quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O Saudoso Reginaldo Rossi, pode ganhar título de Patrono do Brega em Pernambuco

Reginaldo Rossi
O Colegiado da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) deu o parecer favorável a nove projetos em homenagem a personalidades de diversas áreas no estado, na última segunda-feira (24). Dentre eles, está o título de Patrono do Brega para o cantor Reginaldo Rossi, de autoria de Clodoaldo Magalhães (PSB). Entre os parlamentares que concederam o parecer está Teresa Leitão (PT), que também é a relatora do projeto na comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCJ). Assim, a votação poderá seguir ao plenário.

“O título é muito bem concedido no sentido da identidade que Reginaldo tinha com o brega, que traz poesia e uma real leitura do cotidiano”, pontua Teresa, reiterando a importância da homenagem ao cantor, falecido em 20 de dezembro de 2013. Os deputados Aloísio Lessa (PSB) e Waldemar Borges (PSB) também declararam apoio ao título. Esse segundo ainda lembrou da participação de Rossi em Comícios pela Democracia e que ele “também prestou serviços com suas mensagens anti-machismo e anti-drogas”.

Violência: Assassinatos de negros crescem 11,5% de brancos caem 12,9%

© Pixabay
Qs assassinatos contra pessoas negras no Brasil cresceram ao longo da última década, período em que os homicídios contra não negros registraram queda. O dado foi revelado nesta quinta-feira, 27, pelo Atlas da Violência, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A taxa de mortes de negros cresceu 11,5%, chegando a 37,8 por 100 mil habitantes, e a de não negros caiu 12,9%, com uma taxa de 13,9.

A análise usa dados computados pelo Ministério da Saúde em todos os Estados para entender o perfil das vítimas das mortes violentas no País. Em 2008, 32,7 mil negros foram assassinados no Brasil. O número cresceu continuamente até 2017 e apresentou queda em 2018, ano mais recente avaliado. Apesar da redução recente, o número de vítimas de 2018 (43,8 mil mortes de negros) é 34% maior na comparação com o dado de 2008.

Tendência inversa é notada entre os dados relativos a não negros, grupo que abrange brancos, amarelos e indígenas. Em 2008, foram registrados 15 mil assassinatos contra essas pessoas. O número permaneceu estável ao longo dos anos seguintes e sofreu queda em 2018, quando aconteceram 12,7 mil homicídios. A redução no período foi de 15,4%. "As políticas têm sido minimamente capazes de proteger a vida de não negros, mas a disparidade é tamanha com os dados de vítimas negras que é como se estivéssemos falando de países diferentes", disse a diretora executiva do Fórum, Samira Bueno.

Samira lembrou que, enquanto ainda há um esforço para que o tema adquira protagonismo no Brasil, o assunto tem mobilizado grandes manifestações nos Estados Unidos. A morte de George Floyd por policiais em maio desencadeou protestos em dezenas de cidades americanas. Agora, o país assiste a um novo episódio violento, com o caso de Jacob Blake, que levou atletas a boicotarem atividades nesta semana em reação ao caso.

O dado brasileiro mostra que a cada não negro morto em 2018, 2,7 negros foram mortos. Os especialistas veem um aprofundamento das disparidades raciais que aumentam o risco de assassinato contra pessoas negras no Brasil. Com exceção dos números do Paraná, em todos os outros Estados a taxa de homicídios confirmou essa disparidade. Em Alagoas, por exemplo, a cada não negro assassinado, 17 pessoas negras foram mortas.

Assassino do cantor John Lennon, tem liberdade condicional negada pela 11ª vez

© Getty Images

Mark David Chapman, 65, o homem responsável por tirar a vida de John Lennon em 1980, teve sua liberdade condicional negada pela 11ª vez, segundo informações das autoridades penitenciárias estaduais desta quarta-feira (26).

Chapman está cumprindo uma sentença de prisão perpétua na prisão de segurança máxima Wende Correctional Facility, localizada na cidade de Alden, no Condado de Erie, Nova York. Segundo informações do jornal The New York Daily News, no dia 19 de agosto o criminoso passou por uma entrevista pelo conselho de liberdade condicional e foi negado pela 11º vez.

No dia 8 de dezembro de 1980, Mark David Chapman atirou e matou o ex-Beatle, horas depois de Lennon autografar um disco para ele. A primeira vez que Chapman pediu uma revisão da sua sentença foi em 2000, após 20 anos do crime. Sua sentença foi justamente de 20 anos até prisão perpétua, dependendo de decisões futuras.

De acordo com informações do jornal New Raven Register, a próxima audiência de liberdade condicional de Chapman está marcada para agosto de 2022.

No passado, Champan afirmou que gostaria de ser solto porque "encontrou Jesus" e sentia "cada vez mais vergonha de suas ações". Na época, a viúva de Lennon, Yoko Ono, disse que temia pela segurança da família caso ele fosse solto.

Morre aos 71 anos Arnaldo Saccomani, produtor musical

© Reprodução
Na madrugada desta quinta-feira (27), morreu Arnaldo Saccomani, produtor musical conhecido por ter sido jurado de programas como 'Ídolos' e 'Qual É o Seu Talento', aos 71 anos de idade. A informação foi confirmada Thais, filha de Saccomani, que revelou que ele morreu em sua casa em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Segundo informações do jornalista Felipeh Campos, da RedeTV!, Arnaldo estava em tratamento renal há dois meses, passando por hemodiálise e fez apenas três dias que ele tinha completado 71 anos.

Julia Saccomani, outra filha do produtor, afirmou que o pai teve "uma passagem tranquila com todos os familiares em casa".

O velório acontece no Parque do Memorial em Embu das Artes e terá apenas duas horas, das 10h às 12h desta quinta-feira por conta da pandemia do novo coronavírus. Por Notícias ao Minuto Brasil.

População do Brasil passa de 211,7 milhões de habitantes

© Reuters
Diário Oficial da União publica, nesta quinta-feira (27), portaria da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulga as estimativas da população para estados e municípios, com data a 1º de julho de 2020. 

As estimativas mostram que o Brasil já tem uma população de 211.755.692 de pessoas. Em 2019, a população estimada era de 210.147.125 pessoas.

Os estados mais populosos são: São Paulo (46.289.333), Minas Gerais (21.292.666) e Rio de Janeiro (17.366.189).

O Distrito Federal já conta com uma população de 3.055.149 habitantes. Roraima é o estado com a menor estimativa populacional (631.181).

Com informações da Agência Brasil

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!

Bom dia Brasil
Foto/arquivos Poeta Tony Xavier

Nas águas do velho chico
Num momento de emoção
Em barcos vão navegando
Nesta bela procissão.
Navegando ao velho chico,
Padroeiro São Francisco  
Alegra o meu coração

Blog Petrolândia em Foco
Bom dia Petrolândia
Bom dia a todos!