teria perdido o controle do veículo, que tombou na pista. Os dois carros não teriam conseguido frear e bateram no caminhão. Os mortos no carro que pegou fogo, em que estava a criança, eram três adultos. A criança foi retirada por pessoas que passavam pelo local.

Parte da carga do caminhão, que transportava madeira, pegou fogo, que foi controlado pelos bombeiros. Os outros cinco mortos estavam no único carro envolvido no acidente que não foi incendiado. O trecho em que o acidente ocorreu liga Belo Horizonte a Vitória (ES). Até o momento, foram identificados dois dos três veículos. O caminhão tem placa de Cáceres (MT). A caminhonete é de São João del Rei (MG). Estadão Conteúdo

Flordelis é denunciada como mandante de morte do marido

© Reprodução
Na manhã desta segunda-feira (24), a Polícia Civil cumpriu 11 mandados de prisão e outros de busca e apreensão contra Flordelis (PSD-RJ) e familiares da deputada.

A parlamentar foi denunciada pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e a Polícia Civil como a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, morto em 2019. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal de Niterói.

Os mandados foram cumpridos na casa onde mora a deputada, em São Gonçalo, Rio de Janeiro e Brasília, onde ela possui um apartamento funcional. Os filhos de Flordelis e uma neta foram presos.

Como tem foro privilegiado, a parlamentar não será presa agora.

Gilberto Kassab, presidente do PSD, já comentou sobre o assunto informou que irá suspender a filiação de Flordelis e que o partido poderá expulsar a deputada. Por Notícias ao Minuto Brasil.

Pergunta faz Bolsonaro ameaçar repórter: "Vontade de encher sua boca de porrada"

© null
O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo, 23, ter "vontade de encher de porrada" um jornalista do jornal O Globo em frente à Catedral Metropolitana de Brasília.

Durante uma visita a feirinha de artesanato no local, ao descer do carro, Bolsonaro foi questionado pelo jornalista sobre repasses de R$ 89 mil feitos por Fabrício Queiroz, ex-assessor de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, feitos à primeira-dama Michelle Bolsonaro.

"Vontade de encher tua boca de porrada", respondeu Bolsonaro ao repórter. Jornalistas que acompanhavam a visita questionaram se a declaração era uma ameaça, mas o chefe do Executivo não respondeu mais e seguiu com a visita. Depois, voltou ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. O Palácio do Planalto foi questionado pelo Estadão sobre o teor da frase, mas não se manifestou.

Benefícios dos espargos: Perda de peso, saúde do fígado e muito mais!

© DR
O sabor característico e textura macia e crocante do espargo o diferencia dos outros vegetais. Os espargos verdes têm uma maior concentração de micronutrientes e talvez por isso sejam a variedade mais comum no mercado.

Os nutrientes dos espargos são muitos e variados. São ricos em vitamina A, que protege os olhos, a pele e o sistema imunológico e em vitamina C, que ajuda a fortalecer as artérias e contribui para a formação do colágeno. Também têm também vitamina K, que contribui para a formação dos ossos e para a coagulação do sangue.

Alguns benefícios dos espargos
A baixa ingestão calórica torna-os muito adequados para controle e perda de peso.
A quantidade de fibra solúvel favorece a saúde e o trânsito intestinal.

O elevado teor de vitamina B9 (ácido fólico) torna-o um alimento interessante para mulheres grávidas.
Os fenóis e flavonóides dos espargos estimulam a ação das enzimas hepáticas, protegendo o fígado.

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!

 Bom dia!

Lago de Itaparica

Segunda-feira chegando
Num clima de alegria
Que assim a paz prevaleça
Sem drama e sem fantasia
Que o nosso querido Deus,
Sempre proteja os seus,
Presenteando um bom dia!!!

Blog Petrolândia em Foco
Fotos/arquivos Poeta Tony Xavier